Seu Talento em Destaque: Como Montar um Portfólio Digital Único

Seu Talento em Destaque: Como Montar um Portfólio Digital Único

O portfólio digital é essencial para qualquer empreendedor que queira exibir suas habilidades, suas conquistas e seus projetos passados. 71% dos empregadores afirmam que a qualidade de um portfólio digital influencia suas escolhas na hora da contratação. Portanto, um bom portfólio pode abrir oportunidades de colaboração e de emprego no futuro.

Qualquer pessoa pode se beneficiar de aprender como fazer um portfólio digital, mas esse é um recurso que combina perfeitamente com a indústria criativa. Isso inclui quem é do mercado de trabalho de web design, de ilustração e de fotografia.

Algumas dicas de como fazer um portfólio digital são:

  1. Use imagens de alta qualidade. Insira mídia em alta resolução para dar um ar profissional.
  2. Crie algo fácil de atualizar. Aprenda como fazer um portfólio digital que permita adicionar informações rapidamente.
  3. Faça um portfólio digital acessível. Você terá mais chance de descoberto por clientes e empregadores.

Os passos para criar um portfólio digital são similares aos de como criar um site. Contudo, existem passos adicionais para otimizar o seu site de portfólio que ajudarão você a atrair visitantes e clientes em potencial.

Como Montar um Portfólio Digital: Passo a Passo

Se você ainda não tem um portfólio profissional online, este artigo vai lhe ajudar a criar um. Note que existem diferentes maneiras de se criar um portfólio digital, mas nós vamos usar o WordPress para este tutorial. Também vamos compartilhar algumas dicas de como atrair mais clientes do seu público-alvo e trazer alguns exemplos de inspiração.

1. Escolha o Formato e Configure a Plataforma

O primeiro passo no processo de criar um site é escolher a plataforma certa: um construtor de sites, um sistema de gestão de conteúdo (CMS) ou um criador de portfólio digital — todos oferecem diferentes maneiras de criar um portfólio impressionante.

Vamos usar o WordPress por causa das seguintes vantagens que ele oferece:

  • Flexibilidade. Adequado para qualquer tipo de portfólio em todas as indústrias.
  • Escalabilidade. Comece com um site pequeno e expanda-o depois usando uma extensa galeria de temas e plugins.
  • Custo. Ajuste o orçamento de acordo com suas necessidades e seus recursos.
  • Suporte. Existe uma comunidade forte que oferece suporte através de fóruns e de documentação.

Contudo, vale notar que o WordPress tem alguns pontos negativos. Ele não é amigável para iniciantes, então alguns usuários podem precisar de mais tempo para instalar e configurar a plataforma.

É um processo diferente daquele encontrado em construtores de sites como o nosso aqui da Hostinger, que possui fácil instalação e conta com uma inteligência artificial que cria site do zero. Ele também permite que você use um template pronto, responsivo e otimizado para SEO para fazer qualquer tipo de site.

Note que este exemplo usa o WordPress.org, e não o WordPress.com, então você precisa comprar um domínio e assinar uma hospedagem.

Também vale a pena considerar o formato em que seu portfólio digital será criado na hora de escolher a plataforma. Por exemplo, se você trabalhar com fotografia, vai querer uma plataforma que permita a criação de diversas galerias e que comporte o upload de todas essas imagens.

Já se você for escritor ou escritora, pode ser uma boa criar um site em formato de blog.

2. Escolha o Domínio Ideal

Normalmente, encontrar um nome para o seu site pode ser complicado. Você tem que pensar em nomes originais, verificar a disponibilidade deles e considerar várias opções. Neste caso, um gerador de nomes para empresas facilita tudo. Entretanto, quando falamos de criar um portfólio online, o processo é bem mais fácil.

Essas são as nossas recomendações do que fazer:

  • Elabore uma lista com possíveis variações de um nome de domínio para o seu site.
  • Use a ferramenta de pesquisa de domínio da Hostinger e investigue a disponibilidade daquele que você quer. Caso não esteja disponível, use a ferramenta WHOIS para saber de quem é o domínio. Quem sabe você consegue negociar o domínio com o proprietário.
  • Priorize combinações que estão disponíveis tanto na extensão .com.br quanto em domínio .com (assim, você consegue atingir um público maior). Já se você quiser algo que indique ser mais profissional, considere um domínio .pro.

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

Usar o seu próprio nome como sugestão de domínio é uma jogada inteligente, pois um portfólio nada mais é do que você se vender por conta do seu trabalho. Naturalmente, dependendo do quão comum seu nome é, a disponibilidade de domínios pode variar. Então, pode ser que você precise ser criativo.

Vale ressaltar que essa abordagem só funciona se você é um freelancer solista. Ou seja, se você trabalhar como parte de uma agência, por exemplo, é bem provável que você queira usar o nome dela como um domínio. Algo que faz mais sentido porque envolve um grupo de pessoas trabalhando juntas.

Finalmente, também é uma ótima ideia incluir o seu campo de atuação no próprio domínio. Por exemplo, se você é um fotógrafo chamado Alexandre, talvez você crie algo como Alexandrefotografias.com.br. Claro que isso é só uma sugestão.

busca de dominio por alexandrefotografias.com.br

Além disso, certifique-se que o nome do domínio escolhido seja fácil de ler, de ser lembrado, original e criativo. Assim que você encontrar um que se encaixa nessas exigências, basta seguir para a próxima etapa e registrar domínio Hostinger.

E, claro, se o seu orçamento estiver um pouco apertado, você pode economizar conseguindo um domínio gratuito com a gente!

Dica

O domínio .me é uma excelente opḉão para usar como extensão para o seu site. Ele foca tudo em você, nas suas qualidades, experiências, hobbies e tudo mais o que vocẽ compartilhar no seu portfólio

3. Compre uma Hospedagem de Site

Existem alguns tipos de hospedagem de domínio e site que você pode usar para manter o seu site de portfólio. Contudo, na nossa experiência, a maioria dos portfólios se saem bem apenas com a Hospedagem Compartilhada.

A Hospedagem Compartilhada é o tipo de serviço no qual você divide um mesmo servidor com uma série de outros sites. Essa opção permite que você mantenha baixos os custos de manutenção do seu portfólio online. Para ter uma ideia, você consegue encontrar planos de Hospedagem Compartilhada por preços a partir de €1.49/mês.

É importante notar que, como você vai estar compartilhando um espaço em um mesmo servidor com outros usuários, a Hospedagem Compartilhada tem algumas limitações de desempenho. Para a maioria dos sites de portfólios digitais, isso não deve ser um problema. O mesmo vale se você optar por um plano WordPress mais básico.

Mas se o seu site estiver recebendo um aumento no número de visitantes a cada dia, é bem provável que você precise de um serviço mais robusto. Neste caso, a opção mais indicada é o servidor dedicado.  

A opção mais indicada para você escolher depende muito da projeção de crescimento do tráfego do seu site. Se o seu site decolar, você provavelmente vai conseguir muitos visitantes diários. Mas é sempre uma boa ideia começar devagar e então expandir enquanto sua audiência cresce.

Dito isso, ainda que o plano de hospedagem seja importante, você deve procurar uma provedora de hospedagem que oferece desempenho e muitos recursos para o seu portfólio digital.

4. Customize seu Portfólio

O aspecto visual do seu portfólio vai ajudar a atrair clientes ou empregadores em potencial. Elementos visuais de alta qualidade vão ajudar o seu site a parecer mais profissional, estabelecendo uma estética coerente. Isso é especialmente importante para portfólios online que focam em empreendimentos artísticos.

Quando for começar seu processo criativo, não se esqueça de:

  • Recursos de design amigáveis para os usuários. Garanta que seus visitantes possam navegar facilmente no seu site.
  • Singularidade. Personalize seu portfólio com estilo e personalidade. Ao fazer isso, ele será memorável para seus clientes em potencial.
  • Responsividade para dispositivos móveis. Ajuste seu tema e seu conteúdo para fazer com que ele seja mais amigável para dispositivos móveis, já que o aparelhos mobile geram cerca de 55% de todo tráfego global.
  • Qualidade de mídia. Imagens e vídeos de alta qualidade ajudam a dar um visual profissional para o seu site.

O primeiro passo na hora de customizar um site é escolher um tema. Existem mais de 8.600 temas para o WordPress, incluindo opções gratuitas e pagas. Para portfólios simples, recomendamos usar templates com foco nessa temática.

Para instalar um tema no WordPress, vá até Painel de Controle -> Aparência -> Temas -> Adicionar Novo.

página de temas do wordpress

Assim que você tiver instalado e ativado o tema, customize o seu portfólio de acordo. Vá até Painel de Controle -> Aparência -> Personalizar para promover mudanças no design do site. Recomendamos que você pesquise inspirações de design para ajudar a otimizar sua customização.

Além do tema, o WordPress também permite customização total da cor e da fonte usada no seu site.

No caso das cores, considere usar como referência a psicologia das cores para encontrar um esquema adequado para o seu portfólio. Para estabelecer ainda melhor a identidade do seu site, você também precisa escolher uma fonte apropriada.

Assim que você tiver decidido sobre o design, você precisa trabalhar no conteúdo do seu portfólio. A sorte é que o WordPress oferece plugins de construção de páginas para iniciantes, que ajudam a personalizar seus posts e páginas usando uma interface virtual.

Considere se você quer que o seu portfólio tenha múltiplas páginas diferentes ou se deseja focar em apenas uma. Um bom exemplo é o site de uma única página do Rob Hampson, que consegue destacar todas as informações pessoais essenciais e os projetos relacionados a ele num espaço único e interativo.

site de portfólio do rob hampson

5. Otimize seu Portfólio Plugins e Temas

Mesmo que tenhamos mostrado algumas opções anteriormente, de agora em diante, este guia vai focar no WordPress para instruir você a como fazer um portfólio online. Isso porque, além do CMS ser a opção mais amigável para qualquer tipo de usuário, ele também oferece várias soluções para muitos tipos de sites para portfólios.

Assim que instalar o WordPress, existem três coisas que você precisa ter para que seu portfólio digital ganhe destaque. São elas:

  1. Um tema WordPress criado especialmente para portfólios online.
  2. Um plugin de galeria que permite que você apresente seu trabalho da melhor forma possível.
  3. Um formulário de contato, que você também pode implementar usando plugins.

É claro, existem muito mais funcionalidades que você pode ter em um portfólio online. Porém, o objetivo principal dele deve ser sempre o de mostrar seu trabalho para seus clientes em potencial. Assim, vamos focar mais nestes elementos durante este artigo.

Vamos começar escolhendo um tema. Existem milhares de opções que você pode escolher. Tanto opções gratuitas quanto pagas. Para um portfólio simples, é recomendado escolher um tema gratuito, pois há muitas opções excelentes que você pode usar.

Para encontrar um tema perfeito para você, recomendamos dar uma olhada na gigantesca biblioteca de temas do próprio WordPress. Sendo assim, use o campo de buscas da página para pesquisar por “portfólio” e escolha aquele que você mais se identificar.

temas de portfólio no WordPress

Quando encontrar um tema da sua preferência, basta você instalá-lo e ativá-lo. A partir de agora, você já pode procurar por um plugin de galeria, que você vai usar para apresentar seus trabalhos no seu portfólio online.

Se quiser uma ajuda no que escolher exatamente, publicamos um guia de como criar galerias no WordPress. Basta seguir o tutorial que você conseguirá criar e configurar suas próprias galerias de imagens. Neste conteúdo, inclusive, mostramos 7 plugins que você usar para criar suas galerias. E um dos nossos favoritos é o Photo Gallery by 10web.

plugin Photo Gallery by 10web

Essa é uma ótima escolha porque ela fornece uma variedade de opções para personalizar suas criações. O visual é tudo, então isso também é um diferencial a se pensar na hora de criar suas próprias galerias. Além disso, o plugin também permite usar fotos e vídeos em uma mesma galeria. Fora que ele ainda é gratuito.

Quando tiver suas galerias prontas e funcionando, é hora de dar aos seus clientes em potencial um meio de se comunicar com você. Assim, está na hora de adicionar um formulário de contato.

6. Facilite o Contato dos Clientes

Você vai precisar configurar um plugin de formulário para permitir que seus visitantes entrem em contato com você da maneira mais fácil possível. Afinal, o objetivo de aprender a fazer um portfólio digital é que você consiga novos negócios e clientes.

Existem dezenas de plugins WordPress que você pode usar para criar formulários de contato. Contudo, vamos usar o Contact Form 7, pois ele pode ser integrado com muitos serviços e oferece controle absoluto na maneira como ele pode ser personalizado visualmente.

plugin contact form 7

Vá em frente e instale e ative o plugin no seu site WordPress. Assim que fizer isso, uma nova aba Contato será adicionada ao painel de controle. Se você clicar nela, verá todos os formulários já criados. Neste momento, agora que você acabou de instalar o plugin, aparecerá apenas um formulário de contato gerado automaticamente.

criar formulário de contato no WordPress

Se você clicar no botão Editar logo abaixo do nome desse mesmo formulário já criado, você poderá personalizá-lo. Vá em frente e faça isso. Assim, não será necessário criar algo do zero. Abaixo, você tem a representação de como um formulário de contato padrão se parece.

formulário de contato padrão no WordPress com códigos

O Contact Form 7 permite que você crie formulários complexos usando códigos. Você pode adicioná-los usando os botões que aparecem mais acima do campo de texto. O formulário neste exemplo contém campos para colocar um nome, um endereço de e-mail, o assunto e a mensagem em si. Esse é um tipo padrão de formulário e bastante comum na maioria dos sites. Sinta-se livre para adicionar qualquer campo extra que achar necessário.

Você também pode personalizar o texto padrão do próprio formulário. Por exemplo, você pode mudar o campo Sua Mensagem para algo como “Conte para a gente como podemos ajudar você” ou algo ainda mais pessoal. Você decide como quer que esse texto seja apresentado.

Em muitos casos, também é uma ótima ideia adicionar um reCAPTCHA, o que impede que spams alcancem sua caixa de entrada no email. Por ora, faça qualquer mudança que quiser no formulário de contato e, então, abra a aba Mail. Aqui você especificar em qual endereço de email você quer receber as mensagens que seus visitantes enviam.

email de contato no formulário de contato

Também existem opções de configurar o nome e o título que serão mostrados quando você recebe novos emails pelo seu site de portfólio. Afinal, lembre-se que os usuários vão enviar emails pelo seu site e não dos emails pessoais deles.

Assim que tiver configurado seu formulário de contato, salve-o. Agora você pode abrir a aba Contato novamente para vê-lo na sua lista de formulários criados existentes. Além disso, dê uma olhada no código que aparece na coluna Shortcode logo ao lado dele.

formulário de contato criado com shortcode

Copie este código e abra o editor de páginas na página em que você quer posicionar o formulário de contato. Cole o código dentro desta página em qualquer lugar que você quer que o formulário seja mostrado. Oriente-se pelo exemplo abaixo.

shortcode de formulário de contato inserido numa página WordPress

Salve as alterações na sua página e verifique como o seu formulário de contato é mostrado. Deve ser algo parecido com o modelo abaixo.

formulário de contato publicado no site WordPress

Para um portfólio, é preferível que você posicione o formulário de contato no final da sua página inicial. Também pode ser uma ótima ideia configurar uma página dedicada do tipo Contato. Nela, você pode incluir o formulário de contato, links para as redes sociais e qualquer tipo de comunicação que você quiser.

7. Personalize seu Perfil

Um excelente portfólio virtual consegue estabelecer um equilíbrio entre ser um site profissional e deixar sua personalidade brilhar. Uma das maneiras de atingir essa proporção ideal é criando uma página “Sobre mim” que seja única. Personalizar o seu perfil faz com que seja mais fácil dos visitantes se conectarem com o seu trabalho.

Existem diferentes métodos para criar uma página “Sobre Mim”. Uma maneira popular é listar os trabalhos anteriores e as suas conquistas de maneira cronológica. Dê uma olhada no portfólio do designer Tim Smith, onde ele listou os seus anos na indústria e colocou suas habilidades e conquistas em negrito.

bio do tim smith

Escrever em ordem cronológica faz com que fique mais fácil para seus visitantes acompanharem a sua história.

Contudo, recomendamos que você coloque uma introdução sobre si mesmo ou si mesma antes de ir para a biografia completa. Isso vai ajudar quem não tem tempo de ler da sua história.

Outra opção é escrever um perfil a partir da terceira pessoa. Mesmo que esse método pareça mais profissional, ainda é possível incluir alguns fatos pessoais mais divertidos. A biografia do Will Bryant no seu portfólio de design inclui alguns dos seus hobbies, por exemplo.

página de bio do will bryant

Personalizar o seu perfil nem sempre significa falar apenas sobre você. Uma página “Sobre mim” também pode focar no trabalho. Um exemplo disso é o portfólio da designer UX e diretora de arte, Melanie Daveid. Ela inclui apenas um trecho curtinho sobre si própria, e escolheu focar mais no seu método de trabalho.

página sobre mim da melanie daveid

Um perfil é uma oportunidade para clientes em potencial aprenderem mais sobre o seu passado e as suas habilidades. Para o perfil, considere os seguintes elementos:

  • Detalhes pessoais. Ofereça contexto sobre o que inspira você a se conectar com um cliente em potencial.
  • Experiência profissional. Inclua prêmios notáveis para mostrar que outros reconheceram suas habilidades.
  • Imagem. Adicione uma foto sua, por exemplo uma que tenha sido tirada enquanto trabalha no seu home studio.
  • Revisão. Confira erros gramaticais e typos para deixar tudo profissional.

8. Promova seu Portfólio e Ganhe Mais Exposição

É essencial estabelecer uma forte presença online para atrair clientes em potencial e gerar leads para novos projetos. Faça isso promovendo o seu site de portfólio, otimizando o seu conteúdo e compartilhando-o em outras plataformas.

O trabalho de search engine optimization (SEO) tem um papel essencial na geração de tráfego orgânico. Ao otimizar o seu conteúdo, o seu site poderá ter um ranking melhor dos mecanismos de busca. Com o WordPress, recomendamos instalar plugins de SEO, como o Yoast SEO e o Monsterinsights.

Assim que você tiver otimizado internamente o seu conteúdo, escreva posts de blog, engaje em email marketing e compartilhe seu portfólio em várias plataformas de redes sociais.

Ainda neste tópico, a integração com redes sociais é outra maneira de melhorar sua presença online. Considere dirigir qualquer público que você tenha em redes sociais para o seu portfólio, além de adicionar suas contas de mídias sociais no próprio site.

Adicionar um botão de curtir e de compartilhar no seu site vai fazer com que seja mais fácil para os visitantes compartilharem seu portfólio nas redes sociais. Por exemplo, o fotógrafo Robert Lawler tem um botão de compartilhar no seu menu principal.

botão de compartilhar no portfólio do robert lawler

Outra maneira de direcionar usuários de redes sociais para um site é usando o botão de curtida do Facebook. Se os visitantes clicarem no botão curtir, eles vão compartilhar a publicação ou a página diretamente no seu perfil.

Além disso, perfis integrados de redes sociais como cards do Twitter ou posts do Instagram vão ajudar os visitantes a explorarem mais a sua presença online. O portfólio do Shane Mielke é um exemplo do uso de cards do Twitter para deixar o site mais profissional.

exemplo de uso do twitter card no portfólio

Finalmente, não se esqueça de atualizar o seu portfólio e os seus perfis de redes sociais regularmente para ter maior exposição online.

Dicas para Criar um Portfólio Excepcional

Para alcançar os melhores resultados, você deve fazer o seu portfólio se destacar da concorrência. Confira 5 dicas simples abaixo:

  • Diversifique as amostras de trabalho. Exiba uma variedade de projetos para demonstrar sua habilidade para encarar diferentes tipos de trabalho. Além disso, inclua os trabalhos ou iniciativas mais relevantes para os projetos que você quer fazer no futuro
  • Mantenha a simplicidade. Ao invés de ficar escrevendo extensamente sobre suas habilidades, mostre-as através dos seus projetos. Mantenha a navegação simples para os visitantes.
  • Foco no trabalho. Garanta que o seu portfólio foca no seu trabalho, e não na sua personalidade. É importante adicionar um toque pessoal, mas é ainda mais vital mantê-lo profissional.
  • Qualidade sobre quantidade. Todo o trabalho que você exibir deve ser de alta qualidade. Remova quaisquer projetos que não se encaixem nos seus padrões pessoais.

Exemplos dos Melhores Portfólios Online para Inspiração

Antes de começar a criar seu próprio site de portfólio, confira nossos três projetos favoritos para ter mais ideias e inspirações:

1. Marleigh Culver

site currículo de marleigh culver

Este portfólio de design é um ótimo exemplo de um site capaz de atingir o equilíbrio entre pessoal e profissional. Ele usa cores suaves e brilhantes, como branco e amarelo, assim como imagens individuais que o fazem parecer acessível.

Adicionalmente, a estrutura do site se traduz numa ótima experiência de usuário. A barra de menu, que é acessível tanto do cabeçalho quanto do rodapé da página inicial, permite uma navegação fluida e uma visualização dos trabalhos da autora sem obstruções.

Para além disso, a página inicial inclui informações importantes sobre a autoria, um exemplo de um projeto impressionante que ela completou e uma lista de clientes anteriores notáveis.

2. Sean Halpin

site do designer sean halpin

Outro método para atrair empregadores em potencial e encorajar o compartilhamento é criar um web design de portfólio que tenha um estilo único. Como um web designer, Sean Halpin destaca suas preferências estéticas, suas capacidades de design e sua proeza técnica neste portfólio de página única.

O tom peculiar e pessoal do site ajuda o visitante a se conectar com o autor, criando um sentimento de transparência e de sinceridade. O design é responsivo e interativo, permitindo que sejam exibidas tantas informações quanto o visitante exigir — é possível passar o olho pelos exemplos do seu trabalho ou clicar neles para conferir detalhes mais específicos.

Para completar, o portfólio ainda usa um chatbot em tempo real para que os visitantes possam fazer mais perguntas. Mantendo-se alinhado com a acessibilidade do site, este método faz pareça ser mais fácil de entrar em contato com o autor, especialmente se comparado a um formulário de email.

3. Tara Pixley

exemplo de portfólio de tara pixley

Como acontece na maioria dos portfólios de fotografia, o site da Tara Pixley demonstra a importância de colocar as suas fotos em destaque. Com uma estética minimalista e um layout em grade assimétrico na página inicial, a arte consegue exibir de maneira instantânea a variedade do seu trabalho. Isso tudo sem precisar de uma seção de bio

O menu de navegação fixo no lado esquerdo da página permite que o visitante explore o site inteiro com facilidade. As páginas “sobre mim” e “contato” são separadas das exibições de fotografia, cada uma servindo para uma função clara e definida.

Conclusão

Criar um portfólio online impressionante vai ajudar a atrair novos clientes ou consumidores. Também é uma maneira efetiva de documentar projetos anteriores e demonstrar suas habilidades. Além disso, um portfólio online é mais fácil de se atualizar e é mais acessível, em comparação com um portfólio impresso.

Nós compartilhamos oito passos para você aprender a fazer seu próprio portfólio no WordPress. Aqui está uma rápida recapitulação:

  1. Configure a Plataforma
  2. Escolha o Nome de Domínio Ideal
  3. Defina a Hospedagem de Site do Seu Portfólio
  4. Customize seu Portfólio
  5. Otimize seu Portfólio Plugins e Temas
  6. Facilite o Contato dos Clientes
  7. Personalize seu Perfil
  8. Promova seu Portfólio e Ganhe Mais Exposição

Note que alguns desses passos ainda se aplicam quando você usa uma plataforma diferente do WordPress.

Para ajudar você durante sua jornada, também compartilhamos dicas para otimizar seu portfólio e fazer com que ele se destaque dos outros. Adicionalmente, também demos uma olhada em alguns exemplos de portfólios online impressionantes para servir de inspiração.

Agora, é hora de você seguir em frente e criar o seu próprio site de portfólio. Não hesite em deixar um comentário se você tem alguma crítica ou algo para dizer!

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.