Como Manter o Foco no Trabalho: 11 Dicas para Ser Mais Produtivo
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Manter o Foco no Trabalho: 11 Dicas para Ser Mais Produtivo

Já passou por uma situação em que foi difícil voltar a fazer suas atividades no trabalho depois de se distrair por um momento? Para você, é difícil se manter focado no trabalho? Se a resposta for SIM, saiba que você não está sozinho nessa.

Um estudo da Universidade da Califórnia Irvine descobriu que pessoas que trabalham em um escritório são interrompidas, em média, a cada 11 minutos. E que levam outros 25 minutos para retomarem o foco perdido antes de terem sido interrompidas. 

Levando isso em conta, não é incomum alguém se sentir frustrado e até mesmo preso em um ciclo diário que não tem fim. Porém, todo mundo pode treinar para evitar e parar com esse problema. 

Neste artigo, você vai aprender a como manter o foco no trabalho. Vamos mostrar 11 maneiras de como aumentar sua produtividade no trabalho, tanto em um escritório quanto remotamente, para conseguir entregar todas as suas tarefas ao mesmo tempo em que preserva sua saúde.

Procurando uma vaga de trabalho remoto em época de Coronavírus (COVID-19)? Conheça o Guia de Trabalho Home Office e mande o seu currículo para a Hostinger!

ENVIAR MEU CURRÍCULO

Por Que é Importante Manter o Foco no Trabalho?

Manter o foco no trabalho já é naturalmente desafiante por conta da carga pesada de tarefas que precisam ser executadas todos os dias. Tirando isso, várias distrações no próprio local de trabalho também podem afetar a sua produtividade.

Elas incluem, mas não são limitada a:

  • Os próprios colegas de trabalho;
  • Chamadas por telefone;
  • Emails;
  • Reuniões;
  • Fome;
  • Multitarefa (desempenhar várias funções ao mesmo tempo).

O psicólogo pesquisador Larry Rose, também professor na Universidade da Califórnia, afirma que a maioria das pessoas só consegue se concentrar, em média, de 3 a 5 minutos seguidos. No entanto, não chega a ser impossível melhorar esses números e o nível geral de atenção. Existem alguns truques que podem ajudar, sendo que a chave de tudo é torná-los um hábito diário.    

Se tornar um especialista nas dicas abaixo vai permitir que você melhore seu desempenho e resistência contra o estresse. Além disso, você também vai conseguir desenvolver uma ética de trabalho produtiva e saudável no seu cotidiano profissional.

Como Manter o Foco no Trabalho no Escritório

Abaixo estão 8 dicas de como se manter focado durante seu expediente no seu escritório de trabalho.

1. Definir Metas Diárias

Sabia que definir metas diárias pode ajudar a aumentar a sua produtividade? Sem elas, você fica mais distraído, tanto por causa de outras pessoas quanto pela própria procrastinação. 

Ter metas e objetivos claros mantém você motivado em todos os momentos e vai ajudar você a ficar mais concentrado em cumprir tudo o que tiver planejado antes.

Para integrar esse hábito na sua vida cotidiana, você deve planejar as coisas para que elas sejam feitas e completadas ao final de cada dia. Por exemplo, tente escrever um, cronograma de tarefas a cumprir para cada dia do seu trabalho, com planos detalhados para cada hora.  

2. Fique Confortável

Se preparar para o trabalho com uma mentalidade positiva é fundamental.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Chicago, fazer isso garante que você entre em uma sistemática de “fluxo” – um estado em que uma pessoa é capaz de cumprir tarefas desafiantes com alegria sem ficar frustrado.

A chave para alcançar essa condição é estar confortável com o que você faz. Caso contrário, você não vai conseguir concentrar no seu trabalho.

Outro método eficaz que pode ajudar nesse estado é meditar pela manhã. Isso vai permitir que você comece e passe pelo seu dia muito mais preparado, motivado e com vontade de cumprir todas as suas obrigações. 

3. Organize suas Tarefas

Como já mencionamos na primeira seção desta listagem criar uma lista de tarefas pode ajudar você a cumprir todos os seus planos e a se manter focado no trabalho.

Porém, se o número de tarefas for muito alto, é recomendado que você faça uma organização de todas elas. 

Você pode usar qualquer técnica de gerenciamento de tarefas. Podem ser ferramentas como Trello, Google Calendar e Any.do, ou ainda, uma simples lista que você pode escrever em um bloco de notas e ir completando seu progresso aos poucos. 

ferramenta de gerenciamento Trello para manter o foco no trabalho

Mais importante que isso, você vai conseguir organizar e gerenciar suas atribuições baseando-se naquelas que são prioridade. 

Se achar que pode ajudar, considere dividir uma tarefa grande e complexa em partes menores e menos complexas. Fazendo isso, você se sente mais no controle da situação e mais recompensado por cada subtarefa cumprida.

4. Desligue suas Notificações

Temos que aceitar que somos dependentes dos nossos smartphones. Uma pesquisa feita pelo Deloitte descobriu que os americanos checam seus celulares, média, 52 vezes por dia.

Muitas pessoas, talvez até você mesmo, não conseguem resistir à tentação de ficar olhando as notificações que aparecem por receio de poder perder algo. 

Isso é a ansiedade causada por não abrir mensagens importantes, brotando um sentimento de que se pode estar perdendo algo. E é isso que incentiva o usuário a querer ficar mexendo no celular a todo momento.

Esse hábito não traz benefícios para a nossa produtividade. E você pode aprender com ele desativando as suas notificações. Se isso não funcionar, coloque seu celular em modo avião e você não vai receber mais mensagens e nem ligações.

5. Abra Somente sua Planilha de Trabalho

Mesmo sem um smartphone ou um computador, as pessoas procrastinam com frequência vendo coisas que não estão relacionadas com o trabalho em si. Essas coisas incluem as redes sociais, emails pessoais, caixas de mensagem e sites que não são importantes. 

Você consegue se livrar dessa rotina definindo algumas regras para si. Para ajudar você a se manter concentrado e focado no trabalho, tente abrir apenas seu email a cada duas horas, ao invés de fazer isso a todo momento.

Se você não consegue vencer esse dilema, bloqueie site que não são úteis durante o seu expediente de trabalho. O Cold Turkey é uma das muitas ferramentas que permitem que você bloqueie não apenas navegadores mas também o computador inteiro. 

ferramenta Cold Turkey para bloquear sites impróprios e aumentar a produtividade

6. Combine Atitudes com Colegas de Trabalho

Às vezes, o que diminui a nossa habilidade de concentração não é você, mas o que está à sua volta. O escritório, por exemplo, pode ser um lugar barulhento em muitas ocasiões.

Porém, você sempre pode combinar com seus colegas para não conversarem uns com os outros a menos que seja de extrema importância. 

Faça sugestões para concordarem entre si sobre os horários definidos de trabalho, em que todos os colaboradores devem ficar os mais quietos possível, por certos períodos do dia, para ajudar a ficar mais focado e por mais tempo.

7. Agende Alguns Intervalos

Trabalhar por 8 horas seguidas é possível, mas não vai fazer com que você trabalhe melhor. Em vez disso, você pode sentir fadigas e até mesmo ficar entediado com a situação. 

Por conta disso, recomendamos que você faça intervalos programados enquanto planeja os seus dias de trabalhos e as tarefas que pretende executar em cada um deles.

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que você pode usar para organizar intervalos agendados. Essa técnica divide seu tempo em 25 minutos de trabalho, seguido por três a cinco minutos de intervalo. Depois de quatro ciclos completos, você tira de 15 a 30 minutos de descanso.

8. Mantenha um Estilo de Vida Saudável

Não importa o quão eficiente você é e o número de tarefas que consegue cumprir, ter um corpo saudável é essencial. Caso contrário, manter a qualidade do seu serviço e seus deadlines em dia vai ficar cada vez mais difícil.

Para se manter saudável, considere fazer exercícios físicos  por, pelo menos, 30 minutos por dia. Mas isso não é a única coisa que você deve fazer.

A The National Sleep Foundation afirma que não dormir bem afeta o desempenho das pessoas no local de trabalho. Levando isso em conta, você não deve levar trabalho acumulado para casa, onde você deve dormir de 7 a 9 horas por noite para rejuvenescer seu corpo.

Não se esqueça também da qualidade do seu sono – até mesmo como um colchão confortável podem afetar diretamente na quantidade de horas bem dormidas e no impacto que elas reproduzem em você durante a sua rotina de trabalho.

Como Manter o Foco no Trabalho Remoto 

É cada vez mais comum ver freelancers e trabalhadores remotos hoje em dia. Por conta disso, abaixo estão algumas dicas para manter o foco e aumentar a produtividade para quem faz home office ou trabalha em espaços de coworking

1. Tenha um Espaço Dedicado

Trabalhar de casa ou de algum lugar remoto tem muitas distrações possíveis. Pode ser a televisão, uma série no Netflix, games e até mesmo a sua cama.

Por conta disso, é imprescindível ter um espaço dedicado só para o trabalho para que você possa se concentrar nele e fazer a sua produtividade render.

Tente encontrar um local não usado e transformá-lo em um mini escritório com uma mesa apropriada e uma cadeira confortável. 

2. Defina uma Agenda e Limites

Ainda que o trabalho remoto signifique que você está em casa, é fundamental definir horas de expediente de trabalho. 

Algumas pessoas confundem que só porque você está em casa, você está disponível para qualquer outra coisa que não seja relacionado ao trabalho. Por conta disso, façam com que elas saibam que você está trabalhando. 

Por isso, é interessante estabelecer limites, pois, assim, você também consegue aumentar sua concentração e a sua produtividade em meio a tantas tarefas.

3. Interaja com Pessoas

O trabalho remoto costuma ser relaxante e pode dar um gás na produtividade para algumas pessoas. Mas nem todo mundo funciona de forma igual: algumas pessoas podem se sentir sozinhas e isoladas.

Interagir com algumas pessoas é quase uma necessidade quando se está trabalhando de casa. Então, tente conversar de vez em quando com familiares e parentes que estiverem por perto de você.

Conclusão

Ter um desempenho baixo no trabalho por conta da falta de concentração e de foco é a última coisa que você vai querer ter na sua carreira. Praticar os hábitos e dicas que compartilhamos nesse conteúdo vai ajudar você a melhorar sua atenção e a se manter focado no trabalho, seja em um escritório ou remotamente.

Vamos fazer uma revisão dos pontos mais importantes?

  • Ter objetivos e metas diárias;
  • Entrar em um fluxo de produção;
  • Organizar as tarefas;
  • Desligar as notificações;
  • Abrir apenas coisas relacionadas ao trabalho;
  • Fazer intervalos;
  • Viver com saúde.

Para quem é freelancer e trabalha de casa ou em algum local remoto, também é recomendado:

  • Ter um espaço dedicado de trabalho;
  • Definir as horas de trabalho e de descanso;
  • Interagir com outras pessoas nos intervalos.

Tem outras dicas para manter o foco no trabalho? Deixe um comentário abaixo!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!