CRO para Iniciantes: Como Otimizar o Seu Site para ter Conversões?

CRO para Iniciantes: Como Otimizar o Seu Site para ter Conversões?

Todo site tem um propósito, seja para vender um produto ou pra aumentar a sua audiência. Por isso, aprender como incentivar os seus visitantes a interagirem com o seu site é essencial que você alcance o seu objetivo. Descobrir maneiras de aumentar as conversões do seu site é uma ótima opção para ajudar o seu site a ter cada vez mais resultados.

A Otimização da Taxa de Conversão (CRO, sigla em inglês) é o processo de testar e melhorar as experiências do usuário e o desempenho de um site. O objetivo é aumentar a conversão do seu site sem que você precise aumentar o número de visitantes.

Confira os cinco passos fundamentais para ajudar a otimizar o seu site para conversões.

1.   Teste a Usabilidade

Para que seus visitantes interagirem com o seu site da forma esperada, a primeira coisa que você precisa fazer é testar como anda a sua experiência do usuário. O teste de usabilidade ajuda a entender tudo o que pode estar confuso para os seus visitantes e o que pode melhorar no seu site.

As estatísticas e análises do site mostram o seu desempenho, enquanto os testes de usabilidade te dizem o porquê de o seu site ter tal desempenho. Um dos métodos mais comuns para testar a sua usabilidade para conversão é o Teste A/B. Este teste consiste em apresentar o seu site de duas maneiras diferentes e pedir opiniões sobre qual delas é a melhor versão.

Outra opção para testar a usabilidade é você mesmo visitar cada uma das páginas do seu site. Verifique como está a navegação e a experiência do usuário de cada página. Os visitantes podem encontrar com facilidade quem você é, o que você faz e como te contatar? Anote também quais as áreas que você precisa melhorar.

2.   Use uma Hospedagem Confiável

Depois de conferir todos os elementos que precisam ser melhorados, certifique-se também de que você usa uma plataforma confiável para hospedar o seu site. Um passo importante para aumentar as conversões é ter alta velocidade e segurança.

Se você usa um construtor de sites, escolha um plano que ofereça excelentes recursos de armazenamento e segurança. Mas, se você ainda está à procura de um servidor para hospedagem site que seja confiável, uma dica é conferir a memória RAM, a CPU e a largura de banda oferecidas.

Aqui na Hostinger, por exemplo, temos orgulho de dizer que oferecemos largura de banda ilimitada e garantimos um uptime de 99,9% anual na maioria dos nossos planos. Com um site rápido e seguro, você tem ainda mais chances de conquistar a confiança dos seus visitantes. E, como consequência, será mais fácil ter melhores conversões.

3.   Aumente as Conversões Móveis

Você sabia que os dispositivos móveis geraram 54,8% do tráfego global de sites somente no início de 2021? Aprender como aumentar as conversões móveis ajuda a melhorar a otimização de taxa de conversão (ou CRO). Uma das partes mais importantes de tornar o seu site amigável aos dispositivos móveis é ter um design responsivo. 

Você não precisa ter um design para dispositivos móveis e outro para desktop. Contudo, você quer que os visitantes que acessam seu site de dispositivos móveis tenham a mesma experiência do usuário otimizada que os usuários de desktop, certo? Para isso, é preciso levar em conta alguns elementos, como:

  • Otimização da posição dos botões. Ao posicionar um botão Call-to-Action (CTA), é importante ter em mente que os visitantes precisam vê-lo imediatamente. Além disso, posicionar um botão CTA no meio da tela pode facilitar muito para quem acessa o seu site de um dispositivo móvel. 
  • Páginas Móveis Aceleradas (AMP). Habilite o framework de Páginas Móveis Acelerada (AMP, sigla em inglês) para acelerar o carregamento do seu site em dispositivos móveis. Se contar também que o Google aumenta a visibilidade de sites que oferecem esse tipo de tecnologia.
  • Tema Responsivo. Economize tempo ao usar um tema que pode otimizar a visualização da versão móvel do seu site. Teste a responsividade do design do seu site usando o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

4.   Otimize suas Landing Pages

Outro passo importante para a otimização de taxa de conversão é criar landing pages, que são páginas estáticas que se concentram e gerar leads por meio de botões CTA. Muitas empresas notaram um crescimento de 55% (artigo em inglês) em leads ao aumentarem o número de landing pages de 10 para 15.

Existem três etapas para criar uma landing page que gere muita conversão. A primeira é definir o que você quer que os visitantes façam no seu site. A segunda é usar uma Proposta de Valor breve e específica para mostrar o que você o oferece. Por fim, a terceira é elaborar um botão CTA com um design simples e atrativo.

5.   Aumente as Conversões de Vendas do Seu Site

Para as lojas virtuais, saber como aumentar as conversões de vendas do site pode atrair ainda mais clientes. Algumas das estratégias mais comuns de marketing para negócio digital incluem indicações, e-mail e marketing de afiliado. Porém, para aumentar as conversões de vendas do seu site é preciso conhecer o seu público-alvo.

Por exemplo, saiba mais sobre os seus potenciais clientes a partir de:

  • Dados demográficos — idade, gênero, salário e localização.
  • Dados psicográficos — interesses pessoais e escolhas de estilo de vida.

Conclusão

Agora que você já sabe como aumentar as conversões, ponha em prática todos esses cinco passos com o seu site. Mas é importante ressaltar que a taxa de conversão pode mudar os menores detalhes. Por isso, certifique-se de seguir à risca todos os passos de otimização de taxa de conversão apresentados aqui para se manter sempre atualizado.

 

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O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.