O Que é FTP e Como Funciona esse Protocolo

O Que é FTP e Como Funciona esse Protocolo

O FTP (File Transfer Protocol) permite que desenvolvedores de sites promovam mudanças de maneira conveniente e segura, mesmo que você tenha que transferir um grande número de arquivos. Em português, ele se traduz como Protocolo de Transferência de Arquivos.

FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de rede usado para transferir arquivos entre computadores via conexões TCP/IP. Ele permite que usuários autorizados enviem e recebam arquivos de servidores FTP.

Neste artigo, você vai aprender o básico sobre o que é FTP e como usar o protocolo.

A sigla FTP significa File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos. Esse protocolo é uma forma de comunicação entre computadores que usam o TCP/IP, que é o protocolo padrão de comunicação da web.

O protocolo FTP permite que usuários autorizados possam fazer download e upload de arquivos de um servidor FTP, um computador que armazena os dados. Dessa forma, o FTP facilita a transferência de informações entre diferentes dispositivos.

Vídeo Tutorial – O Que é FTP

Como Funciona o FTP?

A conexão FTP precisa de duas partes para estabelecer e se comunicar na rede. Para fazer isso, os usuários precisam de obter permissão ao fornecer as credenciais para o servidor FTP.

Alguns servidores FTP públicos acabam não exigindo credenciais para acessar os seus arquivos. Essa prática é comum dentro do que é chamado de “FTP anônimo”.

Existem dois canais distintos de comunicação na hora de se estabelecer uma conexão usando o File Transfer Protocol. O primeiro é o canal de comando, que é onde se inicia a instrução e a resposta. O outro é o canal de dados, onde ocorre a distribuição de dados.

Se quiser baixar ou transferir um arquivo, um usuário terá que usar o protocolo para solicitar a criação de mudanças no servidor. Em troca, o servidor vai garantir esse acesso. Essa seção é conhecida como “modo de conexão ativa”.

A distribuição no modo ativo pode enfrentar um problema se o firewall estiver protegendo a máquina do usuário. Normalmente, o firewall não permite quaisquer sessões não autorizadas de um elemento externo.

O modo passivo é usado se esse problema ocorrer. Neste modo, o usuário estabelece tanto o canal de comando quanto o de dados. Este modo então pede que o servidor apenas “escute” ao invés de tentar criar uma conexão de volta com o usuário.

Como Usar FTP

Existem três abordagens na hora de se estabelecer uma conexão FTP. Um método bastante simples é usando um FTP de linha de comando, como é o caso do Command Prompt do Windows ou do Terminal de Mac e Linux. Muitos desenvolvedores usam esse método até hoje na hora de transferir arquivos via protocolo FTP.

Também é possível usar um navegador para se comunicar com o servidor FTP. Um navegador é uma opção mais conveniente quando os usuários querem acessar grandes diretórios no servidor. Apesar disso, esse método geralmente é menos confiável e mais lento do que usar um programa FTP dedicado.

Hoje, a prática mais comum na hora se usar um FTP, especialmente entre desenvolvedores web, é optar por um cliente FTP.

Um cliente FTP oferece mais liberdade se comparado a uma linha de comando e a um navegador. Ele também é mais fácil de gerenciar e mais poderoso, se comparado a outros métodos.

Tais programas também oferecem mais recursos do que as alternativas. Por exemplo, ele permite que os usuários transfiram um grande arquivo e usem uma funcionalidade de sincronização.

Como se Conectar ao FTP da Hostinger

Existem muitos clientes FTP para se escolher. Para o propósito deste artigo, vamos usar o FileZilla, um cliente FTP popular e de código aberto.

Primeiro, vamos precisar de um servidor FTP. É possível configurar um usando qualquer um dos planos de hospedagem da Hostinger.

  1. Faça login na sua conta da Hostinger e navegue para a seção de Contas FTP
  2. Crie uma nova conta FTP, preenchendo um novo nome de usuário e senhaopção de criar novo servidor ftp no hpanel
  3. Você verá novos servidores FTP (Hostname) na lista de contas FTP ativaslista de servidores ftp no hpanel
  4. No FileZilla, insira o hostname, o username (nome de usuário) e a senha, e então clique no botão Quickconnect. Você também pode preencher o campo port number (número da porta). Caso contrário, a porta 21 será usada por padrão.lista de arquivos de um site aberto no filezilla
  5. A janela de status vai dizer se você está logado no servidor FTP. Como você pode ver na janela Remote Site (Site Remoto), esses são os arquivos que o site possui.

Conclusão

Então é isso, agora você sabe que pode enviar e receber arquivos a partir de um servidor FTP. Se você for um desenvolvedor de sites, é recomendado que use um cliente FTP para acessar o site que você está gerenciando. Além de tudo, um programa do tipo faz com que fique mais fácil de criar e remover diretórios, assim como ler um grande número de arquivos no servidor.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que é o protocolo FTP, assim como os diferentes métodos e programas usados para lidar com ele.

O Que é FTP – Perguntas Freqeuentes

Confira abaixo algumas das perguntas mais comuns sobre o que é FTP.

Quais São as Vantagens do FTP?

O FTP permite que você transfira múltiplos arquivos de modo simultâneo e facilitado. Ao invés de ter que mandar arquivos de imagem individuais um de cada vez, você pode enviar todos de uma só vez.

O FTP é Seguro?

O FTP não tem qualquer recurso de segurança incorporado. Isso significa que ele geralmente é fácil de ser hackeado, já que ele transfere dados de texto simples sem qualquer criptografia. As transferências via FTP são suscetíveis a diversos tipos de ataques maliciosos.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.