O que é Marketing de Performance, Como Medir + Dicas Amigáveis para Iniciantes

Estratégias de marketing orgânico — como otimização de SEO e a publicação consistente de conteúdos — até ajudam a aumentar sua presença online e o ranqueamento do seu site. Apesar disso, elas não vão conseguir entregar resultados rápidos para você. 

É aí que entra o marketing de performance digital. Na verdade, quase 50% dos diretores de marketing (link em inglês) gastam seu orçamento em mídia de desempenho. Ou seja, campanhas de marketing de desempenho são essenciais para seus negócios.

Este guia vai explorar o conceito básico de marketing de performance, desde sua definição e fluxo de trabalho até seus benefícios. Também iremos discutir as melhores plataformas de marketing de desempenho e compartilhar dicas sobre como aplicar essa estratégia para expandir seu negócio.

Marketing de performance é uma estratégia de publicidade digital na qual as marcas pagam às empresas de marketing ou às plataformas de publicidade com base nos resultados da campanha. Geralmente, o desempenho desse tipo de marketing digital é medido por um determinado número de cliques ou leads.

Como funciona o Marketing de Performance?

O marketing de performance se concentra em ajudar as marcas a garantir que seu orçamento de publicidade seja bem gasto, pois elas só pagam quando atingem o objetivo desejado. Algumas métricas-chave padrões que um profissional de marketing de desempenho pode usar para determinar o sucesso de uma campanha são:

  • Cliques 
  • Visualizações de anúncios 
  • Downloads
  • Instalações de aplicativos 
  • Vendas
  • Inscrições 

Desse modo, o marketing de performance envolve principalmente duas partes:

  • Editor/Publisher – possui uma audiência, como plataformas de publicidade e influenciadores. 
  • Anunciante – quer atingir esse público e paga para o editor. Exemplos típicos incluem marcas, comerciantes e varejistas.

Por exemplo, uma loja online de papelaria pode querer promover uma campanha de venda relâmpago de sete dias no Facebook. A loja online exibe um banner de anúncio na plataforma que direciona as pessoas para sua landing page e paga toda vez que alguém clica nele.

Ao final da campanha, a loja online pagará ao Facebook com base no número de cliques. 

Os anunciantes também podem outros parceiros de marketing, como agências especializadas e gerentes de programas terceirizados. Isso pode ajudar a maximizar seus recursos disponíveis para a campanha.

Benefícios do Marketing de Performance

Nesta seção, listaremos quatro razões pelas quais uma empresa deve investir em marketing de performance. 

É Fácil de Acompanhar o Desempenho

Os resultados do marketing baseado em desempenho são mais fáceis de serem medidos do que no marketing baseado em marca. Afinal, a segunda opção se concentra em disseminar uma mensagem e a experiência de uma empresa específica. 

Com a ajuda de ferramentas de análise, os profissionais de marketing de performance podem visualizar facilmente toda a jornada de cada consumidor, do primeiro clique até a concretização da comprar. Através disso, dá para identificar quais canais e esforços de produzem os melhores resultados e desenvolver um funil melhor para a próxima campanha. 

Baixo Risco

O que torna o marketing de performance especial é que ele não exige que você pague antecipadamente. Essa estratégia de marketing digital permite que os anunciantes paguem após o anúncio estar no ar e apenas quando atingirem a ação ou objetivo desejado, garantindo que o dinheiro gasto com o anúncio vale cada centavo. 

Focado em Resultados

Uma vez que os anunciantes estabelecem métricas específicas de marketing de desempenho no início do planejamento, eles já saberão desde o começo quais são os resultados estimados e o orçamento necessário. Por exemplo, um orçamento de R$ 3.750 é justo quando um profissional de marketing pretende pagar R$ 0,75 por clique e deseja 5 mil visitas ao link. 

Consciência de Marca

O marketing de performance permite que você alcance um público mais amplo mais rapidamente do que com estratégias orgânicas, como na otimização de SEO e na criação de conteúdo orgânico. Essa técnica pode promover seu produto ou serviço em lugares estratégicos. 

Os canais de marketing de alto desempenho também permitem que os anunciantes selecionem o público mais relevante, pois fornecem segmentação precisa. Por exemplo, os anunciantes podem especificar seu mercado com base em sua demografia, interesses e comportamentos no Facebook Ads. Eles também podem se associar a um influenciador relacionado ao nicho para ter uma publicidade nativa. 

Como Medir Estratégias de Marketing de Performance

As empresas podem acompanhar sua estratégia de marketing de performance com base em várias métricas, mas essas aqui são as mais populares:

CPM

Custo por mil (CPM) significa o preço que um anunciante paga quando a campanha atinge mil impressões ou visualizações. O CPM não requer que as pessoas tomem alguma ação no anúncio. 

CPC

Custo por clique (CPC) é o valor que um comerciante paga a um editor quando alguém clica em seu link ou anúncio. O CPC pode variar de apenas alguns centavos a centenas de reais, dependendo da relevância da palavra-chave, área de destino e nicho. Calcule o CPC dividindo o custo dos seus cliques pelo total de cliques que você recebe. 

CPA

Custo por aquisição (CPA), também conhecido como custo por ação, é um modelo de precificação onde um anunciante paga a um editor quando alguém realiza uma ação especificada — como baixar um eBook, comprar um item e se inscrever em um boletim informativo. 

CPV

Custo por venda (CPV) é uma métrica usada para determinar quanto um anunciante paga por cada venda gerada por um anúncio. Para calcular o CPV, divida o valor total que sua empresa gastou na campanha publicitária pelo total de vendas. 

As empresas costumam ser específicas ao usar o custo de aquisição de cliente (CAC). Essa medição está relacionada a quanto uma empresa paga para obter novos clientes. 

CPL

Custo por lead (CPL) significa que um comerciante paga quando recebe um formulário de registro preenchido contendo informações do cliente. Geralmente essa métrica inclui nome, endereço de email e número de telefone. Dessa forma, o comerciante pode entrar em contato com o cliente e impulsionar as vendas. 

LTV

Valor do tempo de vida útil, conhecido em inglês como lifetime value (LTV), é a receita total que uma empresa pode esperar de um cliente ao longo do relacionamento. Quanto mais tempo um comprador continua comprando de uma empresa, maior é o seu LTV. 

Muitos proprietários de empresas usam análises preditivas para aumentar o LTV. É um subconjunto de análise de dados que utiliza informações atuais e passadas para prever tendências futuras. Ferramentas populares de análise preditiva incluem Lucrative.ai e Gini Machine.

Canais de Marketing de Performance 

Não existe uma solução que sirva para todos na indústria de marketing de performance. Isso também é verdade na hora de decidir qual é o melhor canal para executar programas de publicidade. Montamos uma lista apresentando os quatro canais mais comuns no marketing de performance, para que você possa escolher o mais adequado para o seu negócio. 

Propaganda em Redes Sociais 

Propaganda da Volkswagen no Facebook com a palavra "patrocinado" em destaque

Com mais de quatro bilhões de usuários de mídias sociais, plataformas como Facebook, TikTok e LinkedIn oferecem excelentes oportunidades para ampliar suas campanhas de performance com conteúdo patrocinado e alcançar novos usuários. 

O marketing nas redes sociais oferece vários formatos de publicidade específicos para cada canal, desde propagandas em vídeo até anúncios no Messenger para mensagens personalizadas. Portanto, essa estratégia de publicidade paga possui vários modelos de precificação, incluindo:

  • CPC
  • CPM
  • Custo por visualização (CPV) 
  • CPA 
  • Custo por curtida 

Considere o seguinte se você quiser começar a trabalhar com marketing de performance nas plataformas de mídia social: 

  • Público-alvo – certifique-se de que as demografias das suas redes sociais escolhidas estejam alinhadas com seu público-alvo. Por exemplo, escolha o Instagram se o seu alvo são as gerações Z e millennials, pois essas elas compõem cerca de 30% (link em inglês) do público da plataforma.
  • Recursos e formatos de anúncio – verifique se a plataforma possui recursos e formatos de anúncios adequados para os seus objetivos. Por exemplo, TikTok, Facebook e Instagram podem ser opções excelentes para gerar vendas, pois esses possuem um mercado e publicações de anúncios clicáveis que podem direcionar os usuários para a loja. 

Search Engine Marketing 

Propaganda paga PPC de bolsas da Chanel no Google

O marketing de motores de busca, do inglês Search Engine Marketing (SEM), permite que os anunciantes mostrem seus anúncios em posições lucrativas de motores de busca como Google, Yahoo e Bing. O formato do anúncio dependerá dos tipos de campanha, como:

  • Anúncios de pesquisa – exibe anúncios de texto nas páginas de resultados dos motores de busca.  
  • Anúncios de display – apresente seu produto ou serviço em formato JPG, PNG ou GIF em sites relevantes.  
  • Anúncios de compras – apresentam informações detalhadas sobre produtos específicos no topo de uma página de resultado de busca. Incluem a imagem do produto, preço e mercado.  
  • Anúncios em vídeo – com o Google Ads, é possível mostrar anúncios em vídeo no YouTube, já que esta plataforma pertence ao Google.  
  • Anúncios por email – alguns mecanismos de busca como Yahoo e Google permitem que as marcas exibam anúncios em seu serviço de email. Este método de email marketing segmenta pessoas com base em vários fatores, como demografia e palavras-chave pesquisadas recentemente. 

Um modelo de precificação típico para este canal de marketing de desempenho é o CPC. 

Integrar palavras-chave relevantes é a chave para o sucesso nesta estratégia de publicidade digital. Descubra os diferentes termos que as pessoas usam parar pesquisar seus produtos ou serviços e leve o custo em consideração. Lembre-se de que quanto mais competitivos forem esses termos, maior será o preço. 

Marketing de Afiliados 

O marketing de afiliados é um dos canais mais eficientes em termos de custo/benefício. Como anunciante, você trabalhará com um parceiro afiliado que traz clientes para sua loja online através de um link único. Você só pagará a eles quando os consumidores concluem uma ação específica, como comprar o produto ou serviço.

Muitas marcas hospedam seus programas de afiliados, mas é possível usar redes de afiliados como a SocialSoul, a ShareASale  e ClickBank . Elas podem ajudar sua equipe a gerenciar campanhas de afiliados.

Rede de afiliados SocialSoul, onde uma empresa pode anunciar seu produto e encontrar afiliados parceiros

Essas plataformas fornecem rastreamento de desempenho e conectam você a parceiros afiliados relevantes. Observe que o uso de uma rede de afiliados pode exigir que eles façam cadastro e paguem taxas recorrentes.  

Publicidade Nativa

Muitas pessoas não gostam de anúncios e usam filtros ou bloqueadores de anúncios, tornando-as difíceis de alcançar. Portanto, considere a publicidade nativa, pois ela pode entregar anúncios sutis, já que misturam conteúdo orgânico e promoções. 

Formas típicas de anúncios nativos incluem vendas suaves (soft-selling) através do marketing de conteúdo, utilizando conteúdo patrocinado no marketing de influenciadores, e adicionando filtros de redes sociais ou hashtags de marca. 

Spotify x Netflix é um dos exemplos únicos de marketing de performance para esta categoria. Após a estreia de Stranger Things, o Spotify disponibilizou uma playlist de Stranger Things na plataforma e exibiu as músicas de um personagem específico de acordo com os hábitos de escuta dos usuários.

Campanha Spotify x Netflix para promover Stranger Things

Dicas para Começar com Marketing de Performance 

Siga essas dicas para começar sua campanha de marketing de performance e tirar o máximo proveito dela.  

Crie uma Boa Landing Page com uma Ótima Oferta

Uma landing se refere a uma página da web independente focada num objetivo ou com uma chamada para ação (CTA) para ajudar as marcas a converter mais tráfego. É onde as pessoas chegam após clicar num anúncio ou postagem nas redes sociais. 

Para criar páginas de destino de alto desempenho, comece decidindo seu objetivo final de conversão. Isso pode encorajar as pessoas a comprarem o seu produto, se inscreverem num boletim informativo ou baixarem um aplicativo. Após isso, escreva uma proposta de valor clara e uma CTA que encoraje os visitantes a tomarem uma ação.  

A Helpdesk tem uma das melhores páginas de destino do mercado. Sua página de teste gratuito (link em inglês) exibe um formulário no topo com uma manchete poderosa, um ótimo slogan e um bom CTA, incentivando as pessoas a se registrarem gratuitamente. Em seguida, ela descreve os benefícios de usar o teste gratuito. Observe que o Helpdesk usa o mesmo CTA em toda a página para direcionar os leitores para uma única ação.

Landing page de teste gratuito da HelpDesk

Teste A/B e Otimização

O teste A/B visa comparar duas ou mais versões de uma página da web para determinar qual entrega os melhores resultados com base em dados reais. Como resultado, isso ajuda a melhorar sua otimização de taxa de conversão (OTC).

Teste elementos que podem influenciar o comportamento dos visitantes do site e a taxa de conversão de negócios, como:

  • Texto (Copy) – inclui títulos, subtítulos e o corpo do texto. Certifique-se de que os títulos e subtítulos sejam curtos, atrativos e transmitam a mensagem desejada imediatamente. Depois, use parágrafos menores e pontos de destaque no corpo do texto para torná-lo digerível.
  • Design e layout – referem-se aos elementos da página, desde imagens de produtos até o estilo de fonte, que direcionam o foco dos clientes para uma ação especificada.  
  • Formulários – usados para coletar informações dos usuários. Teste se o seu negócio é mais adequado usando um formulário curto ou longo. Embora a regra geral seja usar formulários curtos para reduzir o atrito, algumas empresas aumentaram as conversões ao fazer mais perguntas. 
  • CTA (Call to Action) – realize testes A/B para analisar diferentes textos, posicionamentos, tamanhos e esquemas de cores de CTA e ver qual variação gera mais conversões.

O Google Optimize pode ser uma ótima ferramenta para iniciantes que querem testar suas páginas para campanhas de marketing de performance. Ele é grátis e oferece recursos essenciais, como a criação de várias versões de uma página e testes de redirecionamento. A desvantagem é que esta ferramenta tem um número limitado de testes, de comprimento do código e de objetivos. 

Considere o Unbounce para uma opção mais escalável, mas que ainda assim é econômica. Ele oferece recursos abrangentes de teste A/B para páginas de destino, com planos a partir de US$ 120/mês. Se você deseja realizar testes A/B com o WordPress, pode usar um plugin como o Nelio A/B Testing ou o Split Test para Elementor

Monitore os Dados em Múltiplos Canais

Acompanhe as análises de dados da campanha de marketing regularmente ou após a sua conclusão para aprender como melhorá-la na próxima vez. 

Você pode verificar os dados em cada ferramenta de analytics de canal de marketing de performance ou usar software de rastreamento de conversão como Adinton. Uma ferramenta como essa pode:

  • Rastrear os gastos com marketing, conversões e cliques. 
  • Exibir o desempenho de cada canal.
  • Dizer às marcas se elas estão investindo pouco ou muito. 

Verificar todas as principais métricas é essencial para obter informações completas, mas considere começar com os objetivos de seu negócio para aumentar o foco. Por exemplo, priorize a verificação do número de leads, receita por lead e CPL se seu objetivo é gerar mais leads. 

Cumpra a Lei

Mais de 40% dos usuários bloqueiam anúncios devido a questões de segurança e privacidade. Portanto, marcas e plataformas de publicidade devem cumprir as leis de privacidade para ganhar confiança. Entre as leis que você deve conhecer bem estão a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) do Brasil e a General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia.

No caso dos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio, ou FTC, (link em inglês) também exige que as empresas que fazem negócios no país não publiquem propagandas enganosas. Elas devem ser responsáveis ​​por suas reivindicações, especialmente quando os anúncios contêm estatísticas. 

Outro aspecto que você precisa cumprir está relacionado com os direitos autorais Um erro comum é incorporar imagens, músicas e vídeos de motores de busca em blogs e redes sociais sem conferir se estão sob proteção de direitos autorais. 

Siga estas práticas para mitigar os riscos de infração de direitos autorais:

  • Crie conteúdo original.
  • Compre conteúdo livre de royalties em plataformas legalizadas, como o Shutterstock para fotos e o Epidemic Sound para músicas. 
  • Dê o devido crédito aos criadores de conteúdo. 
  • Leia cuidadosamente os detalhes da licença de conteúdo. 

Se você escolher o marketing de afiliados, lembre seus parceiros afiliados de exibir uma declaração de afiliado para aumentar a transparência para os clientes deles.

Conclusão

O marketing de performance é um método de publicidade digital onde as empresas só pagam aos prestadores de serviços de divulgação quando eles atingem o seu objetivo. Ele permite que os anunciantes economizem dinheiro, criem campanhas de baixo risco e obtenham desempenho que pode ser rastreado. 

Os profissionais de marketing de performance podem utilizar essa estratégia em diversos canais, incluindo marketing de afiliados e publicidade nativa. Então, eles podem decidir sobre como acompanhar a campanha de maneira adequada, como através do custo por clique ou de impressões. 

Para obter sucesso no marketing de performance, prepare uma landing bem projetada e que passe nos testes A/B para trazer resultados máximos. Analise os dados após o término da campanha para criar uma melhor estratégia na próxima vez.

gora que você entende os conceitos básicos deste método de marketing digital, comece sua publicidade de performance hoje e veja como ela pode fazer sua empresa crescer. Boa sorte!

Marketing de Performance – Perguntas Frequentes (FAQ)

Esta seção irá responder algumas perguntas comuns sobre marketing de performance.

O Marketing de Performance é o Mesmo que Marketing de Afiliados?

Não. Marketing de afiliados é uma das práticas de marketing de performance. Ele compensa alguém que promove um produto usando um link único. Enquanto isso, o marketing de desempenho tem um escopo mais amplo, que vai desde anúncios pagos até conteúdo patrocinado.

Ambas as estratégias são baseadas em desempenho, permitindo que as marcas paguem apenas quando a ação desejada ocorre, como uma venda concluída, envio de formulário ou download de aplicativo.

Qual é a diferença entre Marketing Digital e Marketing de Performance?

Marketing digital se refere a usar canais online para comercializar produtos ou serviços. Pode ser orgânico e de longo prazo — como otimização de SEO e marketing de conteúdo — ou pago e a curto prazo, como publicidade paga. Enquanto isso, o marketing de performance se enquadra no marketing digital, que normalmente foca em estratégias pagas e resultados de curto prazo.

Devo implementar um plano de Marketing de Desempenho?

O marketing de performance tem o potencial para fazer a sua empresa crescer mais rápido do que com o marketing tradicional. Afinal, ele traz múltiplos benefícios, como desempenho rastreável e maior conscientização da marca No entanto, certifique-se de preparar cuidadosamente uma estratégia de marketing de performance para maximizar os resultados. Não esqueça de definir uma meta, criar uma landing page de alta conversão e calcular o orçamento.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.