O Que É .io: Quando Usar, Prós e Contras, e Mais

Encontrar o nome de domínio e extensão TLD é essencial quando for criar um site. De todo modo, esse processo pode parecer assustador, já que há mais de 1,5 mil opções de domínios de topo (TLDs) disponíveis para se escolher, como .com e .io

.io é um top-level domain de código de país (ccTLD) que se refere ao Arquipélago de Chagos, que faz parte do Território Britânico do Oceano Índico (BIOT). Entretanto, ele se tornou um domínio genérico e é muito popular no mundo das tecnologias, já que IO ou I/O significa input/output na ciência da computação.

Cada TLD serve para um propósito específico. Por exemplo, nomes de domínio .com são adequados para sites comerciais, assim como o registro de domínio .com.br é para sites que querem se destacar no Brasil. Enquanto isso, nomes de domínio .io são mais populares entre corporações de tecnologia. 

Este artigo irá discutir especificamente a extensão de domínio .io, desde sua definição até um breve histórico de suas funções. Também vamos listar os prós e contras de ter um nome de domínio .io para te ajudar a decidir se essa é a melhor opção para usar em seu site.

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA), organização responsável pela administração do Sistema de Nomes de Domínio (DNS), designou a administração do TLD .io para a empresa Internet Computer Bureau (ICB). Tempos depois, Levis Strauss registrou o nome de domínio levi.io com um propósito que não o da identidade geográfica.

Agora, o TLD .io é operado pela Afilias, uma registradora privada dos Estados Unidos da América que também gerencia os domínios .mobi e .info.

Quando Você Deve Usar a Extensão de Domínio .io?

Comparado com outros top-level domains populares, o TLD .io é utilizado por poucos sites, mas essa extensão de domínio está se tornando cada vez mais comum entre sites de tecnologia e com alto tráfego. 

Abaixo indicamos apenas alguns exemplos de sites .io populares:

  • Opensea.io – o maior mercado virtual de NFTs.
  • Etherscan.io – site utilizado para buscar transações de blockchain Ethereum.
  • Greenhouse.io – sistema de monitoramento de candidatos e software de recrutamento.

Apesar do .io ser popular na indústria de tecnologia, essa extensão está disponível para qualquer tipo de negócio. Geralmente, os visitantes enxergam esse TLD mais como um domínio genérico do que específico de algum país (exemplos comuns desses casos são .com.br e .co.uk). 

Consequentemente, o Google trata a extensão de domínio .io como um de seus TLDs de código de país genéricos. isto é, ccTLDs que são conhecidos por serem utilizados de forma genérica, não específica para um país.

Perceba que o TLD .io é diferente do .ly, que ainda é administrado como um top-level domain de código de país para a Líbia — apesar de muitos negócios de fora do país também utilizarem essa extensão, como os populares Bit.ly e Ow.ly.

Sendo assim, utilizar a extensão de domínio .io é um de muitos truques para empresas globais terem um nome de marca memorável. Essas empresas não precisam estar localizadas no Arquipélago de Chagos para registrarem domínios .io, nem precisam se preocupar com rankings de busca, já que eles não são orientados para um país específico. 

Por exemplo, Marco Rubio utilizou com sucesso o domínio rub.io para sua campanha presidencial nos EUA. Outro exemplo é a Bricklink, uma plataforma para compra e venda de peças de LEGO, que utiliza o domínio stud.io para redirecionar os visitantes ao software de seu estúdio (studio).

Captura de tela da seção Studio do site Bricklink

Outros exemplos de uso do TLD .io com diferentes propósitos são aqueles ligados aos falantes de italiano e esperanto. Eles utilizam o .io para criar domínios geograficamente relevantes e amigáveis para as principais palavras-chave. “Io” em italiano significa “eu”, e assim ele atua como um sufixo no final dos nomes oficiais de terras e países.

Para ilustrar, o domínio esperant.io redireciona os visitantes para o site Libera Folio, um boletim informativo escrito em esperanto.

Tela inicial do site Libera Folio

O que Significa .io para Startups?

Startups de SaaS e do ramo de tecnologia utilizam nomes de domínio .io devido a referência que o TLD faz às terminologias input/output, oferecendo uma única palavra que é relevante e reconhecível para o público e para as comunidades da indústria de startups. Além disso, extensões .com podem não estar disponíveis para seus domínios de segundo nível (second-level domains), fazendo do .io uma alternativa perfeita.

O que Significa .io para Empresas de Tecnologia?

De modo similar às startups, outras empresas da indústria de tecnologia utilizam o TLD .io para fazer referência aos termos input/output. Essas marcas incluem organizações de código aberto e corporações do setor de serviços financeiros, como companhias de criptomoedas. 

Muitos projetos de videogame também utilizam a extensão .io em seus domínios, já que o termo “io” na cena dos games se refere a jogos baseados em navegadores, com componentes de múltiplos jogadores e gráficos minimalistas. 

Captura de tela de jogo de navegador com destaque para a URL

Prós e Contras da Extensão de Domínios .io 

Agora que você já conhece o conceito básico e sabe o que é .io, vamos examinar as vantagens e desvantagens de usar esse TLD em seu endereço online. 

Prós de um Domínio .io 

Aqui estão alguns ótimos motivos pelos quais muitas pessoas utilizam a extensão de domínios .io:

  • Relação com o mundo tech – a extensão .io é reconhecível no ambiente tecnológico e em comunidades de startups. Isso faz com que o nome de domínio seja eficiente para comunicações externas, ajudando a ser rapida e facilmente reconhecido por muitas pessoas na indústria.
  • Maior disponibilidade – comparado com outras extensões de domínios, como .com e .net, endereços terminados em .io representam apenas 0,6% de todos os domínios existentes na internet. Sendo assim, é mais provável que o nome de domínio que você deseja comprar para sua marca esteja disponível com esse TLD e não com os mais populares.
  • Grande reconhecimento pelos mecanismos de busca – O Google não relaciona a extensão de domínio .io com o Território Britânico do Oceano Índico. Isso quer dizer que o mecanismo busca não direciona ou segmenta essa região geográfica específica quando exibir sites .io em seus resultados de pesquisa. 
  • Possibilidade de ser criativo com o nome  – utilize a extensão .io para encurtar sua URL e criar domínios mais atrativos e memorizáveis.

Contras de um Domínio .io

Por mais que o TLD .io ofereça muitas vantagens, essa extensão de domínio também tem algumas desvantagens, incluindo:

  • Preço mais alto – os custos de registro e renovação de um nome de domínio dependem se sua extensão, disponibilidade e popularidade. O TLD .io é mais caro do que domínios .online, .tech, ou .com. Um dos motivos que explica isso é que a extensão de domínio .io se tornou uma tendência atual, possuindo alta demanda na indústria de tecnologia por parte de startups.
Captura de tela de uma busca por domínio .io no verificador de domínios da Hostinger, com indicações alternativas
  • Menos confiável e menos memorável  – comparado com outras opções, como .com e .org, a extensão de domínio .io tem menor confiabilidade e é menos memorável. Sua pontuação de confiança é de apenas 3,0 e ela tem taxa de memorização de aproximadamente 28%. Isso pode ser explicado por muitos motivos, incluindo o fato de que o TLD .io é relativamente novo, então ainda não possui a mesma credibilidade e reputação que as extensões tradicionais, como domínios .com.
  • Controvérsias políticas – há alguns problemas geopolíticos históricos entre o Arquipélago de Chagos, o Reino Unido, as Ilhas Maurício, e os Estados Unidos da América. A disputa pelo atual território BIOT pode desencadear a desativação do código IO ISO-3166 do país e dos domínios .io — algo semelhante ao que acontece com alguns negócios no Reino Unido, que não conseguem mais renovar ou registrar nomes de domínio .eu desde a saída do país da União Europeia com o Brexit.

Dica

Se você optar pela extensão de domínio .io, lembre-se de comprar seu domínio com uma registradora confiável e com boa reputação, como a Hostinger — afinal, não esqueça que existem controvérsias com esse TLD. Todos nossos nomes de domínio contam com proteção de privacidade e suporte 24h de nossos especialistas. Alternativamente, você pode adquirir um plano de hospedagem de sites e ganhar um domínio grátis.

Conclusão

O domínio .io costumava ser apenas um TLD de código de país, especificamente para sites de localidades no Oceano Índico. De todo modo, depois de ser vendido, não é mais específico de um país, e o Google o considera como um top-level domain genérico — que serve para múltiplos propósitos e atinge uma audiência maior.

Muitas pessoas consideram o .io como a extensão de domínio adequada para suas empresas de tecnologia e finanças, fazendo uma alusão aos processos computacionais de input/output. Ao mesmo tempo, outros negócios adquirem esse TLD diferente para tornar seus nomes de domínio mais criativos e relevantes.

Apesar de ser mais caro, ser menos confiável e estar envolvido em questões geopolíticas complexas, domínios .io têm mais disponibilidade que os tradicionais TLDs e oferecem a possibilidade de um nome mais curto para os sites. Essa opção também ajuda as pessoas a associarem sites .io a empresas e startups de tecnologia, mesmo antes de visualizarem seus conteúdos. 

Esperamos que este artigo te ajude a decidir se é adequado utilizar a extensão de domínio .io em seu site. Lembre-se de registrar o domínio desejado enquanto ele ainda estiver disponível e através de um registrador ou provedor de hospedagem confiável.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.