Website

Teste de Usabilidade de Site: Tudo o que Você Precisa Saber

Aprenda a promover um teste de usabilidade em seu site

Ter um site atraente é algo vital. Estudos recentes mostraram que uma boa estética traz credibilidade, o que significa que proporcionar uma ótima experiência de usuário é algo chave. Para alcançar isso em sua página, você precisa conduzir um teste de usabilidade de site.

Este artigo irá explicar o que é um teste de usabilidade e como ele é feito.

O Que é um Teste de Usabilidade?

Os testes de usabilidade são compostos por uma série de ações que têm como objetivo verificar o quão fácil é usar o seu website da perspectiva do usuário final.

Esses testes incluem um grupo de representantes que dão feedback sobre a qualidade do seu website. Quanto mais dificuldades são encontradas, mais melhorias são necessárias.

Não apenas isso, mas vale lembrar que a maior parte das pessoas chega ao seu site com necessidades específicas, como comprar um ingresso ou encontrar determinada informação. Eles frequentemente dedicam uma certa quantidade de tempo para realizar essas tarefas. Se o seu site falha na hora de satisfazer essas necessidades de uma maneira fácil e rápida, eles irão atrás de outro website que o faça.

Focando em trazer a melhor experiência de usuário, um teste de usabilidade deve cobrir todo o processo de desenvolvimento da criação do site. Examinando de maneira detalhada, o teste deve ocorrer:

  • Antes de tomar quaisquer decisões sobre o design
  • Quando você precisa de mais insights no meio do processo de desenvolvimento
  • Quando existem opiniões conflituosas sobre o design
  • Quando você precisa avaliar coisas após o lançamento

Em suma, você faz o teste de usabilidade nos estágios de brainstorm, protótipos e avaliação.

Dentro de cada estágio dos testes, os participantes podem ser acompanhados de experts – chamados de especialistas de experiência e designers de experiência – que serão responsáveis por todo o processo de testes.

Dependendo do tipo de teste, também podem ser realizadas experimentações sem moderação (nós falaremos mais sobre tipos de avaliações de usabilidade mais tarde).

Em geral, os testes de usabilidade são projetados para pedir que os participantes executem certas tarefas e tomem notas das descobertas.

Por exemplo, você pode pedir para um participante comprar o voo mais barato saindo do Aeroporto Internacional John F. Kennedy em Nova York para Aeroporto de Londres Heathrow na Inglaterra numa data específica, e então verificar o quão suave é a execução do processo.

Existem parâmetros básicos que precisam serem implementados num teste de usabilidade. Não apenas os pesquisadores podem coletar os resultados facilmente, mas eles também podem melhorar a precisão do resultado.

Interface Amigável

Ver se o seu website é bem projetado, se terão muitos muitos participantes que completam a tarefa que lhes foi dada sem muitas dificuldades.

Eficiência

Quanto menos tempo for necessário para finalizar uma tarefa, melhor é o seu design.

Erros

Sem dúvidas, seus webdesenvolvedores vão consertar os erros antes de terminar um projeto. Contudo, se durante o teste forem encontrados erros gramaticais ou anomalias de design, os participantes vão ajudá-lo a encontrar essas falhas.

Satisfação

Se os seus participantes são capazes de terminar as tarefas mas eles têm reclamações, você precisará melhorar os níveis de satisfação.

Quais São os Tipos Comuns de Testes de Usabilidade?

Existem muitos tipos de testes de usabilidade, mas nós gostaríamos de mencionar os três deles que são mais relevantes.

Teste de Usabilidade In-Person ou In-House

Esse tipo de teste de usabilidade é conduzido no local, com moderação e observação dos pesquisadores.

Enquanto os participantes podem ser seus funcionários, contratados especificamente para fazer tal tipo de teste, seria melhor usar um par de olhos fresco para ter resultados imparciais.

Existem algumas técnicas populares para esse tipo de testes:

  • Rastreamento de olhos — para verificar para onde os participantes estão olhando numa única página
  • Verificação de cartões — ótima para construção de estruturas e navegação ou criação de rótulos
  • Testes A/B— ideal para comparar dois designs

Testes Remotos Não Moderados de Usabilidade

Esse tipo de teste de usabilidade não é nem no local e nem moderado por pesquisadores para eliminar quaisquer problemas que podem aparecer.

Com este método, você pode utilizar suas próprias ferramentas online e alcançar tantos participantes quanto forem necessários ao redor do mundo. Não apenas você pode conseguir resultados mais rapidamente, como esse teste também será o mais conveniente para os participantes.

Existem muitos serviços online que poderiam ajudá-lo a conduzir tais testes. Para rastreamento ocular, é possível tentar ferramentas como Gazepoint ou RealEye, que podem coletar dados do que as pessoas vêem através de webcams.

Para testes do tipo de verificação de cartões, existe o Optimal Workshop, que pode ser usado para aprender como os participantes organizam o seu conteúdo. E para testes A/B, você pode tentar recursos como Convert e VWO para gerenciar a availação.

Testes Remotos Moderados de Usabilidade

Esse tipo de teste de usabilidade é algo que se posiciona entre os modelos de testes pessoais e aqueles remotos não moderados.

Os benefícios de conduzir esse tipo de teste são que você pode obter descobertas de alta qualidade rapidamente enquanto mantém os seus participantes confortáveis.

Porém, se você não tiver as melhores ferramentas para avaliações remotas, possivelmente acabará encontrando resultados inconclusivos para certos pontos. Por outro lado, os testes realizados pessoalmente podem levar mais tempo para trazer resultados.

Para esse tipo de teste de usabilidade, você pode tentar usar o Lookback ou o mais avançado Userlytics.

Esses três tipos de métodos de testes de usabilidade têm seus próprios prós e contras, então você deve escolher o(s) melhor(es) tipo(s) para o seu website.

Agora, vamos continuar o artigo com uma explicação sobre como realizar o teste de fato.

6 Passos para Conduzir uma Análise de Usabilidade na Web

Existem seis passos para conduzir um teste de usabilidade de um site.

1. Determine o que Precisa ser Mensurado

Como um ponto de partida, você precisa afirmar de maneira clara o que busca alcançar com os testes e qual parte do website é o alvo da ação.

Por exemplo, você quer apenas saber como os usuários podem reservar uma passagem de maneira bem sucedida? Ou você quer descobrir como uma mudança no design pode ajudar a experiência de usuário?

Enquanto é sempre recomendado promover um teste de cada vez, a coisa mais importante é definir o seu objetivo de maneira clara para que você possa mensurar o seu teste de maneira adequada.

2. Identifique o Melhor Método

Como nós mencionamos anteriormente, o método que você usa para testar a usabilidade é crucial.

Se você quer fazer uma série de testes envolvendo as mesmas pessoas, você pode desejar promover uma avaliação pessoalmente e no local. Mas, se o objetivo é ter resultados rapidamente ao mesmo tempo em que mantém a alta qualidade com participantes ao redor do mundo, é possível usar os testes remotos moderados de usabilidade.

Site Lookback Live pode ser usado para fazer testes remotos moderados de usabilidade

Por exemplo, com o Lookback, você pode criar um link para os participantes acessarem. Então, é possível pedir para eles instalarem o aplicativo e começar os testes. Enquanto isso, você pode deixá-los fazer o que quiserem durante a sessão, enquanto ainda tem o controle sobre que partes quer testar ou ações quer realizar.

3. Crie um Cenário de Tarefa e Configure sua Taxa de Sucesso

O cenário de tarefa é tipo aquilo que nós mencionamos mais cedo, como por exemplo tentar reservar o voo só de ida mais barato num determinado dia.

Ilustração de teste de usabilidade para reservar o voo mais barato, com exemplo do site Booking.com
Ilustração de como reservar o voo mais barato. Fonte: Booking.com

Assim que tiver definido o cenário, você precisa determinar a sua taxa de sucesso.

Vamos dizer que você quer incluir como um indicador a facilidade de encontrar a página correta para comprar a passagem. Dá para determinar se todos os quatro campos devem ser preenchidos corretamente em todas as tentativas ou se você pode tolerar erros em alguns dos campos.

Adicionalmente, você pode querer incluir limites de tempo para o processo de reserva como um indicador de sucesso.

4. Encontre os Participantes

O teste de usabilidade que você fizer deve ser efetivo e eficiente. É por isso que encontrar os participantes certos é um fator muito importante.

Geralmente, cinco participantes são ideais para cada sessão de testes – é algo fácil de se gerenciar e que não custa muito se você usar serviços de terceiros. Contudo, os estágios de desenvolvimento e o método de testes determinam quantos participantes realmente são necessários.

Para estágios iniciais de desenvolvimento, você pode usar o método Hallway onde você escolhe pessoas aleatórias para testar o seu website. Com esse método, você evita a necessidade de estudar o usuário ideal anteriormente.

Por outro lado, nos momentos finais de desenvolvimento, escolher os participantes que estão próximos de sua persona pode gerar resultados mais precisos. Uma persona de usuário é qualquer coisa que reflete os usuários reais de seus produtos, incluindo suas características, necessidades e objetivos.

5. Conduza o Teste

Enquanto você pode usar participantes aleatórios, você não deve utilizar técnicas aleatórias para uma sessão.

Dito isso, quando estiver conduzindo o teste, você pode torná-lo consistente em termos da tarefa e do pedido – mesmo para usuários remotos não moderados. Transmitir informações claras e concisas para os participantes é algo que ajuda bastante.

Você pode informar o quão longo será o teste, como os usuários devem comentar sobre suas descobertas e qual é o objetivo da avaliação.

6. Analise e Faça um Relatório de suas Descobertas

Dependendo do tipo de teste, você pode resumir suas descobertas e organizar os relatórios de acordo com os seus objetivos. Você pode avaliar as descobertas usando análises temáticas ou correlacionais.

Se você fizer o teste sozinho, considere criar um mapa de jornada dos consumidores. Isso é importante para se conseguir obter informações memoráveis. Ademais, isso permite que você tenha uma perspectiva do lado do usuário sobre o assunto.

Outro método envolve usar planilhas para categorizar coisas como prós e contras, questões maiores e menores, problemas normais e críticos, etc. Isso vai tornar mais fácil planejar quaisquer melhorias para o seu website.

Se você usa serviços de terceiros, pode escolher que tipos de resultados irá obter através deles.

Conclusão

Testes de usabilidade de websites são importantes para sua companhia conseguir ter um site com o melhor design possível que foca no usuário final.

Existem três tipos de testes de usabilidade entre os quais você pode escolher com base em suas necessidades e objetivos. Nomeadamente, eles são os testes de usabilidade pessoais ou no local, remotos não moderados e remotos moderados.

Após escolher um método, você pode fazer o teste de usabilidade usado esses seis passos:

  1. Determine o que Precisa ser Mensurado
  2. Identifique o Melhor Método
  3. Crie um Cenário de Tarefa e Configure sua Taxa de Sucesso
  4. Encontre os Participantes
  5. Conduza o Teste
  6. Analise e Faça um Relatório de suas Descobertas

Agora que você sabe disso tudo, não há nenhuma desculpa para você oferecer uma experiência ruim para os consumidores em seu site!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês