Hospedagem de sites Tutoriais

Como verificar se seu site está online ou fora do ar

tutorial para verificar se site está online ou fora do ar

Não tem nada mais frustrante do que se dedicar por um tempão a construir um site e, do nada, algum problema acontece e ele simplesmente ficar fora do ar. Neste tutorial, você vai aprender a como verificar se site está online e se preparar para resolver este contratempo.

Os sites na internet se tornaram uma parte muito importante da vida de milhões de pessoas. Eles permitem que as pessoas adquiram conhecimento, chequem informações, interajam com outros leitores ou até mesmo compartilhem suas opiniões. Tudo sem sair de casa. Cada vez mais pessoas têm blogs ou sites de negócios através de serviços de hospedagem de site.

Quando você tem um site, é essencial conferir o uptime e se certificar de que ele esteja online sempre para todos acessarem. Em alguns casos raros, podem ter situações em que algumas pessoas não conseguem acessar um site, mesmo que ele esteja online.

Abaixo, você vai conferir alguns métodos para conseguir verificar se um site está online. Você pode escolher qualquer um deles para seguir e checar se tudo corre bem com seu site. Se preferir, teste todos eles para ter certeza que seu site realmente não está fora do ar.

O que você vai precisar

Antes de começar a seguir este guia, você vai precisar do seguinte:

  • Uma conexão estável de internet.
  • A URL de um site que você quer verificar se ele está online

Método 1 – Verificar se site está online com downforeveryoneorjustme.com

Esse é o primeiro método para verificar se site está online. Ele é bem simples e direto: você já recebe uma resposta se o seu site está funcionando ou está fora do ar.

  1. Abra o downforeveryoneorjustme.com no seu navegador. Você verá a imagem abaixo.verificar se um site está online no downforeveryoneorjustme.com
  2. No campo que mostra google.com, preencha com o endereço (RUL) do site que você quer verificar.verificando se um site está fora do ar na ferramenta downforeveryoneorjustme.com
  3. Quando preencher a URL, clique no botão ENTER ou no botão or just me? para saber o que está acontecendo.checando se um site está ou não funcionando pelo downforeveryoneorjustme.com
  4. A reposta que você está procurando se seu site está online ou fora do ar deve aparecer agora.
  • A mensagem “It’s just you” (É apenas você) vai aparecer se seu site estiver mesmo online.mensagem de confirmação que o site está online no downforeveryoneorjustme.com
  • A mensagem “It’s not just you” (Não é apenas você) vai aparecer se seu site estiver mesmo fora do ar.mensagem de que o site está offline no downforeveryoneorjustme.com

Método 2 – Verificar se site está online com host-tracker.com

Esse é um segundo método que você pode usar para verificar se site está online. Essa ferramenta é um pouco mais avançada quando comparada à anterior.

Ela fornece bem mais informações. Além disso, ela também permite que você receba notificações se o seu site ficar fora do ar a qualquer momento.

  1. Abra o site host-tracker.com no seu navegador.
  2. Coloque a URL do site que você quer testar no campo indicado, no topo superior à direita da tela.verificando se site está online ou fora do ar no host-tracker.com
  3. Preencha o campo e clique em Check. Atenção: você precisa deixar marcada a opção HTTP.checando se um site está online pelo host-tracker.com
  4. Espere por alguns segundos até que a ferramenta verifique a URL e as informações sejam carregadas por completo.vamos checar se o site está online ou offline
  5. Quando a página carregar totalmente, você verá uma tabela com os resultados de várias localidades. Essa tabela fornece alguns detalhes bem importantes. Mas, neste tutorial, vamos focar na parte de verificar se site está online ou fora do ar. Sendo assim, estamos interessados apenas na coluna Status.

    campo de status aponta de site está online ou for do ar
  6. Se você vir um resultado parecido com o da imagem acima, seu site está online. Você pode ignorar caso apareçam uma ou mais falhas, pois pode a conexão em alguns locais pode ter sido interrompida por razões diversas. Se a maioria das verificações estão OK, então saiba que seu site está mesmo online.  

Método 3 – Verificar se site está fora do ar com site24x7.com

Esse é terceiro método que você pode usar para verificar se site está online. Esse método é bem fácil de usar e muito informativo. Tanto usuários iniciantes quanto mais especializados podem usar sem qualquer dificuldade.

  1. Abra o site24x7.com no seu navegador. Na sequência, você verá um campo onde você pode colocar a URL do site que você quer verificar.verificando site online no site24x7.com
  2. Coloque o endereço na URL e clique no botão verde Test Now (Testar Agora).verificando site online pelo site24x7.com
  3. Espere até que a ferramenta verifique o site e junte todas as informações.
  4. Na sequência, você vai ver um gráfico e uma tabela com as informações detalhadas logo abaixo. Você vai saber se o site que você quis verificar está online se o Status de cada localidade estiver como OK.

    gráfico que mostra se um site está funcionando e online
  5. Alternativamente a isso, se o site estiver fora do ar, você verá uma mensagem Host Unavailable escrita na coluna de IP, além de um símbolo de traço na coluna Status.mensagem indica que o site está offline pelo site24x7.com 

Método 4 – Verificar site online com proxy incloak.com

Esse é um outro método que você pode usar para verificar se site está online. Ele é um tanto diferente dos outros métodos porque, com ele, você poderá ver o site inteiro com seus próprios olhos.

Você pode estar pensando agora o que é um proxy, não é mesmo? Quando você usa um servidor proxy para visitar um site, esse site não será acessado diretamente pelo seu computador. A conexão vai primeiro alcançar um servidor proxy localizado em uma outra região do planeta completamente diferente da sua. E, então, esse servidor vai enviar um pedido ao site que você quer acessar, sendo em seguida exibido na sua tela.

Basicamente, quando você um proxy, você consegue se certificar sozinho se um site está disponível para acesso em qualquer região. Existem muitos provedores de proxy, mas, neste tutorial, vamos usar o incloak.com.

  1. Abra o incloak.com no seu navegador.
  2. Role para baixo até ver o campo de preenchimento de informações. Coloque a URL do site que você quer verificar e clique no botão HIDE ME (Esconda-me).verificando se um site está online por proxy pelo site incloak.com
  3. Uma nova aba ou uma janela vai abrir (dependendo do seu navegador) e o site para o qual você fez o pedido de acesso vai começar a carregar. Se ele carregar por completo, significa que está mesmo online. Caso contrário, você pode declarar que ele está fora do ar se ele não carregar depois de algumas tentativas.

Conclusão

Viu como é fácil verificar se site está online? Neste tutorial, você aprendeu a como fazer isso usando 4 métodos bem simples. Você pode usar apenas um deles ou, se quiser mais resultados, combinar vários deles para juntar as informações necessárias e chegar a uma conclusão se seu site está mesmo online ou não.

Ficou com alguma dúvida ou conhece mais algum outro método de verificação que não está no conteúdo? Use a caixa de comentários abaixo para entrar em contato com a gente. Vamos adorar interagir com você!  

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e não dispensa uma boa leitura a qualquer hora do dia.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]