Yarn Install: Como Instalar Yarn no Ubuntu 18.04

Yarn Install: Como Instalar Yarn no Ubuntu 18.04

Para desenvolvedores, o uso de gerenciadores de dependências é bastante comum. Assim, eles evitam ter que instalar dependências de seus projetos manualmente e acabar perdendo tempo com isso. Neste tutorial, nós vamos mostrar como instalar o Yarn no Ubuntu (yarn install) para melhorar o fluxo de trabalho de seu desenvolvimento para um host VPS!

Yarn é um gerenciador de dependências para Javascript que compete com a NPM do Node.js.

O que é Yarn?

Yarn é um gerenciador de dependências de JavaScript que foi criado por Facebook, Google, Exponent e Tilde. Os principais recursos que tornam o Yarn muito popular são a velocidade com a qual ele processa dependências, sua segurança e sua flexibilidade.

A velocidade do Yarn se dá graças a seu uso eficiente do cache, que removeu a necessidade de baixar bibliotecas de maneira repetida. Enquanto isso, o checksum (soma de verificação) verifica e integridade das bibliotecas para garantir que o Yarn seja muito seguro, levando a uma alta confiabilidade.

Agora, nós iremos mostrar como instalar o Yarn (yarn install) no Ubuntu 18.04.

Yarn Install: Como Instalar Yarn

A maneira mais eficiente de instalar o Yarn no Ubuntu 18.04 é através de seu repositório. Lembrando que, para uma instalação sem complicações, você pode optar pelos planos VPS Node.js da Hostinger, que oferecem um template já pronto do Ubuntu 22.04 64-bits com Node.js e OpenLiteSpeed.

Nós poderemos atualizar facilmente a aplicação junto do resto do sistema:

1. Acesse Seu Servidor Através do SSH

Para fazer isso, nós devemos acessar nosso servidor rodando Ubuntu 18.04. Se você estiver tendo dificuldade, confira nosso tutorial sobre PuTTY.

2. Adicione a Chave GPG

Rode o seguinte comando:

curl -sS https://dl.yarnpkg.com/debian/pubkey.gpg | sudo apt-key add -

Com o comando acima, nós adicionamos a chave GPG necessária para garantir que os pacotes baixados são autênticos.

3. Adicione o Repositório Yarn

Então, nós podemos adicionar o repositório Yarn com o seguinte comando:

echo "deb https://dl.yarnpkg.com/debian/ stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/yarn.list

4. Atualize o Sistema e Instale o Yarn no Ubuntu

Agora, tudo que nós temos que fazer é atualizar as origens do software e instalar o Yarn (yarn install) no Ubuntu usando a ferramenta APT.

sudo apt update

sudo apt install yarn nodejs

5. Confira a Versão do Yarn

Então, para checar se a instalação foi bem sucedida, nós podemos usar o seguinte comando para verificar a versão que foi instalada:

yarn –version

Como saída, aparecerá algo como:

yarn init v1.15.2

Assim como nós podemos ver, a instalação do Yarn foi bem sucedida e nós estamos prontos para trabalhar.

Como Utilizar o Yarn no Ubuntu

O uso básico do Yarn é bastante simples. Antes de tudo, nós temos que começar um novo projeto com o seguinte comando:

yarn init nome_do_projeto

Logo após, nós seremos perguntados sobre questões relacionadas ao projeto, que mais tarde serão usadas para criar o arquivo .json onde estarão as dependências que nós vamos configurar. Se nós desejarmos que o Yarn use a informação padrão para o arquivo, basta pressionar Enter para cada pergunta.

Para adicionar uma dependência para o nosso projeto, vamos usar o seguinte comando:

yarn add [pacote]

Entretanto, também é possível adicionar uma versão específica de um pacote ou de uma biblioteca como uma dependência de nosso projeto.

yarn add [pacote]@[versão]

Para atualizar um pacote, nós usamos a diretiva upgrade e o nome do pacote. Por exemplo:

yarn upgrade [pacote]

Você também pode especificar a versão do pacote que deseja atualizar:

yarn upgrade [pacote]

Finalmente, para instalar todas as dependências definidas, o seguinte comando deve ser usado:

yarn install

Ou

yarn

Lembre-se que essas dependências são definidas pelo arquivo packages.json.

Conclusão

Os desenvolvedores usam todos os tipos de ferramentas para auxiliar o desenvolvimento de aplicações. Tudo isso melhora o fluxo de trabalho e toma menos tempo. O Yarn pode ajudar quando existem muitas dependências Javascript de um único projeto. Como nós aprendemos nesse tutorial, o processo de instalação é simples – e o mesmo pode ser dito de suas funções básicas.

Por outro lado, é recomendado que você visite o website da Yarn e consulte a documentação oficial. Dessa maneira, você terá mais informações e poderá usar essa ferramenta muito popular em seu máximo potencial. É possível encontrar mais informações sobre esse tópico buscando “yarn install” no Google!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.