7 Dicas para Escrever um Bom Conteúdo para seu Site

7 Dicas para Escrever um Bom Conteúdo para seu Site

O Conteúdo do seu site pode determinar o sucesso da sua empresa online. Se o seu texto não ressoar com os visitantes do site, eles não serão convertidos em clientes. Isso fará com que você não tenha nenhuma receita, nenhum tráfego e, no final das contas, nenhuma empresa.

É por isso que um site de boa qualidade é essencial. Se você está planejando escrever nele por conta própria, existem algumas coisas que todos devem entender e ter em mente.

Antes da gente começar, vamos lembrar que pesquisa e planejamento são essenciais.

Comece ao identificar a sua audiência e determinar clientes em potencial — especifique o seu público-alvo, incluindo gênero, idade e localidade.

Analise porque eles estariam interessados no que você tem a oferecer. Que tipo de dificuldades o produto ou serviço busca solucionar?

Uma vez que você tiver ideias para o público-alvo, é hora de fazer uma pesquisa de competidores. Veja que tipo de web design eles usam, o tipo de conteúdo que produzem e como eles atraem os seus clientes. Tome notas do que você aprendeu, já que você também vai aplicar essas estratégias no seu site.

Finalmente, determine objetivos claros para si mesmo. Qual a prioridade do seu site? É aumentar o tráfego ou construir identidade de marca? Ou vai focar diretamente em vender ao invés disso?

Os objetivos claros vão agir como diretrizes para o processo de produção de conteúdo. Ao saber exatamente o que você quer atingir com o conteúdo do site, será possível produzir um texto excelente de imediato.

1. Planeje Cada Página de Conteúdo de Maneira Individual

Primeiramente, decida quantas páginas o site terá e comece a planejar cada uma de maneira individual.

Uma landing page geralmente tem três propósitos principais:

  • Cliques. Levam os visitantes para outra página.
  • Geração de leads. Obtém informações do visitante para propósitos de marketing.
  • Vendas. Convence os visitantes a fazer uma compra.

Escolha uma página na qual você vai escrever conteúdo, determine o seu propósito e use-a como uma espinha dorsal para a estrutura e o layout do conteúdo.

Fazer isso vai garantir que você se mantenha no caminho certo e produza conteúdo de qualidade e que servirá ao seu propósito.

2. Use as melhores práticas de SEO

Quando for escrever conteúdo para o seu site, não se esqueça de aplicar as boas práticas de SEO. Use o Google Analytics para encontrar as melhores palavras-chave para cada páginas e use-as como base para o seu conteúdo.

Inclua os metadados para cada página e otimize as URLs. Se você está usando alguma forma de conteúdo visual, otimize os tamanhos dos arquivos e inclua descrições alternativas. Não se esqueça de incluir ícones de redes sociais para encorajar os visitantes a compartilharem o site.

Todas essas práticas vão funcionar no sentido de aumentar o ranking do seu site em mecanismos de busca. Isso significa que o site vai aparecer no topo das páginas de resultado dos sites de pesquisa (SERPs) quando uma palavra-chave relevante for pesquisada.

O resultado disso é um aumento no tráfego orgânico e nas conversões. Em outras palavras, as pessoas que acessarem o site vão automaticamente confiar na sua empresa, já que o mecanismo de busca a sugeriu como uma fonte confiável.

3. Mantenha o Texto Claro e Conciso

Não tem problema nenhum manter um tom amigável e relaxado, mas não exagere enchendo o seu texto com palavras desnecessárias. Portanto, apenas inclua informações necessárias e que são importantes para os seus visitantes.

Mantenha-se fiel ao seu branding, mas tenha em mente que as pessoas querem encontrar as informações rapidamente. Fale de maneira clara o que a sua empresa oferece e por que os visitantes precisam do seu produto ou serviço. Mantenha as frases curtas e use uma voz ativa.

4. Benefícios Acima de Recursos

Você não precisa listar cada recurso que um produto tem para oferecer. Ninguém está interessado e nem tem tempo para ler cada pedaço de informação. Ao invés disso, conte para os seus clientes sobre os potenciais benefícios.

A melhor maneira para resumir os benefícios de um produto ou serviço é olhar para um recurso e fazer a pergunta “e daí?”, se colocando no lugar de um cliente.

Por exemplo, vamos dizer que você venda guarda-chuvas e eles vêm com uma estrutura reforçada.

E daí? E daí que os seus clientes não precisam se preocupar que o guarda-chuva vai se quebrar com facilidade.

E daí? E daí que eles podem estar nas tempestades mais violentas que não precisarão ter medo de ficarem encharcados.

Passe por cada recurso que o produto possui e identifique os benefícios reais. Então simplesmente apresente-os para o seu mercado-alvo e veja as vendas crescerem.

5. Estruture Bem o seu Texto

Mesmo que você liste os benefícios mais claros e escreva o texto mais atrativo, as pessoas não vão ficar no seu site se o conteúdo for difícil de ler.

Primeiramente, divida o conteúdo em seções. Use os cabeçalhos e entretítulos para deixar que os leitores escaneiem as páginas com facilidade.

Não tenha medo de usar bastante espaço branco no meio do texto, já que eles são mais efetivos do que um grande parágrafo em bloco.

Se você quer listar algo específico, use tópicos em lista. Eles são muito mais fáceis de compreender e são mais rápidos de ler.

Finalmente, procure incluir a informação mais crucial no topo. Nem todo mundo chega até o final da página, então a probabilidade de conversão será maior se você começar com a informação mais importante desde o começo.

6. Use Conteúdo Visual

Outra ótima maneira de quebrar o texto é usar conteúdo visual — incluindo imagens, vídeos ou até infográficos relevantes.

Um estudo mostra que as pessoas têm 80% mais de chances de ler um conteúdo se ele incluir imagens coloridas. Use essa informação para a sua vantagem e preencha o site com conteúdo visual que complementa o texto.

Contudo, não se esqueça otimizar suas imagens.

7. Peça para Alguém Revisar

A partir daí, o conteúdo estará finalizado, com o upload feito para o site e com os problemas de design resolvidos. Então chegou a hora de mostrá-lo para outra pessoa. Por mais que você queira revisar seu próprio trabalho, ter um par de olhos diferente vai ajudar a ver outros problemas.

Compartilhe o seu texto com amigos, pares ou membros da família. Peça feedback e aplique as mudanças necessárias. Fazer isso vai garantir que você não vai deixar nenhum erro gramatical e nem de digitação. E também vai fazer com que a intenção e o propósito do seu conteúdo fiquem claros.

Conclusão

Escrever o conteúdo do seu próprio site é difícil, especialmente se você não tem muita experiência. Isso requer que você tenha conhecimento de boas práticas de SEO, saiba conduzir pesquisas e também possa estruturar o seu texto da maneira mais efetiva.

Contudo, com a informação e a orientação certa, qualquer um pode fazer isso. Tudo o que você precisa é dedicar tempo e esforço para seguir as dicas destacadas neste artigo.

Comece ao descobrir o seu público-alvo e estude a competição para obter novas ideias. Então apresente os benefícios mais impressionantes dos seus produtos ou serviços com um texto estruturado de modo preciso, e então veja as suas receitas crescerem.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.