Como Criar Uma Lista de Emails de Forma Rápida e Efetiva
Se você quer criar uma campanha de email marketing de sucesso, a primeira coisa que você precisa fazer é uma lista de emails. Sem isso, você simplesmente não terá para quem enviar emails. Neste artigo, nós vamos ensinar como criar uma lista de emails. Então, prepare-se e vamos para a leitura!
A Importância de Uma Boa Lista de Emails
Email marketing é uma das melhores práticas de marketing digital. Não somente para criar uma relação forte com sua audiência, mas para aumentar a taxa de conversão e ganhar mais dinheiro!
Acredite ou não, o uso de emails globalmente alcançou a marca de 3.5 bilhões de usuários em 2018, e está projetado para chegar a 4.4 bilhões de usuários em 2023.
Dito isso, email marketing é um dos canais que mais se destacam para construir a imagem da marca, elevar a credibilidade entre os usuários e a lealdade. Ainda mais quando você usa um serviço de e-mail profissional, que confere mais relevância e autoridade no endereço da sua conta de email personalizada.
Aqui está um exemplo de como email marketing pode ser usado para enviar ofertas personalizadas para seus clientes.Mais que isso, mais de 50% dos profissionais de marketing provam que email marketing é uma das origens com maiores retornos no investimento (ROI).
Quando se trata de email marketing, a primeira coisa que você precisa fazer é criar uma lista de emails forte.
Como Criar uma Lista de Emails – Melhores Práticas
Email marketing é um ótimo caminho para alcançar seus clientes de forma individual.
Porém, tenha em mente as diferentes fases da jornada do consumidor que requerem conteúdos customizados. Então garanta que você tenha criado uma ótima campanha de marketing de conteúdo.
Depois de elaborar uma lista de emails eficaz, você precisa garantir que enviará os emails que atendam com cada etapa da jornada do usuário.
Sem mais para adicionar, aqui estão algumas das melhores práticas para criar uma lista de emails.
Crie um Formulário
Criar um formulário no seu site é um dos jeitos mais fáceis para ter uma lista de emails para sua campanha.
O formulário deve ser notável e persuasivo. Não esqueça de destacar por qual motivo as pessoas devem dar o email delas a você. O que eles vão ganhar em troca? Como isso será um benefício para eles?
Porém, você precisa estar de acordo com a lei LGPD – você deve fornecer uma caixa de marcação para que os usuários consintam com o registro deles em sua lista de emails, e isto deve estar claro e fácil para ser entendido e preenchido.
Aqui está um exemplo de como a Hostinger faz isso no site em inglês.
Use Botões Customizados – CTAs
CTA significa Call to Action (Chamada para Ação, em inglês). Isto vai redirecionar sua audiência para uma determinada página ou conteúdo e certamente vai gerar leads.
Ter CTAs em diferentes páginas é uma boa forma para atrair novos inscritos. Você pode personalizar os CTAs baseado nos tipos de conteúdos em que estão associados.
Tente usar chamadas envolventes e cativam a atenção, em vez de um simples “Inscreva-se”, “Clique aqui!”, “Teste de graça!” ou “Comece agora”. Por exemplo, o site da Humboldt Country usa “Siga a Magia” em sua página inicial.
Tenha em mente que exibir um CTA que convida sua audiência para que se cadastrem em sua lista de email marketing em qualquer página do seu site será facilmente notado.
Crie um Pop-up
Um pop-up é um conteúdo exibido na frente do conteúdo da página aberta no momento. Gera conversões online de forma eficaz, desde a inscrição de email até vendas. O pop-up pode ser um anúncio, um formulário de inscrição ou uma sugestão de conteúdo.
Veja este exemplo acima de pop-up de anúncio na Hostinger.
Como ele aparece no topo da página aberta e talvez perturbe seus usuários, é importante você se certificar que o pop-up não será intrusivo e mal localizado. Ao invés de colocá-lo no centro do seu site, você pode personalizar o local, tamanho e o tempo em que o pop-up será exibido.
Por exemplo, aqui nos tutoriais da Hostinger, nós também usamos um pop-up de rolagem no canto inferior. É importante ressaltar que o tamanho é pequeno, mas notável de uma uma forma que não irá atrapalhar a experiência do usuário.
Lance uma Campanha de Anúncios
Você utiliza alguma rede social – Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, ou Twitter. Esta pode ser uma ótima forma para atrair novos usuários para o seu site e em seguida encorajá-los a se inscrever em sua lista de email.
Aqui está um exemplo de uma campanha da Hostinger no Instagram:
Quando clicar no botão “Get Offer”, os usuários serão redirecionados para o site da Hostinger.
Aqui está um outro exemplo de como a Hostinger publica seus anúncios no facebook.
Use Brindes
Outra forma poderosa para encorajar os usuários a se registrarem em sua lista de email é oferecendo coisas grátis e de valor, como cupom de desconto, materiais em PDF gratuito e daí em diante.
Sempre que oferecer coisas grátis e que eles precisam, eles vão te dar o email deles em troca e com facilidade.
Por exemplo, o site Kate Spade oferece código de desconto que será enviado para os usuários sempre que eles informam seu email.
Outro exemplo comum encontrado são livros online grátis, como o Sitepoint faz. Todos os usuários precisam enviar nome e email, e o livro será enviados para seus emails.
Esteja Sempre Pronto
Para continuar a aumentar sua lista de email e aproveitar ao máximo sua estratégia de email marketing, é extremamente importante ter sua infraestrutura pronta.
Simplificando, você precisa considerar algumas coisas antes de começar a fazer email marketing, como escolher a plataforma de email marketing, criar formulários de inscrição para aumentar sua lista de emails, criar conteúdo de qualidade e implementar o plano de automação de email marketing.
Conclusão
Como você pode ver, email marketing continua sendo eficaz para expandir seus negócios. Como a multidão de usuários de email está crescendo maciçamente, é importante criar uma lista de email eficiente para atingir um público-alvo bem segmentado.
Aqui estão algumas ótimas maneiras de aumentar sua lista de email:
- Crie um formulário – forneça um formulário de inscrição na página do seu site.
- CTAs personalizados: use um botão ou palavras chamativas e personalizadas para incentivar seu público.
- Crie um pop-up – use um formulário de inscrição por email com pop-up para atrair seu público.
- Mídias Sociais – divulgue seus produtos ou ofertas nas redes sociais.
- Ofereça brindes – crie confiança dando recursos gratuitos ou descontos.
- Tenha sua infraestrutura preparada – prepare seu plano e sua plataforma para iniciar sua estratégia de marketing por email.
Então, o que você está esperando? É um momento perfeito para começar a criar sua lista de email!