Website

Como criar um fórum: os 8 melhores softwares para fazer uma comunidade online em 2018

guia para aprender como criar um fórum usando 8 softwares de comunidades online

Os fóruns são um dos recursos mais tradicionais da internet. Na verdade, é possível afirmar que eles são os precursores de redes sociais como o Facebook. Hoje em dia, é ainda mais fácil de usar um programa de fórum, configurar um e fazer com que seus usuários interajam uns com os outros numa grande comunidade online.

Mas a pergunta é: qual o melhor software para você usar e aprender a como criar um fórum? Neste artigo, vamos mostrar e analisar 8 das melhores opções em softwares de fóruns disponíveis. São eles:

  1. phpBB
  2. MyBB
  3. WordPress
  4. Joomla!
  5. Drupal
  6. Vanilla
  7. Simple Machines Forum
  8. FluxBB

E se você está realmente interessado em aprender a como criar um fórum e começar uma comunidade online, todos esses scripts podem ser instalados com apenas um clique. Para isso, dê uma olhada nos nossos planos de hospedagem e veja, logo abaixo, quais passo você precisa executar no painel de controle da Hostinger.

Depois disso, é a hora da verdade. Vamos falar das funcionalidades de cada um dos 8 programas de fóruns que escolhemos. Você vai aprender quais são as qualidades, as funções e o que eles oferecem para você montar sua própria comunidade online.

Como criar um fórum: instalando um software na hospedagem Hostinger

Antes de mergulharmos a fundo nas melhores opções de scripts para fazer uma comunidade online, vamos mostrar um passo inicial que poderá ser aplicado em todos os softwares que quiser usar para aprender a como criar um fórum.

Tudo pode ser feito diretamente no painel de controle da sua conta de hospedagem com um único clique. E o processo não leva mais do que alguns minutos para ser completo. Siga os passos abaixo para se guiar.

  1. Após acessar sua conta de hospedagem, navegue até a seção Website e clique na opção Auto Instalador.Auto Instalador da Hostinger para fazer um fórum
  2. Procure pelo programa phpBB no campo de busca. Clique no ícone dele e você chegará a uma tela com várias informações para preencher. São elas:

    • URL –  não precisa mexer nesta opção se você tem apenas um domínio para usar. Se tiver mais de um, basta escolher aquele que você quer adicionar o fórum.
    • Linguagem – Escolha o idioma padrão que você quer usar no seu fórum, sendo que o português brasileiro está disponível.
    • Usuário administrador – Nome de usuário que você vai usar para logar no seu fórum.
    • Senha do administrador – Uma senha de acesso que você vai usar para entrar no seu fórum.
    • Email do administrador – Seu endereço de email. É recomendado que você adicione um email profissional aqui, pois você receberá muitas notificações.
    • Título do fórum – O título provisório que você quer dar ao seu fórum. 
  3. Assim que tiver preenchido tudo, clique no botão Instalar localizado ao final dela.
  4. Agora, basta entrar no seu domínio de criação de fórum. Você verá uma tela de fórum phpBB semelhante à de baixo.  

página inicial de fórum feito com phpbb

Viu como não tem segredo aprender como criar um fórum? E o mais legal de tudo é que esse processo poderá ser repetido em qualquer uma das opções de softwares para comunidades online que mostraremos logo abaixo.

Quais funções o melhor software de fórum deve ter?

Como criar um fórum vai muito além de só instalar programas e mexer em painéis de controle. Primeiro, você precisa identificar exatamente o que vai querer ter na sua comunidade online antes de dar um passo além. 

A maioria dos programas de fóruns são bem diretos no que oferecem. Eles habilitam uma conta registrada, criam tópicos e guardam as mensagens que os usuários postan. Os fóruns também costumam ter um sistema de papéis, que permite que você tenha administradores e moderadores bem no topo do gerenciamento do site. Já os usuários comuns têm permissões mínimas.

Fora as funcionalidades mais básicas, existem outras funções que você deveria ter uma certa atenção. É assim que você vai se decidir por um programa de software que atende às necessidades que você precisa ter. Assim, se você quer se certificar que quer oferecer uma experiência rica ao usuário, seu programa de software deve ter:

  • Personalização de perfil. Permitir que os usuários personalizem seus perfis pode fazer com que eles engajem mais, pois eles podem se sentir mais parte do site e da comunidade online.
  • Um editor de texto poderoso. Fóruns são, quase 100% das vezes, baseados em conteúdos em texto. Por isso, é bem interessante oferecer um editor de texto robusto para que os usuários abusem da criatividade na personalização das postagens.
  • Mensagens privadas. Os fóruns são, na sua essência, um espaço para discussões abertas (públicas). Ainda assim, ter um sistema de mensagens privadas é um jeito inteligente de fomentar relações interpessoais para usuários que não querem se expor.
  • Assinaturas personalizadas. Assim como a personalização de perfil, assinaturas personalizadas pode ajudar a aumentar o engajamento dos usuários. Além deles poderem fazer brincadeirinhas com mensagens na própria assinatura.
  • Um sistema de pontuação. Muitos fóruns criam um sistema de níveis que evolui de acordo com a participação e o tempo do usuário no site. Esse tipo de recompensa encoraja os usuários a participarem e a gastarem mais tempo no seu fórum.

Qualquer que seja o programa que você escolher para saber como criar um fórum, ele não precisa ter necessariamente todas essas funcionalidades a mesmo tempo.

O que você precisa realmente ter depende exclusivamente da experiência que você queira oferecer. Por exemplo, se você quer fazer uma comunidade online que permita que os usuários enviem enquetes, pode ser desnecessário ter funções como assinaturas ou um sistema de pontuação.

Porém, a maioria dos fóruns hoje em dia tem o tanto quanto de funcionalidades for possível. A ideia é ter uma experiência bem próxima a de redes sociais, pois os usuários se sentem compelidos a voltar sempre. Por essa razão, é interessante considerar ter a maioria ou todas as funções mostradas acima, mesmo que isso não esteja nos seus planos iniciais.

Como criar um fórum: comparando os 8 melhores programas de fóruns

Agora que você já tem uma ideia do que vai precisar para aprender a como criar um fórum, é hora de explorar algumas das melhores opções de programas para criar uma comunidade online.

O que você vai conferir logo abaixo não é uma listagem exaustiva, mas uma coleção com as 8 melhores ferramentas de softwares que recomendamos para aqueles que querem criar seus próprios fóruns.

Vamos começar, então, direto com o melhor deles.

1. phpBB

tela inicial do fórum phpbb

Se existe uma forma prática de saber aprender a como criar um fórum é com o phpBB. Ele é uma plataforma flexível que permite que você crie painéis onde os usuários registrados podem postar mensagens. Uma vez que o fórum esteja criado, você pode criar quantos painéis quiser. O legal é que essa ferramenta aguentar milhares de usuários, ainda mais se você estiver usando uma hospedagem de sites de qualidade.

Além das funcionalidades mais básicas, o phpBB também permite usar extensões e adicionar novas opções ao seu fórum. Existem centenas de extensões gratuitas para usar, o que permite que você adicione quase todas as funções relacionadas a fórum que pode querer.

o phpBB também inclui um sistema de temas, que você pode usar para mudar a aparência do seu fórum. E, claro, seus usuários também terão várias opções de personalização de perfil e postagens. Por último, esse programa de código aberto tem uma comunidade já muito ativa. Então você consegue encontrar respostas para qualquer problema ou dúvida que tiver.

Prós

  • Oferece um poderoso programa de fórum com múltiplas hierarquias de opções.
  • Permite que os usuários personalizem postagens e perfis.
  • Oferece acesso a várias opções de moderação.
  • Permite que você use extensões e temas para personalizar seu fórum.
  • É bem responsivo e dinâmico.

Contras

  • A maioria dos temas para phpBB estão desatualizados para os padrões de 2018.

Resumidamente, o phpBB é uma ótima recomendação se você está procurando por um software de fórum que seja altamente personalizável. Com extensões, você consegue encontrar praticamente tudo o que precisar.

2. MyBB

site do fórum MyBB

Por agora, já deve estar claro para você que existem algumas funcionalidades que você espera encontrar nas melhores opções de como criar um fórum. Isso inclui a habilidade de criar painéis de mensagens, registros de usuários e recursos avançados de moderação.

Em vez de repetir os mesmos pontos, vamos nos concentrar no que cada uma das demais plataformas faz de maneira diferente. O MyBB, por exemplo compartilha muitas das mesmas funções do phpBB. Ela oferece um sistema robusto de temas e plugins, tem uma comunidade ativa e é fácil de usar.

A diferença, nesse caso, é que o MyBB não oferece muitas extensões. Contudo, ele supera o phpBB quanto falamos em estilo. Os fóruns criados a partir do MyBB tendem a ter uma aparência bem mais moderna, dinâmica, e seus usuários costumam se sentir bem à vontade quando os estão usando.

Prós

  • Plataforma de código aberto fácil de usar, com todos os recursos que você precisar.
  • Permite você instalar plugins e temas para customizar seu fórum.
  • Inclui um sistema de reputação de usuários.
  • É bem fácil de usar para calendários e agendar evento.

Contras

  • Não é tão poderoso quanto o phpBB.

O MyBB é uma escolha óbvia se você gosta do que o phpBB oferece, mas se procura por algo mais estiloso. Na nossa experiência, o phpBB oferece recursos mais avançados, mas o MyBB ainda é robusto o suficiente para lidar com os fóruns mais populares. O que você talvez não saiba é que a plataforma permite criar muitos tipos de sites, graças a sua coleção gigantesca de plugins.

3. WordPress

fórum WordPress Brasil

Desse ponto em diante, vamos enxergar além dos softwares específicos de como criar um fórum para começar a cobrir plataformas indicadas para múltiplos propósitos. Você provavelmente já ouviu falar do WordPress antes, pois ele é o CMS mais popular do mundo.

Algumas das melhores opções que você pode escolher para criar um fórum WordPress inclui o Asgaros Forum, o wpForo Forum e o bbPress. Qualquer um destes plugins oferece todas as funções básicas que você precisa para criar uma comunidades online, além de vários extras úteis.

Pode até parece contraprodutivo usar uma plataforma feita para múltiplos propósitos para criar seu fórum online. Ainda assim, um CMS como o WordPress é o melhor programa de fórum que você pode usar para fazer não apenas um site, mas també um fórum ao mesmo tempo.

Prós

  • Oferece acesso à maior coleção de temas e plugins da internet.
  • Incrivelmente fácil de usar.
  • Permite configurar sites e painéis de mensagens.
  • Facilita escolher entre uma variedade de plugins para fóruns para uma experiência altamente personalizada.

Contras

  • A plataforma não foi construída com o propósito para fóruns, então é preciso um pouco de conhecimento para conseguir fazer um funcionar.

Se você já é um usuário WordPress, faz sentido usar essa plataforma para também criar um fórum. Mesmo que você nunca tenha usado o CMS antes, é fácil de fazer tudo. O que é bem interessante, já que, saber como usar o WordPress pode abrir muitas portas para você e seu negócio.

4. Joolma!

Joomla para fazer fórum

O Joomla! é outro CMS que você pode usar para construir qualquer tipo de site que puder imaginar, incluindo uma comunidade na internet, levando em conta que você quer aprender como criar um fórum. Assim como WordPress, ele também tem um catálogo poderosos de plugins e temas, sendo incrivelmente personalizável.

A diferença entre o WordPress e o Joomla! é que este oferece um maior controle sobre seus projetos instantaneamente. Ele é voltado para usuários com alguma experiência em desenvolvimento de sites; assim, não é tão simples de usar quanto o WordPress.

Se você está procurando por um CMS robusto para usar no seu fórum, você vai precisar escolher o plugin certo para fazer isso. Algumas das opções que indicamos são o Kunena, o ChronoForums e o EasyDiscuss (alternativa paga).

Prós

  • Oferece mais controle do seu site a todo momento.
  • Tem várias opções de plugins para você escolher e montar seu fórum online.
  • Oferece um sistema integrado com recursos de SEO.

Contras

  • Começar com o Joomla! é um pouco mais difícil do que outras plataformas que vimos até agora.
  • Suas escolhas para plugins de fórum são mais limitadas do que com o WordPress.

Tem muita discussão por aí sobre qual é a melhor opção entre WordPress e Joomla! Na nossa opinião, as duas plataformas têm lugares garantidos ao sol. A primeira é muita mais fácil para iniciantes que querem começar na internet. Já o Joomla! exige um pouco de conhecimento de programação para tirar o máximo de proveito dele.

5. Drupal

plataforma Drupal para criar fórum online

O Drupal é o último da nossa lista de sugestão entre os melhores programas alcançar seu objetivo de como criar um fórum. Ele é um outro CMS bem popular e que se destaca na mesma categoria com o WordPress e o Joomla! em termos de funcionalidades.

Quando falamos de funcionalidades, o Drupal é um dos CMSs mais poderosos que você pode usar. Porém, adicionar esses recursos significa que você terá que passar por um processo de aprendizado. Na verdade, saiba que usar o Drupal sem qualquer tipo de conhecimento em programação pode ser um pouco frustrante.

Dito isso, a plataforma oferece uma sólida coleção de módulos e temas para personalizar a experiência dos seus usuários. Só que você não precisa usar nenhuma extensão para criar um fórum com o Drupal, pois o CMS inclui essa funcionalidade nos seus próprios recursos. É claro, existem alguns módulos que você pode usar para habilitar e estender as opções que vêm como padrão no Drupal. Uma delas é o Advanced Forum.

Prós

  • Oferece uma tonelada de opções de personalização.
  • Oferece uma funcionalidade com fórum já integrado.
  • Oferece acesso a módulos e temas que você pode usar para melhorar seu fórum.

Contras

  • Pode ser difícil começar com Drupal se você não tiver experiência com programação ou desenvolvimento de sites.

De uma maneira geral, o Drupal é uma escolha sólida se você está procurando por algo que tenha recursos de escalabilidade para uma grande empresa. E, se você for um desenvolvedor, é quase certo que você não terá nenhum problema para criar seu primeiro fórum online.

6. Vanilla

plataforma Vanilla para fazer comunidade online

Até agora, falamos apenas de softwares de código aberto para saber como criar um fórum. Por outro lado, o Vanilla oferece tanto uma versão em código aberto quanto uma edição premium paga.

A edição premium do software de fórum começa com um preço assustador de US$ 599 e é mais recomendada para empresas de grande porte. Contudo, a versão gratuita do Vanilla oferece recursos e funcionalidades o suficiente para você começar um fórum.

De uma maneira geral, essa plataforma se destaca das outras opções por ter um alto nível de polimento. Os painéis de mensagens que você pode criar são lindíssimos e você ainda tem acesso a sistemas de plugins e temas. Infelizmente, não existem muitas opções de plugins gratuitos, então você ficará restrito aos recursos básicos.

Entretanto, isso não chega a ser tão ruim pois esses recursos, embora sejam básicos, permitem que você crie e mantenha um fórum decente e moderno. Além disso, você também terá acesso a seções do tipo “Best Of”, que têm opções avançadas como editores de texto, salvamento automático de progresso e mais.

Prós

  • Permite criar fóruns lindíssimos usando sistemas básicos de plugins e temas.
  • Permite aos usuários usarem um editor avançado de textos e com várias opções de personalização.
  • Seus conteúdos vão sendo salvos automaticamente assim que os tiver escrevendo.
  • Inclui a opção de criar grupos privados para seus usuários.

Contras

  • A disponibilidade de plugins e temas não é tão extensa quanto deveria ser.

Se quiser, o Vanilla tem uma versão paga do software na página inicial dele. Porém, a versão gratuita é uma das melhores opções até agora. Ela tem um nível impressionante de polimento e, se não fosse pela pequena quantidade de plugins, seria a nossa escolha mais indicada deste tutorial.

7. Simple Machines Forum

plataforma Simple Machines Forum para fazer uma comunidade na internet

Se quer uma simples comparação com os outros programas de fóruns, o Simple Machines Forum é o mais parecido com o phpBB. Com ele, a tarefa de como criar um fórum ganhar muito mais flexibilidade dos módulos e dos temas.

O Simple Machines Forum usa um gerenciador de pacotes que faz o processo de instalar e atualizar módulos algo muito fácil. Além disso, ele tem a maior coleção de plugins dentre as opções de código aberto para criar fóruns.

Fora isso, o Simple Machines Forum também aceita um sistema de assinaturas para os membros do seu fórum. Assim como todos os outros recursos que você gostaria de ter de uma sólida ferramenta de fóruns.

Prós

  • Provê acesso à maior coleção de módulos e temas quando falamos de software para fóruns.
  • Permite que você troque de idiomas com um único clique.
  • Simplifica a criação de um sistema premium de assinatura para os usuários.

Contras

  • A maioria dos seus temas parecem datados.
  • A plataforma não oferece muitas opções de personalização de perfil.

Em suma, o Simple Machine Forum é uma excelente opção se você quer acesso a tantos módulos e temas quanto possível. Essa riqueza de opções permite que você implemente quase qualquer recursos que quiser ao seu fórum. Além disso, é útil ter uma opção para assinaturas pagas. Entretanto, essa não é a opção de programa de fórum mais recomendada se você quer algo mais estiloso.

8. FuxBB

fórum criado com o software FluxBB

Até agora, todas as opções de como criar um fórum com softwares têm uma coisa em comum: elas tentam ser umas melhores que os outras em recursos. E isso é esperado, já que muitos usuários vão querer usar a ferramenta mais poderosa e completa que encontrarem.

Porém, às vezes você não precisa uma plataforma que ofereça centenas de recursos quando você só precisa de algumas. Nesse sentido, o FluxBB foca em oferecer uma alternativa mais leve e mais orientada ao desempenho do que qualquer outra plataforma que vimos.

Na prática, isso não significa que o FluxBB tenha poucos recursos. Ele oferece todos os básicos que você precisa para começar seu fórum, além de várias opções de moderação. Tem até pacotes de temas e plugins, embora não sejam tão numerosos assim. De uma maneira geral, o FluxBB oferece uma experiência fantástica se quer usa uma plataforma simples sem exageros.

Prós

  • Oferece alto desempenho em todos os momentos.
  • Permite que você use temas e plugins.
  • Inclui opções avançadas de personalização de perfil e um sistema de ranking de usuários.

Contras

  • Sua coleção de temas e plugins é um tanto escassa e enfadonha.

Embora tenha uma lista bem restrita de temas e plugins, o FluxBB oferece tudo o que você precisa para criar um fórum online robusto e moderno. É uma alternativa perfeita se você não quer lidar com um programa complexo e está procurando algo com desempenho rápido.

Conclusão

O processo de como criar um fórum é tão parecido quanto o de como fazer um site. Ou seja, você precisa de uma hospedagem confiável e ferramentas que oferecem todas as funcionalidade que você vai precisar.

O phpBB é a nossa recomendação devido a sua riqueza de recursos. Mas, como vimos antes, é bastante difícil escolher apenas um representante para ser considerado “o melhor programa de fóruns” entre todos.

Por isso, para saber como criar um fórum e utilizar todos os recursos disponíveis, o ideal é que você teste algumas das opções e se decida por aquela que melhor encaixa com seu perfil de usuário e com a finalidade do seu site atrelado à comunidade que você for criar.    

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Envie a sua mensagem para a gente pela caixa de comentário logo abaixo! Vamos adorar interagir com você. 😉

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]