Website

Como Criar Um Site de Empregos Online (E Como Monetizá-lo)

como criar um site de empregos online

Atualmente, a maioria das pessoas procuram por vagas de emprego na internet em vez de sair batendo na porta das empresas. Isso significa que existe um potencial absurdo para sites que ajudam os empregadores a contratarem novos profissionais. Em outras palavras, aprender a Como Criar Um Site de Empregos (e a monetizá-lo) pode ser uma excelente oportunidade de negócio.

Neste guia, vamos mostrar para você como criar um site de vagas de emprego online em 5 passos. Ao final do tutorial, você será capaz de criar sua primeira lista com anúncios de emprego e ganhar dinheiro com possíveis candidatos a essas vagas.

Vamos começar?

Passo 1 – Registre um Domínio para seu Site de Empregos Online

O primeiro passo para fazer qualquer site é ter uma ideia para um nome de domínio e registrá-lo. Escolher um nome para o seu site é um processo bem subjetivo. Porém, existem algumas dicas que você pode usar para escolher o mais apropriado para o seu site de empregos.

  • Tente manter o nome mais curto, fácil de ser lembrado e que faça sentido com o contexto.
  • Quando possível, escolha domínios .com.br ou .com, pois essas extensões passam mais confiança e os outros tipos de extensão são menos populares.
  • Procure por nomes que também estejam disponíveis para usar em páginas de redes sociais.

Neste momento, seu objetivo é ter ideias para vários domínios. Para um site de empregos online, você provavelmente vai pensar em nomes que logo delimitam o assunto do seu site. Por exemplo: encontrarempregoonline.com.br, seuempregoonline.com.br, classificadosdeempregoonline.com.br. E assim por diante.    

É possível que alguns destes nomes de domínios já estejam em uso. Por conta disso, você precisa fazer uma pesquisa de disponibilidade de possíveis nomes de domínio para o seu site de empregos. O legal é que a Hostinger facilita isso para você com uma ferramenta de verificação de domínios.  

pesquisa de nome de domínio

Assim que escolher um nome de domínio, siga em frente e faça o registro dele. Apenas certifique-se de, antes de completar esta etapa, de ter escolhido o nome mais apropriado. É até possível mudá-lo mais para frente, mas o processo é bem bagunçado e pode impactar no SEO do seu site.

Passo 2 – Encontre uma Hospedagem de Site de Qualidade

Quando falamos de hospedagem de sites, existem vários tipos. Porém, abaixo estão algumas dicas do que uma provedora de hospedagem deve oferecer nos seus serviços.

  • Desempenho excelente. O ideal, independente da empresa de hospedagem que você escolher, é que o desempenho dos serviços contratados sejam sempre de qualidade e eficientes.
  • Diferentes planos com muitas opções de preços. Como você vai criar um novo site, é possível que você queira um plano mais modesto. Assim, ter uma variedade de planos com diferentes recursos e preços, além de opções para futuros upgrades, é algo a se considerar.
  • Suporte eficiente. Se você não consegue contato com sua provedora de hospedagem para resolver qualquer problema, é recomendado que você a troque por uma empresa mais eficiente. Suporte é uma das questões mais importantes na hora da contratação.  

Geralmente, recomendados planos de Hospedagem Compartilhada para os novos sites. Esses planos tendem a ser relativamente baratos. Além disso, se você escolher a provedora certa, você terá mais do que recursos suficientes para seu site começar a crescer.

Quando seu site ganhar tração, é aqui que entra o diferencial da Hospedagem VPS (Servidor Privado Virtual). Com ela, você tem um espaço dedicado em um servidor e mais recursos para usar no seu site, além de também ser mais escalável. E não é exatamente isso que você quer com seu projeto na internet?

hospedagem vps na hostinger

Esses benefícios são excelentes para um site de empregos online, pois geralmente demanda mais recursos por ter um potencial de tráfego maior. Para ter uma ideia, com alguns anúncios já é possível que seu site seja encontrado por centenas de visitantes. Então, claro, você vai querer uma hospedagem mais robusta.

A boa notícia é que, dependendo da provedora que você usar, os planos iniciais de uma Hospedagem VPS nem são tão mais caras que os de uma Hospedagem Compartilhada.    

planos de hospedagem VPS na Hostinger

Assim que escolher o plano de hospedagem ideal, você estará pronto para aprender a como criar um site de empregos online. E, para isso, você vai precisar de uma plataforma de conteúdos.  

Passo 3 – Como Criar um Site de Empregos com um CMS

Agora que você já tem um domínio e um plano de hospedagem, você precisa de uma ferramenta para construir o seu site de vagas de emprego. E, quando falamos de sites complexos como os de vaga de empregos online, recomendamos usar um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Esse tipo de software permite que você crie sites que contenham muitos conteúdos. Isso inclui postagens completas de blogs e muitas listas de vagas de emprego.

São várias as opções de plataformas de CMS que você pode usar. Algumas são mais indicadas, inclusive, se você não tem experiência com programação. O WordPress, por exemplo, é muito conhecido pela sua facilidade de uso e flexibilidade. Ainda que ele seja frequentemente confundido com uma plataforma só para blog, o CMS faz muito mais que isso.  

página inicial do wordpress

O ponto principal de usar o WordPress é o seu gigantesco potencial de personalização. Com sistemas de plugins e temas, você rapidamente consegue publicar um site com praticamente qualquer funcionalidade que você quiser. E isso inclui uma lista online de empregos.  

Mas além do WordPress, existem várias outras opções de CMSs que você também pode usar. Entre elas, duas plataformas também merece destaque: o Joomla! e o Drupal.   

Com o Joomla!, você tem acesso e um pacote maior de configurações de site do que o próprio WordPress. Por exemplo, a plataforma inclui funcionalidades embutidas de SEO, algo que você pode usar instantaneamente para atrair ainda mais tráfego.

página inicial do joomla!

O Joomla! também é excelente se você quer fazer um site em vários idiomas. Em contrapartida, ele é um pouco mais desafiante de configurar do que o WordPress.

Finalmente, mas não menos importante, o Drupal é uma boa escolha se você já tem alguma experiência com programação. Ele é altamente escalável, tem muitos recursos disponíveis e gerenciar tudo com leveza.

O lado menos legal do Drupal é que você precisa ter alguns conhecimentos técnicos para usá-lo a todo potencial. Além disso, também pode levar mais tempo que os demais CMSs para configurá-lo e, enfim, saber como criar um site de empregos.  

página inicial do drupal

Neste guia em particular, vamos focar no WordPress justamente por ele ser o mais amigável entre as trẽs opções que listamos. Entretanto, a Hostinger tem suporte tanto ao Joomla! quanto ao Drupal. Então, se quiser, instale qualquer um deles e comece a desenvolver seu site de vagas online.

Passo 4 – Configure um Plugin de Empregos no WordPress e Publique seu Primeiro Anúncio

Assim que o WordPress estiver instalado, é hora de trabalhar. O WordPress não inclui uma funcionalidade próprio para você criar um site de vagas de emprego. Porém, a boa notícia é que você mesmo pode adicionar esse recurso de uma maneira bem fácil. Basta usar um plugin. A nossa opção favorita é o plugin Simple Job Board.   

plugin simple job board

Assim que instalar e ativar o plugin, uma nova aba chamada Painel de Vagas vai aparecer no painel de controle do seu site WordPress. Se você clicar nela, você será redirecionado para uma tela que vai mostrar as listas de vagas já criadas. Por ora, não existe nenhuma lista ali, pois você ainda não as criou.

painel de vagas wordpress

Clique no botão Incluir Novo (foto acima). Você será redirecionado para uma tela de edição de vagas e texto do próprio WordPress. Aqui, você pode definir um título para a sua vaga de emprego e criar uma descrição para ela.  

edição da vaga de emprego no wordpress

Se você descer mais o mouse pela página, verá alguns recursos para delimitar as Características da Vaga de emprego. Aqui você pode incluir detalhes como remuneração e outros benefícios da oferta. Além disso, também pode inserir um campo para os candidatos enviarem seus currículos com um formulário de contato.

adicionar características da vaga de emprego no wordpress

Descendo mais com o mouse pela página, você chega à seção de Dados de Vaga. Aqui você pode preencher o nome, o site, o slogan e o logo da sua empresa. Tente preencher o máximo de informações, pois isso faz com que sua oferta passe mais credibilidade, atraindo mais visitantes e inscrições.  

preencher dados da vaga de emprego no wordpress

Quando terminar de preencher tudo, basta clicar em Publicar para colocar sua oferta de emprego online. Para facilitar, seus visitantes podem acessar à vaga criada direto pelo link seudominio.com.br/jobs. Nesta página, você consegue ver a lista de vagas publicadas.

vaga de emprego publicada no site

Como você pode perceber, o plugin até mesmo tem uma barra de buscas onde os visitantes podem procurar por vagas específicas já publicadas. Assim, quando algum visitantes se candidatar a alguma vaga, você pode dar uma olhada na candidatura visitando a seção Candidatos do plugin.

Passo 5 – Adicione um Sistema de Assinaturas no seu Site de Empregos Online

Agora que você já aprendeu a como criar um site de empregos, está na hora de encontrar um jeito de como ganhar dinheiro com ele. Em outras, palavras, você agora vai aprender a como monetizar seu site de empregos. Para fazer isso, vamos usar o plugin Membership & Content Restriction.

plugin membership & content restriction

Com este plugin, você poderá cobrar para que os usuários se registrem na sua página de ofertas de emprego. Então, você pode configurar para que o plugin Simple Job Board mostre as vagas disponíveis apenas para os usuários cadastrados e logados no seu site. Dessa maneira, apenas os membros pagos poderão ver e se candidatar às vagas listadas.

Para fazer com que o plugin membership & Content Restriction funcione, você vai precisar de três coisas:

  1. Habilitar o registro de usuário no seu site WordPress.
  2. Um certificado SSL, que você pode instalar pela Hostinger.
  3. Uma conta no Paypal, para armazenar os ganhos que você vai receber pelos cadastros pagos.

Para conseguir realizar o item 1, vá até a seção Configurações > Geral no painel de controle do seu site WordPress. Lá, você encontra uma opção para ativar registros de usuários no seu site no trecho Membros.  

registrar novos membros no site wordpress

Assim que fizer isso – e configurar o certificado SSL e uma conta de PayPal, siga em frente e instale o plugin Membership & Content Registration. Depois disso, você consegue criar qualquer tipo de plano de assinaturas, em que os visitantes do seu site vão poder se cadastrar e registrar.

adicionar novo plano de assinatura no wordpress

Quando criar o seu novo plano de assinaturas para membros, clique no botão Save Subscription ao lado direito da página. Volte para a aba Painel de Vagas e abra qualquer lista de vaga de emprego que você criou anteriormente.

Quando descer o mouse pela página, agora você encontrar a seção Restrição de Conteúdo. Aqui você determina quais usuários podem acessar uma oferta de emprego em específico. Obviamente que, neste caso, você pode dar prioridade aos usuários pagantes do seu site.

opção de restrição de conteúdo no wordpress

A esta altura do campeonato, você já sabe como criar um site de empregos usando o WordPress e a como restringir conteúdos para usuários pagantes. Agora, chegou a sua vez de decidir quais vagas serão disponibilizadas gratuitamente a todos os visitantes do seu site e quais delas apenas para membros pagos.

Conclusão

Sites de empregos online são uma das melhores formas de encontrar novas oportunidades de trabalho. Se você criar uma listagem com ofertas e dar detalhes completos sobre elas, seus visitantes vão ficar cada vez mais interessados em visitar sua página.

E atrair novos membros não é exatamente o que você quer? Melhor ainda, pode aproveitar esse tráfego extra no seu site e conseguir ganhar dinheiro online com um plano de assinaturas para vagas exclusivas.

Ficou com alguma dúvida como sobre criar um site de empregos? Ou de como monetizar o seu site com um sistema de assinaturas para membros pagos? Deixe uma mensagem logo abaixo nos comentários que vamos responder logo em seguida.

 

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]