Como Escolher um Domínio? Conheça as Melhores Práticas

Um nome de domínio é o que os visitantes escrevem na barra de pesquisa de seus navegadores para acessar um site. 

Por isso é essencial garantir que seu nome de domínio seja fácil de escrever e memorizar. Idealmente, ele deve incluir o nome do seu negócio, afinal de contas você não quer que seus potenciais clientes sofram para encontrar sua empresa na internet porque você tem um domínio ruim.

Então, como escolher um nome de domínio adequado para o seu negócio? Como garantir que ele vai ajudar a construir credibilidade e confiança com os clientes enquanto representa a identidade da sua marca?

Para responder a essas perguntas, vamos entender primeiro do que se trata um domínio e do que ele é composto. Vamos utilizar o seguinte exemplo: www.loja.nomedamarca.com.br.

  • www e loja – ambos elementos são subdomínios. Hoje em dia, o www é considerado mais como um prefixo opcional do que um requisito. O www é mais utilizado ao lado de domínios de segundo nível (second-level domains). store também é opcional, indica um subdomínio ligado ao domínio principal, como outra página do site. 
  • nomedamarca – isso representa o second-level domain, é o nome em si.
  • com.br – é o top-level domain (TLD), isto é, a extensão do domínio. 

Idealmente, um domínio de segundo nível deve incluir ou seu nome pessoal ou o nome da empresa. Isso porque se trata da parte que os visitantes precisam memorizar para acessar seu site, então o nome precisa refletir o seu negócio.

A melhor maneira de escolher um ótimo nome de domínio é fazer uma lista de possíveis escolhas. Depois disso, afunile suas opções ao verificar a disponibilidade dos domínios listados através de um verificador de nome de domínio

Uma vez que você tiver reduzido o número de possíveis nomes de domínio, veja quais TLDs podem ser utilizados, e escolha aquele que for melhor para seu site. Aqui na Hostinger, oferecemos uma enorme variedade de top-level domains, então fique à vontade para checar as opções e escolher a melhor extensão de domínio para seu site.

Como Escolher um TLD

Um TLD é a última parte do endereço da sua URL, e ele indica o propósito do seu site, de acordo com as diretrizes determinadas pelo ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números). 

Resumidamente, há três principais tipos de domínios de topo (ou top-level domains):

  • gTLD – domínio de topo genérico
  • sTLD – domínio de topo patrocinado
  • ccTLD – domínio de topo de código de país

Um gTLD é o tipo de domínio de topo mais comum, e não possui nenhuma restrição para ser comprado e registrado. A maioria dos sites prefere registrar domínio .com, justamente por ser o tipo mais popular, mas outros exemplos de bons gTLDs são:

  • .org 
  • .net 

De todo modo, nossa lista de opções não está limitada apenas às extensões de domínio populares. Há diversas outras opções de TLDs que são consideradas ótimas alternativas. Elas incluem top-level domains como .online, .site, .store e outras extensões relativamente novas no mercado. 

Idealmente, cada tipo de gTLD deveria representar o propósito do seu site. Por exemplo, em teoria, a extensão .com deve ser utilizada para sites comerciais, enquanto domínios .org devem ficar reservados apenas para organizações.

Além disso, nomes de domínio .net foram originalmente utilizados por companhias envolvidas com tecnologias de internet, como provedores de internet. Já o registro de domínio .online é ideal para levar um negócio físico para o online.

Entretanto, hoje em dia, qualquer pessoa pode registrar o nome de domínio do seu site utilizando qualquer um dos gTLDs disponíveis, independente de sua finalidade inicial refletir ou não o propósito da marca. Por esse motivo, existem extensões no mercado hoje como .xyz e .icu — que são top-level domains genéricos, livres de restrições de uso, e não estão associados com nenhum nicho específico. 

Mesmo assim, é sempre uma boa ideia utilizar uma extensão de domínio que reflita sobre o que se trata seu site. Por exemplo, se o endereço da sua loja virtual termina com .store ou .shop, é mais provável que potenciais clientes cliquem em sua URL, pois sabem que se trata de um endereço de loja virtual. 

Já os sTLDs são administrados por organizações privadas. Ou seja, você só consegue registrar um sTLD se seguir regras e critérios específicos, e apenas caso possuir permissão para fazer isso. 

Bons exemplos de sTLDs incluem:

  • .gov – apenas para instituições governamentais
  • .edu – exclusivo para instituições educacionais
  • .mil – designado para organizações militares

O último tipo de top-level domain é a extensão ccTLD. Ela representa o local ou país em que o site, empresa ou organização está situado. 

Bons exemplos de ccTLDs são:

  • .br – Brasil
  • .us – Estados Unidos
  • .co.uk – Reino Unido
  • .fr – França
  • .eu – União Europeia

Ao ver esse tipo de TLD, os visitantes conseguem identificar em qual região o site está baseado. Na maioria dos casos, não há permissões adicionais ou requisitos obrigatórios para poder registrar um domínio de topo de de código de país. 

Vale lembrar que alguns ccTLDs não estão mais associados com territórios ou países específicos. Por exemplo, .ai é a extensão de domínio oficial de Anguilla, um território britânico ultramarino no Caribe. Porém, muitas empresas de tecnologia utilizam essa extensão de domínio hoje em dia como um top-level domain genérico, devido à sua associação com a inteligência artificial (artificial intelligence, “AI” em inglês). Outro exemplo disso acontece com o ccTLD originalmente designado para as Ilhas Cocos: domínios .cc, que se tornaram uma boa alternativa aos domínios .com. Eles são utilizados por diferentes sites pessoais e profissionais nos dias de hoje, sem ter ligação com o território em questão. 

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

Conclusão

Saber como escolher um nome de domínio para o seu negócio é essencial. Um nome de domínio ruim pode afetar diretamente o tráfego, as taxas de conversão e a credibilidade geral do site. 

Para evitar que isso aconteça, dedique um tempo para pensar no seu nome de domínio. Faça um brainstorm, junte ideias e diferentes opções, então veja o que melhor representa sua marca e vá afunilando as alternativas de acordo com a disponibilidade dos domínios desejados até chegar naquele que for ideal. 

Para resumir, aqui estão algumas dicas de como escolher um bom nome de domínio:

  • Faça uma lista de nomes de domínio que são adequados para seu site e para a identidade de sua marca. 
  • Verifique em uma registradora a disponibilidade dos domínios listados e reduza suas opções.
  • Adquira e registre o nome de domínio desejado para seu site.

Aqui na Hostinger, os preços para comprar ótimos nomes de domínio começam em apenas R$ 4,99/ano

Você também pode ganhar um nome de domínio completamente gratuito se adquirir um de nossos planos de hospedagem web premium

De modo geral, considere qual a melhor opção para você, e tome a decisão baseado naquilo que for mais adequado para o seu negócio.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.