O Que é Domínio? Guia para Iniciantes

O Que é Domínio? Guia para Iniciantes

Escolher um domínio é um dos aspectos mais importantes da sua presença online, especialmente na hora de construir um site.

Baixar eBook: Como Criar seu Primeiro Site em 9 Passos Fáceis

Um domínio é um endereço único para um site. Geralmente, ele consiste no nome do site e numa extensão de domínio. Um domínio memorável vai fortalecer sua marca e ajudar seu público a encontrar o seu site.

Este guia amigável para iniciantes vai explicar tudo que você precisa saber sobre domínios, incluindo como eles funciona e por que você precisa de um. Também vamos explicar como obter um domínio e responder perguntas frequentes sobre o assunto.

O Que É Domínio?

Um domínio seria o equivalente a um endereço físico para o seu site. Ele ajuda os usuários a encontrar seu site com facilidade, sem ter que memorizar seu endereço de protocolo de internet (IP). Nomes de domínio que consistem em um nome e uma extensão são parte fundamental da infraestrutura da internet.

Diferenças Entre Domínio e URL

O nome de domínio e a URL (Uniform Resource Locator) compartilham algumas similaridades, mas são coisas diferentes. Uma URL funciona como um endereço completo na web, capaz de direcionar os visitantes para uma página específica dentro de um site. Um domínio é apenas parte dela.

Uma URL consiste em protocolo, domínio e caminho. O protocolo mostra se um domínio tem um certificado para site (o SSL – inclusive, você pode conseguir um certificado SSL grátis aqui na Hostinger mesmo). Note que as URLs apenas têm um caminho quando elas direcionam um visitante para uma página específica de um site.

estrutura da url: protocolo, subdomínio, nome de domínio e caminho

Também existe o Nome de Domínio Completamente Qualificado (FQDN). Ele se refere à versão completa de um domínio, que também consiste no hostname.

Como Funcionam os Domínios?

Cada site tem dois elementos principais: um domínio e um servidor de hospedagem. Todos os domínios são ligados aos seus respectivos endereços de IP e apontam para o servidor específico que hospeda determinado site.

Quando um usuário insere um novo domínio no navegador, ele procura pelo endereço de IP associado através da rede global de servidores DNS (Sistema de Nomes de Domínio).

A seguir, o servidor com a informação sobre o endereço de IP retorna os dados ao navegador. O browser, por sua vez, solicita dados sobre o site ao serviço de hospedagem do domínio. Esse servidor armazena todos os dados do site, incluindo seus arquivos, seu banco de dados, e o seu código HTML.

Assim que o host tiver enviado os dados de volta, o navegador irá convertê-los numa página que os usuários podem visitar.

explicação sobre como funcionam os domínios, desde o navegador até o servidor

Por Que eu Preciso de um Domínio?

Aqui estão algumas das razões pelas quais você precisa de um domínio para a sua empresa ou o seu projeto:

  • Memorização. Tecnicamente, seu público pode visitar seu site sem um domínio, basta inserir o seu endereço de IP. Contudo, ele é feito de uma série de números, e é difícil de se lembrar. Um domínio ajuda um site a ser mais acessível para os usuários da internet.
  • Branding eficaz. Um domínio bem pensado vai ajudar a comunicar sua empresa ou seu projeto de uma maneira que se alinha com os valores e a missão da sua marca.
  • Credibilidade. Sites que usam um domínio customizado passam uma impressão de maior profissionalismo do que aqueles com domínios grátis, como seusite.criadordesites.com.
  • Endereço de email customizado. Ter um domínio permite que você crie contas de email profissionais únicas, como nome@seudominio.com. Isso faz com que sua apresentação seja mais consistente através dos seus diferentes canais na internet.
  • SEO. Um domínio memorável e com palavras-chave relevantes vai impactar positivamente na otimização do seu site, melhorando seu ranking nos motores de busca.

Diferentes Tipos de Domínios

Nem todos os domínios seguem a mesma fórmula. Enquanto os endereços .com são responsáveis por 46,5% de todos os sites do mundo, ainda há muito espaço para outras extensões de domínio, como .org e .net. Em geral, os tipos mais comuns de domínios incluem:

TLD: Domínios de Topo

Um domínio de topo é exatamente o que o nome diz: um tipo de endereço que fica no topo do sistema de nomes de domínio. Existem mais de mil TLDs disponíveis, porém os mais comuns incluem .com, .org, .net e .edu.

A lista oficial de TLDs é mantida por uma organização chamada Internet Assigned Numbers Authority (IANA), e pode ser conferida aqui. A IANA nota que a lista de TLDs também inclui ccTLDs e gTLDs, sobre os quais falaremos a seguir.

ccTLD: Domínios de Topo de Código de País

Os ccTLDs usam apenas duas letras e são baseados em códigos internacionais de países, como .us para os Estados Unidos, .jp para o Japão ou o .com.br para o Brasil. Mais exemplos: .se (Suécia), .ai (Anguilla), .ca (Canadá) e o .cc (Ilhas Cocos).

Eles são frequentemente usados por empresas que constroem sites dedicados para regiões específicas, e podem ser uma boa maneira de comunicar para os usuários que eles chegaram ao lugar certo.

gTLD: Domínios de Topo Genéricos

Um gTLD é essencialmente um domínio de topo que não depende de um código de país. Muitos gTLDs são pensados para uso em casos específicos, como o .edu — pensado para instituições educativas. Dito isso, você não precisa atender a critérios específicos para registrar um gTLD. Isso explica porque o .com não será usado necessariamente para propósitos comerciais.

Outros exemplos de gTLDs incluem o .dev (desenvolvedores web), o .tv (entretenimento), .mil (militar), .gov (governo), .org (para organizações e instituições sem fins lucrativos) e .net — que foi originalmente pensado para operadoras de internet, mas agora é usado de maneira mais ampla.

Outros Tipos de Domínio

Apesar das categorias de domínio citadas acima serem as mais comuns, você ainda poderá encontrar outras variações.

Domínio de Segundo Nível

Você provavelmente já viu esses domínios antes. Estamos falando sobre um endereço que fica exatamente abaixo do domínio de topo. Não vamos entrar muito na parte técnica aqui, já que fica mais fácil de mostrar com exemplos, especialmente quando se trata de códigos de países.

Por exemplo, empresas brasileiras ocasionalmente usam .com.br ao invés do .com, e esse é um exemplo perfeito de domínio de segundo nível. Outro domínio de segundo nível é o .gov.br, que normalmente é usado por instituições governamentais, e o .edu.br, utilizado por instituições acadêmicas e universidades.

Subdomínios

Subdomínios são úteis porque eles não exigem que webmasters comprem um domínio extra na hora de criar divisões dentro do seu site. Ao invés disso, eles podem criar um subdomínio que efetivamente aponta para um diretório específico no seu servidor.

Isso pode ser super útil para sites de campanhas e outros tipos de conteúdo para a internet que precisam ficar separados do site principal.

Por exemplo, o Facebook usa developers.facebook.com para oferecer informações específicas para desenvolvedores de sites e de aplicativos que querem usar a API do Facebook. Outro ótimo exemplo é o support.google.com.

Domínios Grátis

Também existem domínios grátis que você pode obter de diferentes construtores de sites, como WordPress.com, Squarespace, Weebly, etc.

Eles são similares aos subdomínios, já que usam o nome do site na sua URL pessoal. Por exemplo, ao invés de ter lojadelivros.com, seu site seria lojadelivros.wordpress.com ou lojadelivros.squarespace.com.

Domínios gratuitos não são bons para os objetivos de longo prazo de uma empresa, nem para quem quer ter uma marca única. Nós recomendamos que você pague alguns reais a mais e obtenha o seu próprio endereço.

Além disso, você pode optar por um pacote de plano de hospedagem + nome de domínio e ganhar o seu domínio de graça.

Como Conseguir um Domínio

Esta seção vai explicar como registrar e transferir um domínio.

O registro de domínio é o processo de comprar um domínio de um registrar por um período específico. Por outro lado, a transferência de domínio se refere ao processo de mover um domínio de um registrar para outro.

Como Registrar um Domínio

Comece abrindo um gerador de domínios. Use a ferramenta abaixo para checar se o domínio que você deseja ainda está disponível.

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

Para encontrar o domínio certo, pense na sua estratégia de branding e no custo dele. Garanta que ele seja memorável, cativante e caiba no seu orçamento.

Domínios populares geralmente são mais caros e já podem ter sido tomados. Alguns geradores oferecem outras opções caso o domínio que você queira esteja indisponível.

Com um serviço de hospedagem tipo a Hostinger, os usuários podem escolher um TLD diferente com o mesmo nome — ou até mesmo uma opção alternativa.

lista com outras opções de dominio no gerador da hostinger

Assim que você tiver encontrado um domínio válido, use um registrar de sua confiança para comprar o domínio. Para encontrar a lista de registrars de domínio legítimos, confira o banco de dados do ICANN.

Se você escolher a Hostinger como Registrar, siga esses passos:

  1. Selecione o domínio desejado e prossiga ao checkout.
  2. Escolha o período de registro do seu domínio.
  3. Após o pagamento, acesse sua nova conta.
  4. Complete o processo de registro ao inserir a informação necessária, incluindo seu nome e seu endereço postal.

Depois que o registro de domínio esteja completo, você terá acesso a um painel de controle com todas as ferramentas de gestão essenciais.

Dica do Especialista

Está procurando um guia mais detalhado? Confira nosso tutorial sobre Como Comprar um Domínio.

Como Transferir um Domínio

A transferência de domínio é o processo de mudar o registrar de um domínio. Como os registrars de domínio oferecerem diferentes opções de suporte e manutenção, alguns usuários escolhem transferir seu domínio para um serviço melhor.

Com a Hostinger, os usuários podem executar uma transferência de domínio a partir de qualquer registrar.

tela de transferência de dominio da hostinger

Tudo que você precisa é inserir o código de autorização do domínio (ou EPP) do seu provedor atual e confirmar a transferência. O processo pode levar de 4 a 7 dias.

Infelizmente, algumas extensões não podem ser transferidas. Contudo, existe uma opção para apontar os nameservers para uma companhia de hospedagem específica caso o registrar não aceite certos TLDs. Mas você vai precisar alterar seus nameservers para isso.

Note que você só pode mudar as informações do servidor web no local onde você comprou o domínio. Contudo, pode acontecer do seu registrar não permitir a mudança de nameservers.

Nesse caso, é possível apontar o domínio para um registrar diferente usando um registro A.

Conclusão

Um domínio é um endereço único usado para acessar um site. Ter um domínio customizado tem muitas vantagens, como facilitar a memorização, melhorar o seu branding e impulsionar o seu SEO.

Neste artigo, nós explicamos como domínios funcionam, seus diferentes tipos e como registrar e transferir um domínio.

Esperamos que, após ler este artigo, você agora tenha um conhecimento básico sobre como domínios funcionam — e como incorporá-los no seu projeto ou negócio online.

O Que é Domínio – Perguntas Frequentes

Além de responder “o que é domínio?”, também vamos comentar outras perguntas frequentes sobre nomes de domínio:

Qual é a Diferença entre Domínio e Nome de Domínio

Eles são a mesma coisa. “Domínio” geralmente é usada como uma versão mais curta de “nome de domínio”.

Qual é a diferença entre domínio e site?

Um domínio se refere ao endereço do site. É o que as pessoas inserem na aba da URL dos seus navegadores para acessar um site. Por outro lado, um site é feito da coleção de arquivos, páginas, dados e imagens. É isso que as pessoas veem e com o que elas interagem nas telas dos seus navegadores.

O importante é saber que você não pode criar um site sem registrar um endereço. De modo similar, comprar uma URL não lhe dá automaticamente um site funcional.

Se você quer usar sua URL num site, primeiro precisa criar um site e conectá-lo com o seu endereço.

Como Eu Descubro Quem é o Proprietário de um Domínio?

Um domínio é legalmente propriedade de um registrante. Quando alguém registra um endereço, o registrar vai reunir as informações pessoais do registrante e enviá-las para o diretório WHOIS.
Com isso em mente, se você registrar a sua URL, automaticamente se tornará o registrante e continuará o sendo enquanto renovar as taxas.

Como posso obter um domínio grátis?

A Hostinger oferece um domínio grátis para usuários com planos de hospedagem premium ou business. Os usuários podem obter .com, .net, .org e outros TLDs únicos de graça pelo primeiro ano.

Quem é o Dono dos Domínios Não Utilizados?

Depende do que você quer dizer com “não utilizado”.

Uma opção é que eles estão registrados, mas não são utilizados pelos seus donos. Nesse caso, você pode descobrir quem é o proprietário através da busca do ICANN, ou entrando em contato com o registrar do domínio.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.