Como Fazer Backup de Seus Emails

Na Hostinger, todos os usuários do serviço de email profissional recebem backups automatizados. É sempre recomendável fazer backup de seus dados, sejam eles seus arquivos do site como mensagens de email. Neste tutorial, você aprenderá como fazer backup/exportar suas mensagens de email usando um dos três mais usados.

Antes de iniciar, vale a pena ter uma compreensão básica dos protocolos de entrada de e-mail e suas diferenças. Existem dois protocolos de correio de entrada: IMAP e POP3. A principal diferença entre estes dois é que IMAP permite a sincronização de e-mail entre vários dispositivos. Infelizmente, a sincronização não é possível com o protocolo POP3.

Outra grande desvantagem do POP3 é a sua incapacidade de exportar mensagens de e-mail enviadas para o cliente de e-mail de desktop. Assim, se você tiver IMAP habilitado para sua conta, use sempre este protocolo. Para obter explicações mais detalhadas sobre as diferenças entre IMAP e POP3, consulte este tutorial.

O que você precisa

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso ao seu painel de controle de hospedagem.
  • Desktop Email cliente.

Passo 1 – Adquirir detalhes do servidor de email

Primeiro de tudo, você precisa obter detalhes e se conectar ao servidor de e-mail. Na Hostinger, os detalhes do servidor de e-mail podem ser adquiridos seguindo estas etapas:

1. Acesse o painel de controle do Hostinger e digite E-mail no campo de pesquisa. Clique em Gerenciar.

E-mails de Hostinger

2. Clique no ícone Configurações de dispositivos. Você então verá os detalhes de e-mail disponíveis. Anote esses detalhes ou copie-os para um editor de texto em seu computador.

seção de configuração de email no hPanel

Passo 2 – Fazendo backup de e-mail

Depois de ter os detalhes do servidor de e-mail, você pode continuar com a configuração do seu cliente de e-mail e a criação de backup de suas mensagens de e-mail. Abaixo você encontra as etapas mostrando como fazer backup de e-mails em três diferentes tipos.

Opção 1 – Fazendo backup de e-mail no Outlook

Comece com adicionando sua conta de e-mail ao Outlook. No exemplo abaixo, você pode ver como ele é feito no Outlook 2016. Para obter instruções sobre como fazer o mesmo no Outlook 2013, consulte este tutorial.

  1. Abra o Outlook e clique em Arquivo -> Adicionar conta.                                                                  outlook add account button
  2. Em uma nova janela, selecione a opção Configuração manual ou tipos de servidor adicionais e clique em Avançar.                                                                                     outlookg manual setup additional servers option
  3. Clique em POP ou IMAP e clique em Avançar.                                                                                                                                                                        outlook pop3 or imap
  4. Em uma nova janela, insira os detalhes que adquiriu na primeira etapa e pressione o botão Avançar.                                                                 outlook enter email details2
  5. Para concluir a configuração, pressione Concluído.

Depois de adicionar a conta de e-mail ao Outlook, proceda à criação de um arquivo de backup de seus e-mails:

  1. Clique em Arquivo, escolha Abrir e Exportar e clique no botão Importar / Exportar.  outlook import export button
  2. Em uma nova janela, escolha a opção Exportar para um arquivo e clique no botão Avançar.outlook export to file
  3. Escolha o tipo de arquivo de exportação. Para este exemplo, selecionaremos o arquivo de dados do Outlook (.pst). Clique em Avançar.                                                                     outlook choose file type next
  4. Agora selecione sua conta de e-mail da lista e novamente, clique no botão Avançar.                     outlook choose export choose email account2
  5. Finalmente, escolha a pasta de destino e clique no botão Concluir.                                                           outlook export finish
  6. Você encontrará um backup de seus e-mails no formato .pst dentro da pasta escolhida.                        outlook backed up email2Como você pode ver, criar um backup de e-mail no Outlook é fácil e leva apenas alguns minutos.

Opção 2 – Fazer backup de e-mail no Thunderbird

Inicie o Thunderbird e inicie um novo assistente de configuração de contas de e-mail. Se for a primeira vez que você abre o Thunderbird, o assistente de configuração será aberto instantaneamente. Alternativamente, você pode clicar no botão E-mail para iniciar o assistente:

  1. Na primeira tela, escolha Ignorar e usar meu e-mail existente, já que você já tem uma conta de e-mail.thunderbird configuration welcome
  2. Agora digite seu nome, endereço de e-mail, sua senha e clique em Continuar.thunderbird configuration enter email details page
  3. Na próxima etapa, o Mozilla tentará recuperar automaticamente os detalhes do servidor de e-mail. Na maioria dos casos, falhará. Assim, você terá que introduzi-los manualmente. Basta digitar os detalhes da primeira etapa e pressionar o botão Re-test. Se você não obtiver nenhum erro, clique no botão Concluído.thunderbird enter all email details2
  4. Você deve notar que o Thunderbird não mostra nenhum de seus e-mails. Para transferir mensagens de correio eletrônico a partir do servidor, clique no botão Obter mensagens.                       thunder bird get messages button2

Você configurou o Thunderbird com êxito. Agora vamos prosseguir e fazer backup de suas mensagens de e-mail. Pode ser complicado no Thunderbird, pois ele não tem um recurso de exportação de e-mail inbuilt. No entanto, há uma solução alternativa:

  1. Crie uma nova pasta no seu computador e denomine Backup de E-mail.
  2. No Thunderbird, acesse a pasta de e-mail que deseja fazer o backup.
  3. Use CTRL + A (CMD + A para MacOS) e selecione todas as mensagens dentro da pasta.
  4. Clique com o botão direito do mouse nas mensagens de e-mail e escolha a opção Salvar como.thunderbird backup email2
  5. Escolha Backup de e-mail como uma pasta de destino.
  6. É isso aí, o Thunderbird irá exportar todas as mensagens de e-mail selecionadas no formato eml.thunderbird backed up email

Você baixou com êxito todas as mensagens de e-mail recebidas e as salvou no computador.

Opção 3 – Fazendo backup de emails no Mac Mail

Os usuários do MacOS podem fazer backup de emails usando o Mac Mail. Siga as etapas abaixo para adicionar sua conta de e-mail ao Mac Mail:

  1. Inicie o Mac Mail e escolha Mail -> Add Account.
  2. Escolha outra opção de conta de e-mail … e pressione o botão Continuar.                                              setup mac mail other mail option
  3. Insira seus detalhes de e-mail no primeiro passo e pressione Entrar.                                                                    mac mail enter email details2
  4. Se os detalhes inseridos estiverem corretos, o Mac Mail entrará e baixará seus e-mails mais recentes.

Fazer backup de e-mail no Mac Mail é muito fácil:

  1. Clique com o botão direito do mouse na pasta de e-mail que deseja fazer backup e escolha Exportar Caixa de Correio.macmail export mailbox
  2. Escolha uma pasta de destino e pressione o botão Escolher.
  3. Mac Mail irá exportar seus e-mails no formato de arquivo mbox.                                                                    macmail backedup email

É isso aí, você fez o backup de seu e-mail com sucesso usando o Mac Mail. O formato mbox é amplamente suportado por todos os principais clientes de e-mail. Assim, você não deve enfrentar qualquer problema se você decidir migrar para um cliente de e-mail diferente.

Conclusão

Ao terminar este tutorial, você aprendeu a fazer backup de seus e-mails usando 3 clientes de e-mail de desktop diferentes. Você também aprendeu a principal diferença entre os protocolos POP3 e IMAP. Gostou do tutorial? Aqui no blog da Hostinger temos muitos outros que vão te ajudar.

Author
O autor

Rafael H.

Trabalho com marketing digital desde 2017. Atualmente sou Country Manager do Brasil na Hostinger. Sou apaixonado pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhei como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.