O Que É hPanel? Tutorial com Explicações e Dicas

O hPanel é um painel de controle personalizado criado pela Hostinger. Um painel de controle é uma ferramenta que permite ao usuário gerenciar sua conta de hospedagem de forma rápida e fácil, sem precisar entrar no servidor.

O que faz o hPanel se destacar é seu design simples e intuitivo, facilitando a compreensão e a navegação dos menus. Esse web painel também oferece uma ampla gama de recursos, como Editor de Zona DNS e Gerenciador de Arquivos.

Se você é novo no hPanel, continue lendo este artigo, pois nele mostraremos os recursos básicos desse painel de controle e como utilizá-los. 

Informações que Você pode Encontrar no hPanel

Se você deseja verificar informações detalhadas sobre seu plano de hospedagem, basta entrar na sua conta da Hostinger e depois acessar a aba de Hospedagem. Então, clique em Gerenciar, logo ao lado do site em questão.

Menu de hospedagem Hostinger

No lado esquerdo do painel da sua Conta de Hospedagem, você terá uma rápida visão geral dos detalhes do seu plano. Esses detalhes incluem a localização do servidor, qual o servidor web, a versão do MySQL e outras estatísticas de uso, como consumo de espaço em disco e número de contas de e-mail.

Essa seção também te permite navegar pelos domínios que estão adicionados ao seu plano de hospedagem, além de incluir um botão de recarregar para atualizar suas estatísticas.

Menu lateral hPanel

Para encontrar as informações técnicas da sua hospedagem, navegue pelo hPanel até a seção Contas e então clique no menu Detalhes.

Seção detalhes no hPanel

Aqui estão algumas das informações que você encontrará na página de Detalhes:

  • Detalhes do Site – essa seção mostra o nome de domínio e endereço de IP do seu site.
  • Detalhes da Hospedagem – aqui os usuários podem encontrar informações sobre os recursos de seu plano de hospedagem, como armazenamento em disco, memória RAM, e banda larga. Também há um botão para facilmente fazer um upgrade do plano.
  • Nameservers – mostra os nameservers da Hostinger, que são informações essenciais para apontar um nome de domínio de um registrador diferente para a Hostinger, assim podendo hospedá-lo aqui.
  • Detalhes do Servidor – esta seção exibe o nome e a localização do servidor web em que estão hospedados seus sites. Também é possível alterar o local do servidor, mas lembre-se que este processo pode levar 12h para ser concluído.
  • Detalhes FTP – apresenta as credenciais da principal conta FTP do seu plano de hospedagem, como o hostname e nome de usuário. 
Página de detalhes no hPanel

Adicionalmente, os clientes Hostinger podem monitorar e analisar o consumo dos recursos de seus planos através da seção Serviços, no menu Histórico de Utilização do hPanel.

Seção de histórico de utilização do hPanel

A seção Histórico de Utilização conta com muitas informações, desde o uso de CPU e banda larga, até os dados de solicitações. Todas as métricas são exibidas em formato de gráficos, para que os dados sejam mais visíveis e sua interpretação mais fácil.  A linha vermelha representa o limite do seu plano atual para aquele determinado recurso, enquanto a linha roxa representa o consumo atual.

Essa página mostra estatísticas das últimas 24 horas ou dos últimos 30 dias.

Página de histórico de utilização no hPanel

Aqui estão algumas das métricas que você pode encontrar na página do  Histórico de Utilização:

  • CPU – a quantidade de potência da Unidade Central de Processamento (CPU) que é utilizada pelo plano de hospedagem. 
  • Memória – mostra o quanto de memória é atualmente consumido pelos processos da conta de hospedagem.
  • Processos – exibe o número total de processos rodando em toda a hospedagem.
  • Processos de entrada – o número de funções que são utilizadas para processar as solicitações de um site hospedado.
  • Processamento (I/O) – esta métrica indica qual a velocidade da transferência de dados entre o disco rígido e a RAM.
  • Desempenho do armazenamento (IOPS) – informa quão rapidamente o dispositivo de armazenamento consegue ler e rodar comandos a cada segundo. Se você atingir o limite máximo do IOPS, seu site ficará mais lento.
  • Total de solicitações – esse é o número total de solicitações HTTP e HTTPS enviadas ao servidor de hospedagem.
  • Endereços de IP exclusivo – mostra a quantidade de diferentes endereços de IPs que acessaram seus sites.
  • E-mails enviados via SMTP – esta seção exibe quantos e-mails foram enviados pelos endereços de e-mail hospedados na conta utilizando o Protocolo de Transferência de Correio Simples (SMTP, ou Simple Mail Transfer Protocol).
  • E-mails enviados via PHP – esta seção exibe quantos e-mails foram enviados pelos endereços de e-mail hospedados na conta utilizando a função PHP mail()
  • Banda Larga – informa a quantidade de dados que foi transmitida dentro de um período específico de tempo.
  • Erros HTTP 5xx – trata-se do número de erros do lado do servidor que aconteceram durante uma solicitação dos visitantes ao servidor web.

Além de exibir todas as métricas mencionadas acima, a página de Histórico de Utilização também conta com um recurso para Parar de rodar processos, que encerra todos os processos que estiverem rodando no momento em seu plano de hospedagem.

Explore os Recursos Básicos do seu Plano de Hospedagem

Agora que já sabemos como verificar as informações sobre sua conta de hospedagem, é hora de aprender a utilizar o hPanel para realizar tarefas básicas, como adicionar um site, gerar um backup de arquivos, migrar um site a partir de outro provedor de hospedagem, e restaurar sua conta de hospedagem.

Se você deseja adicionar um site ou um domínio adicional no seu plano de hospedagem web, clique na aba Hospedagem localizada no menu superior da página. Então, clique no botão Adicionar Site, que fica ao lado do nome da sua conta de hospedagem.

Seção adicionar site no menu de hospedagem Hostinger

Outra forma de chegar à seção de adição de site é por dentro do próprio hPanel. Depois de clicar na aba Hospedagem e no botão Gerenciar, navegue até a seção de Domínio e selecione a opção Adicionar Site.

Seção de adicionar site do hPanel

Uma vez que tiver acessado a página de Adicionar Site, localize o tópico Adicionar Novo Site e insira o nome de domínio que você possui e deseja adicionar à sua hospedagem. Então, basta definir uma senha que será utilizada para o acesso FTP, e clicar em Adicionar Site.

Adicionando novo site na hospedagem pelo hPanel

A página de Adicionar Site também inclui a opção de deletar um site ou um domínio adicional da sua conta de hospedagem.

Para fazer isso, localize a Lista de Sites ao final da página e clique em Remover, ao lado do nome de domínio que você deseja remover da hospedagem.

Removendo site adicionado do hpanel

Você verá um aviso aparecer na tela. Lembre-se de ler cuidadosamente  a informação para compreender as consequências de tirar um domínio do seu plano de hospedagem. Depois de concluir a leitura, caso ainda deseje prosseguir, basta clicar em Remover add-on.

Aviso referente à exclusão de domínio

Importante! Essa ação não pode ser desfeita. Uma vez que tiver removido um site da hospedagem, todos os seus arquivos, bancos de dados e configurações serão perdidos.

Se você deseja criar e baixar backups antes de remover um site da sua conta, ou restaurar uma versão anterior do site, basta navegar até a seção Arquivos do hPanel e clicar no menu de Backups.

Seção de backups do hPanel

Na página de Backups você pode baixar e restaurar arquivos e bancos de dados do site. Também há a opção de gerar um novo backup, mas esta ação só pode ser executada uma vez a cada 24 horas.

Página de backups do hPanel

Se você deseja migrar seu site de outra hospedagem para a Hostinger, utilize nossa ferramenta automática de migração. Para encontrá-la, basta clicar em Migrar Site, botão localizado na seção Site.

Seção de migrar site no hPanel

Já na janela de Solicitações de Migração, clique no botão Adicionar solicitação. Então escolha qual o painel de controle atualmente utilizado para gerenciar o site que você deseja migrar para a Hostinger.

Em seguida, preencha os campos com o nome do seu site e os detalhes da sua conta de hospedagem externa. Quando concluir o preenchimento das informações, clique em Adicionar solicitação.

Adicionando solicitação de migração de site via hPanel

Outro recurso essencial presente no hPanel é a opção de Resetar Conta. Essa opção é muito útil para usuários que desejam redefinir sua conta, isto é, que ela volte ao estado inicial de quando foi comprada. 

Para fazer isso, navegue pelo hPanel até a seção Outros e clique em Resetar Conta.

Seção de resetar conta no hPanel

Depois de cuidadosamente ler o aviso e verificar os sites que serão afetados pelo processo, clique em Redefinir para concluir a restauração.

Importante! Redefinições de contas são irreversíveis. Lembre-se de salvar todos os seus dados antes de realizar este processo.

Gerencie o WordPress Diretamente do hPanel

Uma das muitas vantagens do hPanel é que seus recursos de instalação e gerenciamento do WordPress aceleram e facilitam a administração do seu site.

Por exemplo, os usuários podem criar um site WordPress em pouquíssimos minutos através do Auto Instalador da Hostinger. Essa ferramenta possibilita que, com apenas um clique, você instale um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) no domínio que desejar, incluindo opções como WordPress, Joomla, e Drupal.

Para utilizar este recurso, localize a seção Site no seu hPanel e clique na opção Auto Instalador.

Seção do Auto Instalador do hPanel

Já no Auto Instalador, navegue até o CMS que desejar, como o WordPress, e clique em Selecionar. Então, basta preencher as informações exigidas e clicar no botão de Instalar

Um dos benefícios de instalar o WordPress com a Hostinger é que sua instalação já vai incluir estes plugins gratuitos e muito úteis para o site:

  • All in One SEO – esse plugin de SEO te ajuda a utilizar elementos de SEO on-page, como palavras-chave e meta-descrições, para assim atrair mais tráfego ao seu site.
  • All-in-One WP Migration – esse plugin torna fácil e rápida a complexa tarefa de migrar um site WordPress.
  • OptinMonster – utilize este plugin para criar popups no site e aumentar as suas taxas de conversão. Fique à vontade para conferir outras opções de plugins para pop up.
  •  WPForms – essa ferramenta inclui um construtor de formulários com recurso de “arrastar e soltar”, facilitando muito a criação de formulários de contato para seu site. 
  • Akismet – trata-se de um plugin que ajuda a remover comentários suspeitos de spam das suas seções de comentário, preservando a reputação da marca e as estratégias SEO.
  • MonsterInsights – este plugin possibilita o acesso ao Google Analytics diretamente a partir do seu painel de administração do WordPress.

O hPanel também permite que você acesse seu painel do WordPress muito rapidamente, bastando acessar a aba WordPress do hPanel e então clicando em Painel de Controle.

Seção do Painel de Controle WordPress no hPanel

Na página do Painel de controle, localize o botão Editar Site e clique nele para ser redirecionado ao seu painel de administração do WordPress.

Página do painel de controle do WordPress no hPanel

A página do Painel WordPress dentro do seu hPanel ainda exibe informações importantes sobre seu site, como as versões do PHP e do WordPress que você está utilizando, bem como opções para atualizá-los para as versões mais recentes.

Além disso, o painel conta com várias configurações específicas do WordPress, divididas em três seções: Núcleo, Velocidade e Segurança, e Instalações de Sites.

Estas são as configurações da seção Núcleo:

  • Forçar HTTPS – faz com que um site WordPress carregue de forma segura com o protocolo HTTPS. Antes de ativar essa configuração, garanta que você já possui um certificado SSL instalado no domínio.
  • Modo de manutenção – permite que o usuário exiba um aviso amigável aos visitantes enquanto uma manutenção é realizada no site, sem necessidade de usar um plugin. 
  • LiteSpeed – instala o plugin LiteSpeed para ajudar seu site a carregar mais rápido e ter mais chances de ranquear no topo das páginas de resultados dos mecanismos de busca, como o Google.
  • Liberar Cache – utilize essa ferramenta para limpar o cache do servidor depois de fazer alterações no seu site.
  • Atualizações do WordPress – os usuários podem escolher se preferem deixar que o sistema automaticamente atualize a aplicação WordPress, faça apenas pequenas atualizações da instalação, ou não faça nenhuma atualização. 

A seção Velocidade e Segurança inclui opções para ativar o Cloudflare e certificados SSL no domínio, assim mantendo seus dados seguros e protegendo o site de ameaças como ataques DDoS.

Menu Velocidade e Segurança da página do painel de controle do WordPress no hPanel

Na última seção, de Instalações de Sites, os usuários podem facilmente instalar outro site WordPress para novos domínios ou subdomínios.

Menu Instalações de Sites da página do painel de controle do WordPress no hPanel

Você pode usar o hPanel para gerenciar plugins que já foram instalados no seu site, sem a necessidade de acessar o painel de administração do WordPress. Para isso, basta navegar até a aba Plugins a partir da seção do Painel de Controle do WordPress no hPanel. Também é possível habilitar e desabilitar essas ferramentas com apenas um clique.

Menu de plugins na página do painel de controle do WordPress no hPanel

Como Enviar e Editar Arquivos 

O hPanel conta com um recurso muito útil chamado Gerenciador de Arquivos, que facilita e otimiza o gerenciamento dos dados do seu site. Essa ferramenta ajuda o usuário a editar, criar e deletar arquivos e pastas através do HTTP, sem precisar acessar terminais SSH, clientes FTP ou aplicações terceiras.

Para localizar essa funcionalidade, acesse seu painel de hospedagem através do menu superior Hospedagem e clique em Gerenciar. Então, basta localizar a opção Gerenciador de Arquivos na seção Arquivos.

Seção do Gerenciador de Arquivos no hPanel

Você encontrará quatro seções no Gerenciador de Arquivos da Hostinger, que são:

  • Menu de Navegação – no lado esquerdo da tela os usuários podem ver o diretório em que estão trabalhando no momento, podendo acessar outros diretórios da conta também por ali.
  • Barra de botões do gerenciador de arquivos – estes botões estão localizados no canto superior direito do Gerenciador de Arquivos. Eles te permitem criar um novo arquivo ou nova pasta no diretório atual, pesquisar e enviar arquivos, recarregar a página, alterar o modo de visualização, alterar o idioma do Gerenciador de Arquivos, e sair dele.
  • Área de gerenciamento de arquivos – a área central lista os arquivos e pastas contidos no diretório atual, incluindo detalhes sobre seu tamanho, data de criação e permissões. 
  • Menu de contextualização – este menu te permite abrir, baixar, renomear, mover, copiar, editar, especificar autorizações, comprimir e deletar um arquivo ou pasta específica. Para ativar esse menu e visualizar suas opções na barra superior do gerenciador de arquivos, basta clicar para selecionar uma pasta ou arquivo.
Gerenciador de arquivos do hPanel

Dica do Especialista

Lembre-se que seus arquivos e pastas estão inseridos no diretório public_html, que é a pasta raiz do seu site. Somente os conteúdos contidos dentro da public_html serão corretamente exibidos em seu site.

Também há uma versão beta do Gerenciador de Arquivos, com ainda mais recursos e mais estabilidade de navegação. Você pode encontrar essa ferramenta na mesma seção Arquivos, agora selecionando o Gerenciador de Arquivos (beta).

Seção do Gerenciador de Arquivos Beta no hPanel

O novo gerenciador de arquivos conta com três seções:

  • Menu esquerdo – este menu inclui opções para redirecionar a navegação ao diretório raiz, criar novos arquivos e pastas no diretório atual, localizar arquivos que foram deletados e acessar as configurações do seu perfil. 
  • Menu superior – conta com opções para alterar o modo de visualização, baixar ou enviar arquivos, calcular o tamanho de diretórios, exibir informações sobre um arquivo ou pasta, e selecionar múltiplos arquivos e pastas para realizar ações em massa. Quando você seleciona uma pasta ou um arquivo, outros botões são exibidos, com opções de renomear, copiar, mover, arquivar ou deletar o elemento em questão.  
  • Área de gerenciamento de arquivos – exibe no centro da janela os arquivos e pastas que estão disponíveis no diretório atual, bem como seus tamanhos, últimas datas de modificação e permissões.
Gerenciador de arquivos beta do hPanel

Se você deseja gerenciar múltiplos arquivos web, considere utilizar o protocolo de transferência de arquivos (FTP) para fazer a conexão, já que este método é mais seguro, rápido e eficiente. 

Para fazer isso, você precisará já possuir ou então criar uma conta FTP. Esta conta permite que o usuário se conecte a um servidor FTP e gerencie seus arquivos e pastas, sem precisar compartilhar suas credenciais pessoais de acesso à hospedagem ou painel de administração, até mesmo caso outras pessoas também sejam responsáveis pelo desenvolvimento do seu site. 

Para criar e gerenciar contas FTP, basta clicar em Contas FTP, opção localizada na seção de Arquivos.

Como Criar e Gerenciar Bancos de Dados

No hPanel também é possível criar e gerenciar bancos de dados de forma simples. Um banco de dados armazena de forma organizada todos os dados necessários para um site.

Para criar um novo banco de dados, acesse seu painel de Hospedagem pela opção de Gerenciar, então localize a seção Bancos de dados e clique em Banco de Dados MySQL.

Seção de banco de dados MySQL no hPanel

Na opção de Criar uma Nova Base de Dados MySQL, insira o nome, usuário e senha do seu banco de dados. Para concluir a criação, clique em Criar.

Criando um novo banco de dados no hPanel

Quando tiver concluído, a nova base de dados será exibida na Lista de Usuários e Bancos de Dados Atuais, ao final da página. Para editar as informações gerais de um desses bancos de dados, clique nos três pontinhos ao lado do botão Entrar no phpMyAdmin, e então selecione a opção que desejar — como trocar senha, reparar, alterar permissões ou remover. 

Lista de usuários e banco de dados no hPanel

Para gerenciar o conteúdo de seu banco de dados, utilize o phpMyAdmin. Essa é uma das ferramentas mais populares do mundo para administração de bancos de dados MySQL, que conta com uma interface amigável e simples. 

Os usuários podem acessar o phpMyAdmin navegando até a seção da Lista de Usuários e Bancos de Dados Atuais e clicando no botão Entrar no phpMyAdmin ao lado do nome do site da respectiva base de dados.

Opção de entrada no phpMyAdmin do banco de dados no hPanel

Outra maneira de acessar o phpMyAdmin é através do painel de hospedagem, na seção Bancos de dados → phpMyAdmin.

Seção do phpMyAdmin no hPanel

Se você deseja conectar seu banco de dados remoto, é necessário permitir o endereço de IP na sua conta. Para fazer isso, acesse Bancos de dados → MySQL Remoto no seu painel hPanel.

Seção MySQL remoto no hPanel

Uma vez que estiver na página do MySQL Remoto, preencha o campo do endereço de IP (IPv4 ou IPv6) ou selecione a opção de Qualquer Host para conectar-se a partir de qualquer endereço de IP. Depois, selecione o banco de dados que será acessado de forma remota e clique em Criar.

Configuração de conexão remota de banco de dados no hPanel

Como Administrar seus E-mails 

Nos planos de hospedagem compartilhada, cloud e WordPress, a Hostinger oferece contas de e-mail profissionais que podem ser acessadas diretamente a partir do hPanel. Antes de criar e gerenciar uma conta de e-mail, é necessário garantir que seu domínio está apontando corretamente para a Hostinger.

Se você deseja criar um endereço de e-mail profissional com o seu nome de domínio, acesse a opção de Contas de email a partir do hPanel ou clique em E-mails no menu localizado na barra superior da sua tela.

Seção contas de e-mail o no hPanel

Selecione o domínio para o qual deseja criar uma conta de e-mail. Você será redirecionado ao painel de E-mails da Hostinger. Logo na primeira página você verá a seção Contas de Email, e ali você pode clicar em Criar conta de e-mail para adicionar um novo endereço.

Configuração para criar nova conta de e-mail via hPanel

Depois de clicar, digite o nome do e-mail personalizado que deseja criar e insira uma senha. Por fim, clique em Criar.

Seu novo e-mail será exibido na lista Gerenciar Contas de E-mail. Se você precisar alterar a senha ou deletar essa conta, basta clicar nos três pontinhos ao lado do endereço de e-mail em questão e selecionar a opção desejada.

Para acessar o cliente de e-mail webmail, para poder ler e enviar mensagens, clique no link Webmail.

Entrar no Webmail via hPanel

A página de Contas de E-mail também informa os detalhes sobre seu plano de e-mail, incluindo uma seção que exibe todos os parâmetros mais importantes para o seu pacote. Para verificar esses limites de serviço, clique no botão Ver todos os limites, no topo da página.

Menu de limites das contas de e-mail no hPanel

Além da página de contas de e-mail, há outras páginas e seções disponíveis no painel de e-mails da Hostinger, como:

  • Encaminhamentos – permitem que os usuários encaminhem e-mails de uma de suas contas para qualquer outra conta de e-mail, até mesmo de outro domínio, como suas contas pessoais. Essa seção também inclui a ferramenta de “catch-all”, que consegue capturar todas as mensagens enviadas a um endereço de e-mail com erros de digitação ou a uma conta inválida, desde que o nome de domínio esteja inserido corretamente. 
  • E-mail alias – fornece aos usuários a possibilidade de dar nomes diferentes para cada endereço de e-mail, e de receber todas mensagens em uma única conta.
  • Respostas Automáticas – utilize essa funcionalidade para criar uma resposta automática para seus e-mails.
  • Configurações de DNS – nesta seção, os usuários podem encontrar informações sobre seus registros MX, SPF e DKIM, que gerenciam a entrega dos e-mails.
  • Configurações de Dispositivos – informa todos os dados necessários para configurar suas contas de e-mail em dispositivos como celulares.
  • Relatórios de e-mail – apresenta todas as informações relevantes para verificar quem tentou acessar sua conta de e-mail.

Se o seu plano de e-mail atual não é suficiente para a quantidade de e-mails que você precisa, considere fazer um upgrade para um plano de hospedagem de e-mail premium impulsionado pelo Google Workspace ou pelo Titan. Lembrando que nesse processo não é necessário fazer o upgrade do seu plano de hospedagem de sites.

O valor para criar contas de e-mail profissionais com o Google Workspace é de R$ 28,65/mês, e inclui 30GB de espaço para armazenamento de e-mails, 30 aliases de e-mail e filtros ilimitados. Este plano também conta com proteções avançadas contra malware e phishing.

Já os planos de hospedagem de e-mail desenvolvidos pelo Titan contam com duas opções diferentes, começando em R$ 4,99/mês por usuário. Esta opção mais em conta inclui 10 GB de armazenamento, calendário e agenda de contatos integrados, 50 aliases de e-mail e ferramentas de segurança avançadas.

Se você deseja enviar e-mails utilizando o recurso do PHP ao invés do webmail ou de plataformas-cliente de e-mail, utilize o Sendmail. Trata-se de um agente de transferência de e-mail (MTA), isto é, uma aplicação de servidor capaz de encaminhar e-mails pela internet para um destinatário específico.

Para gerenciar o Sendmail, navegue pelo hPanel até a seção E-mails e clique no menu Controle do Serviço de Email.

Seção de controle do serviço de e-mail no hPanel

Uma vez na página de controle do serviço de e-mail, habilite a opção correspondente para começar a utilizar a função Sendmail.

Configuração do controle do serviço de e-mail no hPanel

Como Criar e Redirecionar Subdomínios no hPanel

O hPanel permite que você acesse e controle domínios com facilidade. Também é possível criar e gerenciar subdomínios sem complicações. 

Subdomínios são partes do domínio primário que podem ser utilizados para diversos propósitos, como criar um ambiente de testes para seu site, ou separar seu blog da página de produtos e serviços.

Para criar um subdomínio, localize a seção Domínios em seu hPanel e então clique em Subdomínios.

Seção de subdomínios no hPanel

Já nesta página, navegue até a seção Criar um Novo Subdomínio e digite o nome do domínio que deseja criar. Se você quiser utilizar um nome personalizado para a pasta do subdomínio no diretório raiz (public_html) do site, selecione a opção Pasta customizada para subdomínio. Finalize o processo clicando em Criar.

Criando um novo subdomínio no hPanel

Além de criar subdomínios, também é possível estacionar um domínio pelo hPanel. Um domínio estacionado é um nome de domínio adicional que exibe o mesmo conteúdo que o domínio primário. Diferente dos subdomínios, para ter um domínio estacionado você precisa já ter adquirido e registrado um novo nome de domínio.

Um domínio estacionado também é diferente de um domínio adicional (add-on), já que este último exibe conteúdos diferentes do domínio primário.

Para estacionar um domínio, acesse Domínios →  Domínios Estacionados em seu hPanel.

Seção de domínios estacionados no hPanel

Uma vez na página de Domínios Estacionados, insira o nome de domínio que você comprou, registrou, e deseja estacionar sobre o domínio principal. Então clique em Estacionar.

Criando um novo Seção domínio estacionado no hPanel

Adicionalmente, é possível redirecionar um domínio para outra URL ou outro endereço de IP através de hPanel. Esse processo é útil para redirecionar ao seu site alguns visitantes que podem ter digitado o nome de domínio errado.

Para redirecionar um domínio, localize a opção Redirecionamentos na seção de Domínios do seu hPanel.

Seção de redirecionamentos no hPanel

Selecione o domínio a ser redirecionado, indique para onde deseja redirecioná-lo, e clique em Criar. Depois de criado, o redirecionamento será exibido na Lista de Redirecionamentos, localizada ao final da página.

Criando um redirecionamento no hPanel

O hPanel também conta com um Editor de Zona DNS. Essa ferramenta que pode ser usada para modificar os registros DNS de um domínio quando o usuário deseja alterar seu provedor de hospedagem, apontar o domínio para outro endereço de IP, alterar servidores de e-mail, etc.

Para acessar o Editor de Zona DNS do seu domínio, localize a seção Avançado no seu hPanel e clique em Editor de Zona DNS

Seção do Editor de zona DNS no hPanel

No Editor de Zona DNS, os usuários podem gerenciar diferentes registros DNS, como registro do tipo A, CNAME e MX.

Também há a opção de restaurar os registros DNS à sua configuração padrão, caso aconteça algum problema ou erro depois de editá-los.

Opção de redefinição de registros DNS no hPanel

Gerenciamento Avançado do seu Site

Além dos recursos mencionados acima, o hPanel ainda inclui outras ferramentas avançadas. É o caso da Configuração PHP, que permite ao usuário alterar a versão do PHP utilizada no site, habilitar extensões PHP, entre outras funções.

Para acessar essa página, navegue pelo seu hPanel até a seção Avançado e então clique em Configuração PHP.

Seção de configuração PHP no hPanel

Abaixo, você confere ainda mais recursos que podem ser encontrados no hPanel:

  • Informação PHP – exibe as informações PHP do seu site, como versão, módulos e valores.
  • Relatório de Acessos – esta nova ferramenta permite ao usuário verificar o tráfego do seu site, podendo visualizar tais dados a cada hora, dia ou semana. Você encontra o Relatório de Acessos na seção Site do hPanel.
  • Cron Jobs – esta funcionalidade automaticamente realiza tarefas programadas, como fazer a limpeza de cache e rodar scripts personalizados em cada intervalo de tempo determinado.
  • Acesso SSH – esta seção indica quais as informações de acesso SSH, permite que você habilite tal acesso e ainda conta com a apresentação de alguns comandos SSH básicos.
  • GIT – O Git é um sistema tipicamente utilizado por programadores no desenvolvimento de softwares, ele permite monitorar alterações nos arquivos. O hPanel inclui uma seção GIT possibilitar a implantação ou o deploy de um repositório Git.
  • Proteção Hotlink – esta ferramenta impede o hotlinking ao bloquear visitantes específicos e evitar que certos sites criem links para imagens e arquivos do seu site. 

Conclusão

O hPanel foi desenvolvido unicamente para usuários da Hostinger. Este painel de controle conta com um design intuitivo, facilitando sua utilização e navegação até para pessoas que não tenham conhecimento técnico sobre hospedagens.

O painel proprietário também possui recursos essenciais para o gerenciamento do seu site, domínio e plano de hospedagem.

O hPanel é constantemente atualizado, recebendo novas seções e ferramentas que atendam às necessidades dos nossos usuários. 

Aqui estão algumas das ações básicas que podem ser feitas pelo hPanel:

  • Ver informações sobre o plano de hospedagem – confira informações detalhadas sobre seu site, hospedagem e servidor.
  • Adicionar um site – adicione novos sites ao seu plano de hospedagem, basta acessar o menu Domínios.
  • Gerenciar o WordPress – o hPanel acelera e simplifica o processo de instalação, acesso, administração e habilitação de plugins do WordPress.
  • Editar e fazer o upload de arquivos – gerenciar dados pode ser uma tarefa tranquila quando feita com o hPanel, que conta com a funcionalidade do Gerenciador de Arquivos.
  • Criar e administrar bancos de dados – use o hPanel para criar um novo banco de dados, acessar o phpMyAdmin e conectar-se ao seu banco de dados de forma remota. 
  • Gerenciar contas de e-mail – os usuários podem criar, deletar e acessar suas contas de e-mail direto pelo hPanel. A seção de E-mails ainda inclui recursos muito úteis, como alias de e-mail, respostas automáticas e encaminhamentos. 
  • Criar e redirecionar subdomínios – no hPanel é possível criar subdomínios e redirecionamentos, além de estacionar domínios.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor o hPanel. Se você ainda tem alguma dúvida, fique à vontade para visitar nossa Base de Conhecimento e comentar na seção abaixo!

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.