Como Vender na Hotmart como Afiliado: Passo a Passo Completo

Se você tem planos de começar a empreender na internet e se juntar a um programa de afiliados, possivelmente já ouviu falar na Hotmart.

É compreensível: ao longo dos últimos anos, essa modalidade despontou como uma forma acessível de iniciar um negócio e começar a ganhar dinheiro sem sair de casa. E, nesse contexto, a Hotmart rapidamente se destacou como uma das principais opções do ramo.

Se você chegou a este texto, é provável que esteja começando a planejar um caminho como afiliado na Hotmart. E é exatamente para isso que estamos aqui.

Nos próximos parágrafos, vamos explicar o que é a Hotmart, como ela funciona e como escolher produtos dentro do seu programa de afiliados. Também vamos mostrar como utilizar as redes sociais ao seu favor, como tirar proveito das principais técnicas de marketing digital e muito mais. Assim, você poderá tirar aproveitar o melhor da plataforma e potencializar os seus negócios.

Portanto, vamos em frente!

O Que é a Hotmart

A Hotmart é uma plataforma que permite que pessoas vendam e divulguem bens digitais, com ênfase em produtos da área de educação. E-books, cursos online e apostilas estão entre os principais artigos disponibilizados no serviço.

página principal da hotmart

A Hotmart em si não cria nenhum desses conteúdos. Em vez disso, ela serve para conectar os produtores, que formulam e produzem os bens digitais, com os afiliados — que divulgam os produtos e para o público em geral.

Além disso, a Hotmart serve como a plataforma de vendas e pagamentos para produtores e afiliados.

Em outras palavras, os compradores do conteúdo hospedado na Hotmart podem fazer o pagamento diretamente pelo sistema da plataforma, garantindo a segurança e a privacidade dos seus dados.

Uma vez que a venda é feita, a Hotmart repassa os valores devidos ao produtor daquele conteúdo e, se for o caso, ao afiliado.

Além disso, a plataforma oferece várias ferramentas de estatísticas, tanto para produtores quanto para afiliados. Desta forma, todos conseguem acompanhar o desempenho dos seus produtos, links e vendas.

Ah, e tem mais uma coisa: por ser uma das maiores plataformas de distribuição do mundo, a Hotmart reúne um catálogo quase infinito de bens digitais que você pode escolher.

Ou seja, não importa qual seja a sua área de atuação, você pode ter certeza que encontrará conteúdos e produtos digitais que se encaixem nas suas estratégias de negócios e marketing digital.

Como Funciona o Programa de Afiliados da Hotmart

Como dito acima, há duas “figuras” principais no funcionamento da Hotmart: os produtores, que são aqueles que criam e disponibilizam os produtos digitais, e os afiliados.

Enquanto afiliado, sua responsabilidade é selecionar os produtos que deseja vender e divulgá-los na internet por meio do seu próprio link de afiliado.

Com isso, sempre que algum consumidor faz a compra de um produto da Hotmart por meio do seu link, você recebe uma comissão, que geralmente é calculada a partir de uma porcentagem do valor da venda.

Participar de uma plataforma como a Hotmart tem diversas vantagens. A primeira delas é o baixo investimento: você pode iniciar sua jornada como afiliado sem gastar um centavo, apenas divulgando seus links de forma orgânica e realizando conversões.

A outra vantagem é a flexibilidade. Caso queira, você pode expandir sua atuação como afiliado e escalar suas operações até formar uma empresa — de porte e lucro consideráveis — especializada na divulgação de links e no marketing digital.

Em outras palavras, o programa de afiliados da Hotmart acomoda qualquer pessoa: desde aquela que participa do programa como uma forma de complementar a renda, sem muitos recursos, até quem forma verdadeiros impérios de vendas e divulgação de links.

Como Entrar no Programa de Afiliados da Hotmart

O primeiro passo para entrar no programa da Hotmart é, naturalmente, fazer um cadastro da plataforma. Para isso, basta acessar o site Hotmart.com e seguir os passos abaixo:

como criar conta na hotmart
  1. Digite seu nome completo, email e escolha uma senha. Como sua intenção é se tornar afiliado da plataforma, escolha a opção Vender Produtos.como criar conta na hotmart como afiliado
  2. Na tela seguinte, você deverá escolher qual será o seu objetivo na plataforma. Como você pretende ser afiliado, escolha a opção “Quero vender produtos digitais de outras pessoas”.como vender no hotmart como afiliado
  3. Indique se você já vendeu algum produto digital antes, como produtor ou como afiliado.como criar sua conta na hotmart
  4. Selecione sua principal rede social, indique a faixa do número de seguidores que você tem atualmente por lá e digite o seu nome de usuário na rede em questão.criando conta no mercado de afiliação da hotmart
  5. Selecione o seu país de residência e o número do seu celular.

Feito isso, seu cadastro básico já está concluído e você poderá explorar a plataforma. Para começar a vender seus produtos como afiliado, entretanto, será necessário completar seu cadastro com algumas informações adicionais.

iniciando seu negócio na hotmart

Para isso, clique na opção “Completar seu cadastro”, no canto superior direito, e forneça os dados solicitados. Você precisará digitar seu CPF (ou CNPJ, no caso de pessoa jurídica), data de nascimento, endereço completo e, caso aplicável, números de telefone adicionais.

Concluído o processo, você já pode partir para o seu objetivo principal!

Como Escolher um Produto para se Afiliar na Hotmart

Seu cadastro já está devidamente realizado, então é hora de escolher o primeiro produto ao qual você irá se afiliar. 

1. Explore o Ambiente

Para iniciar a explorar o vasto universo de produtos digitais oferecidos na Hotmart, basta clicar na opção “Se afiliar a um produto” e mergulhar nas opções da página.

página de vendas de produtos da hotmart

Você pode explorar os produtos de várias maneiras. É possível acessar as recomendações da plataforma, a lista de conteúdos mais populares naquele momento, os produtos que acabaram de chegar e muito mais. 

Também é possível filtrar os produtos por categoria, tipo de afiliação, preço, formato, idioma, comissão, entre (várias) outras possibilidades.

Todos os produtos exibidos para afiliação trazem informações importantes. A primeira delas é o preço máximo de venda, que é o valor que o consumidor final pagará por aquele conteúdo. A outra é a sua comissão máxima, ou seja, o valor máximo que você receberá cada vez que uma pessoa adquirir aquele produto por meio do seu link.

2. Verifique o Valor da Comissão para o Afiliado

Na página do produto, você também poderá conferir benefícios que o produtor oferece ao afiliado. Vários deles oferecem, por exemplo, bônus adicionais para afiliados de melhor desempenho, materiais de apoio para vendas, investimentos em remarketing e muito mais. 

Outro ponto importante a ser destacado é que nem todos os produtos têm afiliação livre — isto é, alguns deles dependem de uma aprovação do produtor antes de você começar a vendê-los. Geralmente, estes são produtos mais caros e de maior valor agregado, para os quais você precisa ter um pouco mais de experiência na área.

Em resumo, o mais importante antes de escolher um produto é ler com atenção toda a sua página de descrição. Avalie seus principais pontos, conheça o conteúdo em si e analise as condições oferecidas pelo produtor.

3. Escolha a Sua Área

Acima de tudo, entretanto, é importante notar que a seleção correta dos produtos aos quais você irá se afiliar é uma parte importantíssima da sua estratégia. Em outras palavras, nada de sair se afiliando a todos os produtos que você vê pela frente — escolha com propriedade!

Essa escolha depende muito da sua visão empreendedora e do seu posicionamento de mercado. Se você já iniciou seu plano de negócios, já montou o seu site, já tem alguma página nas redes sociais ou tem experiência em alguma área, fica tudo mais fácil. Basta filtrar os produtos disponíveis por categoria e área de conhecimento.

Por exemplo: se você já tem alguma inserção no universo do empreendedorismo e dos negócios, pode apostar em cursos online e em e-books que tratem deste assunto. 

Outro cenário: digamos que você já tem uma página popular numa rede social dando dicas de beleza e bem-estar. Neste caso, vale procurar conteúdos sobre maquiagem, cabelo, moda e comportamento, por exemplo.

Por outro lado, pode ser que você ainda não tenha nada disso. Neste caso, a ideia é pensar qual será a sua estratégia de marketing digital, qual público você pretende atingir, suas expectativas de renda e audiência. 

A partir daí, você pode explorar os produtos oferecidos na Hotmart para entender quais se encaixam melhor no seu planejamento e começar as suas vendas.

4. Verifique a Procedência do Produto

Você nunca venderia um produto que não conhece, certo? Por isso, a quarta dica para escolher com propriedade os produtos da Hotmart aos quais se afiliará é justamente essa: saiba a procedência daquilo que você está vendendo.

Isso pode ser feito de várias maneiras. Para começar, você pode entrar em contato com o produtor e pedir uma amostra do produto em questão. Analisando pelo menos parte do conteúdo oferecido, você já pode ter uma ideia do nível da produção, da confiabilidade das informações, das fontes utilizadas e muito mais.

No próprio contato com o produtor você também pode colher informações importantes, como a experiência dele na área e as qualificações que possui.

Outro ponto importante dessa averiguação é analisar todos os materiais disponibilizados pelo produtor além do conteúdo em si. Isso inclui páginas de apoio, textos de descrição, sites, landing pages e afins. 

Falhas como erros gramaticais frequentes ou páginas mal-diagramadas já representam um sinal amarelo para a qualidade do produto. Lembre-se que, se a apresentação do conteúdo lhe passa uma má impressão, ela também não será bem vista pelos seus possíveis clientes!

5. Preste Atenção no Suporte Oferecido aos Afiliados

Qualquer produtor, claro, quer juntar o máximo possível de afiliados qualificados para que as vendas dos seus produtos se multipliquem. Mas nem todos oferecem um bom nível de suporte.

Este é um ponto importante porque você, na sua jornada de afiliado, deve ter sempre um canal de comunicação com os produtores aos quais se afiliou. 

Seja para tirar dúvidas sobre um produto, repassar os questionamentos de um possível cliente ou solucionar problemas, é importante que este canal esteja sempre aberto. A comunicação entre produtor e afiliado deve ser a mais colaborativa possível, para evitar atritos e potencializar o sucesso de todos os envolvidos.

Portanto, antes de escolher os seus produtos, verifique o suporte oferecido: procure informações sobre isso na página dos produtos, leia as opiniões de outros afiliados, analise as páginas disponibilizadas e converse com os produtores em si. 

Em resumo, é sempre uma boa ideia estabelecer uma relação de confiança antes mesmo de iniciar a afiliação.

6. Estude o Seu Público-Alvo

A esse ponto, é possível que você já tenha uma ideia de qual será o seu nicho de mercado no universo da Hotmart. Agora, portanto, é hora de entender para quem você vai divulgar os seus produtos.

Em outras palavras, cada tipo de público-alvo tem suas particularidades. A linguagem que prefere, as redes sociais mais utilizadas, o tom mais efetivo na comunicação… cabe a você entender essas características para atingir o seu público da maneira mais efetiva.

Para isso, a melhor estratégia é mergulhar numa pesquisa de campo. Confira o que seus concorrentes estão fazendo — não para copiá-los, mas para entender suas estratégias. Participe de grupos nas redes sociais e interaja com potenciais clientes para desenhar o seu plano de comunicação.

Já Escolhi Meus Produtos. E Agora?

Com a leva inicial de produtos devidamente escolhida, é hora de decolar!

As estratégias de marketing para divulgar os seus links e chegar ao seu público-alvo dependerão, como notado acima, do seu nicho e do seu planejamento.

Como exemplo, você pode conferir nosso artigo com seis dicas para divulgar links de afiliados, que é um ótimo primeiro passo. Também vale a leitura do nosso texto sobre o Facebook Ads, para que você entenda a importância do impulsionamento dos seus links de afiliado nas redes sociais.

Dica do Especialista

Quer ir além da Hotmart? Não deixe de conferir nosso artigo listando os 18 melhores programas de afiliado para você pensar nos seus próximos passos!

Considere ainda criar o seu próprio site ou blog para reunir os produtos aos quais você se afiliou. Para ajudar neste processo, confira nossos artigos sobre como criar uma plataforma de cursos online e sobre os 11 melhores plugins do WordPress para LMS (Learning Management Systems).

Essa é uma jornada longa e que certamente sofrerá muitos ajustes ao longo do processo, mas que pode render frutos positivos se realizada com seriedade e profissionalismo.

Conclusão

Pronto! Agora você já tem todas as informações necessárias para iniciar o seu caminho na Hotmart e criar uma trajetória de sucesso como afiliado.

Vamos recapitular abaixo os pontos principais dos parágrafos acima:

  1. Crie sua conta na Hotmart, fornecendo dados básicos como nome e email.
  2. Siga as instruções da plataforma para se cadastrar como afiliado.
  3. Forneça alguns dados adicionais, como CPF/CNPJ e data de nascimento, para concluir o cadastro.
  4. Explore o ambiente e os produtos oferecidos na plataforma.
  5. Estude os produtos nos quais você tem interesse, verificando aspectos como valor máximo de venda e a comissão que você receberá.
  6. Defina a sua área e escolha os produtos com maior potencial dentro daquele nicho.
  7. Verifique a procedência dos produtos escolhidos, para não correr o risco de manchar a sua reputação divulgando conteúdos duvidosos.
  8. Certifique-se de que os produtores selecionados prestam suporte sólido e constante aos afiliados.
  9. Conheça o seu público-alvo por meio de interações nas redes sociais e análises das estratégias de marketing dos seus concorrentes.
  10. Comece a divulgar seus links, seguindo o que você aprendeu nos pontos anteriores e explorando as oportunidades de divulgação em diversos canais da internet.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para os seus planos e para as suas expectativas. Boa sorte!

Author
O autor

Bruno Santana

Sou jornalista em formação pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e brincar com meu gato, Sushi.