DNS Glossário

O que é um registro PTR e como fazer pesquisa inversa IP?

O que é um registro PTR e como fazer pesquisa inversa IP

Existem muitos tipos de registros DNS e pode ser muito difícil para iniciantes entender qual registro DNS é necessário ou como configurar um. Neste tutorial você vai aprender o que é um registro PTR e como verificar se ele está definido para um endereço IP.

O que é um registro PTR

Um registro PTR é como uma versão reversa de um registro. Um registro mapeia um nome de domínio para um endereço IP, o PTR mapeia um endereço IP para um nome de host. No entanto, esses dois registros são independentes. Por exemplo, um registro de hostinger.com pode apontar para 21.21.128.xx endereço IP, enquanto 23.23.128.xx pode ser mapeado para um hostname totalmente diferente.

Por que você precisa de um registro PTR

É útil para servidores de correio de saída. Este registro adiciona a confiabilidade para o envio do servidor e permite que a recepção verifique o hostname de um IP address. Esta é uma ótima maneira de proteção contra todo o tipo de spammers que usam nomes de domínio fraudulentos para enviar spam. É por isso que alguns grandes provedores de e-mail como yahoo.com, gmail.com fazer um reverse DNS lookup antes de aceitar e-mails recebidos.

O que você vai precisar

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso ao console do seu computador (opcional).

Método 1 – Verificar PTR com nslookup ou dig

Windows e Unix como sistemas (Linux, MacOS) tem ferramentas inbuilt para verificar registros DNS. Se você for um usuário do Windows, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse o menu Iniciar do Windows, digite cmd e pressione ENTER.
  2. Agora você deve ver uma janela de Prompt de Comando preta.windows command prompt
  3. Digite o seguinte comando para obter o nome do host do endereço IP (lembre-se de alterar IP_ADDESS para IP real):
    nslookup IP_ADDRESS
  4. Por exemplo, se você deseja verificar o registro PTR de 54.243.154.xx, você veria um resultado semelhante a este:
    C:\Users\Tom>nslookup 54.243.154.xxx 
    
    Server:  server1.yourisp.com 
    
    Address:  121.91.3.xx
    Name:    ec2-54-243-154-49.hostinger.com 
    
    Address:  54.243.154.xx

Como você pode ver, o registro PTR é ec2-54-243-154-49.hostinger.com.

Para usuários de Linux e Mac, o processo é semelhante:

  1. No MacOS, acesse o terminal do lançador (F4). A maioria das distribuições do Linux permite abrir o terminal pressionando Ctrl + Alt + T teclas ao mesmo tempo.
  2. Use o seguinte comando para verificar o registro (lembre-se de alterar IP_ADDRESS para IP real):
    Dig -x IP_ADDRESS
  3. Por exemplo, a verificação do registro PTR do endereço IP 54.243.154.xx imprimiria resultados semelhantes:
    dmins-Mac-mini:~ domantas$ dig -x  54.243.154.xx 
    
    ; <<>> DiG 9.8.3-P1 <<>> -x  54.243.154.xx 
    ;; global options: +cmd 
    ;; Got answer: 
    ;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 26997 
    ;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 1, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0 
    
    ;; QUESTION SECTION: 
    ;xx.154.243.54.in-addr.arpa.        IN        PTR 
    
    ;; ANSWER SECTION: 
    xx.154.243.54.in-addr.arpa. 250   IN    PTR  ec2-54-243-154-49.hostinger.com 
    
    ;; Query time: 34 msec 
    ;; SERVER: 351.91.3.242#53(151.91.3.242) 
    ;; WHEN: Fri Dec 30 11:38:29 2016 
    ;; MSG SIZE  rcvd: 99

Na seção de resposta você pode ver que o registro PTR é ec2-54-243-154-49.hostinger.com

Método 2 – Usando ferramentas on-line

No entanto, outra maneira de descobrir o nome do host do endereço IP é usar ferramentas de pesquisa reversa on-line como MxToolBox. Tudo que você precisa fazer é digitar o endereço IP no campo e pressione o botão Reverse Lookup.

mxtoolbox reverse lookup

Conclusão

Se a pesquisa mostrar que o registro não está definido para um endereço IP, na maioria dos casos, você terá que entrar em contato com o provedor de hospedagem de sites ou ISP com um pedido para criar um. No entanto, agora você sabe qual é o registro PTR e como verificar se o endereço IP tem um. Isso é útil se você tiver erros de DNS e saltar para trás ao tentar enviar e-mails, pois isso o ajudará a solucionar o problema.

Rafael H.

Jornalista e estudante de economia, Rafael H faz parte da equipe de marketing da Hostinger desde 2017. Atualmente trabalha com crescimento e aquisição da empresa focado na aquisição de novos afiliados. Se apaixonou pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhou como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

4 Comentários

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  • Boa tarde!

    A minha empresa tem um domínio num servidor com várias contas de email, mas não somos os gestores do servidor. Desde que migrámos para este servidor, há pouco mais de 1 ano, temos tido imensos problemas com o envio de emails de clientes.

    Algumas vezes os nossos clientes queixavam-se de que os nossos emails entravam na caixa de spam e outras vezes queixavam-se que nem sequer os recebiam. Isto aconteceu até que recebemos um email de erro de volta que reportava que o endereço de ip do nosso servidor constava em listas de spam.

    Limpámos então com um anti-malware todos os nossos computadores onde eram acedidas as contas de email, tal como aconselhava esse mesmo email de erro e ainda ao reportarmos o problema aos nossos provedores, eles mudaram-nos o ip, que não consta ainda em nenhuma lista negra de spam.
    No entanto, há poucos dias, recebemos uma notificação de gestores de DNS informando que uma das nossas contas de email tinha sido completamente bloqueada por um tempo limitado devido a ter sido detectada a enviar “milhares de emails num curto espaço de tempo”, coisa que nós não só não enviámos assim tanto correio, como também não aparece nada na nossa caixa de correio enviado.
    Já voltámos a limpar todos os computadores, mudámos senhas de acesso e garantimos que este endereço de IP não está ainda em nenhuma blacklist, no entanto, já testámos e todo o correio que enviamos é marcado como spam para os nossos clientes.

    Ao fazer uma pesquisa, encontrei este link (https://forums.cpanel.net/threads/servidores-bloqueando-recebimento-de-e-mail-do-meu-servidor.393891/) que me levou a tentar saber o que era o PTR e vim parar ao vosso website.

    Acontece que, pesquisando na linha de comandos pelo actual ip onde está alojado o nosso domínio, aparece o mesmo ip onde diz “Address”, mas onde está o “Name”, aparece um endereço diferente que não inclui o respectivo ip. Isto quer então dizer que o nosso domínio não tem um PTR e precisa de um para que possamos enviar correio que seja considerado fidedigno? Ou neste caso, poderá ser algo completamente diferente?

    Obrigada desde já pela atenção.

    • Oi, Sara

      Tudo bem? Você tem conta com a Hostinger? Se sim, você pode chamar nossos agentes que estão online 24h por dia para te ajudar. Nossa equipe de sucesso ao cliente responde em até 3 minutos. De qualquer forma, enviei seu caso para um dos nossos especialistas e te retornaremos em breve, ok?

      Abraço

      • Não, não tenho conta. Pensei que tinha vindo parar a um artigo de blog, não a um site de venda de serviço de hospedagem.

        Obrigada na mesma, então.

    • Oi, Sara

      Recomendamos verificar esse problema junto com o provedor de serviço de e-mail ou com um programador para analisar o que esta ocorrendo. 🙂

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