O Que é IP Dedicado e Quando Seu Site Precisa de Um

Se você está procurando um plano de hospedagem na web, talvez tenha se deparado com o termo endereço IP dedicado. Geralmente listado como um diferencial oferecido pelos provedores de hospedagem, um IP dedicado costuma suscitar algumas dúvidas.

Uma dúvida comum é se um endereço de IP dedicado é necessário para hospedar um site. É para isso que estamos aqui: este artigo te ajudará a determinar se o seu site precisa de um IP dedicado, explicando o que ele significa, como funciona e o que o diferencia de um endereço IP compartilhado.

Vamos começar?

Um IP dedicado refere-se a um endereço IP exclusivo, atribuído apenas a um usuário ou dispositivo, e não compartilhado com outros. Geralmente, ele envolve cobranças extras de provedores de internet, serviços de VPN ou empresas de hospedagem para manter a exclusividade e financiar seus custos operacionais.

O Que é um Endereço IP

Um endereço IP (protocolo da internet) é uma série de números exclusivos atribuídos a sites e dispositivos conectados à rede.

Por exemplo: quando você liga para alguém, seu número de telefone é o seu identificador. Um endereço IP funciona da mesma forma — ele serve como um identificador exclusivo que um computador usa para se comunicar com outros dispositivos na Internet.

Há dois tipos de endereços IP na web, IPv4 e IPv6. Eis suas diferenças:

  • IPv4 – refere-se aos endereços que possuem quatro conjuntos de números separados por pontos, como 69.89.31.226 ou 12.244.233.165
  • IPv6 – usa letras e dígitos hexadecimais separados por dois pontos, por exemplo, 2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334

O IPv4 usa um modelo de 32 bits, que suporta mais de quatro bilhões de endereços diferentes. Entretanto, quanto mais sites forem criados, maior será a quantidade de endereços gerados; isso significa que, em algum momento, o modelo IPv4 poderá chegar ao seu limite.

O IPv6, por sua vez, usa um modelo de 128 bits, o que significa que ele tem 1.028 vezes mais combinações de endereços do que o IPv4. Portanto, ele atende às necessidades de uma internet cada vez maior e mais popular.

Os endereços IP também fazem parte do Sistema de Nomes de Domínio (DNS), que traduz os domínios e os liga aos seus endereços IP. O DNS permite que os usuários simplesmente digitem o endereço de um site — por exemplo, facebook.com  em vez de 69.63.176.13 para acessar a página que desejam.

Quando um usuário digita um domínio na barra de endereços, seu provedor de internet (ISP) procura o endereço IP do site correspondente. Quando o endereço IP é encontrado, o navegador recupera as informações e exibe o conteúdo do site.

Diferenças Entre Endereço IP Compartilhado e IP Dedicado

Um endereço IP dedicado é atribuído a uma única conta de hospedagem. Em outras palavras, um endereço IP dedicado serve como endereço único do seu site. Os usuários podem digitar seu domínio ou seu endereço IP para acessá-lo.

Quando um provedor de hospedagem de sites associa um IP dedicado a um servidor dedicado, você pode acessar todos os recursos do servidor. Você pode atribuir o endereço IP a um único site ou a vários sites.

Alguns provedores de hospedagem também oferecem um IP dedicado como complemento para um pacote de hospedagem existente. Por exemplo, é possível ter um endereço IP dedicado mesmo quando você usa hospedagem compartilhada.

Por outro lado, os IPs compartilhados são comumente usados em planos mais acessíveis de hospedagem, como hospedagem compartilhada ou hospedagem WordPress. Um endereço IP compartilhado é atribuído a vários sites em um único servidor.

Seu host garantirá que os visitantes sejam direcionados ao site certo com base no nome de domínio, apesar de outros sites terem o mesmo endereço IP.

Como os usuários com endereços IP compartilhados estão usando um servidor compartilhado, os recursos alocados são limitados até certo ponto. Além disso, qualquer ação do proprietário de um site pode afetar os outros sites. Por exemplo, quando um usuário com um endereço IP compartilhado é banido ou colocado numa lista de bloqueio por spam, isso pode afetar a reputação do e-mail de outros usuários.

Vantagens de Ter um Endereço IP Dedicado

Embora você possa ter um site plenamente funcional com um IP compartilhado, um endereço IP dedicado lhe dará algumas vantagens.

Abaixo estão vários benefícios que diferenciam um IP dedicado de um endereço IP compartilhado.

1. Envio de e-Mail

A capacidade de entrega de e-mails refere-se à porcentagem de e-mails que chegam com êxito às caixas de entrada dos destinatários.

Um dos fatores que influenciam a capacidade de entrega de e-mails é a reputação do IP. Ela afeta a forma como os provedores de internet determinam se seus e-mails devem ser enviados para a caixa de entrada. Portanto, quanto melhor a reputação, mais e-mails serão entregues.

Um endereço IP dedicado protege sua reputação, evitando que seu domínio fique associado a remetentes de e-mail maliciosos. Além disso, os IPs dedicados permitem que as empresas enviem um volume maior de e-mails.

No entanto, mesmo com um endereço IP dedicado, não é recomendável enviar muitos e-mails de uma só vez, pois os ISPs podem considerar isso como spam. A prática recomendada é começar com números pequenos e aumentar a frequência aos poucos, o que ajuda os ISPs a se familiarizarem com seu endereço IP.

Se você quiser evitar que e-mails em massa sejam enviados para a pasta de spam, considere usar um serviço de e-mail de terceiros. Plataformas como Mailchimp e Constant Contact podem lidar com alto volume de envio de mensagens, aumentando a chance de seus e-mails chegarem às caixas de entrada.

Outra maneira de evitar que os ISPs marquem seus e-mails como spam é usar um endereço específico. Em vez de usar um endereço de e-mail gratuito, como Gmail ou Yahoo, use um endereço de e-mail profissional com seu nome de domínio. Por exemplo, seunome@seudominio.com.

A Hostinger oferece um e-mail profissional gratuito em todos os planos de hospedagem. Se você só precisa de hospedagem de e-mail, nossas soluções de e-mail premium oferecem mais recursos e têm volumes de envio maiores. Você pode obter hospedagem de e-mail profissional dos provedores mais confiáveis.

Por que Escolher a Hostinger?

Além de oferecer e-mail profissional gratuito, a Hostinger inclui uma garantia de reembolso de 30 dias para todos os planos de hospedagem.

2. Acessar o Site Via Endereço IP

Às vezes, pode ser necessário acessar seu site por meio do endereço IP. Por exemplo, se você quiser criar seu site sem comprar um domínio, basta digitar seu IP dedicado na barra de endereços do navegador.

Com um endereço IP dedicado, você também tem acesso aos arquivos do seu site por meio de FTP (File Transfer Protocol), ou de um navegador da Web. Isso significa que você pode visualizar seu site mesmo quando seus registros de DNS estão em propagação, o que pode levar até 48 horas.

Embora o acesso a um site usando FTP não seja comum, ele oferece mais flexibilidade e alguns usuários podem considerá-lo necessário. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do site, carregar arquivos de mídia, bem como diagnosticar e corrigir qualquer problema que impeça os visitantes de visualizar o conteúdo da Web.

3. SEO

A discussão sobre se um endereço IP dedicado ajuda a melhorar o SEO ainda está em andamento. Mesmo assim, os endereços IP dedicados oferecem a vantagem de controlar a reputação do seu site, um dos fatores mais importantes de SEO.

Sem um IP dedicado, é muito provável que você esteja compartilhando endereços IP com centenas ou até milhares de outros sites, dependendo da sua solução de hospedagem na Web.

Da mesma forma que a reputação de e-mail, o compartilhamento de endereços IP pode colocar seu site em risco, pois outros usuários podem realizar práticas ruins de SEO, como participar de esquemas de links ou anexar textos e links ocultos. Na pior das hipóteses, seu site pode ser colocado na lista negra, mesmo que você não tenha feito nada de errado.

Além disso, o uso indevido de um IP dedicado pode fazer com que você seja penalizado. Alguns proprietários de sites atribuem um endereço IP a vários domínios e criam um grupo de sites que trocam links entre si, também conhecido como link farm.

Essa prática é considerada black hat, o que resulta na desindexação de seus sites das SERPs (Search Engine Result Pages).

4. Certificado SSL

Um certificado SSL (Secure Socket Layer) ajuda a proteger um site, criptografando todas as informações trocadas entre cada usuário e o servidor. Um site com um certificado SSL tem HTTPS em seu URL, com um símbolo de cadeado ao lado do endereço.

conexão https ativa no site da hostinger

Se você tem um site de e-commerce ou simplesmente lida com informações pessoais dos seus visitantes, é obrigatório obter um certificado SSL para proteger as informações confidenciais de seus clientes, que estão sujeitas a violações de segurança.

Anteriormente, um endereço IP dedicado era um requisito para a instalação do SSL. No entanto, com a tecnologia SNI (Server Name Identification), os usuários podem instalar certificados SSL mesmo em endereços IP compartilhados.

Dito isso, ainda há alguns problemas de compatibilidade com a SNI. A tecnologia não é compatível com várias versões antigas de navegadores e sistemas operacionais, incluindo o Safari no Windows XP, o Opera Mobile e o Internet Explorer 6 ou anterior.

Assim, quando os visitantes tentarem acessar seu site com um navegador incompatível, eles verão uma mensagem de aviso.

Embora poucas pessoas usem versões antigas de navegadores, é melhor evitar problemas de compatibilidade usando um endereço IP dedicado. Os endereços IP dedicados permitem que você instale certificados SSL avançados para oferecer um nível mais alto de segurança.

Além disso, nem todo host oferece suporte à SNI, portanto, talvez você ainda precise de um IP dedicado para instalar um certificado SSL.

5. Melhor Controle do Servidor

Um endereço IP dedicado oferece um nível mais alto de acesso e controle do servidor. Você pode configurar diretamente o servidor em vez de usar uma interface de painel de controle, como o cPanel ou o Plesk.

Geralmente, os provedores de hospedagem, incluindo a Hostinger, usam um IP dedicado na hospedagem de sites VPS para dar aos usuários acesso ao servidor em nível root. Você pode gerenciar várias propriedades do servidor com acesso root, desde o upload e a edição de arquivos até a instalação e a exclusão de software a seu critério.

Alguns hosts também oferecem hospedagem dedicada, com IP e servidor dedicados para fornecer mais recursos. Com esse ambiente, você pode executar um servidor de jogos e hospedar seus próprios jogos online sem se preocupar com atrasos na jogabilidade ou falta de largura de banda.

O uso de um IP dedicado também permite que você execute seu próprio servidor FTP. Isso pode beneficiar empresas ou organizações na facilitação de transferências de arquivos em redes internas. Você também pode configurar uma rede FTP anônima que permita aos usuários acessar arquivos públicos sem credenciais.

6. Desempenho do Site

O desempenho do site refere-se ao tempo que as páginas da web levam para serem baixadas dos servidores de hospedagem e exibidas nos navegadores dos usuários. Um bom desempenho é essencial para a primeira impressão do seu site e da sua empresa, portanto, é um fator importante na experiência do usuário.

40% dos usuários abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar. Portanto, um site de alto desempenho, com carregamento rápido, tem maior probabilidade de gerar tráfego e aumentar as taxas de conversão. Por outro lado, o desempenho lento pode causar uma taxa de rejeição mais alta e prejudicar sua reputação.

Se você estiver em uma conta de hospedagem compartilhada, é possível que seu site compartilhe um endereço IP com centenas ou, às vezes, milhares de outros sites. Quando um site recebe uma carga de tráfego alta, ele pode ficar lento e afetar seu desempenho.

Com um endereço IP compartilhado, o servidor também precisa identificar qual domínio é solicitado antes de exibi-lo ao usuário, o que pode levar alguns segundos.

Com um endereço IP dedicado, digitar um domínio exibirá imediatamente o conteúdo do site. Embora um IP dedicado não seja o único fator que contribui para o desempenho, ele ajuda a melhorar a velocidade do site, pois o servidor não precisa pesquisar muitos outros sites para encontrar o conteúdo certo.

7. Custo do IP Dedicado

Outro aspecto a ser considerado ao decidir entre IP compartilhado e IP dedicads é o preço. Um endereço IP dedicado custa entre US$ 2/mês a US$ 200/mês, dependendo do seu provedor de hospedagem.

A maneira mais econômica de obter um endereço IP dedicado para o seu site é comprar um plano de hospedagem VPS, que pode custar desde US$ 5/mês a até US$ 300/mês. O preço depende da configuração e dos recursos do servidor.

Os planos VPS KVM da Hostinger custam de €5.99 a €19.99/mês. Cada plano inclui um endereço IP dedicado, acesso total à raiz com espaço em disco SSD NVMe e 512 GB de RAM por servidor. Embora você deva gerenciar os serviços de hospedagem VPS de forma independente, uma equipe de suporte dedicada está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para resolver quaisquer problemas técnicos.

Outra opção é usar a hospedagem dedicada, que vem com um servidor dedicado. No entanto, esses planos geralmente são os mais caros, com preços que variam de US$ 20/mês a até US$ 299/mês.

Se você quiser usar um endereço IP dedicado na hospedagem compartilhada, alguns provedores adicionam um IP dedicado como um recurso complementar. No entanto, o ambiente compartilhado pode ter algumas desvantagens, inclusive recursos limitados e casos de lentidão sempre que outros sites receberem um aumento de tráfego.

Meu Site Precisa de um IP dedicado?

A escolha entre um endereço IP regular e um dedicado depende da flexibilidade e do controle que você deseja ter sobre o seu site. Há alguns casos em que um IP dedicado pode ser benéfico, como:

  • Acesso regular ao seu site por meio de FTP – um endereço IP dedicado permite acesso para editar e visualizar seu site mesmo sem um domínio.
  • Instalação de aplicativos de terceiros – vários aplicativos e serviços precisam de um endereço IP dedicado para serem executados em seu servidor.
  • Aumentar sua reputação de e-mail – com seu ambiente isolado, um endereço IP dedicado evita que você seja penalizado por ações mal-intencionadas de outros domínios.
  • Melhoria do desempenho e da experiência do usuário – com um IP dedicado, o servidor pode rastrear imediatamente o conteúdo da web, reduzindo o tempo de carregamento do site.
  • Configuração do seu próprio servidor – um IP dedicado oferece um nível mais alto de controle e flexibilidade sobre a configuração do seu servidor, desde a configuração de um servidor FTP até um servidor de jogos.

Embora um IP dedicado possa beneficiar alguns proprietários de sites, ele não é uma necessidade. Em outras palavras, o mais importante é determinar as necessidades de seu site.

Se o seu site é novo e está crescendo, um endereço IP compartilhado pode ser uma solução. No entanto, se você estiver administrando um site de negócios que envolva e-mail marketing e/ou lide com dados dos usuários, um IP dedicado oferece capacidade de entrega de e-mail confiável e permite que você proteja a reputação do seu domínio.

Conclusão

Conhecer as necessidades do seu site é essencial para escolher o tipo de endereço IP ideal para você: isto é, nem todo site exigirá um IP dedicado. Se você está apenas começando e não espera muito tráfego, um endereço IP compartilhado funcionará muito bem.

Dito isso, se o seu site estiver recebendo muito tráfego, chegando a um grande volume de e-mails enviados ou se você precisar de acesso FTP regular ao seu site, será necessário um endereço IP dedicado.

Lembre-se de que um endereço IP dedicado não é o mesmo que uma hospedagem dedicada. Você pode ter um IP dedicado com qualquer tipo de hospedagem, como hospedagem compartilhada ou VPS, dependendo do seu host.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor como funciona um endereço IP dedicado e como ele pode beneficiar seu site. Boa sorte nos seus projetos! 

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.