Descubra o Poder do VPS e Como Escolher Sem Erros!

Descubra o Poder do VPS e Como Escolher Sem Erros!

Na comparação entre VPS e hospedagem compartilhada, o VPS é uma opção mais segura e estável do que a hospedagem barata (compartilhada), onde você não tem um espaço dedicado no servidor. Além disso, é mais barato do que alugar um servidor dedicado inteiro — mas também tem uma escala menor.

A hospedagem VPS geralmente é escolhida por proprietários de sites com tráfego de nível médio, que excede os limites dos planos de hospedagem compartilhada. Normalmente, esses webmasters ainda não precisam dos recursos de um servidor dedicado.

As soluções de servidores virtuais privados geralmente oferecem mais de um plano de hospedagem. Por exemplo, na Hostinger, temos planos de Servidor VPS para atender diferentes necessidades comerciais e permitir que você escale seu site sem problemas quando precisar de mais recursos.

O VPS (Servidor Virtual Privado) é um serviço de hospedagem que usa uma tecnologia de virtualização para oferecer recursos dedicados (privados) num servidor com múltiplos usuários.

O Que é VPS e Como Funciona?

como funciona hospedagem vps

Um servidor é um computador no qual o seu web host armazena os arquivos e os bancos de dados necessários para o seu site. Quando um visitante quer acessar o seu site, o navegador deles envia uma solicitação para o seu servidor, e então transfere os dados necessários através da internet.

A hospedagem VPS oferece a você um servidor virtual que simula um servidor físico. Contudo, na realidade, a máquina está sendo compartilhada entre diversos usuários.

Usando uma tecnologia de virtualização, o seu provedor de hospedagem instala uma camada virtual sobre o sistema operacional (SO) do servidor. Essa camada divide o servidor em partições e permite que cada usuário instale o seu próprio sistema operacional e software.

Portanto, um servidor virtual privado (VPS) é tanto virtual quanto privado, já que você tem controle completo. Ele é separado dos servidores de outros usuários num nível de sistema operacional.

De fato, a tecnologia de VPS é similar a criar partições no seu próprio computador, quando você quer rodar mais de um sistema operacional (por exemplo Windows e Linux) sem reiniciar o PC.

Rodar uma VPS permite que você configure o seu site dentro de um container seguro com recursos garantidos (memória, espaço em disco, núcleos de CPU, etc.), que você não precisa compartilhar com outros usuários.

Com a hospedagem VPS, você tem o mesmo acesso de nível root que teria num servidor dedicado, mas com um preço muito menor.

Qual é o Objetivo do Servidor VPS?

O servidor VPS é uma opção mais avançada que a hospedagem compartilhada, mas que ainda oferece um custo/benefício superior a um servidor dedicado. A hospedagem VPS permite maior liberdade de configurações do que um servidor compartilhado.

Você pode executar praticamente qualquer modificação, com poucas exceções. Uma dessas exceções envolve alterações que exijam acesso direto ao hardware. Isso impede que os usuários rodem emulação de hardware dentro do VPS — além de evitar o acesso a dispositivos de armazenamento que não estejam conectados a uma rede.

A hospedagem VPS também se assemelha ao servidor dedicado no sentido de que é mais segura que uma hospedagem compartilhada, já que cada usuário ocupa seu próprio espaço de maneira virtualizada.

Finalmente, o VPS também oferece maior escalabilidade. Afinal, é mais fácil de adicionar ou remover recursos num servidor virtualizado. É possível fazer upgrade na quantidade de núcleos de CPU, memória do sistema e de espaço em disco.

Para Quem o VPS é Indicado?

Como já comentamos, os servidores VPS são indicados para donos de sites com tráfego médio, como uma loja virtual ou sites de empresas médias a grandes. Essa é uma opção especialmente útil para quem possui um site que cresceu além do que a hospedagem compartilhada suporta.

Quando um site começa a receber um volume muito grande de visitas, ele acaba exigindo um poder de processamento maior do que um servidor tradicional pode suportar. Nesse caso, opções mais potentes como a hospedagem VPS se tornam uma solução mais atrativa.

A ressalva é que um servidor VPS exige maior conhecimento técnico por parte do usuário, pois é preciso uma familiaridade com o sistema Linux, o SSH e suas linhas de comandos. Outra opção para donos de sites que não estão dispostos a aprender tais habilidades é contratar um desenvolvedor que tenha experiência com hospedagens do tipo.

Como a VPS se compara com outros tipos de hospedagem

como a vps se compara a outros tipos de hospedagem

Os diferentes tipos de hospedagem de site permitem que você tenha diferentes níveis de personalização no seu servidor. Eles variam em preço, desempenho (por exemplo, tempo de carregamento de página) e a disponibilidade do serviço (por exemplo, o uptime).

Abaixo,  veja como a hospedagem VPS se compara aos demais tipos de hospedagem.

Hospedagem Compartilhada

A Hospedagem Compartilhada é a solução para hospedar sites iniciantes ou com baixo tráfego. É um ponto de partida para a maioria dos pequenos negócios e blogueiros que estão só começando.

Com a hospedagem compartilhada, você divide o mesmo servidor físico com outros clientes de uma provedora de hospedagem. Você não tem recursos dedicados, pois seu site roda no mesmo sistema operacional que os sites dos demais usuários.

Por conta disso, a memória e o poder de energia que seu site precisa para funcionar corretamente podem ser afetados pelas necessidades dos outros usuários. Por exemplo, se houver um pico de acessos em um site hospedado no mesmo servidor, o tempo de carregamento das páginas do seu site pode aumentar.

Você não consegue escolher qual sistema operacional ou qual servidor usar, além de outras configurações. No final das contas, seu provedor de hospedagem que controla cada aspecto do seu ambiente de hospedagem compartilhada.

Você pode pensar na hospedagem compartilhada como um aluguel onde você divide o mesmo apartamento com uma série de colegas de quarto. A hospedagem VPS ainda é um tipo de apartamento partilhado (ou flatshare).

Contudo, todo mundo ainda tem o seu próprio ambiente, onde podem customizar o espaço de acordo com as suas necessidades. por exemplo, dá para escolher a pintura, os móveis a decoração, etc.

Hospedagem Cloud

Com a Hospedagem Cloud, você não usa apenas um servidor, mas um aglomerado de servidores que rodam na nuvem. Cada servidor guarda uma cópia atualizada do seu site. Quando um dos servidores está muito ocupado, o grupo automaticamente redireciona o tráfego ao menos usado.

Como resultado, a Hospedagem Cloud não tem inatividade, pois sempre há um servidor disponível para atender as solicitações dos visitantes do seu site.

A Hospedagem Cloud e a Hospedagem VPS não são excludentes um da outra. Em vez disso, muitas empresas de hospedagem preferem oferecer hospedagem VPS numa infraestrutura cloud.

Essa é uma solução que também adotamos na Hostinger, pois descobrimos que combinar essas duas tecnologias leva ao melhor desempenho e confiabilidade possível no servidor virtual.

Hospedagem WordPress

A Hospedagem WordPress é um serviço oferecido especialmente aos usuários do WordPress. Ele vem com recursos próprios que apenas os que usam o CMS podem usufruir. Por exemplo, instalação com um único clique, plugins pré-instalados e uma interface de linhas de comando.

Os servidores são configurados de acordo com as necessidades do WordPress. Por conta disso, os provedores de hospedagem oferecem a Hospedagem WordPress como parte de um serviço de Hospedagem Compartilhada.

Ainda que seja possível configurar um site WordPress em uma VPS, você não tem acesso aos servidores personalizados que foram configurados com o WordPress em mente.

Entretanto, se você escolher uma VPS para o seu WordPress, você conseguirá instalar e configurar seu ambiente de hospedagem de acordo com as necessidades do seu negócio online.

Hospedagem Dedicada

Com a hospedagem dedicada, você aluga um servidor físico para o seu negócio. Se você tem um site com tráfego muito grande, essa pode ser a sua melhor solução, pois ela é mais rápida, mais flexível e totalmente personalizável.

Porém, o serviço com certeza tem um preço maior. Por isso, ele não chega a ser recomendado para todos os tipos de usuários. Especialmente se você estiver apenas começando sua jornada de sucesso na internet e tiver um site ou blog pequeno.

Enquanto que com a VPS você escolhe como configurar seu sistema operacional e as aplicações do servidor, na hospedagem dedicada você pode ir mais além. Você pode configurar não apenas o software, mas também o hardware, já que o servidor é todo seu e mais ninguém tem acesso a ele.

Você também pode rodar um servidor dedicado no local que desejar – como por exemplo, no seu escritório. O grande problema é que você deixa de ter o suporte de uma equipe de hospedagem profissional nesse caso.

Prós e Contras da Hospedagem VPS

A hospedagem VPS como ser uma solução ideal para você, se esse é o serviço que você realmente percisa. Abaixo, você pode conferir os prós e contras de rodar um servidor virtual privado:

Prós

  1. Mais rápida e mais confiável do que um servidor de hospedagem compartilhada.
  2. Como os recursos tipo memória e poder de processamento são garantidos, existe zero ou pouquíssima flutuação nos recursos disponíveis.
  3. Problemas e picos de tráfego de outros usuários não afetam o seu site.
  4. Você ganha acesso de superusuário (root) para o seu servidor.
  5. Você tem melhor privacidade, já que os seus arquivos e bancos de dados estão protegidos de outros usuários
  6. É um serviço fácil de escalar. Conforme o seu site cresce, você pode facilmente fazer upgrade dos planos.
  7. Ideal para jogos que demandam desempenho, como Minecraft. Para tanto, um host Minecraft é indicados para ter partidas (solo ou multijogador) mais robustas, sem atrasos ou travadas na experiência. 

Contras

  1. É mais caro do que a hospedagem compartilhada.
  2. Requer mais conhecimento técnico para gerenciar o seu servidor, ainda que você possa usar um painel de controle CyberPanel para facilitar as coisas
  3. Servidores configurados de maneira inadequada podem levar a vulnerabilidades de segurança

Como Usar VPS e Decidir a Hora do Upgrade?

A hospedagem VPS geralmente é vista como o próximo passo depois que o seu site cresce além dos recursos limitados da hospedagem compartilhada.

Se o plano mais avançado de hospedagem compartilhada não é mais o suficiente para rodar o seu site de maneira suave, vale a pena fazer upgrade para um plano de VPS.

Nesses casos, a hospedagem VPS pode proporcionar o melhor de dois mundos: da hospedagem compartilhada e da dedicada.

Contudo, existem outros casos onde pode ser uma boa ideia de começar com um plano VPS desde o princípio. Por exemplo, sites de e-commerce onde você precisa proporcionar pagamentos seguros com um ambiente rápido e estável podem se beneficiar bastante de um servidor virtual privado.

Na verdade, se você armazena qualquer tipo de dados sensíveis ou precisa processar pagamentos, a VPS pode ajudar na redução do risco de quebras de segurança e de roubo de identidade.

Se você espera picos de tráfego em certos momentos no seu site, por exemplo, um plano de hospedagem VPS também pode ser uma benção. Isso pode acontecer com um site de vendas de ingressos, para dar um exemplo.

Servidores de jogos e outros sites pesados em recursos também rodam com desempenho muito melhor num servidor virtual privado.

Existem Alternativas ao VPS? O Que é uma VPS Gerenciada?

Um dos maiores pontos negativos da hospedagem VPS é ter que gerenciar todo o seu ambiente de servidor por conta própria. Se o seu servidor virtual não está bem configurado e bem gerido, você pode enfrentar sérios riscos de segurança e de perda de desempenho.

Serviços de hospedagem VPS gerenciados apareceram no mercado como uma solução viável para esse problema. Você pode pensar neles como uma alternativa melhorada à hospedagem VPS, que vem com suporte técnico completo.

VPSs gerenciadas ainda são algo novo no mercado, mas cada vez mais provedores de hospedagem então oferecendo-as aos seus clientes. Por exemplo, aqui na Hostinger, a gente busca oferecer um ambiente de hospedagem totalmente gerenciado com todos os nossos planos de hospedagem cloud.

Então, o que é VPS?

A hospedagem VPS lhe dá acesso a recursos garantidos e controle total sem a necessidade de você rodar um servidor próprio. É uma excelente solução para sites de eCommerce com recursos pesados e tráfego e médio a alto.

Contudo, negócios que esperam um rápido crescimento também podem se beneficiar da estabilidade do serviço. Se você quiser um ambiente de hospedagem de escala corporativa, confiável e com um preço acessível, definitivamente vale a pena considerar a hospedagem VPS para o seu site.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que é hospedagem VPS e como ela funciona. Caso você tenha mais perguntas, sinta-se livre para enviá-las para a gente na seção de comentários abaixo!

Escolha o melhor tipo de servidor web – Nginx ou Apache
Saiba como gerenciar seu servidor com comandos SSH – Comandos Linux

Perguntas Frequentes – O Que é VPS

O VPS é uma Boa Opção de Hospedagem?

Se você precisa de um serviço que se adapte ao um site que está em rápido crescimento, a hospedagem VPS é uma ótima opção. Você terá controle total sobre os recursos de seu servidor virtual e geralmente verá um maior uptime, já que seu servidor não está compartilhando os recursos com outros sites.

Por Que Eu Preciso de Hospedagem VPS?

A hospedagem VPS é uma necessidade para sites e lojas online que recebem muito tráfego. Ao contrário da hospedagem tradicional, a hospedagem VPS permite alocar recursos do servidor, facilitando o gerenciamento de sites corporativos e lojas online, por exemplo.

Qual é a Diferença entre Hospedagem e VPS?

Um plano de hospedagem compartilhado é ótimo para pequenos sites pessoais, já que os recursos do servidor são compartilhados com outros websites. Com a hospedagem VPS, você ganha acesso aos recursos do servidor necessários para um projeto maior, e pode alocá-los como achar conveniente.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.