O que é VPS? Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS
access_time
hourglass_empty
person_outline

O que é VPS? Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS

VPS significa Virtual Private Server – Servidor Virtual Privado em português. A hospedagem VPS é um dos serviços mais populares que você pode escolher para o seu site. Ele usa uma tecnologia de virtualização para oferecer para você recursos dedicados (privados) num servidor com múltiplos usuários.

É uma solução mais segura e estável do que a hospedagem compartilhada, onde você não ganha um espaço dedicado em servidor. Contudo, essa é uma opção em menor escala e mais barata do que alugar um servidor inteiro.

A hospedagem VPS geralmente é escolhida por donos de sites que possuem um tráfego de nível médio, que excede os limites dos planos de hospedagem de compartilhada – mas ainda não exige os recursos de um servidor dedicado.

As soluções de VPS geralmente oferecem mais do que um plano de hospedagem. Por exemplo, aqui na Hostinger temos seis planos de VPS para atender a diferentes demandas comerciais, permitindo que você escale o tamanho do seu site de maneira rápida e prática quando precisar de mais recursos.

planos de hospedagem vps da hostinger

Economize até 63% e confira os planos de hospedagem VPS da Hostinger!

Clique Aqui

O que é VPS e como funciona?

como funciona hospedagem vps

Um servidor é um computador no qual o seu web host armazena os arquivos e os bancos de dados necessários para o seu site. Quando um visitante quer acessar o seu site, o navegador deles envia uma solicitação para o seu servidor, e então transfere os dados necessários através da internet.

A hospedagem VPS oferece a você um servidor virtual que simula um servidor físico. Contudo, na realidade, a máquina está sendo compartilhada entre diversos usuários.

Usando uma tecnologia de virtualização, o seu provedor de hospedagem instala uma camada virtual sobre o sistema operacional (SO) do servidor. Essa camada divide o servidor em partições e permite que cada usuário instale o seu próprio sistema operacional e software.

Portanto, um servidor virtual privado (VPS) é tanto virtual quanto privado, já que você tem controle completo. Ele é separado dos servidores de outros usuários num nível de sistema operacional.

De fato, a tecnologia de VPS é similar a criar partições no seu próprio computador, quando você quer rodar mais de um sistema operacional (por exemplo Windows e Linux) sem reiniciar o PC.

Rodar uma VPS permite que você configure o seu site dentro de um container seguro com recursos garantidos (memória, espaço em disco, núcleos de CPU, etc.), que você não precisa compartilhar com outros usuários.

Com a hospedagem VPS, você tem o mesmo acesso de nível root que teria num servidor dedicado, mas com um preço muito menor.

Comece Agora

Como a VPS se compara com outros tipos de hospedagem

como a vps se compara a outros tipos de hospedagem

Os diferentes tipos de hospedagem de site permitem que você tenha diferentes níveis de personalização no seu servidor. Eles variam em preço, desempenho (por exemplo, tempo de carregamento de página) e a disponibilidade do serviço (por exemplo, o uptime).

Abaixo,  veja como a hospedagem VPS se compara aos demais tipos de hospedagem.

Hospedagem Compartilhada

A Hospedagem Compartilhada é a solução para sites iniciantes ou com baixo tráfego. É um ponto de partida para a maioria dos pequenos negócios e blogueiros que estão só começando.

Com a hospedagem compartilhada, você divide o mesmo servidor físico com outros clientes de uma provedora de hospedagem. Você não tem recursos dedicados, pois seu site roda no mesmo sistema operacional que os sites dos demais usuários.

Por conta disso, a memória e o poder de energia que seu site precisa para funcionar corretamente podem ser afetados pelas necessidades dos outros usuários. Por exemplo, se houver um pico de acessos em um site hospedado no mesmo servidor, o tempo de carregamento das páginas do seu site pode aumentar.

Você não consegue escolher qual sistema operacional ou qual servidor usar, além de outras configurações. No final das contas, seu provedor de hospedagem que controla cada aspecto do seu ambiente de hospedagem compartilhada.

Você pode pensar na hospedagem compartilhada como um aluguel onde você divide o mesmo apartamento com uma série de colegas de quarto. A hospedagem VPS ainda é um tipo de apartamento partilhado (ou flatshare).

Contudo, todo mundo ainda tem o seu próprio ambiente, onde podem customizar o espaço de acordo com as suas necessidades. por exemplo, dá para escolher a pintura, os móveis a decoração, etc.

Interessado em Hospedagem Compartilhada? Assine sua Hospedagem de Sites hoje!

Clique Aqui

Hospedagem Cloud

Com a Hospedagem Cloud, você não usa apenas um servidor, mas um aglomerado de servidores que rodam na nuvem. Cada servidor guarda uma cópia atualizada do seu site. Quando um dos servidores está muito ocupado, o grupo automaticamente redireciona o tráfego ao menos usado.

Como resultado, a Hospedagem Cloud não tem inatividade, pois sempre há um servidor disponível para atender as solicitações dos visitantes do seu site.

A Hospedagem Cloud e a Hospedagem VPS não são excludentes um da outra. Em vez disso, muitas empresas de hospedagem preferem oferecer hospedagem VPS numa infraestrutura em nuvem.

Essa é uma solução que também adotamos na Hostinger, pois descobrimos que combinar essas duas tecnologias leva ao melhor desempenho e confiabilidade possível no servidor virtual.

Pronto para o servidor virtual definitivo? Obtenha sua Hospedagem Cloud hoje!

Confira Aqui

Hospedagem WordPress

A Hospedagem WordPress é um serviço oferecido especialmente aos usuários do WordPress. Ele vem com recursos próprios que apenas os que usam o CMS podem usufruir. Por exemplo, instalação com um único clique, plugins pré-instalados e uma interface de linhas de comando.

Os servidores são configurados de acordo com as necessidades do WordPress. Por conta disso, os provedores de hospedagem oferecem a Hospedagem WordPress como parte de um serviço de Hospedagem Compartilhada.

Ainda que seja possível configurar um site WordPress em uma VPS, você não tem acesso aos servidores personalizados que foram configurados com o WordPress em mente.

Entretanto, se você escolher uma VPS para o seu WordPress, você conseguirá instalar e configurar seu ambiente de hospedagem de acordo com as necessidades do seu negócio online.

Obtenha sua Hospedagem WordPress hoje!

Dê uma Olhada

Hospedagem Dedicada

Com a hospedagem dedicada, você aluga um servidor físico para o seu negócio. Se você tem um site com tráfego muito grande, essa pode ser a sua melhor solução, pois ela é mais rápida, mais flexível e totalmente personalizável.

Porém, o serviço com certeza tem um preço maior. Por isso, ele não chega a ser recomendado para todos os tipos de usuários. Especialmente se você estiver apenas começando sua jornada de sucesso na internet e tiver um site ou blog pequeno.

Enquanto que com a VPS você escolhe como configurar seu sistema operacional e as aplicações do servidor, na hospedagem dedicada você pode ir mais além. Você pode configurar não apenas o software, mas também o hardware, já que o servidor é todo seu e mais ninguém tem acesso a ele.

Você também pode rodar um servidor dedicado no local que desejar – como por exemplo, no seu escritório. O grande problema é que você deixa de ter o suporte de uma equipe de hospedagem profissional nesse caso.

Prós e Contras da HospedagemVPS

A hospedagem VPS como ser uma solução ideal para você, se esse é o serviço que você realmente percisa. Abaixo, você pode conferir os prós e contras de rodar um servidor virtual privado:

Prós

  1. Mais rápida e mais confiável do que um servidor de hospedagem compartilhada.
  2. Como os recursos tipo memória e poder de processamento são garantidos, existe zero ou pouquíssima flutuação nos recursos disponíveis.
  3. Problemas e picos de tráfego de outros usuários não afetam o seu site.
  4. Você ganha acesso de superusuário (root) para o seu servidor.
  5. Você tem melhor privacidade, já que os seus arquivos e bancos de dados estão protegidos de outros usuários
  6. É um serviço fácil de escalar. Conforme o seu site cresce, você pode facilmente fazer upgrade dos

Contras

  1. É mais caro do que a hospedagem compartilhada.
  2. Requer mais conhecimento técnico para gerenciar o seu servidor.
  3. Servidores configurados de maneira inadequada podem levar a vulnerabilidades de segurança

Como Usar VPS e Decidir a Hora do Upgrade?

A hospedagem VPS geralmente é vista como o próximo passo depois que o seu site cresce além dos recursos limitados da hospedagem compartilhada.

Se o plano de hospedagem compartilhada mais avançado não é mais o suficiente para rodar o seu site de maneira suave, vale a pena fazer upgrade para um plano de VPS.

Nesses casos, a hospedagem VPS pode proporcionar o melhor de dois mundos: da hospedagem compartilhada e da dedicada.

Contudo, existem outros casos onde pode ser uma boa ideia de começar com um plano VPS desde o princípio. Por exemplo, sites de eCommerce onde você precisa proporcionar pagamentos seguros com um ambiente rápido e estável podem se beneficiar bastante de um servidor virtual privado.

Na verdade, se você armazena qualquer tipo de dados sensíveis ou precisa processar pagamentos, a VPS pode ajudar na redução do risco de quebras de segurança e de roubo de identidade.

Se você espera picos de tráfego em certos momentos no seu site, por exemplo, um plano de hospedagem VPS também pode ser uma benção. Isso pode acontecer com um site de vendas de ingressos, para dar um exemplo.

Servidores de jogos e outros sites pesados em recursos também rodam com desempenho muito melhor num servidor virtual privado.

Confira estes planos de hospedagem VPS para ajudar você a se decidir!

Comece Aqui e Agora

Existem Alternativas ao VPS? O Que é uma VPS Gerenciada?

Um dos maiores pontos negativos da hospedagem VPS é ter que gerenciar todo o seu ambiente de servidor por conta própria. Se o seu servidor virtual não está bem configurado e bem gerido, você pode enfrentar sérios riscos de segurança e de perda de desempenho.

Serviços de hospedagem VPS gerenciados apareceram no mercado como uma solução viável para esse problema. Você pode pensar neles como uma alternativa melhorada à hospedagem VPS, que vem com suporte técnico completo.

VPSs gerenciadas ainda são algo novo no mercado, mas cada vez mais provedores de hospedagem então oferecendo-as aos seus clientes. Por exemplo, aqui na Hostinger, a gente busca oferecer um ambiente de hospedagem totalmente gerenciado com todos os nossos planos de hospedagem cloud.

Nós colocamos o seu servidor no ar de acordo com as suas necessidades, lidamos com o uptime e o monitoramento, tomamos conta dos backups e do cache, e oferecemos suporte dedicado 24/7 para todos os nossos clientes de VPS gerenciada.

Obtenha sua Hospedagem Cloud hoje!

Confira

Então, o que é VPS?

A hospedagem VPS lhe dá acesso a recursos garantidos e controle total sem a necessidade de você rodar um servidor próprio. É uma excelente solução para sites de eCommerce com recursos pesados e tráfego e médio a alto.

Contudo, negócios que esperam um rápido crescimento também podem se beneficiar da estabilidade do serviço. Se você quiser um ambiente de hospedagem de escala corporativa, confiável e com um preço acessível, definitivamente vale a pena considerar a hospedagem VPS para o seu site.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que é hospedagem VPS e como ela funciona. Caso você tenha mais perguntas, sinta-se livre para enviá-las para a gente na seção de comentários abaixo!

O Autor

Author

Carlos E. / @carlosfelipe

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Tutoriais relacionados

Author

Rodrigo Vieira Responder

abril 21 2018

Parabéns pelo o artigo super bem produzido. Realmente compensa muito ter uma VPS quando você domínio sobre alguns recursos. E digo mais que tem interesse em contratar uma VPS, não demore para tomar essa decisão. Eu tenho um e estou super feliz, pois tem me atendido super bem a mim.

    Author

    arianegoncalves

    Respondido em abril 23 2018

    É isso aí, Rodrigo! Obrigada pelo feedback :)

      Author

      Rodrigo Vieira

      Respondido em maio 15 2018

      Eu fico muito feliz por poder comentar aqui e pela a oportunidade. Obrigado Hostinger.

Author

Áureo Responder

agosto 05 2019

Bom artigo! Preciso de um site que acesse tipo logmein, onde eu instalo meus programas e deixo rodando diariamante?

Author

renato martins Responder

novembro 22 2019

Kleverton K, amigo você é fera!!!!!! Rodei a manhã toda pela Internet procurando uma explicação, clara, objetiva e com um conteúdo perfeito sobre o assunto; aí vem você e dá essa aula?!... Entre e 0 e 10 você ganha 1.000. Um grande abraço! Felicidades, SUCESSO, obrigado!

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!