Como Otimizar Imagens: Guia para Aumentar o Desempenho do Seu Site

Como Otimizar Imagens: Guia para Aumentar o Desempenho do Seu Site

Não importa qual o tipo do seu site, ter imagens bem otimizadas é essencial para melhorar o engajamento dos usuários e o desempenho geral das suas páginas.

Imagens não otimizadas podem consumir espaço de armazenamento e diminuir a velocidade de carregamento do seu site — cerca de 39% dos visitantes abandonam um site onde as imagens demoram para carregar. Portanto, otimizar as imagens é fundamental para que ele fique mais rápido. 

O objetivo da otimização de imagem é reduzir o tamanho do arquivo sem perder a qualidade. Como resultado, ela consome menos recursos, carrega mais rápido e melhora o SEO.

Neste guia,  falaremos tudo sobre otimização de imagem, incluindo dicas sobre como fazer isso e recomendações de ferramentas.

É o nome que se dá ao processo de diminuir o tamanho das imagens do seu site mantendo o formato, dimensão e resolução adequadas. Ele envolve a otimização do tamanho do arquivo, da proporção e de outros aspectos. Otimizar e ajustar as imagens de um site pode melhorar o alcance e o desempenho dele.

Por que Otimizar Imagens é Importante?

A otimização ajuda a aumentar a velocidade do seu site e também a melhorar o desempenho geral, incluindo o SEO e a experiência do usuário.

Confira abaixo os benefícios da otimização de imagem

Melhor Uso de Recursos

Imagens grandes consomem mais espaço de armazenamento e precisam de mais largura de banda para transferir arquivos para os navegadores dos usuários.

Se você gerencia um site com recursos limitados, terá que encontrar uma maneira de aproveitar ao máximo o espaço em disco.

Com a otimização de imagens, você pode reduzir significativamente a quantidade de largura de banda e espaço em disco necessários para exibir e armazenar suas imagens. 

Quem entrar em seu site também poderá colher os benefícios de navegar muito mais rápido, pois essa otimização reduz o tempo que a página leva para carregar.

Outro benefício de ter um site mais leve é que leva muito menos tempo para criar backups.

Melhores Ranqueamentos

O Google fez a velocidade da página ser um componente fundamental em seu algoritmo de classificação, favorecendo sites que carregam rapidamente e penalizando os mais lentos.

Sites com imagens otimizadas aumentam suas chances de aparecer na Pesquisa de imagens do Google, pois suas páginas carregam muito mais rápido. Para testar a velocidade do seu site, use ferramentas gratuitas como o PageSpeed Insights do Google.

site do pagespeed insights para teste de velocidade de site

Melhor Experiência do Usuário

Outro grande benefício que a otimização de imagem proporciona é a experiência aprimorada do usuário.

Combinando carregamento rápido e navegação fácil, os visitantes passarão mais tempo no seu site, pesquisando sobre o que você faz, cria e oferece.

O processo de otimizar imagens inclui adicionar textos alternativos às suas imagens, melhorando a acessibilidade do site — vamos falar sobre isso com mais detalhes.

Dicas de Otimização para Melhorar a Velocidade do seu Site

Nesta seção, abordaremos alguns aspectos a serem considerados na hora de otimizar imagens, como o formato da imagem, tamanho do arquivo, resolução e muito mais.

1. Escolha o Formato de Arquivo Adequado

O formato da imagem é o primeiro aspecto a ser considerado na otimização de imagem. Antes de detalharmos os diferentes formatos de imagem, é importante saber que eles são classificados em gráficos vetoriais e em imagens raster.

Os formatos de arquivo vetoriais incluem SVG, PDF, EPS e AI.

Imagens vetoriais normalmente funcionam bem com combinação de linhas, pontos e cores, como logotipos e ícones. Uma das maiores vantagens desse tipo de imagem é que ela não perde a qualidade, mesmo quando o tamanho é alterado.

Já as imagens raster, que são baseadas em pixels, são mais dependentes da resolução. Quando as imagens rasterizadas são redimensionadas, elas ficam borradas ou pixeladas. Os formatos de arquivo de imagem da categoria raster incluem JPEG, PNG, GIF e RAW.

Confira agora os formatos mais comuns de arquivos, que funcionam bem em quase todos os navegadores e podem ser editados na maioria dos softwares de edição de imagem.

JPEG

Por ser um dos formatos de arquivo mais popular, é suportado por quase todos os dispositivos e sistemas operacionais. Como as imagens JPEG são relativamente pequenas, elas não diminuem o tempo de carregamento de páginas e são mais rápidas de carregar ou transferir.

Os arquivos JPEG de linha de base e progressivas também são excelentes para preservar a cor. No entanto, como os JPEGs usam compactação com perdas, quanto menor o tamanho do arquivo, menor a qualidade da imagem. Cada vez que um formato JPEG é editado, mais dados são excluídos.

É por isso que esse formato não funciona bem em imagens que precisam de ajustes contínuos e contêm texto — fica difícil ler um texto após reduzir o tamanho do arquivo.

comparação entre a fot ode um gato em raw e em jpeg

GIF

Os arquivos GIF são imagens de 8 bits que exibem no máximo 256 cores. Isso significa que as imagens em GIF não são tão nítidas quanto outros formatos raster. Embora os GIFs não sejam o formato ideal para as imagens de alta qualidade com uma ampla gama de cores, eles suportam transparência, desenhos de linhas simples, texto e produzem arquivos pequenos.

O GIF é o melhor formato para criar imagens animadas, o que é uma ótima maneira de criar conteúdo que atraia o público.

Imagens GIF carregam rapidamente e consomem menos largura de banda. Por isso, é uma ótima alternativa para compartilhar imagens simples em banners, blogs e mídias sociais.

Sites populares como Make A Gif e Giphy permitem que você crie GIFs facilmente e salve-os em um só lugar.

página inicial do makeagif, site para criar gifs

PNG (Gráficos de Rede Portáteis)

Outro formato de arquivo popular para imagens de sites é o PNG. Os arquivos PNG podem ter até 256 cores, suportam imagens parcialmente transparentes, registram informações de cores com mais eficiência do que GIFs e exibem qualidade superior às imagens JPEG.

Se você precisa criar ou salvar imagens como logos, ícones, ilustrações simples ou com elementos que exijam uma transição suave entre as cores, as imagens PNG são uma ótima opção.

Além disso, o formato PNG funciona bem para imagens com muito texto, como capturas de tela, infográficos e banners. No entanto, como esse formato de arquivo é maior que o JPEG, o uso de muitos arquivos PNGs pode diminuir o tempo de carregamento da página.

WebP

comparação entre os formatos png, jpeg e gif, com o tamanho resultante de cada compressão

O Google desenvolveu esse formato de imagem como solução para melhorar a compactação de imagens sem perdas e com perdas. O WebP combina características de outros formatos populares de imagem, como substituir GIFs por animações e PNGs por transparência.

Algumas plataformas CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) não suportam o formato WebP. No entanto, usuários do WordPress 5.8 ou versões superiores podem fazer o upload de imagens WebP para a biblioteca de mídia.

Para converter automaticamente as imagens da sua biblioteca de mídia para o formato WebP, é necessário instalar um plugin como ShortPixel ou Optimole.

2. Compacte suas Imagens

Na hora de compactar arquivos de imagem, lembre-se que arquivos menores geralmente resultam em menor qualidade de imagem.

A compactação de imagem não só diminui o armazenamento e o uso da largura de banda, ela também faz com que as páginas do seu site carreguem bem mais rápido.

No entanto, quando for escolher o melhor jeito de fazer isso, você precisa considerar o conteúdo da imagem, os gradientes de cores e a complexidade dos detalhes para que a qualidade dela não seja perdida.

Uma vantagem de escolher arquivos raster em vez de imagens vetoriais é que você pode usar técnicas de compactação com ou sem perdas.

Quando a compactação com perdas é usada, alguns dados são removidos da imagem, resultando em um arquivo menor.

Por outro lado, a compactação sem perdas não afeta a qualidade ou a clareza da imagem, pois remove apenas dados não essenciais. Se você precisar usar fotos de alta qualidade no site, a compactação sem perdas é a melhor opção, mesmo que isso signifique um tempo de carregamento um pouco mais lento.

Veja aqui abaixo um exemplo do resultado de uma compactação sem perdas usando ShortPixel.

comparativo entre uma imagem original e a imagem otimizada sem perdas com o shortpixel

Vários programas de edição de imagem, incluindo o Adobe Photoshop, vêm com ferramentas de compressão de imagem.

Abaixo, temos algumas dicas para que sua compactação seja feita da melhor forma:

  • Comprima as imagens antes de fazer o upload. É melhor compactar as imagens antes de enviá-las para o seu site. Isso ajuda você a economizar espaço em disco e acelerar o processo de upload.
  • Automatize o processo de compactação de imagens. Se estiver lidando com um poucas imagens, a compactação automática pode não ser uma opção muito viável. No entanto, é uma ótima alternativa para quando você precisa compactar um grande número de imagens simultaneamente, pois você ganha mais tempo. A automação também é útil para compactar imagens em diferentes formatos e nomear os arquivos.
  • Adapte a compactação da imagem aos vários tipos de dispositivos. É importante usar os formatos de compactação adequados com base no dispositivo de destino. Por exemplo, imagens com resolução mais baixa podem ter uma ótima aparência em dispositivos móveis e ainda ajudar a aprimorar a experiência do usuário em seu site.

Para imagens que já estão em seu site, ferramentas de teste como GTMetrix ajudarão a identificar quais imagens precisam de otimização.

Dica

Para economizar ainda mais espaço de armazenamento, verifique a biblioteca de mídia do seu site e remova imagens que não estão sendo utilizadas. Se você usa o WordPress, plugins como o Media Cleaner podem ajudar a tornar o processo mais eficiente.

3. Use Dimensões Adequadas

Tamanho da imagem e dimensão da imagem são duas coisas diferentes. A primeira está relacionada a quanto espaço de armazenamento uma imagem ocupa em seu site. O tamanho de um arquivo de imagem é geralmente medido em KB (kilobytes) ou MB (megabytes).

Já a dimensão da imagem refere-se à largura e altura da imagem com base em pixels. Usar imagens com dimensões incorretas pode diminuir a velocidade do site.

Por exemplo, se você usar uma imagem de 500 x 500 px para uma miniatura de 50 x 50 px, o navegador terá que baixar e dimensionar a imagem corretamente antes de exibi-la aos visitantes do site.

A melhor maneira de evitar isso é exibir imagens em escala. As imagens em escala se ajustam às dimensões exatas exigidas pelo site, esteja ela em tamanho original (full-width) ou em miniatura (thumbnail).

Para que as imagens se adaptem melhor ao site, você pode usar ferramentas offline como Adobe Photoshop e GIMP, ou editores de imagens online como PicResize para redimensioná-las.

Embora seja possível cortar imagens usando a biblioteca de mídia do WordPress ou outras ferramentas integradas, fazer isso antes de enviá-las para o site evita a criação de várias versões da imagem original e o consumirá mais espaço em disco.

Você pode usar a ferramenta Inspecionar do seu navegador para saber qual é o tamanho máximo de exibição de uma imagem. Como alternativa, existem várias extensões de régua de página que você pode instalar para medir diferentes elementos em uma página da web.

No entanto, usar um plugin pode ser uma alternativa melhor para sites com um grande número de imagens. Listaremos as melhores ferramentas de compactação e otimização de imagens neste artigo. Se você sabe bastante sobre tecnologia, aproveite as ferramentas de desenvolvedor integradas em seu navegador.

4. Distribua Imagens Usando uma CDN

Usar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) para fornecer conteúdo estático pode melhorar significativamente o desempenho do seu site. Em vez de depender de um único servidor para transportar muitos megas para cada visitante, uma CDN oferece alcance global graças à sua rede de data centers.

Uma CDN armazena em cache o conteúdo solicitado e, depois, o entrega de uma localização geográfica mais próxima do visitante do site.  Isso faz com que os dados levem menos tempo para chegar ao destino e torna o carregamento do seu site e mídias muito mais rápido.

Uma CDN já acelera o tempo de carregamento da página sem mesmo precisar otimizar suas imagens.

Além de uma CDN comum, você também pode usar uma CDN de imagem. Ela pode reduzir a carga útil da imagem do seu site em até 80%, resultando em uma melhoria significativa na velocidade de carregamento e sem diminuição perceptível na qualidade da imagem.

Uma CDN de imagem pode funcionar bem se você gerenciar um site dinâmico, como uma loja virtual, ou fazer o upload de novas imagens com frequência. Alguns dos provedores de CDN de imagem mais populares são: Cloudflare, Fastly CDN e ImageKit.

site oficial do cloudflare

Além da maior escalabilidade e eficiência, confira mais alguns dos benefícios de usar uma CDN de imagem:

  • Melhora a experiência de usuário. CDNs de imagem diminuem as imagens automaticamente, convertendo seu formato conforme o dispositivo do usuário e o conteúdo da imagem. Isso é muito útil para lojas virtuais, que exibem várias imagens em miniatura em suas páginas.
  • Melhora a velocidade do site. Se as suas imagens estiverem armazenadas em uma CDN de imagem, elas não precisam ser otimizadas sempre que um novo dispositivo solicitar o carregamento delas. Isso ocorre porque um servidor CDN usa cache, o que acelera o tempo de entrega das imagens.
  • Compatível com dispositivos móveis. As CDNs de imagem avançadas garantem que suas imagens serão exibidas corretamente em todos os dispositivos. Para melhorar a qualidade da imagem, a CDN adapta e comprime as imagens conforme o dispositivo do usuário e as condições da rede.
  • Uptime garantido. As solicitações de imagem geralmente são atendidas pelos dados mais recentes armazenados em cache. Mesmo que o servidor CDN fique inativo, a página ainda será carregada normalmente.

Os benefícios de carregar imagens por meio de uma CDN comum ou de imagem são muitos, porém, esse método tem uma desvantagem: o SEO.

Se você usa uma CDN para o mecanismo de pesquisa, a imagem tecnicamente não faz parte de seu site, pois está localizada em outro lugar. Para evitar isso, você pode habilitar a CDN em um subdomínio. Dessa forma, o SEO das imagens ainda apontará para o seu site.

Os usuários dos planos de hospedagem compartilhada e cloud da Hostinger precisarão adicionar o novo domínio como um novo site em vez de um subdomínio.

Como Usar a Otimização de Imagem para Impulsionar seu SEO

Imagens bem otimizadas dão ao seu site uma chance melhor de aparecer nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Usar a combinação adequada de formato, descrição de imagem (alt text) e títulos pode contribuir para melhorar o desempenho de SEO.

Você não precisa gastar horas e horas formulando e executando estratégias complexas de SEO para otimizar imagens. Afinal, otimizar imagens para SEO envolve etapas simples.

Vamos conferir agora o que você pode fazer para melhorar o SEO das suas imagens para que os mecanismos de pesquisa possam rastrear, indexar e classificar suas imagens com mais eficiência.

1. Escreva Nomes Adequados para os Arquivos de Imagem

A descrição dos seus arquivos ajudam mecanismos de pesquisa como o Google a localizar imagens rapidamente. Isso porque arquivos nomeados corretamente dão maior contexto para as imagens, aumentando suas chances de classificação nas pesquisas.

Usar os nomes definidos por padrão em suas imagens não é uma boa opção. O Google não consegue fazer muito por você se o nome da sua imagem for sapatos-imagem-01. Um nome de arquivo mais apropriado e descritivo seria tênis-nike-tanjun-rosa-e-branco, por exemplo.

Dependendo do tipo de imagem que você criar ou salvar, é importante escrever o nome do produto e incluir palavras descritivas, como marca ou cor. Além disso, use traços em vez de sublinhados para nomear seus arquivos. Por exemplo, use camisa-branca.jpeg em vez de camisa_branca.jpeg.

Se o seu público também for internacional, além de traduzir as imagens do site, não se esqueça de traduzir também os nomes dos arquivos.

Quando se trata de palavras-chave, use uma ferramenta como o Google Search Console para revisar métricas e consultas que incluem seus produtos.

Isso ajuda você a encontrar o que os clientes digitariam em um mecanismo de pesquisa se estivessem procurando pelo tipo de produto que você oferece. Só tome cuidado para não usar palavras-chave além da conta. Use apenas os que se encaixam no contexto e descrevam a imagem naturalmente.

2. Escreva Textos Alternativos

O texto alternativo é outra técnica para otimizar suas imagens e impulsionar o SEO. Basicamente, o texto alternativo é uma descrição do contexto e do conteúdo da imagem. É o que os leitores de tela leem e o que aparece na página se uma imagem não puder ser carregada.

Em 2021, 26% de todas as imagens no top 1 milhão de sites não tinham textos alternativos. Além das melhorias de acessibilidade e SEO, eles podem dar uma vantagem sobre os concorrentes.

Veja a seguir algumas sugestões para você escrever um ótimo texto alternativo:

  • Seja bastante específico. Sua descrição precisa ser a mais específica possível, incluindo a mensagem da imagem, o contexto etc. As imagens usadas para fins decorativos não precisam de descrição.
  • Seja breve. Tente manter suas descrições dentro de 125 caracteres. Tenha em mente que você não precisa mencionar “imagem de”, “foto de” ou qualquer coisa assim em seu texto alternativo, pois o código HTML já faz isso.
  • Use palavras-chave. Se possível, inclua uma palavra-chave de destino no texto alternativo. Só tome cuidado para não exagerar.

3. Use Dados Estruturados para suas Imagens

Outra estratégia para maximizar o impacto de seu SEO é usar dados estruturados ou schema markup para seu site WordPress.

Essa estratégia oferece informações claras sobre sua página para ajudar os mecanismos de pesquisa a compreenderem qual a finalidade do seu site e em que contexto ele está inserido, melhorando os processos de rastreamento e indexação.

Isso porque os dados estruturados dão informações adicionais sobre as imagens, ajudando os mecanismos de pesquisa a relacioná-las a consultas de pesquisa específicas, como detalhes de produtos e até preços. Ao usar dados estruturados em suas imagens, você aumenta as chances de eles aparecerem nos resultados da pesquisa.

Você pode entrar no site Schema.org para estruturar dados para melhorar o desempenho de SEO do site. Esse vocabulário colaborativo ajuda você a encontrar marcações específicas para sua página e codificá-la da maneira correta.

Se você é um usuário do WordPress, plugins como All In One Schema Rich Snippets e Schema tornam o processo de adição de dados ao site bem mais simples.

Além disso, é importante que os proprietários de sites sigam todas as diretrizes gerais de dados estruturados que o Google estabeleceu. Se você não implementar esses padrões, poderá ser penalizado com classificações baixas ou suas páginas serão inelegíveis para resultados avançados.

Ferramentas como Rich Results Test e URL Inspection Tool ajudam a verificar se há algum problema com os dados estruturados.

Além das imagens, os dados estruturados podem ser usados para diversas finalidades, são elas:

  • Gráfico de conhecimento. Quando você pesquisa uma pessoa ou empresa, o Google coleta informações de diferentes sites e fontes para exibir resultados mais relevantes e úteis. Adicione informações sobre seu site ao Gráfico de conhecimento do Google por meio de dados estruturados.
  • Google Rich Results. Se o seu site conter itens que correspondem a palavras mais específicas, o Google pode exibir resultados mais avançados como análise de produtos, avaliações com estrelas ou vídeos. Os Rich results (ou resultados ricos) são uma excelente oportunidade para atrair usuários mais direcionados para sua página.
  • Páginas móveis aceleradas (AMP). O principal objetivo do projeto AMP do Google é melhorar a experiência do usuário em dispositivos móveis, fazendo com que as páginas carreguem rapidamente. O uso de dados estruturados em AMP pode fazer com que seu site apareça na pesquisa para dispositivos móveis como parte dos resultados ricos e carrosséis.

4. Otimize o Título e a Descrição da Página

Ao classificar imagens, o Google também considera componentes como título da página, meta descrição, cabeçalhos e conteúdo.

Isso significa que um título e uma descrição de página otimizados podem ajudá-lo a se classificar melhor na pesquisa de imagens. Fazer uma pesquisa de palavras-chave é um bom lugar para começar.

Ferramentas como Ahrefs, Ubersuggest e Semrush podem ajudá-lo a identificar as palavras mais pesquisadas, seu volume de pesquisa e a dificuldade da palavras-chave.

Inclua as palavras-chave relevantes no título da página, na meta descrição e na URL. Combinado com outras estratégias de otimização de imagem, as chances do seu site ter uma classificação alta nos resultados de pesquisa aumenta.

página inicial do semrush

5. Escolha o Melhor Lugar 

Outro aspecto importante da otimização de imagens é onde colocá-las. Adicionar imagens aleatoriamente pode ter pouca influência no contexto e na relevância da sua página.

Embora seja comum usar imagens para quebrar textos longos, elas devem estar diretamente ligadas ao conteúdo escrito.

Lembre-se de que os leitores de tela não podem acessar os textos nas imagens. Portanto, forneça textos alternativos relevantes e inclua informações essenciais apenas na imagem, pois isso além de melhorar a acessibilidade, também ajudará a aumentar a visibilidade da página nas pesquisas de imagens do Google.

6. Otimize para Dispositivos Móveis

Mais da metade de todo o tráfego da internet vem de dispositivos móveis. Por isso, é muito importante garantir que os visitantes possam acessar todas as páginas e imagens de todos os aparelhos sem nenhum problema.

A Ferramenta de Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis do Google verifica seu site e avalia se ele ficará bem nas telas de celulares e tablets. Além disso, a ferramenta fornece um relatório sobre a usabilidade geral do seu site.

Por exemplo, se a página carregar apenas parcialmente em um dispositivo móvel, ela informa quais elementos, incluindo imagens, estão com problemas e precisam de correção.

Sugestão de leitura

Consulte nosso guia completo para ver dicas sobre como tornar seu site compatível com dispositivos móveis

7. Use Imagens Livres de Direitos Autorais e com Boa Qualidade

Todas as imagens enviadas ao seu site devem ser livres de direitos autorais para evitar o risco de ações judiciais, o que prejudicaria não apenas sua reputação online, mas também a classificação do site nos resultados de pesquisa.

Shutterstock, Unsplash e Getty Images estão entre os melhores provedores de imagens. Esses sites contêm milhares de imagens licenciadas gratuitamente para os mais diversos usos. 

Como alternativa, você pode ir até à seção Pesquisa avançada de Imagens do Google e procurar por imagens com diferentes Direitos de Uso.

seção de pesquisa avançada de imagens do google com opções de direito de uso em destaque

Como parte do fluxo de trabalho de otimização de imagens, considere criar imagens originais e exclusivas para o site.

Especialmente se você administra uma loja virtual, imagens de alta qualidade geram maior engajamento e ajudam a impulsionar as vendas.

5 Melhores Ferramentas de Otimização de Imagem

A otimização manual de um grande número de imagens da sua galeria pode ser um processo bastante demorado. Felizmente, temos muitas ferramentas online disponíveis para otimizar suas imagens e melhorar a velocidade do site.

Você pode conferir alguma delas aqui:

1. ImageRecycle

Essa ferramenta de otimização de imagem suporta vários formatos, como JPEG, PNG, GIF e até arquivos em PDF.

Com base no tamanho e dimensão da imagem, o ImageRecycle pode determinar quais imagens em seu site precisam de ajustes. Tudo o que você precisa fazer é inserir o endereço do seu site e a ferramenta enviará um relatório gratuito para o seu e-mail.

2. Kraken.io

homepage do kraken.io

Esta ferramenta oferece várias maneiras para você otimizar suas imagens, como reduzir o tamanho do arquivo e usar técnicas inteligentes de compactação com perdas.

No entanto, a interface gratuita da Kraken tem um limite de tamanho de imagem de 1 MB. Para um limite maior e recursos mais avançados, você pode escolher um dos planos premium da Kraken.

Como alternativa, os usuários do WordPress podem aproveitar o plugin Kraken.io Image Optimizer.

3. iLoveIMG

Este otimizador de imagens online gratuito oferece inúmeras ferramentas de edição de imagens. Você pode converter formatos de arquivo, ajustar o tamanho da imagem, adicionar uma marca d’água e muito mais.

O iLoveIMG permite otimizar imagens do seu computador, Google Drive ou Dropbox.

4. Optimizilla

Este otimizador reduz as imagens ao tamanho mínimo possível sem comprometer sua qualidade. Ele suporta os formatos JPEG, JPG, GIF e PNG e permite redimensionar simultaneamente até 20 arquivos.

Além disso, você tem a opção de controlar o grau de compactação das imagens.

5. Smush

página inicial do Smush

Com o recurso Bulk Smush, este plugin WordPress para compactação de imagens pode otimizar até 50 imagens com apenas um clique.

O Smush permite definir a resolução máxima de imagem para formatos de arquivo como PNG, JPEG e GIF e vem com um recurso de carregamento lento para melhorar o desempenho do site.

Com a versão premium deste plugin WordPress, você pode converter imagens para WebP e acessar ferramentas adicionais de otimização de imagens.

Quer Otimizar Imagens para o WordPress?

Confira nossos guias sobre como fazer otimização de imagem e acelerar seu site WordPress:
Como otimizar imagens para o WordPress
Dicas para seu site WordPress carregar mais rápido

Conclusão

Ter um site significa estar sempre antenado às mudanças dos algoritmos do mecanismo de pesquisa, aos avanços tecnológicos e às expectativas de evolução dos usuários. Isso também se aplica a todas as imagens em seu site.

Hoje em dia, os usuários são principalmente atraídos pelo conteúdo visual, portanto é fácil ver por que a otimização de imagens pode contribuir muito para o desempenho geral dele.

Não otimizar as imagens pode levar a uma satisfação reduzida do usuário, tempos de carregamento de página mais lentos, maiores taxas de rejeição e menos leads. A otimização de imagem de alta qualidade não apenas ajuda a construir a autoridade da sua marca online como também melhora sua posição nos rankings dos mecanismos de busca.

Com plugins de otimização de imagem e outras ferramentas online, você pode otimizá-las facilmente com apenas alguns cliques. Também é possível reduzir arquivos sem comprometer sua qualidade.

Tenha em mente que otimizar imagens é apenas um dos vários passos para fornecer uma excelente experiência ao usuário. 

Você pode melhorar ainda mais a qualidade geral do seu site por meio de elementos como segurança, confiabilidade e acessibilidade.

Esperamos que as dicas deste guia possam ajudá-lo a aproveitar os benefícios da otimização tanto para melhorar a velocidade de carregamento das páginas do seu site quanto para otimizar o SEO das imagens. Boa sorte!

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.