Dicas Black Friday 2020 – As Melhores Estratégias de Marketing para o seu Negócio
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Dicas Black Friday 2020 – As Melhores Estratégias de Marketing para o seu Negócio

Se você está atrás de dicas para a Black Friday, está no lugar certo! A Black Friday é um evento de compras anual onde as empresas oferecem promoções com grandes descontos por seus produtos e serviços. Ela sempre acontece no dia após as Ações de Graça e funciona como um ponto de partida para a temporada de compras de Natal.

Segundo um estudo de 2019, as vendas online da Black Friday geraram US$ 7,4 bilhões apenas nos Estados Unidos no ano passado. Esses números devem crescer em todo o planeta, fazendo com que essa seja uma ótima oportunidade de negócio.

Nós vamos compartilhar as ideias de marketing mais influentes e que são fáceis de implementar para pequenas empresas e para grandes corporações.

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Black Friday: Uma Rápida Visão Geral

Inicialmente, a Black Friday costumava ser um evento de vendas que durava apenas um dia. Hoje em dia, é um evento que dura quatro dias ou até um mês inteiro. Muitas empresas promovem suas ofertas durante o fim de semana e encerram as promoções durante a Cyber Monday – ou até mesmo oferecem descontos especiais durante todo o mês de novembro.

Enquanto isso, algumas escolhem os dois principais dias: sexta e segunda. Outra opção é começar a fazer propaganda das promoções de Black Friday com uma semana de antecedência e terminá-las uma semana depois.

Não existe certo ou errado quando se trata de aumentar as vendas da Black Friday. O importante é que seja algo prático para a sua empresa.

A Black Friday tem crescido de maneira constante em popularidade. Por exemplo, em 2019, o mercado dos EUA viu um crescimento de 16% nos gastos médios por cliente, em comparação com 2018. Contudo, também é importante notar que em 2019 as vendas de lojas físicas locais diminuíram 6,2% em comparação com 2018. Isso significa que as pessoas estão gastando mais dinheiro do que nunca, mas elas preferem fazer suas compras de Black Friday online.

Dicas para Deixar a Black Friday e a Cyber Monday mais Lucrativas

A Black Friday e a Cyber Monday podem ser um tempo lucrativo do ano para qualquer negócio de eCommerce. Planejar a sua estratégia de marketing com antecedência vai garantir que você maximize os lucros.

Aqui estão algumas dicas de como você pode se preparar para essa temporada de promoções.

1. Construa uma Lista de Mailing e Crie Segmentos para seus Clientes

Um estudo concluiu que o email marketing gera cerca de US$ 38 para cada dólar gasto, o que explica porque essa é uma das estratégias mais efetivas para empresas de eCommerce. Na verdade, 59% dos profissionais de marketing dizem que a sua fonte mais importante de retorno de interesse (ROI) é email marketing.

Contudo, construir uma lista de email leva bastante tempo e esforço, então é essencial começar cedo.

  • Assinatura de newsletter. Peça para os clientes assinarem para receber newsletters com ofertas especiais, cupons de presente e ofertas para trazer mais informações sobre os seus produtos. Pense num assunto interessante para o seu email.
  • Checkout de visitantes. Se um cliente não faz parte do seu programa de lealdade ou não possui uma conta, peça o endereço de email deles no checkout. É assim que eles vão receber a confirmação do pedido e você vai coletar mais emails para a sua lista de mailing. Não tente enganar os seus clientes e deixe bem claro que você está oferecendo uma assinatura de newsletter.

Aplique essas estratégias de criação de lista de email usando pop-ups e botões de CTA para suas landing pages e posts de blog.

exemplo de pop-up de email para black friday

Uma vez que você tiver uma lista grande o suficiente, você pode segmentar sua base de clientes em três grupos ao seguir o comportamento deles no seu site.

  • Clientes ocasionais. Alguém que comprou um item da sua loja online uma vez e nunca mais voltou.
  • Abandonadores de carrinhos. Visitantes que simplesmente navegam na sua loja e potencialmente colocam itens no carrinho, mas nunca finalizam o processo de pagamento.
  • Clientes leais. Pessoas que usam e regularmente compram na sua loja, ou são parte de um programa de lealdade.

A segmentação vai ajudar você a personalizar a sua estratégia de email marketing para ter apelo para cada grupo de clientes de modo individual. Você pode usar o Google Analytics para obter informações de segmentos.

2. Construa sua Presença de Redes Sociais

Estima-se que ao menos 94% dos adultos que moram apenas no Brasil usam algum tipo de rede social. São muitos clientes em potencial para o seu negócio, desde que você saiba como construir uma presença forte nas redes sociais.

Plataformas de redes sociais proporcionam uma oportunidade única de promover engajamento com seus clientes num nível mais pessoal. Elas permitem que você mostre a voz da sua marca, exiba conteúdos gerados por usuários e aumente a sua prova social.

Existem duas maneiras de fazer a sua presença crescer nas redes sociais – de modo orgânico e de modo pago. Ambos são métodos efetivos e funcionam muito bem de maneira simultânea.

Métodos para aumentar a sua presença em redes sociais de modo orgânico:

  • Análises de usuários. Encoraje seus clientes a deixarem análises sinceras sobre a sua marca nas suas contas de redes sociais.
  • Deixe sua audiência engajada. Responda a postagens em redes sociais, comentários e mensagens relacionadas à sua marca.
  • Conteúdo gerado por usuários. Encoraje seus clientes a postarem conteúdos gerados por usuários e a marcarem o seu perfil, incluindo fotos ou vídeos de produtos e outros conteúdos relacionados produzidos pelos seus consumidores.
  • Fique de olho em oportunidades em potencial. Identifique lacunas de mercado na indústria e determine o que o seu negócio pode oferecer para preencher esse vácuo.

Os métodos pagos para aumentar a sua presença em redes sociais são:

  • Propagandas pagas. Use propagandas pagas para mirar nos seus segmentos de clientes desejados.
  • Marketing de influenciadores e embaixadores de marca. Acerte uma parceria com alguém que tenha muitos seguidores online para promover seus produtos e a sua marca.

As plataformas de compras integradas no Facebook e no Instagram podem ser integradas diretamente com a sua loja de eCommerce. Este recurso permite que os seus seguidores confiram o seu inventário sem deixar o site, aumentando a taxa de conversão e potencialmente trazendo mais vendas.

3. Otimize o seu Site

O tempo de carregamento afeta diretamente a taxa de rejeição do seu site. A taxa de rejeição (ou bounce rate) mostra a porcentagem de pessoas que visitaram o seu site e deixaram-no imediatamente. Se o tempo de carregamento de um site é de mais de cinco segundos, cerca de 38% dos visitantes escolhem deixar essa página de maneira prematura.

Isso é especialmente verdade na Black Friday e na Cyber Monday. As pessoas estão procurando conseguir o máximo de boas promoções possível, então cada segundo conta. É por isso que é crucial otimizar o seu site e garantir que o tempo de carregamento seja tão rápido quanto possível.

Para testar o tempo de carregamento da sua loja online, você pode usar o Google PageSpeed Insights ou o GTMetrix. Essas ferramentas não apenas vão mostrar o quão rápido ou o quão lento é o seu site, como também vão dar sugestões de como melhorar o desempenho da sua página.

Teste da página inicial da amazon no pingdom

Outra maneira de melhorar a velocidade do seu site é comprimindo todas as imagens e minificando os arquivos HTML, CSS e JavaScript. Veja nosso tutorial para um guia mais aprofundado.

4. Faça Auditoria do seu Inventário

Antes da Black Friday começar, você deve dar uma olha nos dados do seu inventário de produtos para ver quais deles vendem melhor do que os outros. Remova os produtos que não vendem tão bem e introduza um novo inventário. Não se esqueça de criar um bom estoque e pré-embalar tantos itens quanto for possível, se você estiver vendendo bens físicos.

Considere adicionar novas categorias que vão ajudar os clientes a navegadores na sua loja durante esta temporada ocupada. Como muitos dos clientes provavelmente estão procurando por presentes, pense sobre algumas dessas dicas de categoria:

  • Destaque o propósito do produto. Pode ser algo como “Presentes Engraçados” ou “Presentes para a Casa”.
  • Categorize por quem vai recebê-lo. Tenha produtos mais focados como “Presentes para Ela” ou “Presentes Perfeitos para Avós”.

Descontos em massa e ofertas. Qualquer coisa que se encaixe dentro de uma categoria específica, como “Conjuntos de Presente para a Família” ou “Conjunto de Presentes para Animais de Estimação”

5. Crie uma Estratégia de Marketing e Organize seu Calendário de Marketing

Bolar uma estratégia de marketing efetiva demora, então é bom que você tenha uma em mente desde o princípio. Analise seus competidores e veja que outras marcas eles costumam oferecer na Black Friday ou na Cyber Monday. Use essas ideias de marketing da Black Friday para criar um plano de marketing que vai funcionar para a sua empresa.

Uma vez que você tenha a sua estratégia montada, é hora de planejar como você vai executá-la.

Tire vantagem dos templates de agenda de marketing gratuitos disponíveis e organize um plano de ação claro. Use-o para definir as datas para os emails de marketing, a publicação de conteúdos ou outros objetivos do seu plano de marketing. Além disso, use a agenda para organizar que produtos vão entrar em promoção e quando. Anote os preços de venda atuais e as datas que vão começar e terminar as ofertas da Black Friday. Decida quais canais de promoção você vai usar e gere códigos de desconto se necessário.

6. Tenha um Certificado de Segurança SSL

Não perca vendas por falta de segurança aos seus clientes! Tenha o Certificado de Segurança SSL para garantir o sigilo nas transações financeiras dos seus clientes. Sites que tem este certificado são aqueles que começam a url com https:// e garantem o sigilo nas transações entre o cliente e servidor. Conheça mais benefícios do SSL neste artigo.

7. Garanta seu site online

Apagão no dia da Black Friday? Jamais! Verifique o limite de tráfego do seu site para não correr o risco do seu site cair quando houver picos de acesso! É comum ter que fazer upgrades no seu plano de hospedagem de site para que os recursos tecnológicos acompanhem o crescimento do seu site.

8. Tenha uma equipe de suporte disponível

Como vimos acima, muitas pessoas ainda estão estreitando o relacionamento com lojas virtuais e não confiam de imediato nos produtos e serviços online. Disponibilize suporte para que os seus clientes tenham com quem tirar dúvidas.

E por outro lado, verifique qual a disponibilidade do suporte contratado no seu plano de hospedagem e se programe com isso caso tenha problemas inesperados tecnicamente que precise do suporte da sua empresa Temos planos que oferecem suporte 24/7, sabia?

9. Garanta acessos FTP

FTP é a sigla para File Transfer Protocol e se refere aos arquivos e dados do seu site. Na contratação do seu plano de hospedagem de sites você pode optar por um ou mais usuários.

Por que isso é importante? Caso precise de auxílio para gerenciar o seu site você vai precisar ter mais acessos liberados! Com acessos FTP ilimitados você consegue liberar o gerenciamento determinando previamente o que cada usuário poderá administrar dentro do seu site. Recomendamos a leitura deste artigo.

10. Tenha um site responsivo

Os clientes são bombardeados de ofertas e promoções diariamente e conferem tudo isso pelas telas dos smartphones na maioria das vezes. Crie um site responsivo, que se encaixe e ajuste perfeitamente em todas as telas, seja tablet, computadores, notebooks e celulares. Confira este artigo que preparamos para você.

Você sabia que ao comprar um domínio, a contratação é anual? Isso significa que em um ano você deverá renovar seu domínio para não comprometer o seu site. Sem o domínio em dia os seus clientes não encontrarão você na internet.

11. Confira a renovação do seu domínio

Você sabia que ao comprar um domínio, a contratação é anual? Isso significa que em um ano você deverá renovar seu domínio para não comprometer o seu site. Sem o domínio em dia os seus clientes não encontrarão você na internet.

12. Mantenha sua hospedagem de sites em dia

Uma das dicas Black Friday mais importantes. Tanto quanto o seu domínio, você precisa renovar o seu plano de hospedagem de site! Verifique com sua provedora qual a data de vencimento do seu plano para não ter surpresas desagradáveis no dia da Black Friday.

Estratégias de Marketing Fáceis para Vender Mais na sua Campanha de Black Friday

Na última temporada de festas de fim de semana, as vendas online representaram 20% de todas as transações. Considerando a pandemia de COVID-19, esse número pode crescer de maneira significativa neste ano, desde que sejam feitas estratégias de marketing efetivas para a Black Friday.

Para garantir que você não vai perder esse lucrativo momento do ano, confira as melhores estratégias de marketing para Black Friday que reunimos abaixo.

1. Lance uma Campanha de Email Marketing para a Black Friday

49% dos consumidores disseram que eles desejam e esperam receber emails das suas marcas favoritas. Saber disso dá a você a oportunidade perfeita de criar campanhas de email para a Black Friday e a Cyber Monday, com o objetivo de fazer suas vendas crescerem de maneira efetiva.

Comece a trabalhar na sua campanha de email para a Black Friday ao menos algumas semanas antes da temporada de promoções começar. Você pode usar esse tempo para fazer algumas ofertas pré-Black Friday e oferecer um gostinho dos descontos que virão na Black Friday e na Cyber Monday.

Para aumentar ainda mais a efetividade do seu email marketing, crie campanhas de email separadas para cada segmento de clientes. Por exemplo, ofereça cupons ou guias gratuitos de presente para clientes ocasionais e pessoas que simplesmente navegam pela sua loja sem comprar nada – além de promoções exclusivas ou presentes gratuitos para seus clientes leais.

Faça o design do email com a temática das promoções de Black Friday e Cyber Monday, usando banners relevantes e botões call-to-action. Crie emails com assuntos fortes e personalize-os para aumentar as taxas de abertura e de conversão.

email da hostinger para promoção de black friday 2019
Design do Email de Black Friday da Hostinger para 2019

Já em relação ao cronograma, comece ao enviar alguns emails contendo pequenas ofertas e então vá intensificando as coisas conforme a Black Friday se aproxima. Garanta que você vai enviar um email no Dia de Ação de Graças e então ao menos três emails para cada dia das promoções de Black Friday e Cyber Monday.

Tenha em mente que uma das melhores maneiras de obter vendas de último minutos é através das campanhas de email marketing de última chance, que incluem assuntos de email efetivos. Elas criam uma sensação de urgência e de escassez, que é uma outra parte de uma prática de marketing bem-sucedida para Black Friday e Cyber Monday.

2. Use Marketing nas Redes Sociais

De acordo com uma pesquisa, 37% dos usuários concordaram que boas campanhas de marketing em redes sociais os inspiraram a comprar produtos.

Então, quando a Black Friday e a Cyber Monday chegarem, use o conhecimento que você possui sobre o seu público-alvo e invista para ter propagandas da Black Friday no Facebook e no Instagram.

Não se esqueça de usar as hashtags mais populares da Black Friday nas suas campanhas de marketing no Instagram.

Inclua hashtags relevantes para os seus produtos, desde que elas se encaixem no que você está vendendo.

3. Crie Urgência

A criação de escassez e urgência é uma tática de marketing bastante conhecida para aumentar as vendas. Isso é especialmente útil durante a temporada de compras, já que as pessoas estão correndo atrás das melhores ofertas de Black Friday para os seus presentes de Natal.

Algumas das maneiras mais eficientes de implementar isso durante a promoção de Black Friday é usando palavras-chave específicas de chamado à ação:

  • Ofereça frete grátis por um tempo limitado ou para uma quantidade limitada de clientes. “Frete grátis só hoje” ou “Frete grátis para os primeiros 200 clientes”.
  • Explique que há um estoque limitado dos produtos. “Tenha uma camiseta de edição limitada”.
  • Recompense usuários que são rápidos. “Os 100 primeiros clientes vão ganhar um presente”.
  • Ofertas por tempo limitado. “Promoção Relâmpago de 24 horas”.

Outros ótimos jeitos de criar urgência:

  • Um relógio de contagem regressiva. Exiba uma contagem regressiva na sua landing page e em toda página de produto para criar uma sensação de que o tempo está se esgotando.
  • Promoção relâmpago. Organize uma flash sale que dure no máximo até 3 horas.

Medo de ficar de fora. Use uma linguagem persuasiva para suas landing pages e descrições de produtos. Faça os seus clientes sentirem que vão perder a oferta se não aproveitarem.

exemplo de contagem regressiva em promoção da Black Friday

4. Aumente o Valor Médio do Pedido

Outro jeito que vai ajudar você a lucrar mais durante as promoções de Black Friday e Cyber Monday é aumentar o valor médio do pedido. Essa estratégia não foca apenas em atrair mais clientes para o seu site. Ao invés disso, ela funciona ao persuadir os clientes que já estão lá a gastar mais.

Você pode aumentar o valor médio do pedido ao aplicar estas ideias de marketing:

  • Bônus por gasto mínimo. Frete grástis para pedidos acima de R$ 50 ou um desconto de 10% em todos os pedidos acima de R$ 100. Os valores podem ser ajustados de acordo com o preço médio dos seus produtos.
  • Ofereça pacotes de ofertas. Negócios como 3 pelo preço de 2 ou compre um e ganhe outro com 50% de desconto.
  • Cross-sell and upsell. Obtenha 10% de desconto ao comprar um conjunto que combina ou adicione uma seção Você também pode gostar…..
  • Cartões-presente. Cartões-presente são uma ótima maneira de aumentar o AOV (valor médio do pedido). Ofereça cartões para quantias redondas, como R$ 20 ou R$ 50.

5. Atualize o Design da sua Loja para a Black Friday

Outra ótima ideia de marketing da Black Friday é modificar a sua loja de eCommerce para se adaptar à temporada de festas de fim de ano.

Crie uma landing page explicitamente pensada para o evento de Black Friday. Tenha banners de promoção de Black Friday em cada página do seu site. Você pode até editar as descrições dos seus produtos com temática de Black Friday.

Garanta que as mudanças em que você vai trabalhar funcionam de maneira suave nos dispositivos móveis. Afinal, quase 67% das compras de Black Friday são feitas usando aparelhos mobile.

6. Lide com o Abandono de Carrinhos

Em 2018, a taxa média de abandono de carrinhos durante a temporada da Black Friday foi de quase 82%. Isso é 7% mais em comparação com os dados de 2017.

Isso mostra que a maioria dos visitantes que acessam lojas online nunca chegam a aproveitar as promoções de Black Friday. Ao invés disso, eles deixam o site antes de comprarem itens que adicionaram aos carrinhos.

Existem duas maneiras de reduzir a taxa de abandono de carrinhos da sua loja durante o fim de semana de Black Friday:

  • Faça o checkout ser rápido e fácil. Durante o fim de semana da Black Friday, as pessoas estão sempre correndo para obter tantas promoções quanto for possível. Garanta que a página de checkout do seu site é fácil de navegar e que o processo é rápido. Isso vai aumentar a chance dos clientes concluírem o pagamento.
  • Envie emails de carrinhos abandonados. Se os seus visitantes deixarem um carrinho abandonado, certifique-se de enviar um email convencendo-os a voltar. Você pode fazer isso ao lembrá-los dos produtos que eles escolherem e oferecendo mais descontos. Se isso for feito do jeito certo, esses emails podem representar uma taxa de abertura média de 40% e uma taxa de cliques de 29%.

Resumo

A temporada de Black Friday é um dos momentos mais ocupados para todos os tipos de empresas no Brasil e em diversos países do mundo. Se você possui um negócio online, é uma excelente oportunidade de não apenas aumentar suas vendas, como também atrair novos clientes no caminho.

Para resumir, aqui estão as melhores ideias e estratégias que podem ajudar você a vender mais neste ano:

  • Comece a preparação cedo e analise seus competidores
  • Lance uma campanha de email marketing da Black Friday e atualize a sua loja de acordo.
  • Construa uma presença forte nas redes sociais.
  • Crie um senso de urgência e de escassez para seus produtos.
  • Aumente o valor médio dos pedidos.
  • Lembre seus visitantes dos carrinhos abandonados.

Tente implementar tantas dessas estratégias na sua loja online quanto for possível, e veja os seus lucros aumentarem nesta temporada de Black Friday.

O Autor

Author

Carlos E. / @carlosfelipe

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

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Author

carreto salvador Responder

dezembro 01 2019

Legal, bem explicado mesmo.

Author

frete florianopolis Responder

dezembro 02 2019

Explicadissimo!

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