ecommerce

PrestaShop x Shopify: Comparação Detalhada de Duas Modernas Plataformas de Ecommerce

PrestaShop vs Shopify - comparação detalhada de duas modernas plataformas de ecommerce

Houve um tempo que era necessário ter ampla experiência em programação ou (contratar alguém que tivesse) para criar uma loja online. Felizmente em nossos dias existem diversas plataformas disponíveis que permitem a criação de lojas virtuais complexas sem precisar lidar com nenhum código. Duas das melhores e mais completas opções são o PrestaShop e Shopify.

Neste artigo vamos fazer uma comparação do PrestaShop x Shopify para ajudar na sua decisão de qual plataforma utilizar em sua loja. Para isso vamos analisar os seguintes critérios:

  1. Facilidade de uso;
  2. Gerenciamento da loja;
  3. Personalização;
  4. Performance;
  5. Segurança.

Com todas essas informações disponíveis fica fácil escolher a melhor plataforma de ecommerce.

PrestaShop ou Shopify

Para ajudar na escolha entre PrestaShop ou Shopify precisamos explicar a diferença entre plataformas self-hosted e hosted.

O PrestaShop é uma plataforma self-hosted, o que significa que o software pode ser instalado em qualquer servidor que você desejar. Assim você não fica preso a nenhum provedor de hospedagem específico, dando a liberdade de testar diferentes serviços até achar o que atende suas necessidades.

Além disso o PrestaShop possui todos os recursos necessários para criar uma loja virtual de sucesso. Com ele você consegue adicionar quantos produtos quiser, cuidar dos pagamentos, gerenciar clientes e mais:

Home do site da prestashop

Já o Shopify é uma plataforma hosted. Para utilizá-la você precisa comprar uma licença diretamente com o Shopify e não possui a liberdade de instalar em qualquer servidor.

Apesar desses contras, o Shopify oferece uma experiência de ecommerce altamente intuitiva. Criar uma loja virtual com essa ferramenta é muito simples, então pode ser uma boa ideia se você não se importar com as restrições:

home do site shopify

Nas próximas seções vamos explorar outra diferenças entre Shopify x PrestaShop. Também vamos falar mais sobre as diferenças entre plataformas self-hosted e hosted, já que é um dos critérios que mais influencia na decisão.

Facilidade de uso

Criar uma loja online pode ser um tanto assustador para alguns. Por isso temos a tendência de escolher plataformas que priorizam a facilidade de uso e não exigem semanas para aprender como funcionam.

A boa notícia é que tanto o PrestaShop quanto o Shopify são bastante amigáveis para iniciantes. O Shopify em particular usa a simplicidade como um dos principais argumentos de venda. Em nossa experiência é a melhor plataforma para quem está começando devido ao construtor com sistema de arrastar-e-soltar e painel intuitivo:

construtor de site shopify

Além disso, criar uma loja no Shopify não deve levar muito tempo. Assim que você contrata o Shopify a plataforma automaticamente cria uma loja modelo e você pode começar a fazer alterações:

exemplo de exposição do shopify

O PrestaShop é um pouco mais complicado de usar, mas só em comparação. A principal diferença é que o PrestaShop oferece muito mais opções de configuração logo de início, algo que você percebe assim que entra no painel:painel de controle do prestashop

A configuração inicial do PrestaShop também é mais demorada por ser manual. Aqui na Hostinger nós fazemos essa configuração para você e simplificamos o processo drasticamente.

Em resumo, o Shopify é feito para usuários que não possuem nenhuma experiência com lojas virtuais. O PrestaShop, por outro lado, é uma plataforma com mais opções presumindo que você consiga lidar com um pouco mais de complexidade. Por isso o Shopify leva a melhor no aspecto facilidade de uso.

Gerenciamento da Loja

Qualquer plataforma que você escolher precisa oferecer as ferramentas para gerenciar sua loja da maneira que preferir. Por exemplo, você precisa ter acesso para configuração de métodos de pagamento, entrega, entre outros.

Quanto aos recursos, o Shopify oferece tudo que você precisa para fazer sua loja funcionar, mesmo no plano mais básico. Mas é importante salientar que para acessar opções mais avançadas de gerenciamento é necessário contratar um pacote mais caro:

tabela de preços shopify

Por exemplo, o plano Basic Shopify permite que você adicione produtos ilimitados com duas contas de gerenciamento. Porém se você deseja processar os pagamentos através da plataforma é cobrado uma taxa de 2.9% + $0.30 por venda.

Quando você faz um upgrade para o pacote mais caro a taxa diminui para 2.4% + $0.30 por venda. Você também tem acesso a melhores descontos de frete e até 15 contas de gerenciamento. Em outras palavras, mesmo que a configuração e uso do Shopify sejam simples, o custo vai aumentando de acordo com o crescimento da loja.

O PrestaShop, em contrapartida, não oferece planos diferentes. Depois de instalar e configurar a plataforma você tem acesso total a todos os recursos que o software tem para oferecer. Os únicos custos estão associados ao pagamento da hospedagem, que provavelmente sai muito mais em conta do que o Shopify:

hospedagem shopify

Algumas das configurações mais avançadas do PrestaShop incluem um sistema de cupons, múltiplos descontos e sugestão de produtos.

No geral o Shopify oferece uma experiência de gerenciamento de loja simplificada que é perfeita para pequenas operações. Mas se você pretende crescer significativamente sua loja, é provável que vai gostar das configurações que o PrestaShop permite que você personalize. Sendo assim quem leva a melhor neste aspecto é o PrestaShop.

Personalização

Já mencionamos alguns recursos que o PrestaShop e Shopify oferecem. Porém é importante lembrar que a maioria das plataformas hoje em dia fornecem diversas opções de customização adicionais.

Em outras palavras, você comumente vai poder adicionar novas ferramentas à sua loja com ajuda de extensões e add-ons. Isso é possível tanto no Shopify quanto no PrestaShop. Elas também possuem suporte a temas que permitem a alteração do layout de sua página.

No Shopify você tem acesso à loja de apps para aumentar as funcionalidades da plataforma. Lá você encontra ferramentas de integração com serviços como MailChimp e Sumo, entre outras:

aplicativos shopify

No Shopify você também pode acessar dezenas de temas grátis e premium para alterar o estilo de sua loja. Uma das vantagens é que todos os temas do Shopify, diferente de outras plataformas, possuem uma aparência mais moderna:

temas shopify

Por último é importante mencionar que o Shopify possui um dos construtores arrasta-e-solta mais intuitivos que já experimentamos. Isso significa que personalizar sua loja para deixar do jeito que você imagina vai ser rápido e fácil.

O PrestaShop proporciona uma experiência semelhante em relação aos módulos (sua versão de add-ons) e temas. A diferença é que você tem muito mais opções. Até o momento em que este artigo foi escrito haviam mais de 3,000 módulos disponíveis para instalação, além de centenas de temas:

prestashop-temas

Na prática adicionar novos recursos no PrestaShop é muito fácil e você tem muitas opções. Já para os temas é uma outra história. Mesmo que o PrestaShop ofereça uma variedade maior, elas não são tão boas quando do Shopify.

A customização do estilo de sua loja também é um pouco complicada. Você ainda pode chegar no resultado que quiser, mas não é tão simples e intuitivo como com o construtor do Shopify.

Resumindo, o PrestaShop permite a adição de novos recursos mais facilmente, enquanto o Shopify se destaca em relação à edição do estilo da sua loja. Por isso declaramos esse round um empate.

Performance

A performance de sua loja virtual pode ser medida no carregamento da página para clientes e nas alterações que são feitas no back-end. De forma geral, existem quatro fatores que afetam o tempo de carregamento da maioria dos websites:

  1. Seu plano de hospedagem. O tipo de hospedagem que você contratar vai impactar diretamente na quantidade de tráfego que sua loja vai suportar, além de ter impacto direto na performance do site.
  2. A plataforma que você utiliza. Algumas plataformas de e-commerce suportam mais visitantes devido a maneira que foram construídas.
  3. A configuração e design da loja. Pode acontecer de você deixar sua loja mais lenta com o uso de muitas imagens de alta resolução e utilização de muitos plugins e extensões, por exemplo.
  4. A conexão de internet de cada visitante. Conexões de internet lentas naturalmente geral um longo tempo de carregamento da página. Mas em nossos dias é muito comum o acesso à internet de alta velocidade, então esse fator não é mais tão importante como antigamente.

Nessa seção iremos focar nos dois primeiros pontos apresentados. Durante nossos testes pudemos perceber que tanto o PrestaShop como o Shopify possuem um excelente desempenho. Isso significa que o fator determinante é que o Shopify é uma plataforma hosted, enquanto o PrestaShop não é.

Com o Shopify você não vai precisar se preocupar com performance já que vai receber os mesmos recursos independente do plano escolhido. A diferença dos planos se evidencia principalmente nas ferramentas que cada um oferece.

Em contrapartida a performance do PrestaShop vai depender diretamente da plataforma de hospedagem que você utiliza. Alguns provedores possuem uma boa reputação no quesito performance, o que é algo que vale a pena ser considerado na hora de escolher o plano. Para ter melhores resultados procure uma hospedagem otimizada para PrestaShop.

Também é importante considerar que uma hospedagem compartilhada pode deixar de atender suas necessidades com o aumento do tráfego de sua loja. Se você chegar ao ponto de atingir muitos acessos simultâneos ao ponto de interferir no desempenho da loja é hora de considerar um plano mais robusto, como um Servidor Privado Virtual, para manter o mesmo nível de performance.

Em conclusão, ambas as plataformas possuem um bom desempenho, mas o PrestaShop oferece mais controle sobre o funcionamento e recursos disponíveis para sua loja. Com isso em mente o PrestaShop vence no quesito Performance da batalha PrestaShop x Shopify.

Segurança

Para quem possui uma loja online, segurança é fundamental. Afinal você vai estar lidando com informações pessoais e financeiras de seus clientes. Se houver falhas de segurança e dados forem vazados sua reputação e vendas serão diretamente impactadas.

Quando falamos de segurança digital, dois fatores primários entram em cena:

  1. A plataforma ecommerce que você utiliza.
  2. As medidas de segurança que seu provedor .

Assim como no quesito performance, o Shopify possui uma estruturação sólida quanto a segurança. Independente do plano de sua escolha, você vai ter uma loja segura desde que mantenha boas práticas, como utilizar uma senha segura.

O PrestaShop em si também é uma plataforma segura, e com um bom provedor de hospedagem você vai ter ainda menos motivos para se preocupar. E mais, você ainda tem acesso a uma coleção de add-ons muito maior do que o Shopify oferece, muitos deles relacionados a segurança. Ou seja, mais ferramentas para deixar sua loja ainda mais protegida.

Quando se trata de segurança tanto o PrestaShop ou Shopify são boas escolhas. Mas devido ao PrestaShop permitir maior controle sobre a proteção de seu site, vai levar a melhor nesse round.

Vantagens do Shopify

Mesmo que o Shopify seja uma loja focada para quem é iniciante, possui muitas ferramentas que agradam até quem possui mais experiência:

  • Construtor de sites intuitivo.
  • Grande variedade de temas modernos e add-ons.
  • Performance e segurança de alto nível.

Agora você já deve ter um noção sobre o que o Shopify tem para oferecer. Se você está planejando criar uma pequena loja online e procura por conveniência, então essa é uma boa opção. Assim você não precisa se preocupar tanto com a otimização para performance ou outras configurações complexas e ir direto para o que interessa, as vendas.

Vantagens do PrestaShop

Se você experimentou o PrestaShop e o Shopify sabe que são experiências completamente diferentes. Esses são alguns dos motivos pelo qual recomendamos o PrestaShop:

  • Diversas configurações para gerenciamento da loja disponíveis.
  • Milhares de módulos e centenas de temas.
  • Alta personalização de segurança.
  • Maior liberdade por ser um software de código-aberto.

Personalização é um dos principais argumentos de venda do PrestaShop, principalmente se você procura por uma plataforma que ofereça mais opções e liberdade que o Shopify. E mais, você pode economizar muito ao escolher um plano de hospedagem barato que suporte o PrestaShop e quando sua loja começar a crescer basta realizar um upgrade.

Conclusão

A plataforma de e-commerce que você escolher vai definir o tom de sua loja. Em nossa experiência, o Shopify é mais útil para lojas menores que não precisam de muitas opções e funcionalidades avançadas. Porém o PrestaShop é uma melhor escolha para a maioria dos usuários, especialmente se você quer ter o máximo de opções de configurações possíveis disponíveis.

Na sua opinião, qual é a melhor plataforma de ecommerce, PrestaShop ou Shopify? Comente na seção abaixo!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]