Atualizar PHP WordPress: Dicas para uma Atualização Segura

A sigla PHP é um acrônimo recursivo para Hypertext Preprocessor (Pré-Processador de Hipertexto). O PHP é uma linguagem de script de código aberto usada para personalização avançada e automatização de tarefas de sites WordPress.

O software do WordPress, bem como seus temas e plugins, são todos baseados em PHP. Essa linguagem também é muito usada pelos sites WordPress para conectar e interagir com bancos de dados.

Para melhorar a segurança e o desempenho do seu site, é importante ter a versão mais recente do PHP instalada. Isso também vai garantir a compatibilidade do seu site com temas e plugins da plataforma. No entanto, executar esta tarefa inclui vários processos, desde verificar sua versão atual do PHP até atualizá-la.

A boa notícia é que a Hostinger oferece uma ótima ferramenta de configuração para ajudar você a atualizar com segurança a versão PHP do seu site WordPress.

Neste artigo, você vai conferir todas as etapas de como atualizar o PHP no WordPress. Você também vai saber mais sobre a importância de usar a versão mais recente do PHP e muitas outras práticas recomendadas. Vamos lá?

Por Que é Importante Atualizar a Versão do PHP no WordPress?

Assim como acontece com os temas e plugins do WordPress, o PHP também recebe atualizações e novos patches com frequência. O uso de uma versão mais antiga do PHP pode levar a problemas de desempenho e tornar seu site WordPress vulnerável a ameaças virtuais.

Portanto, atualizar para a versão mais recente do PHP traz vários benefícios para o seu site WordPress.

Confira algumas das vantagens abaixo:

  • Aumento no desempenho. O PHP se torna mais eficiente a cada atualização, melhorando a velocidade de carregamento do site. Dessa forma, seu site WordPress fica mais responsivo e proporciona uma melhor experiência para o usuário.
  • Segurança avançada. Devido à popularidade do WordPress, as chances dos hackers tentarem explorar as vulnerabilidades do PHP são grandes. E é por isso que atualizar para versões PHP mais recentes torna seu site mais seguro.
  • Novos recursos. Cada atualização do PHP no WordPress chega para corrigir erros e adicionar novos recursos. O PHP 8.2, por exemplo, inclui um atributo para dados sensíveis, melhorias no sistema de tipo e suporte para constantes em traits.
  • Melhor compatibilidade. Atualizar a versão PHP do site vai garantir que ele seja compatível com os plugins e temas do WordPress otimizados para ele.

Compatibilidade das Versões PHP em Cada Versão do WordPress

Embora o WordPress suporte várias versões do PHP, recomendamos usar a versão mais recente. Assim, seu site fica seguro e atualizado. No entanto, é importante ter em mente que nem todas as versões do WordPress são compatíveis com as versões mais recentes do PHP.

Confira na tabela a seguir se o seu site WordPress suporta as versões mais recentes do PHP:

Versão do WordPressVersões Suportadas do PHP
5.0, 5.1PHP 5.2, PHP 5.3, PHP 5.4, PHP 5.5, PHP 5.6, PHP 7.0, PHP 7.1, PHP 7.2, PHP 7.3
5.2PHP 5.6, PHP 7.0, PHP 7.1, PHP 7.2, PHP 7.3
5.3, 5.4, 5.5PHP 5.6, PHP 7.0, PHP 7.1, PHP 7.2, PHP 7.3, PHP 7.4
5.6, 5.7, 5.8PHP 5.6, PHP 7.0, PHP 7.1, PHP 7.2, PHP 7.3, PHP 7.4, PHP 8.0*
5.9, 6.0PHP 5.6, PHP 7.0, PHP 7.1, PHP 7.2, PHP 7.3, PHP 7.4, PHP 8.0*PHP 8.1*
6.1, 6.2PHP 5.6, PHP 7.0, PHP 7.1, PHP 7.2, PHP 7.3, PHP 7.4, PHP 8.0*PHP 8.1*PHP 8.2*

Observe que o símbolo (*) indica que a versão indicada do PHP está na fase beta. Isso significa que você pode encontrar alguns problemas. Além disso, alguns temas e plugins podem não suportar essas versões do PHP ainda.

Como Atualizar o PHP no WordPress

Atualizar a versão do PHP no WordPress requer apenas algumas etapas. No entanto, é necessário ter cautela, pois atualizar para uma versão PHP que o WordPress não suporta pode danificar seu site.

Confira na seção abaixo as maneiras mais seguras de atualizar o PHP WordPress.

1. Verifique a Versão Atual

Para saber se a versão do PHP precisa ser atualizada, verifique a versão atual do seu site usando o painel do WordPress ou a sua conta de hospedagem.

Verificar pelo hPanel:

  1. No hPanel, clique em WordPress Visão geral.
  2. Você encontrará as configurações disponíveis na seção Versão PHP.
recurso de checagem de versão php no hpanel

Se a sua versão PHP atual for incompatível com sua instalação do WordPress, uma notificação surgirá indicando que você faça a mudança para uma versão compatível. Basta clicar no botão Alterar para iniciar a atualização da versão do PHP.

Verificar Pelo Painel do WordPress:

  1. Na área de administração do WordPress, clique em Ferramentas Saúde do Site.
  2. Depois, vá até Informações e clique em Servidor para ver a versão PHP atual do site.
Área de administração do WordPress aberta na aba de ferramentas com a versão PHP selecionada

2. Crie um Backup do seu Site WordPress

Antes de executar uma atualização do PHP, recomendamos fazer backup do seu site WordPress. Esse backup é importante, pois se você encontrar algum erro após o processo de atualização do PHP, será possível restaurar o site facilmente.

Os usuários da Hostinger podem fazer backup de seus arquivos e banco de dados do site WordPress pelo hPanel. Confira o passo a passo:

  1. No hPanel, vá para Arquivos Backups.
  2. Escolha a opção Gerar novo backup Selecionar.
  3. Uma janela pop-up aparecerá para você confirmar sua ação. Clique em Prosseguir para iniciar o backup.
  4. Aguarde até que o processo de backup seja concluído. É importante notar que se houver muitos dados em seu site, esse processo pode demorar um pouco.

Outra opção é criar um backup usando o plugin de backup UpdraftPlus WordPress. Veja como:

  1. Instale e ative o plugin UpdraftPlus.
  2. até Configurações Backups do UpdraftPlus.
  3. Clique no botão Fazer backup.
  4. Selecione as opções de arquivos do banco de dados e do site na janela pop-up. Em seguida, clique no botão Fazer backup para confirmar a ação.
  5. O processo de backup pode demorar um pouco, pois ele depende do tamanho dos arquivos e do banco de dados do seu site WordPress.

3. Atualize o Software do WordPress, Temas e Plugins

Outra etapa importante antes de atualizar a versão do PHP do WordPress é verificar se há alguma atualização disponível para plugins, temas e para o próprio software do WordPress. Isso ajuda a reduzir qualquer problema de compatibilidade.

Existem dois métodos simples para você escolher: pelo hPanel ou pelo painel de administração do WordPress.

Para Atualizar Pelo hPanel:

É possível atualizar os arquivos, temas e plugins do WordPress diretamente do hPanel. Confira o passo a passo:

  1. Acesse WordPress Segurança. Nessa página você vai encontrar informações sobre a versão do WordPress, plugins, temas, problemas de segurança e ações recomendadas.
  2. Se houver novas atualizações disponíveis, clique nos três pontinhos e selecione Atualizar para instalá-las.
hPanel da Hostinger aberto na aba Segurança do WordPress

Para Atualizar Pelo Painel do WordPress:

Outro modo de verificar atualizações de software, temas e plugins é pelo painel de administração do WordPress:

  1. Vá para PainelAtualizações. Na guia Atualizações você poderá conferir se há alguma atualização disponível.
    Guia de atualizações do WordPress
  2. Para atualizar os plugins, marque a caixa de seleção Selecionar tudo e clique em Atualizar plugins. As etapas são parecidas com as feitas para atualizar os temas do WordPress.
  3. Clique em Atualizar para atualizar o WordPress.
    Guia para atualizar plugins do WordPress

4. Atualize a Versão PHP do seu Site WordPress

Depois de criar um backup e verificar as atualizações do WordPress, você já pode atualizar a versão do PHP. Lembre-se de verificar se essa versão é compatível com sua versão atual do WordPress.

A maneira mais segura e fácil de alterar a versão do PHP é usando o painel de controle de sua hospedagem:

  1. No hPanel, navegue até Avançado Configuração do PHP.
  2. Selecione a versão PHP desejada e clique em Atualizar.
    Aba de configuração do PHP no hPanel da Hostinger
  3. Clique em Confirmar.
    Janela pop-up de confirmação de alteração da versão PHP
  4. Aguarde até que o processo de atualização seja concluído.

Melhores Práticas para Atualização do PHP no WordPress

Se esta é a primeira vez que você atualiza a versão PHP no WordPress, confira as nossas recomendações:

Verifique a Compatibilidade do PHP com seu Tema e Plugins

Alguns temas ou plugins podem não suportar a versão mais recente do PHP, ou versões mais antigas específicas. Por isso, é importante verificar a compatibilidade do tema e do plugin para garantir que seu site continuará funcional após a atualização.

Para verificar as versões PHP suportadas pelos seus plugins, vá para a página Plugins instalados e clique em Ver detalhes ao lado de cada plugin. Uma janela pop-up vai exibir as configurações de PHP recomendadas na seção Requer versão do PHP.

Para verificar a compatibilidade da versão PHP de um tema, visite o diretório de temas do WordPress. Encontre o seu tema WordPress usando a barra de pesquisa e clique em Mais informações. Você vai encontrar os requisitos necessários na seção Versão do PHP.

Teste a Atualização do PHP em um Site de Teste

Para reduzir as chances de encontrar algum problema, recomendamos verificar a compatibilidade do PHP. No entanto, é melhor testar a nova versão do PHP em um ambiente de teste do WordPress para garantir que o seu site vai funcionar corretamente.

O ambiente de teste do WordPress permite que você verifique e modifique temas, plugins e novas versões do PHP sem afetar a versão online do seu site.

Se você não encontrar nenhum problema durante a fase de teste, poderá atualizar com segurança a versão PHP do site em si.

Monitore seu Site

Depois de atualizar para a nova versão do PHP, recomendamos conferir os seguintes elementos: links quebrados, redirecionamento para páginas de erro, plugins e problemas com o desempenho do site.

Uma maneira fácil de monitorar seu site é usando um plugin de análise do WordPress, como o MonsterInsights ou o WP Statistics. Esses plugins têm ferramentas e recursos poderosos para te ajudar a coletar, analisar e rastrear tráfego, visualizações de página e velocidade do site.

No entanto, para solucionar possíveis erros, verifique o relatório de erros do PHP. Para fazer isso, basta habilitar o registro de erros do PHP pelo painel de controle de hospedagem.

Assim que o erro for corrigido, recomendamos desabilitar o relatório de erros do PHP para que ele não ocupe muito espaço de armazenamento.

Se você ainda encontrar problemas após analisar o desempenho do site e monitorar o relatório de erros do PHP, reverta o site para a versão PHP usada anteriormente. As etapas são semelhantes as feitas para atualizar o PHP: tudo o que você precisa fazer é selecionar a versão anterior.

Entre em Contato com o Suporte ao Cliente da sua Provedora de Hospedagem

Outra maneira segura de atualizar a versão PHP no WordPress é entrar em contato com o suporte ao cliente. A Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger atua 24 horas por dia e está sempre pronta para ajudar você.

Se precisar de assistência para verificar a compatibilidade do PHP ou atualizá-lo para a versão mais recente, é só falar com a gente.

Para fazer isso basta entrar em sua conta e clicar no botão Ajuda. Simples assim!

A página de ajuda da Hostinger também exibe tópicos relacionados à hospedagem WordPress e gerenciamento de sites. Role a página para baixo, escolha um assunto e leia nossos artigos disponíveis. Você também pode escrever suas dúvidas na caixa de pesquisa e esperar uma resposta detalhada da nossa equipe.

Conclusão

Como vimos acima, o PHP é a linguagem mais usada nos temas e plugins do WordPress. E é por isso que atualizar a versão PHP do WordPress oferece muitos benefícios ao seu site, como aumento do desempenho e da segurança.

Neste artigo, você também aprendeu a alterar a versão do PHP no WordPress. Confira as etapas desse processo de forma resumida:

  1. Primeiro, é importante verificar a versão atual do PHP usando a ferramenta Saúde do Site.
  2. Depois, é necessário criar um backup do site WordPress via hPanel ou usando um plugin.
  3. Após isso, é necessário atualizar o software, temas e plugins do WordPress.
  4. Por fim, basta atualizar a versão PHP do site WordPress.

Também falamos sobre as melhores práticas para atualizar uma versão PHP como, por exemplo, testar a nova versão do PHP em um site de teste, monitorar problemas no site e verificar a compatibilidade do tema e dos plugins que você utiliza.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre como atualizar o PHP e, se você tiver qualquer dúvida sobre esse processo, é só comentar aqui abaixo.

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.