O Que é UX Design? Dicas para Carreira e Mais

Design de experiência do usuário (UX) e de interface do usuário (UI) são dois termos frequentemente empregados de meaneira intercambiável, o que pode levar a uma certa confusão. Embora ambos sejam aspectos essenciais do web design, eles representam coisas diferentes.

Se você quer se tornar um web designer, entender as diferenças entre UI e UX é essencial para desenvolver seus conhecimentos e habilidades na área.

Neste artigo, você poderá conferir o guia definitivo sobre design de experiência do usuário, incluindo tópicos como: o que é UX design, qual a diferença para o UI design e oportunidades de carreira relevantes na área.

Qual a Definição de UX Design?

Design de experiência do usuário é o processo de criar uma experiência suave em toda a jornada que o usuário faz pelo seu produto. O UX design existe em basicamente todos os aspectos das nossas vidas: desde a placa de check-in no aeroporto até um botão de “finalizar compra” que seja fácil de localizar numa loja virtual,

O objetivo do UX design é criar um produto ou serviço que atende às necessidades do usuário, resolve seus problemas e proporciona uma experiência prazerosa. Se feito da forma certa, o UX design pode ajudar sua empresa a melhorar o índice de satisfação dos seus clientes.

O termo “experiência do usuário” foi cunhado em 1993 por Don Norman, um especialista em ciência cognitiva. Após juntar-se à Apple, Norman criou a expressão para aprimorar o design industrial dos produtos da empresa, permitindo que os usuários configurassem e usassem os computadores mais facilmente.

Desde então, o UX design se transformou numa área bastante diversa, com várias atribuições — desde o pesquisador de experiências do usuário até o designer de interações.

Embora o termo possa ser utilizado em relação a interações e objetos físicos, o UX design geralmente se refere a produtos digitais, como construção de site, blog, apps e softwares.

Qual a Diferença Entre UX Design e UI Design?

Design de experiência do usuário e design de interface do usuário são comumente reunidos na expressão UI/UX design, criando algumas impressões falsas sobre esses termos. Embora estejam relacionados, UI e UX design têm diferenças importantes.

UX design é um conceito mais amplo, com várias dimensões, no qual o objetivo é criar uma experiência de uso suave e agradável para um produto ou serviço.

Os designers de UX têm uma visão mais abrangente do projeto. Eles criam mapas dos sites e históricos de usuários com base em como as pessoas interagem com as empresas, incluindo seus funcionários, produtos e serviços.

O UI design, por outro lado, foca mais na linguagem visual e nos elementos interativos de um produto, como as cores, os layouts, as animações, os botões e as fontes.

Os designers de UI focam na relação entre pessoa e computador, debruçando-se sobre os detalhes de cada página, botão e imagem para criar um produto fácil de ser usado e com aparência atraente.

Resumindo, o UX design foca nos usuários, enquanto o UI design foca nos produtos. De qualquer forma, a experiência do usuário e a interface do usuário andam lado a lado, uma vez que é quase impossível criar uma boa experiência de usuário sem uma boa interface.

UX Design vs. UI Design

UX DesignUI Design
Foca no que você sente quando usa o produtoFoca nos visuais e funções do produto
Lida com as interações do usuário com todos os elementos de uma empresaLida com as interações entre humano e computador
Concentra-se no aspecto emocional dos usuáriosConcentra-se nos elementos visuais do produto, como cores, layouts, animações, botões e fontes
O objetivo é criar uma experiência do usuário suave e agradávelO objetivo é criar um produto esteticamente atraente

As Quatro Áreas do UX Design

O design de experiência do usuário é um campo diverso que pode ser dividido em quatro áreas principais:

  • Estratégia de Experiência (ExS) – refere-se à estratégia de uma empresa para criar a melhor experiência possível para os seus usuários, do início ao fim.
  • Design de Interação (IxD) – foca em implementar uma interface atrativa e intuitiva, que permite aos usuários realizar tarefas de maneira eficiente.
  • Pesquisa de Usuário (UR) – refere-se a qualquer pesquisa, entrevista, estudo ou teste realizado para entender as necessidades do cliente, seus pontos de tensão e suas preferências. A partir desses dados, é possível criar um produto ou serviço que resolve os problemas dos clientes.
  • Arquitetura da Informação (IA) – é a estrutura da informação dentro de um produto, auxiliando os usuários a entender como utilizá-lo.

O Que um UX Designer Faz, Exatamente?

Os UX designers têm como objetivo melhorar a experiência de um usuário durante a atualização de um produto, serviço ou sistema. Isso é feito implementando um processo de design thinking que, de acordo com a d.school da Universidade de Stanford, é dividido em cinco etapas: empatizar, definir, idealizar, prototipar e testar.

A etapa de empatizar serve para que você entenda o seu público-alvo. Durante essa parte do processo, os UX designers fazem pesquisas, entrevistas, questionários e outras coletas de dados com usuários para compreender mais claramente a perspectiva dos seus clientes.

Após a coleta dos dados, os UX designers analisam e definem os objetivos que os usuários desejam atingir — ou os problemas principais que eles precisam resolver.

Em seguida, os profissionais criam personas para representar o público-alvo durante o processo de criação. Essas personas também ajudam os designers a entender o fluxo de um usuário desde seu primeiro contato com o produto ou serviço até a interação final — e, com base nisso, fica mais fácil criar um mapa do site intuitivo.

A terceira etapa do design thinking é a idealização, na qual os UX designers fazem sessões de brainstorm e propõem ideias com base em diferentes pontos da jornada do usuário. Web UX designers responderão perguntas do tipo “como criar um site otimizado para diferentes tamanhos de tela?” ou “como melhorar o design de interação em um site?”.

Diferença entre Wireframe e Protótipo

O passo seguinte é criar um protótipo, isto é, um modelo do produto final. Um protótipo pode assumir diferentes formas, desde rabiscos num papel até páginas-teste num site. Designers de experiência do usuário usam uma técnica conhecida como wireframing para organizar a arquitetura da informação em um protótipo.

Os UX designers usam esse protótipo, então, para realizar testes com usuários. A ideia é analisar como os usuários interagem com o protótipo e receber o feedback necessário para melhorá-lo.

Após finalizar o processo, os UX designers apresentam suas descobertas aos clientes, acionistas da empresa ou à equipe de design geral. Uma vez aprovado o projeto, os UX designers devem colaborar com UI designers, designers de interação e desenvolvedores web para executar as ideias desenvolvidas.

A descrição de emprego de um UX designer pode variar dependendo da área e do tamanho da empresa. Grandes corporações podem ter pessoas diferentes trabalhando em etapas determinadas do processo, enquanto empresas menores costumam contratar um designer para todas as tarefas relacionadas ao UX design.

Em Que Tipos de Projetos um UX Designer Trabalha?

Antes de conseguir o seu primeiro trabalho como UX designer, você deve fazer um portfólio digital bem diversificado para destacar suas habilidades e diferenciais. Aqui estão alguns exemplos de projetos na área de UX design para você se inspirar.

Design de Sites

Qualquer empresa precisa de um site para se manter relevante — e, por isso, o web design é uma das áreas com mais oportunidades promissoras de carreira.

Existem muitos tipos de websites nos quais você pode trabalhar, como blogs, sites pessoais, lojas virtuais e páginas de negócios. Cada tipo de site tem um propósito diferente e necessita, portanto, de abordagens distintas. Veja o exemplo abaixo para um pouco de inspiração no design de sites.

página inicial da marca studio neat

O Studio Neat é uma pequena empresa que foca em oferecer produtos que resolvem os problemas dos seus clientes com simplicidade. Por isso, a interface do seu site é extremamente amigável.

Em vez de confundir visitantes mencionando todos os produtos da empresa logo de cara, a página inicial do site mostra apenas o item mais vendido do Studio Neat, a caneta Mark Two. Você pode encontrar os demais produtos da marca facilmente clicando na opção “Produtos”, no menu superior.

Para um exemplo de e-commerce, vamos dar uma olhada na Sephora.

página inicial da sephora brasil

Mais uma vez, a página inicial do site não sobrecarrega os visitantes com excesso de informações. A parte superior da página exibe apenas um carrossel de destaques e algumas categorias de interesse. Para encontrar um produto específico, os usuários podem usar a ferramenta de busca ou navegar pelas categorias.

Quando os usuários visitam os sites do Studio Neat ou da Sephora, seus objetivos geralmente são encontrar mais informações sobre um produto ou adquiri-lo. Nos dois websites, a arquitetura da informação permite que os usuários alcancem seus objetivos de maneira simples e fácil.

Landing Pages

Landing Pages têm como objetivo gerar leads e convencer seus visitantes a realizar alguma ação. Para criar uma landing page de sucesso, você precisa começar definindo seu objetivo principal. Você quer que os visitantes assinem uma newsletter, baixem um eBook ou façam uma compra?

Um UX designer deve criar a página interativa que incentiva os usuários a realizar a ação desejada com base em diferentes objetivos. Uma boa landing page tem três elementos principais:

  • Linguagem visual simples, porém atraente. Usar as imagens e fontes certas, bem como trabalhar corretamente os espaços vazios, pode fazer toda a diferença.
  • Texto efetivo e persuasivo, que incentiva o visitante a realizar a ação desejada.
  • Um call-to-action (CTA) que se destaca do restante do conteúdo. Sem um bom CTA, o visitante pode ficar perdido, sem saber o que fazer, e sair da sua landing page sem realizar a ação desejada.

O Airbnb tem um excelente exemplo de landing page para incentivar que mais usuários se tornem anfitriões na plataforma:

landing page do airbnb para atrair novos anfitriões à plataforma

A página tem um layout simples, porém atraente, além de um texto efetivo e um botão de CTA fácil de ser localizado.

Caso o dono da propriedade decida se inscrever no Airbnb, é possível criar seu anúncio em apenas seis passos:

  • Criar uma conta;
  • Selecionar os detalhes da propriedade (tipo de acomodação, comodidades e preços);
  • Digitar o endereço;
  • Fazer o upload das fotos da propriedade;
  • Confirmar os dados de contato do proprietário;
  • Publicar o anúncio.

Graças ao fluxo simplificado, um usuário precisará de apenas alguns minutos entre acessar a landing page e anunciar sua propriedade no Airbnb.

Design de Apps, Jogos e Softwares

Além de sites, o UX design também está presente em outros tipos de produtos digitais, como aplicativos, softwares e videogames.

screenshots do aplicativo uber para iphone

Vamos pegar o Uber como exemplo. O aplicativo da plataforma tem uma interface simples e traz instruções passo-a-passo para que usuários iniciantes solicitem uma corrida facilmente. Basta fazer o login, informar a sua localização, escolher o destino, selecionar o tipo de corrida e registrar uma forma de pagamento.

Se o usuário permitir que o Uber acesse a localização do seu dispositivo, a experiência é ainda mais suave, uma vez que não será necessário digitar seu endereço manualmente.

O UX design de aplicativos e softwares é relativamente parecido com o de sites, mas no caso de videogames o campo fica bem mais complexo. No lugar de interfaces estáticas, você precisará lidar com cenários que mudam constantemente.

Para criar uma boa experiência de jogo, os UX designers devem fazer perguntas do tipo:

  • Os jogadores compreenderão facilmente as regras e as mecânicas do jogo?
  • Os níveis são muito fáceis ou muito difíceis?
  • O que incentivará que os jogadores retornem ao jogo?

No geral, os UX designers de jogos trabalham com roteiristas, UI designers e game designers para garantir que o jogo tem uma fase de aprendizado fácil, uma mecânica simples e uma história atraente.

Design de Voz

A indústria das assistentes digitais transformou completamente a maneira como usamos nossos dispositivos eletrônicos e está crescendo constantemente: hoje, 41% dos adultos utilizam comandos de voz diariamente. Em vez de tocar numa tela ou num controle remoto, os usuários podem controlar seus dispositivos simplesmente com a fala.

Um bom design de voz não envolve apenas usar vozes bonitas ou oferecer as informações corretas: a ideia é dar à voz digital uma personalidade, como se os usuários estivessem conversando com uma pessoa. A assistente Siri, da Apple, é um dos melhores exemplos dessa prática.

A Siri é uma assistente digital que ajuda aos usuários realizar tarefas diárias, como abrir um aplicativo, ligar para um contato, buscar as informações de um restaurante nas proximidades ou mostrar a previsão do tempo.

O que torna a Siri especial, entretanto, é a sua personificação. Os usuários podem conversar sobre assuntos variados ou mesmo brincar com a assistente. Também é possível personalizar a Siri com base no seu idioma, sotaque e gênero.

assistente digital siri contando uma piada

É como se você tivesse um assistente pessoal disponível a cada instante, melhorando a experiência do usuário com os produtos da Apple.

Realidade Aumentada (AR)

A realidade aumentada (AR) é uma tecnologia que enriquece os ambientes do mundo real com animações, imagens e sons gerados por computador. No universo das compras online, a tecnologia permite que os consumidores vejam como um produto ficaria no ambiente desejado antes de adquiri-lo.

UX designers desempenham um papel importante no desenvolvimento de aplicações em AR, e a tecnologia é um terreno fértil para empresas que pretendem se destacar em seus nichos. A IKEA, por exemplo, lançou um aplicativo de realidade aumentada chamado IKEA Place.

aplicativo AR ikea place para colocar móveis virtuais no seu espaço físico

O app permite que os usuários explorem o catálogo de mais de 2 mil produtos da IKEA, escolham a opção desejada e vejam como o item ficaria em suas casas. Também é possível adquirir os produtos diretamente pelo aplicativo, simplificando a experiência de compra.

Que Habilidades Você Precisa Ter para se Tornar um UX Designer?

Aprender e praticar diferentes habilidades do UX design é essencial para uma carreira de sucesso na área. Nesta seção, falaremos um pouco sobre as hard skills e soft skills que um UX designer deve ter.

Hard Skills

As hard skills são as habilidades técnicas de um designer de experiência do usuário, como os conhecimentos em design visual, pesquisa de usuários, análise de dados e prototipagem.

  • Design visual – o entendimento geral das áreas de design gráfico, design de interação e arquitetura da informação (IA).
  • Pesquisa de usuário – realizar ou analisar diferentes métodos de pesquisa de experiências do usuário, como entrevistas, grupos focais e questionários, para entender melhor o seu público-alvo.
  • Análise de dados – a capacidade de interpretar dados brutos e extrair informações importantes para ajudar na tomada de decisões.
  • Prototipagem – o processo de criar um modelo para fins de testagem e receber feedback dos usuários para melhorar o produto ou serviço.

Soft Skills

Soft skills são as características que te ajudam a entender os usuários, colaborar com membros da sua equipe e se desenvolver.

  • Empatia – é a capacidade de entender as emoções dos usuários. Bons UX designers passam muito tempo aprendendo os sentimentos e motivações do seu público-alvo.
  • Comunicação – você deve apresentar suas ideias claramente, seja para os seus clientes ou para os acionistas da empresa.
  • Colaboração – trata-se da sua habilidade de trabalhar com pessoas de outras áreas, como UI designers, desenvolvedores web e analistas.
  • Curiosidade – é a sua disposição para evoluir, aprender coisas novas e encontrar novas ideias.
  • Mente aberta – permite que você se adapte melhor às mudanças e receba melhor as sugestões de outras pessoas.
  • Pensamento crítico – é a capacidade de identificar os principais problemas de um projeto e desenvolver soluções inovadoras.

Dica do Especialista

Aqui estão algumas dicas para melhorar suas hard e soft skills enquanto UX designer:
1. Aprenda e pratique as teorias básicas de interação, experiência, ferramentas e design gráfico.
2. Conecte-se com mentores, designers sênior e especialistas para entender melhor o seu campo e ter mais perspectivas da sua carreira.
3. Crie um projeto fictício (ou um projeto real) para começar o seu portfólio e ganhar experiência num ambiente de trabalho real.

Editor

Muammar I.

Designer de Produto na Hostinger

Como Ser um UX Designer

Depois de aprender o conceito de UX design, os tipos de projetos em que os UX designers trabalham e as habilidades necessárias para trabalhar na área, você deve estar se perguntando por onde começar. Aqui estão os cinco passos para se tornar um UX designer.

1. Aprenda o Básico Sobre UX Design

Se você acredita que uma carreira de UX designer combina com você, comece aprendendo o básico da área. Seja com uma graduação ou com cursos online, as oportunidades de aprender sobre o tema estão aí para você explorar.

É possível, aliás, aprender UX design com o próprio homem que inventou o conceito, Don Norman. Sua empresa, a Nielsen Norman Group, oferece um curso de UX Basic Training (em inglês) que custa entre US$ 984 e US$ 1.018.

A empresa também tem cursos mais específicos para profissionais que querem se especializar em áreas como gerenciamento de UX, pesquisa de UX e design de interação.

2. Conheça as Principais Ferramentas

O segundo passo é se familiarizar com as ferramentas essenciais para o trabalho de UX design. Nós recomendamos as ferramentas a seguir com base nos diferentes propósitos e fases do processo de criação:

  • Talebook – ideal para pesquisa de usuários.
  • Woopra – ideal para análise de dados.
  • Lookback – ideal para testes de usabilidade.
  • Overflow – ideal para criar fluxos de usuário e modelos de arquitetura da informação.
  • Adobe XD – ideal para prototipagem.
  • Slack – ideal para colaboração entre equipes.

3. Pratique Suas Habilidades em Projetos de UX Design

Após adquirir os conhecimentos básicos em UX design e se familiarizar com as ferramentas da área, é hora de começar a praticar com projetos reais. Nós recomendamos começar com projetos de web design, uma área relativamente mais fácil do que design de jogos, de voz ou de AR.

4. Construa seu Portfólio de UX Design

Agora que você já domina o web design, é possível começar a trabalhar em outros tipos de projetos para ganhar mais experiência e diversificar seu portfólio.

Os melhores sites para freelancers, como o Fiverr, o Upwork e o Toptal, trazem um bom ponto de partida para encontrar trabalhos na área da experiência do usuário e fortalecer o seu portfólio.

5. Comece a se Candidatar a Empregos de UX Design

Com um portfólio rico e diversificado em mãos, você pode começar a se candidatar a empregos na área de UX design. Lembre-se de que as exigências da vaga podem variar de acordo com a área e a empresa.

Conclusão

Experiência do usuário (UX) refere-se à forma como um usuário interage com um produto ou serviço. O UX design incorpora todos os elementos dessa experiência, incluindo o design da interface de usuário, a usabilidade e a arquitetura da informação.

Por outro lado, o UI design refere-se ao visual do produto digital, incluindo animações, imagens, botões e outros elementos interativos. Uma boa interface de usuário torna toda a experiência mais agradável para quem for usar seu produto.

Conforme a tecnologia avança, a demanda para UX designers também aumenta: hoje, a área é uma das mais promissoras em termos de oportunidades de carreira. Nesse artigo, nós mostramos como você pode se tornar um UX designer, incluindo as habilidades necessárias, tipos de projetos nos quais você pode trabalhar e por onde começar.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o universo do UX design. Se você tiver dúvidas ou questionamentos, não deixe de escrever um comentário aqui embaixo.

O Que é UX Design: Perguntas Frequentes

UX Design é uma Carreira Promissora?

Sim, o cargo de UX designer é um dos empregos mais procurados hoje em dia na área de tecnologia. A Glassdoor inclui o trabalho de UX designer como um dos 50 melhores empregos nos EUA hoje, com cerca de 7 mil vagas abertas.

Qual o Salário Médio de um UX Designer?

Dependendo do seu cargo e do tamanho da empresa, a média salarial para UX designers no Brasil fica em torno dos R$ 5 mil por mês, de acordo com a Glassdoor. Vagas mais especializadas, como as de UX researcher, têm médias ainda maiores, em torno de R$ 6,5 mil mensais.

É Possível ser UX Designer sem Graduação?

Sim, é possível. Ainda que ter um diploma na área ajude, você pode se tornar um UX designer por meio de cursos e workshops. Depois disso, o importante é praticar suas habilidades em diferentes projetos no campo.

Onde eu Posso Estudar UX Design?

Você pode explorar as opções de uma série de plataformas de aprendizagem, tais como:
Udemy
Alura
Coursera
UX Academy
LinkedIn Learning
DesignLab

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.