Como Saber O Dono De Um Domínio

Se você decidiu por um nome de domínio para o seu novo site e em seguida descobriu que está indisponível, não se preocupe. Ainda há maneiras de você comprar o nome de domínio, mesmo que já esteja registrado por outra pessoa.

Você pode entrar em contato com o proprietário atual do nome de domínio e ver se pode comprá-lo diretamente. No entanto, primeiro, você precisa descobrir quem é o proprietário do domínio.

E como saber quem é o dono de um domínio? Para explicar como você pode descobrir isso, criamos este guia passo a passo. Continue lendo e aprenda os métodos que podem te fazer obter o nome de domínio que você deseja.

1. Visite o Site Diretamente

Se você verificou o status do domínio para logo em seguida descobrir que o nome de domínio desejado não está disponível, a primeira coisa que você deve fazer é visitar o site diretamente.

Alguns nomes de domínio são comprados para serem revendidos posteriormente por um preço mais alto. Nesses casos, o site informará a disponibilidade do domínio para venda e fornecerá informações de contato imediatamente, como no exemplo abaixo.

Informação que exampledomain.com está a venda e os detalhes de contato para comprá-lo.

Se você digitar o nome de domínio na barra de pesquisa e for direcionado para um site, veja se há uma página Fale Conosco na barra de navegação ou no rodapé do site.

Lá você encontrará os detalhes de contato do proprietário do site ou um formulário de contato. Aproveite a chance de entrar em contato e oferecer a compra do nome de domínio do registrante.

2. Procure as Informações do Registrante de Domínio no Banco de Dados WHOIS

Se você não conseguir encontrar as informações de contato diretamente no site, tente usar uma ferramenta de pesquisa de domínio.

Alguns registradores de domínio enviam os detalhes básicos de contato de novos proprietários de domínio para um diretório WHOIS. Este diretório é um banco de dados online que contém dados sobre os usuários registrados e proprietários de nomes de domínio.

Há uma variedade de ferramentas de pesquisa disponíveis online. No entanto, devido a questões de privacidade, as informações podem ser limitadas. As informações que os registros WHOIS podem fornecer sem infringir as leis de privacidade são:

  • Nome e informações de contato do registrante (proprietário do nome de domínio).
  • Nome e informações de contato do registrador (onde o nome de domínio está registrado).
  • Data de registro do nome de domínio e data de expiração.
  • Servidores de nomes.

Pesquisa de Registro de Nome de Domínio da ICANN

The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) é responsável por coordenar e manter a alocação de endereços IP, gerenciamento do sistema de nomes de domínio (DNS) e algumas outras especificidades da infraestrutura geral da Internet.

Em outras palavras, a ICANN mantém o controle de todos os nomes de domínio e endereços de rede registrados para garantir um banco de dados atualizado que possa ser acessado e interagido.

A Pesquisa de dados de registro de nome de domínio da ICANN é uma ferramenta de pesquisa que fornece dados de registro atuais sobre proprietários de domínios. Esses dados vêm diretamente dos operadores de registro e registradores, pois a ICANN não armazena essas informações.

Usando a Pesquisa de dados de registro de nome de domínio da ICANN para verificar www.ExampleDomain.com.

Basta digitar o nome do domínio na barra de pesquisa e clicar em Pesquisar. A ferramenta de pesquisa da ICANN extrairá as informações disponíveis sobre o proprietário do domínio dos registros WHOIS e as exibirá na próxima página.

Outras Ferramentas de Pesquisa WHOIS

Outras ferramentas de pesquisa podem fornecer informações WHOIS sobre registrantes de nomes de domínio, como who.is.

Essas ferramentas de pesquisa funcionam de maneira semelhante à ferramenta de pesquisa WHOIS empregada pela ICANN. Basta digitar o endereço da web na barra de pesquisa e obter as informações de registro de domínio sobre a pessoa que possui o nome de domínio desejado.

3. Entre em Contato Com o Proprietário

Espero que as etapas descritas acima levem você a algum tipo de informação de contato, como um endereço de e-mail. Agora é hora de entrar em contato com o proprietário do nome de domínio e fazer uma oferta.

Certifique-se de que seu e-mail não pareça spam, pois o destinatário pode decidir não abri-lo. Veja como você pode aumentar as chances de o proprietário do domínio abrir seu e-mail e responder com uma resposta:

  • Use um e-mail profissional. Se você tiver um endereço de e-mail com o nome da sua empresa, esse é o que você deve usar. Caso contrário, use um endereço de e-mail com seu nome completo.
  • Esteja atento ao idioma. Certifique-se de que a linha do assunto esteja clara e que o corpo do e-mail transmita sua mensagem. Seja profissional e deixe claro que está disposto a fazer uma oferta se o nome de domínio estiver à venda.
  • Facilite o contato. Forneça seu número de telefone para um método de comunicação mais conveniente.

4. Outras Maneiras de Obter Informações de Contato

Se os métodos acima de como saber o dono de um domínio não forem suficientes, há outras ações a serem tomadas.

Entre em Contato Com Registradores de Domínio

Às vezes, as ferramentas de pesquisa WHOIS fornecem apenas as informações sobre o registrador do domínio e nada sobre o registrante. Nesses casos, tente entrar em contato com o registrador de domínios e pergunte quem é o proprietário do nome de domínio que você está procurando.

Você também pode pedir ao registrador para encaminhar o e-mail que inclui sua oferta e detalhes de contato para o proprietário do domínio em seu nome. Se o atendimento ao cliente for bom, eles certamente se esforçarão.

Contorne a Proteção WHOIS

Alguns proprietários de domínios decidem ocultar suas informações usando serviços de proteção de terceiros, como WhoisGuard. Esses serviços usam métodos para proteger a privacidade de seus clientes, fornecendo seus próprios detalhes de contato.

A melhor maneira de contornar esse tipo de proteção de privacidade é entrar em contato com a empresa terceirizada e pedir que ela repasse o e-mail ao proprietário. Embora não haja garantias de que esse método funcione, ele aumentará suas chances.

Use as Mídias Sociais

Outro método de encontrar o proprietário do domínio é realizar uma pesquisa em sites de mídia social. Vá para o Facebook, LinkedIn ou outros canais e tente encontrar o nome da empresa que está usando o nome de domínio.

Se você encontrar um perfil de mídia social relacionado à marca, escreva uma mensagem. Você pode não entrar em contato diretamente com o proprietário, mas sua mensagem pode ser repassada se sua oferta for atraente o suficiente.

Use um Corretor de Domínio

Se tudo mais falhar, ou você preferir passar o trabalho para outra pessoa, você sempre pode contratar um corretor de domínio. Empresas como Sedo oferecem serviços profissionais, como compra e venda de domínios em seu nome.

Este método resultará em gastos adicionais, pois este serviço não é gratuito. No entanto, você economizará tempo e energia valiosos.

Conclusão

Espero que agora você tenha uma ideia melhor de como saber o dono de um domínio na internet. Como mencionado anteriormente, mesmo que o nome de domínio já esteja registrado, isso não significa necessariamente que o proprietário não estará disposto a passar a propriedade para você.

Resumindo, veja como você pode encontrar e entrar em contato com o proprietário do domínio para fazer uma oferta:

  • Procure as informações de contato do site diretamente.
  • Use uma ferramenta de pesquisa WHOIS para encontrar os dados do registrante.
  • Se a pessoa estiver usando um serviço de proteção de privacidade de pesquisa WHOIS, entre em contato com seus provedores de serviços de privacidade.
  • Entre em contato com o registrador de domínios e peça informações sobre o registrante.
  • Contrate um corretor de domínio para reunir as informações necessárias e faça uma oferta em seu nome.

Esperamos que você tenha achado essas informações úteis. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.

Author
O autor

Daniela C.

Daniela tem interesse em marketing digital, é especialista em SEO e faz parte do time de SEO & Conteúdos da Hostinger. Em seu tempo livre, ela gosta de viver a sua vida explorando o mundo, colecionando memórias e aventuras.