Como Descobrir a Hospedagem de um Site e Quais as Melhores Ferramentas para Isso

Descobrir onde um site está hospedado, incluindo a localização do servidor e qual a empresa contratada para esse serviço, pode ser útil por diversos motivos.

Por exemplo: se o site apresenta boa qualidade de serviço, velocidade e estabilidade, você pode querer conhecer o provedor da hospedagem em questão. Do contrário, se a página é lenta e pouco responsiva, você pode analisar a reputação da empresa para saber se o problema está na qualidade da hospedagem ou na própria configuração do site.

O fato é que descobrir a hospedagem de um site é bem simples — e é exatamente para isso que estamos aqui. Nos próximos parágrafos, vamos te ensinar o passo-a-passo de como fazer essa pesquisa, bem como investigar outros elementos de qualquer página, como o dono e os nameservers de um domínio.

Vamos lá?

Dica

Quer entender melhor a diferença entre domínio e hospedagem de sites? Confira nosso artigo completo sobre o tema.

Como Descobrir a de Hospedagem de um Site

Existem vários sites e serviços que você pode usar para descobrir onde um site está hospedado. Hoje, vamos usar o Who is Hosting This.

Para investigar o site desejado, basta descer a página até a janela de busca, colar a URL da página em questão e clicar no botão “Whois Search”.

barra de busca do who is hosting this com o campo de pesquisa destacado por uma seta vermelha

No resultado da busca, a ferramenta exibirá algumas informações, como o endereço IP do site, os nameservers de domínio e um link para você acessar os dados de registro do domínio.

A seção que você está procurando, entretanto, é a “Hosting Provider” (Provedor de Hospedagem) — nela, o site exibirá a empresa responsável pela hospedagem do site. Também é possível conferir a localização geográfica dos servidores.

Confira o exemplo abaixo ao buscar as informações sobre o domínio wordpress.com:

resultados do domínio wordpress.com no who is hosting this

Atenção para as CDNs!

Por outro lado, é preciso se atentar a um detalhe do processo de descoberta da hospedagem de um site. Se a página em questão estiver usando uma CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo) ou Firewall, o Who is Hosting This não exibirá a empresa de hospedagem de sites, e sim aquela responsável por este serviço.

Veja que, pesquisando pelo domínio hostinger.com.br, o Who Is Hosting This indica que a empresa de hospedagem do site é a Cloudflare — que não é um serviço de hospedagem, e sim de CDN.

resultados do domínio hostinger.com.br no who is hosting this

Isso acontece porque, ao usar uma CDN (ou um Firewall), o site fica protegido por uma camada de segurança que mascara o seu IP original. Isso faz com que o usuário acesse, de maneira silenciosa, uma reprodução do conteúdo do site — e não o conteúdo original.

Isso aprimora a segurança e a velocidade da página, pois as CDNs podem ter servidores mais próximos da localização da pessoa.

Como descobrir a hospedagem de um site se ele está protegido por uma CDN, então? Neste caso, a solução é contatar diretamente a empresa da CDN ou o próprio responsável pelo site — e, para isso, os tópicos a seguir poderão ser úteis.

Como Descobrir Outros Elementos de um Site

Para além da empresa de hospedagem, há outros elementos de um site que você pode descobrir com uma rápida pesquisa. Vamos dar uma olhada?

Como Descobrir o Registrar de um Domínio

O registrar (ou registrante) de um domínio é a empresa responsável pelo registro daquele endereço — isto é, a empresa que forneceu serviços a uma pessoa (ou outra empresa) para o registro do domínio.

Descobrir o registrar de um domínio é relativamente simples: você pode usar uma ferramenta WHOIS, como a da Hostinger, para obter dados sobre a empresa em questão. No exemplo abaixo, é possível notar que o registrar do domínio é a própria Hostinger.

informações de registrar do domínio hostinger.com

Nesta mesma pesquisa, você pode descobrir quem é o dono (ou registrador) do domínio. Isso pode ser útil caso você deseje entrar em contato com a pessoa ou empresa, seja para saber mais sobre a hospedagem do site em questão ou para checar se o domínio está disponível para compra.

Como Descobrir os Nameservers de um Domínio

Seguindo basicamente os mesmos passos acima, é possível também descobrir quais são os nameservers do domínio que você está investigando.

Ao pesquisar pelo domínio facebook.com no Who is Hosting This, por exemplo, estes são os resultados:

resultados do domínio facebook.com no who is hosting this

No campo “nameservers”, podemos observar que o Facebook usa quatro endereços: c.ns.facebook.com, a.ns.facebook.com, d.ns.facebook.com e b.ns.facebook.com.

Dica

Confira nosso artigo completo sobre DNS para saber mais sobre nameservers, suas funções e como trabalhar com eles.

Conclusão

Agora, você já sabe como investigar os principais elementos de um website ou de um domínio, além de entender melhor as principais características do servidor no qual uma página está hospedada.

Vamos recapitular os principais pontos abaixo:

  1. Use o Who is Hosting This ou outro serviço semelhante para descobrir a hospedagem de sites da página desejada.
  2. Nesta mesma página, você pode conferir elementos como localização do servidor, dados do registrador do domínio e mais.
  3. Preste atenção a possíveis CDNs ou firewalls que estejam mascarando a hospedagem real do website.
  4. Para descobrir a empresa registrante de um determinado domínio, use uma ferramenta WHOIS.
  5. Para descobrir os nameservers de um domínio, use o Who is Hosting This e encontre o campo correspondente.

Boas pesquisas!

Author
O autor

Bruno Santana

Sou jornalista em formação pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e brincar com meu gato, Sushi.