Como Editar Rodapé no WordPress: 3 Métodos Eficazes + Plugins para Edição

Durante a criação de um site WordPress, editar o rodapé pode ser uma tarefa um pouco frustrante.

Apesar da personalização de um rodapé não ser um processo complicado, ele pode consumir bastante tempo para ficar do jeito que você deseja e combinar com o design do site. Isso acontece porque cada tema do WordPress costuma possuir diferentes layouts de rodapé. 

Entretanto, isso não deve ser um motivo para você ignorar essa importante etapa de desenvolvimento. Um rodapé pode ajudar seu site de diversas maneiras. Por exemplo, os visitantes costumam navegar até a seção do rodapé de um site para encontrar as informações que desejam. Além disso, o rodapé também é útil para melhorar suas estratégias de SEO (search engine optimization).

Neste artigo, vamos falar mais sobre como editar o rodapé de um site no WordPress. Adicionalmente, vamos te ajudar com dicas de plugins de rodapé do WordPress para facilitar ainda mais o processo de edição.

O Que É um Rodapé WordPress 

O rodapé é a seção de um site que fica localizada bem no final da página. Ele lista informações adicionais sobre o site e contém links para páginas que podem ser úteis para os visitantes. Além disso, os links internos que compõem o rodapé ajudam a melhorar o SEO do site WordPress

Um rodapé geralmente consiste nos seguintes componentes (mas não está limitado a eles):

  • WordPress sitemap
  • Ícones de redes sociais
  • Seção de inscrição em newsletter
  • Links para páginas informativas da empresa: Sobre, Contato e Quem Somos
  • Links para recursos: Blog, Tutoriais e Cursos
  • Documentos como Política de Privacidade e Termos e Condições
  • Eventos e programas
  • Serviço de atendimento ou suporte ao cliente
  • Detalhes de direitos autorais

Não é necessário incluir todos esses elementos no rodapé do seu site. Selecione apenas aqueles que sejam relevantes para seu caso, evitando criar uma área de rodapé com excesso de informações e que acabe ocupando metade da página.

Quando se trata de design de rodapé, ele deve ser determinado conforme as preferências do usuário. De todo modo, lembre-se que o tema que você escolheu para criar seu site WordPress pode afetar o estilo, formato e recursos dessa seção.

Abaixo temos o exemplo da Hostinger, que ilustra como se parece o rodapé de um site:

Captura de tela do rodapé do site da Hostinger como exemplo

É possível criar um rodapé como este acima sem ter experiências e conhecimentos avançados em desenvolvimento web. Na próxima seção deste guia vamos apresentar quatro métodos diferentes para editar rodapés WordPress.

Como Editar Rodapé WordPress

O conteúdo do rodapé de um site fica localizado no arquivo footer.php do tema WordPress instalado, e geralmente é desenvolvido em HTML ou CSS.

Ainda assim, você não precisa editar o arquivo diretamente para personalizar o rodapé de um site. É possível, por exemplo, utilizar widgets, o Personalizador do WordPress ou um plugin para fazer a edição. 

Editar Rodapé de Site WordPress Utilizando Widgets

Uma das maneiras mais fáceis de editar o rodapé de um site é utilizando o sistema integrado de widgets do WordPress. De todo modo, esse método só se aplica a temas que possuem uma área de widget de rodapé. Se o tema atual do seu site não possui essa seção, você deverá utilizar outro método. 

Para encontrar a área de widgets, basta acessar seu painel de controle WordPress, localizar o menu de Aparência e selecionar a opção Widgets.

Painel de controle do WordPress com destaque para o menu de Widgets

A página de Widgets é dividida em duas partes: a seção de widgets disponíveis (Available Widgets) e a área de rodapé (Footer).

Menu de widgets no WordPRess

Lembre-se que o tema que você usa no site pode possuir um número diferente de áreas do que o exemplo indicado acima. 

Para editar o rodapé, basta arrastar e soltar um widget na área de rodapé de sua escolha. Depois, clique no widget em questão para configurá-lo e pressione a tecla Save para salvar as alterações quando concluir a edição.

Opções de rodapé no painel de widgets do WordPress

Para adicionar links na sua área de widgets de rodapé, siga os passos indicados abaixo:

  1. Acesse seu painel WordPress e navegue até Aparência → Menus.
Painel do WordPress com destaque para a opção de Menus
  1. Insira um nome para o menu no campo Menu Name e clique no botão Save Menu para salvar.
Página dos menus no WordPress
  1. Selecione os campos correspondentes às páginas, posts ou categorias que você deseja adicionar ao menu recém criado e clique em Add to Menu.
  2. Pressione o botão Save Menu para salvar as alterações.
  3. Retorne à página de WordPress Widgets. Então, arraste e solte o widget de menu de navegação (Navigation Menu) na área do rodapé.
  4. A partir das opções exibidas na lista, selecione o menu que você acabou de criar. Por fim, clique em Save para salvar.
Selecionando menu de navegação recém nomeado na página de widgets do WordPress

Editar Rodapé de Site WordPress Através do Tema

Usuários WordPress também podem editar os aspectos visuais do rodapé utilizando o Personalizador, ou Customizer. Esse recurso exibe uma prévia em tempo real do seu site, assim você consegue visualizar as alterações conforme o edita.

Para acessar o Personalizador, acesse o menu de Aparência → Personalizar em seu painel de controle WordPress.

Abaixo indicamos os elementos que você deve buscar no painel para editar o rodapé através do Personalizador do WordPress:

  1. Opções do Tema – você pode encontrar uma seção denominada Rodapé do Tema (Theme Footer), na qual é possível personalizar as cores, contornos e textos do rodapé para que ele combine com o design geral do site.
Personalizador de temas do WordPress
  1. Widgets – recurso que permite adicionar vários widgets de conteúdo em uma área de rodapé.
Seção de widgets no personalizador de temas do WordPress
  1. Menus – elemento ideal para aqueles que desejam adicionar links no rodapé. Essa funcionalidade utiliza o sistema de menus integrado do WordPress.
Seção de menus no personalizador de temas do WordPress

Assim que o processo for concluído e rodapé estiver como você deseja, não se esqueça de clicar no botão de Publicar (Publish) ou Salvar Rascunho.

Lembre-se de que nem todos os temas possuem opções de rodapé. Se esse for seu caso, você dependerá da edição dos itens 2 e 3. Ou seja, poderá editar seu rodapé através da personalização de widgets e menus. 

Para aqueles usuários cujos temas possuem opções de rodapé, as configurações também podem estar localizadas em outra seção que não a das Opções de Tema como, por exemplo, Construtor de Rodapé ou Footer Builder.

Editar Rodapé de Site WordPress via Editor de Blocos

O WordPress 5.9 introduziu um novo editor de blocos para personalização de sites. Ele facilita muito o processo de edição, pois nessa nova versão do CMS, o rodapé possui seu próprio bloco e template. Além disso, vários blocos como título, calendário e navegação foram substituídos por widgets.

Entretanto, lembre-se de que o editor de blocos só estará disponível para edição do seu site caso você utilize um tema baseado em blocos. Um exemplo de tema WordPress baseado em blocos é o tema padrão Twenty Twenty-Two.

Para acessar o editor, navegue pelo menu de Aparência e selecione o Editor

Painel do WordPress com destaque para a opção de Editor

Ao fazer isso, você será redirecionado ao editor de blocos, exibindo o template da página Home.

Editor de blocos do WordPress

Role até o final da página e localize a área de rodapé. 

Seção do rodapé no editor de blocos do WordPress

Alternativamente, você pode utilizar o modo focal para exibir apenas a área do rodapé. Para acessar esse modo chamado footer focus, clique na flecha virada para baixo que está localizada no topo da barra de navegação. Em seguida, clique nos três pontinhos ao lado da opção de rodapé (footer) e então selecione a opção de Editar Rodapé.

Editando o rodapé no editor de blocos do WordPress com modo focal

Agora, o seu editor exibirá apenas a área do rodapé e não toda a página do site. Comece a editar a seção adicionando os blocos que desejar no rodapé.

Para fazer isso, passe o mouse por cima da área de rodapé e alguns ícones de mais (+) serão exibidos em locais do rodapé que estão disponíveis para blocos. Clique no ícone e selecione o bloco que deseja adicionar. Você pode pesquisar pelo bloco desejado clicando na opção Navegar por todos — que irá exibir todos os blocos disponíveis do editor.

Inserindo novo bloco no editor

Neste exemplo, vamos adicionar um bloco de Pesquisa no rodapé do site. Você pode alterar o texto do título e incluir um marcador de posição opcional (placeholder) diretamente no editor.

Para personalizar o design do botão, selecione o bloco em questão no editor e clique no ícone de Configurações — localizado na lateral superior direita da sua tela. Dependendo do tipo de bloco selecionado, você poderá personalizar a cor, o contorno e ainda utilizar o campo de CSS adicional.

Personalizando o widget do rodapé

Para rearranjar os blocos no rodapé, abra a opção de visualização em lista do editor, clicando no ícone da lista — localizado na seção superior esquerda da sua tela.

Destaque para o botão de lista no editor de blocos

A lista de blocos e sua estrutura será exibida no painel esquerdo da tela. Basta arrastar e soltar um item da lista para reordenar os blocos.

Removendo a Mensagem “Powered By WordPress” do Rodapé

A maioria dos sites WordPress possuem a mensagem “Proudly Powered by WordPress”, ou sua versão em português: “Orgulhosamente desenvolvido com WordPress” no rodapé. Algumas vezes a mensagem também inclui créditos ao desenvolvedor do tema, como “Tema desenvolvido por João A.”

Apesar de não haver nada de errado em exibir essa mensagem no rodapé do seu site, às vezes isso pode deixar uma aparência menos profissional ou até desvirtuar os interesses da sua marca. 

Você pode editar ou remover essa mensagem ao mexer no arquivo footer.php do tema. Para evitar problemas, lembre-se de fazer um backup dos arquivos do site antes de editar o arquivo do rodapé. Assim que estiver pronto, siga os passos para remover a mensagem “Orgulhosamente desenvolvido com WordPress” do rodapé do seu site:

  1. No seu painel de administração do WordPress, navegue até o menu de Aparência → Editor.
  2. Na seção de Arquivos do Tema, clique no arquivo do Rodapé do Tema: (footer.php).
  3. Localize o texto da mensagem “Powered by WordPress” e o código dela. No tema Twenty Twenty do WordPress, o código é o seguinte:
    <p class="powered-by-wordpress">
        <a href="<?php echo esc_url( __( 'https://wordpress.org/', 'twentytwenty' ) ); ?>">
    <?php _e( 'Powered by WordPress', 'twentytwenty' ); ?>
        </a>
    </p><!-- .powered-by-wordpress -->
Inserindo código no arquivo do rodapé da pasta do tema
  1. Fique à vontade para remover o texto do rodapé ou adicionar a marca do seu site se preferir. Ao final, clique no botão de Atualizar Arquivo (Update File).

Adicionando Códigos no Rodapé do WordPress

Às vezes você pode precisar inserir códigos adicionais no rodapé do seu site, seja CSS ou PHP. Geralmente, esse processo é necessário para conectar seu site com um app externo, ou por motivos de design. Há diversas maneiras de fazer isso.

Utilize o campo CSS Adicional no Personalizador do WordPress caso deseje realizar apenas pequenas alterações no rodapé. Por exemplo, alterar a cor do plano de fundo ou a margem e o preenchimento da área de conteúdo. Exemplificamos esse processo abaixo:

  1. Acesse o menu Personalizar do WordPress e selecione a opção de CSS Adicional.
Seção de CSS adicional no personalizador do WordPress
  1. Adicione o seguinte código para alterar a cor do plano de fundo e contorno do rodapé:
    .footer-widgets-outer-wrapper, .footer-top {
          border-color: #000;
    }
    .footer-nav-widgets-wrapper, #site-footer {
          background-color: #D7BDE2 ;
    }
Destaque para a seção com o código
  1. Para editar as margens e preenchimento do rodapé, adicione o seguinte código no arquivo:
    .widget .widget-title {
        margin-bottom: 1rem;
    }
    .footer-widgets a {
        padding-left: 5rem;
    }
Destaque para a seção com o código
  1. Clique no botão de Ativar e Publicar.

De todo modo, maneira mais fácil para adicionar scripts personalizados e variados no rodapé é utilizando o plugin WP Code:

  1. Instale e ative o plugin. 
  2. Acesse o menu de Configurações → Insert Headers and Footers.
Painel do WordPress com destaque para nova função de inserir rodapé adicionada com o plugin
  1. Role a página até localizar a seção de Scripts in Footer. Então, copie e cole o seu código personalizado de rodapé no campo.
Configuração de scirpt no rodapé
  1. Clique em Salvar.

É possível adicionar códigos e scripts no rodapé manualmente, editando os arquivos PHP do seu tema WordPress. De todo modo, para fazer isso, você deverá possuir conhecimentos técnicos em HTML, CSS, JavaScript — bem como em desenvolvimento web e web design. 

Os 3 Melhores Plugins WordPress para Rodapé

Se você deseja editar o rodapé de um site WordPress por meio de um plugin, recomendamos essas três ferramentas: WPCode, Header Footer Code Manager, e Footer Mega Grid Columns. Vamos analisar melhor cada uma delas nesta seção.

1. WPCode

Banner do plugin WP Code

Estatísticas do Plugin:

  • Downloads: mais de 1 milhão
  • Avaliação: 4,5/5
  • Principais recursos: intuitivo e compatível com o Google Analytics 
  • Indicado para: usuários iniciantes que estejam em busca de uma solução simples para adicionar códigos no rodapé
  • Preço: gratuito

O WPCode, antigo Insert Headers and Footers, é um plugin que permite adicionar códigos e scripts no rodapé do site sem precisar editar os arquivos do tema. Sua interface é simples e intuitiva, o que facilita o uso desse plugin para quem está apenas começando. 

Você não precisa ter conhecimentos sobre linguagens de programação para editar o rodapé do site com este plugin. Basta copiar e colar códigos do Google Analytics, Facebook Pixel e outros serviços para adicioná-los em seu site.

O WPCode – Insert Headers and Footers suporta classes CSS personalizadas, HTML e JavaScript.

Banner do plugin Header Footer Code Manager

Estatísticas do Plugin:

  • Downloads: mais de 200 mil
  • Avaliação: 5/5
  • Principais recursos: permite códigos em páginas e posts específicos, e possui registro de atividades
  • Indicado para: usuários que buscam por opções de gerenciamento para códigos de rodapé
  • Preço: gratuito

O Header Footer Code Manager é outro plugin que te ajuda a adicionar trechos de códigos no rodapé do seu site com facilidade. Ele não apenas permite adicionar scripts e estilos ilimitados, mas também gerenciar o posicionamento dos códigos.

Além de páginas e posts específicos, os códigos também podem ser configurados para que carreguem quando o site for acessado apenas em sua versão móvel ou desktop, ou quando for visitado nos dois tipos de dispositivos. Adicionalmente, com o Header Footer Code Manager, você ainda terá a lista de códigos reutilizáveis (snippets) pronta para ser usada, mesmo quando você alterar o tema.

Outro recurso interessante deste plugin é o log ou registro de atividades. Com ele você pode saber quem adicionou um trecho ou editou um código por último. O Header Footer Code Manager suporta códigos CSS, HTML, e JavaScript a partir de qualquer serviço, incluindo Google AdSense, Twitter, e Clicky Web Analytics.

Banner do plugin Footer Mega Grid Columns

Estatísticas do Plugin:

  • Downloads: mais de 6 mil
  • Rating: 4,5/5
  • Principais recursos: exibição em grade (grid view) e  compatibilidade com a maioria dos temas WordPress 
  • Indicado para: pessoas que não desejam utilizar a área padrão de um tema para edição do site
  • Preço: freemium (versão gratuita e versão paga)

O plugin Footer Mega Grid Columns exibe widgets de rodapé em uma grade horizontal, ajudando na organização do conteúdo do seu rodapé ao dispor os elementos em colunas.

Este plugin é relativamente fácil de ser usado. Basta arrastar e soltar um widget na coluna desejada para exibir o conteúdo no rodapé com visualização em grade.

Se você deseja obter recursos adicionais, para além do grid view, como opções de cores, grades múltiplas e editor de CSS personalizado, a versão premium do plugin — Essential Plugins bundle — está disponível a partir de US$ 119/ano.

Lembre-se de que você precisa colar o código oferecido pelos desenvolvedores do plugin no arquivo footer.php do seu tema para que ele funcione corretamente.

Conclusão

Além do cabeçalho e do corpo (header e body), o rodapé (footer) é um dos principais elementos de um site. Essa parte está localizada bem no final das páginas do site, e consiste principalmente em informações adicionais e links para diferentes páginas.

Assim, o rodapé ajuda os usuários do WordPress a melhorarem a navegação e as estratégias de SEO de seus sites. 

Neste artigo, te apresentamos diferentes métodos para editar rodapés em sites do WordPress:

  • Edição usando o sistema de widgets do WordPress.
  • Edição usando o Personalizador do WordPress para modificar o tema.
  • Edição usando o editor de blocos no WordPress versão 5.9.
  • Remoção do texto “Proudly powered by WordPress” ou “Orgulhosamente desenvolvido com WordPress”.
  • Adição de códigos e scripts.
  • Utilização de plugins do WordPress.

Se você possui qualquer questão ou sugestão sobre como editar rodapé WordPress, fique à vontade para deixar um comentário na seção correspondente. 

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.