Marketing de Afiliados vs. Dropshipping: Lucratividade, Diferenças e Semelhanças
O marketing de afiliados e o dropshipping são dois métodos populares de ganhar dinheiro na internet. Ambos modelos de negócio não exigem muito investimento, já que você não precisa se preocupar com o estoque e o processo de envio dos produtos.
Além do mais, o marketing de afiliados e o dropshipping são métodos adequados para iniciantes, pois não exigem muito conhecimento em administração de negócios para começar a vender.
De todo modo, pode ser difícil decidir qual deles é o mais lucrativo e apropriado para seu caso.
Este artigo vai comparar o dropshipping com o marketing de afiliados em vários aspectos, incluindo sua lucratividade, facilidade de se inserir no mercado, e potenciais de rendimento. Também vamos incluir uma tabela de comparação dos prós e contras de cada método.
Conteúdo
Marketing de Afiliados vs Dropshipping: o Básico
Colocado de maneira simples, o marketing de afiliados é a atividade de promover outras marcas e negócios para ajudá-los a gerar mais receita. Já o dropshipping permite que você venda os produtos de outra empresa com sua própria marca.
Outra principal diferença entre o marketing de afiliados e o dropshipping é quanto aos processos de pagamento. Enquanto os profissionais de marketing de afiliados são pagos de acordo com uma taxa de comissão, os profissionais do dropshipping recebem seu pagamento direto dos clientes.
Dito isso, os dois modelos compartilham algumas semelhanças:
- Baixo custo de entrada
- Não exigem um inventário da loja
- Não exigem fazer o envio dos produtos
- Modelos de negócios de relativo baixo risco
Agora vamos nos aprofundar em cada definição com mais detalhes.
O que é Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados é um modelo de negócios com o qual você pode ganhar dinheiro na internet ao recomendar produtos e serviços para sua audiência.
Você receberá um link exclusivo de afiliado, que redireciona possíveis clientes para o site do vendedor, permitindo que eles comprem um produto ou serviço.
Graças ao monitoramento de conversões, em caso do cliente comprar um produto, o site saberá de qual link de afiliado veio essa compra.
Consequentemente, quando alguém faz uma transação através do seu link de afiliado, você receberá uma porcentagem da venda como sua comissão.
A maior parte dos programas de afiliados oferece uma comissão fixa. Além disso, alguns programas podem te pagar por atrair leads e usuários para testes gratuitos, ou por gerar cliques no site e downloads de aplicativos e conteúdos.
Muitas grandes empresas, como Apple, Fiverr, e Sephora, utilizam um programa de marketing de afiliados para impulsionar o crescimento de seus negócios.
O que é Dropshipping
O Dropshipping é um modelo de negócio de e-commerce que permite que você venda produtos de diferentes fornecedores em seu próprio site. Para abrir um negócio de dropshipping você não precisa fazer um inventário da loja virtual nem se responsabilizar pelo envio dos produtos aos clientes.
Além disso, o dropshipping permite que você determine seus próprios preços para os produtos. Geralmente, o lucro que você terá será resultante do seu preço de venda menos o preço de fábrica. Entretanto, você será o responsável pela criação das campanhas de marketing e pelo atendimento aos clientes em casos de reclamação.
Quando você receber um pedido de algum cliente, precisará encaminhá-lo ao fornecedor, junto do pagamento. Em seguida, o próprio fornecedor irá completar o pedido do consumidor em nome da sua loja virtual.
Com uma fundação sólida de negócio e com a estratégia correta, é possível montar uma loja virtual de sucesso através do modelo de dropshipping.
Facilidade para Começar
Apesar de ambos modelos serem relativamente simples para começar a ganhar dinheiro na internet, desenvolver um negócio de afiliados é menos complexo do que abrir uma loja de dropshipping. Isso porque você não precisa criar sua própria loja virtual e oferecer suporte aos clientes, permitindo que possa focar apenas nos esforços de marketing.
Na verdade, você pode começar um negócio de marketing de afiliados sem gastar nada, especialmente caso você já possua um blog ou tenha muitos seguidores em suas redes sociais. Adicionalmente, você consegue encontrar programas de afiliados muito facilmente através das redes de afiliados — sites que oferecem várias opções de vendedores parceiros, como ShareASale, Avangate Affiliate Network, e ClickBank.
Antes de fazer parte do programa, defina seu nicho de mercado e encontre os produtos que são de maior interesse para seu público. Isso te ajuda a chegar ao sucesso e a evitar muitos dos erros que profissionais de marketing de afiliados cometem.
Adicionalmente, lembre-se de otimizar seu conteúdo utilizando as palavras-chave corretas e seguindo as melhores práticas de SEO. Ao fazer isso, você aumenta a visibilidade dos seus conteúdos nos mecanismos de busca, gerando ainda mais tráfego para seu site.
Por outro lado, um modelo de negócios do tipo dropshipping exige mais esforços, já que você precisará organizar muitas tarefas, como conduzir pesquisas de mercado, encontrar fornecedores de dropshipping, determinar o preço de venda, e gerenciar o atendimento ao cliente. Você também precisará se comunicar muito bem com os fornecedores para resolver casos de erros nos pedidos, devoluções de produtos e problemas de entrega.
Lembre-se que você precisa encontrar fornecedores em quem você possa confiar, já que estará dependendo dos produtos deles. Escolher um fornecedor errado pode prejudicar seu negócio, então é essencial considerar diversos aspectos nessa busca, como reputação, qualidade dos produtos e serviço oferecido.
Para te ajudar a encontrar o fornecedor correto, você pode acessar alguns sites de fornecimento para dropshipping, como Modalyst, Doba, e SaleHoo.
O que é mais Lucrativo: Dropshipping ou Marketing de Afiliados?
Quando falamos de lucratividade, você geralmente ganha mais dinheiro com o dropshipping do que com o marketing de afiliados. Isso porque, com o modelo de loja virtual, você consegue determinar suas margens de lucro, sendo possível obter uma margem mais alta, acima dos 30%.
Por exemplo, você pode comprar um produto de um fornecedor, que custa R$ 15 e vendê-lo para os clientes da sua loja por R$ 30. Além do mais, se você oferecer produtos de alta qualidade aos consumidores, certamente receberá pedidos repetidas vezes.
Enquanto isso, os profissionais de marketing de afiliados recebem comissões que, em média, ficam entre 5% e 30% de cada venda. Apesar de alguns produtos digitais, como hospedagem web e cursos online, oferecerem uma taxa de comissão mais alta, o nicho desses mercados é bastante competitivo.
Adicionalmente, com o modelo de marketing de afiliados, os clientes podem não voltar a visitar seu site depois que são redirecionados para o site principal. De todo modo, se você oferecer novos produtos de forma constante, é possível gerar altos lucros.
Marketing de Afiliados e Dropshipping: Potencial de Rendimentos
Um modelo de dropshipping oferece um fluxo de renda mais estável, já que pode trazer clientes leais à sua loja virtual feita com a ajuda da Hostinger.
Já com o marketing de afiliados, você será apenas a referência para outro negócio, e não terá controle sobre a oferta do produto, incluindo os preços de venda. Isso poderá levar à redução de seu potencial de rendimentos quando comparado com um modelo de dropshipping.
Além disso, vendas por afiliados são transações feitas apenas uma vez, não sendo benéficas no longo prazo. Isso acontece porque os clientes não costumam clicar duas vezes no mesmo link de afiliado para comprar o mesmo produto.
Em um modelo de negócios de marketing de afiliados, seu papel é ajudar outras empresas a aumentarem a exposição da marca, assim tornando seus produtos mais populares. Uma vez que eles conquistarem essa popularidade, mais clientes passarão a visitar o site oficial de forma direta.
De todo modo, o marketing de afiliados pode te trazer ganhos mais rapidamente, pois leva menos tempo para ser desenvolvido e iniciado.
Prós e Contras do Marketing de Afiliados e do Dropshipping
Como outros modelos de negócio, o dropshipping e o marketing de afiliados têm suas próprias vantagens e desvantagens. Abaixo você pode conferir uma comparação entre seus prós e contras:
Prós | Contras | |
Marketing de Afiliados | Fácil de começar Não precisa gerenciar o suporte e atendimento ao cliente Baixo custo para iniciar Ótima fonte de renda passiva | Comissões baixas no início Sem controle sobre os preços Links de afiliados podem ser removidos ou hackeados Limitado a algumas formas de publicidade |
Dropshipping | Ter sua própria marca Taxas de lucro mais altas Pagamento instantâneo Facilmente escalável | Precisa gerenciar o suporte e atendimento ao cliente Sem controle sobre a qualidade dos produtos Competição de preços com outros negócios |
Como resultado, o marketing de afiliados é melhor para qualquer pessoa que deseja ganhar rendimentos passivos e possui uma audiência significativa em plataformas de redes sociais ou em seus sites pessoais.
Por outro lado, recomendamos o modelo de negócios do tipo dropshipping para aqueles que desejam gerar rendimentos através da construção de uma nova marca na indústria de e-commerce.
Agora vamos analisar os prós e contras do marketing de afiliados e do dropshipping com mais detalhes.
Vantagens do Marketing de Afiliados
Fácil de Começar
Para se tornar um afiliado, tudo que você precisa fazer é se inscrever em um programa de marketing de afiliados e começar a incluir seus links de afiliado nos conteúdos que produz. Além dessa facilidade, também não há exigência de uma certificação ou de licenças para fazer parte do programa.
Muitas pessoas que trabalham com o marketing de afiliados utilizam plataformas de redes sociais ou sites para promover os produtos e compartilhar seus links de afiliados. É por isso que saber como criar um site ou um blog pode ser uma ótima opção para compartilhar seu conteúdo com a audiência.
Dica
Crie seu site com a Hostinger usando nosso construtor de sites. É prático, intuitivo e você só precisa arrastar e soltar elementos para publicar suas páginas.
Não Exige Atendimento ao Consumidor
Como um afiliado, você não precisará ser responsável pelo gerenciamento do inventário, pelos processos de envio dos produtos, nem pelos pedidos dos clientes. Além do mais, você fica livre para promover os serviços em diferentes plataformas, o que te ajuda a construir uma audiência sólida.
Seu trabalho é incentivar que o público-alvo compre os produtos através do seu link de afiliado, assim seu foco deve estar no estabelecimento de anúncios eficientes para aumentar as taxas de conversão.
Baixo Custo para Começar
Quando estiver se inscrevendo para fazer parte de um programa de marketing de afiliados, você não vai encontrar cobranças para poder ser um parceiro. O único gasto será aquele referente às suas estratégias de marketing, como comprar um plano de hospedagem de sites, ou rodar uma campanha de publicidade.
Ótima Fonte de Rendimentos Passivos
A opção do marketing de afiliados permite que você ganhe dinheiro a qualquer hora e em qualquer lugar. Ao implementar uma estratégia de marketing eficiente, será fácil gerar mais conversões a partir dos seus links de afiliado. É por isso que encontrar a plataforma certa e a forma de publicidade adequada para seus produtos é um passo crucial.
Desvantagens do Marketing de Afiliados
Baixas Comissões no Início
Vai levar algum tempo para gerar conversões através dos seus links de afiliado, já que você precisará de mais tráfego para atrair visitantes que cliquem em seus links. Sendo assim, pode ser que você precise fazer investimentos em campanhas publicitárias e anúncios, que podem ser mais caros que as taxas de comissão naquele momento. Consequentemente, você pode acabar ganhando menos dinheiro com seu negócio de marketing de afiliados no início.
Adicionalmente, alguns programas de marketing de afiliados só realizam o pagamento quando você tiver atingido uma meta de vendas ou tenha um longo processo comercial. Sendo assim, você pode não saber quando vai receber o pagamento, o que dificulta seu próprio planejamento financeiro.
Sem Controle Sobre os Preços
Ao promover produtos de outras marcas, você não terá controle sobre o preço nem sobre o produto. Sendo assim, você não pode fazer com que o serviço seja mais adequado para seu público, incluindo as estratégias de personalização, como alterar imagens e descrição dos produtos e serviços.
Links de Afiliados Podem ser Removidos ou Hackeados
Muitos clientes podem enxergar um link de afiliado como suspeito ou como spam, já que eles tipicamente consistem em uma URL de números e letras desestruturados ou aleatórios. Isso pode fazer com que possíveis consumidores visitem o site de venda diretamente, ao invés de clicar no seu link. Assim, seus esforços de marketing terão menos sucesso e suas comissões de afiliado serão reduzidas.
Por fim, os links estão vulneráveis a hackers, que podem roubar suas comissões. Esta segurança é um dos motivos pelos quais você deve utilizar o cloaking de links, além de que esse método também torna seus links de afiliado mais profissionais e confiáveis.
Limitado a Algumas Formas de Publicidade
Já que você estará assinando um acordo com uma empresa específica, algumas restrições podem ser feitas quanto à promoção de seus produtos e serviços. Por exemplo, alguns programas de afiliados não permitem que você faça anúncios em certas plataformas de mídias sociais, reduzindo seus potenciais de rendimento.
Além do mais, se você violar quaisquer termos e condições, a empresa pode te banir do programa de marketing de afiliados.
Vantagens do Dropshipping
Ter sua Própria Marca
Ter uma loja do tipo dropshipping é uma ótima maneira de começar seu próprio negócio e construir sua marca. Como dono da loja, você terá total controle sobre os preços e as operações do negócio. Portanto, no longo prazo, o dropshipping pode trazer muitos benefícios para sua loja virtual.
Por exemplo, você pode criar uma identidade visual poderosa para seus produtos, assim melhorando a lealdade dos clientes e o reconhecimento da sua marca.
Taxas de Lucro mais Altas
Por ter total controle sobre os preços dos produtos, é possível obter taxas de lucro maiores. Mesmo considerando os custos de marketing, você pode ganhar mais dinheiro com o dropshipping do que com o marketing de afiliados. Entretanto, quando aumentar os preços dos produtos, lembre-se de mantê-los justos e competitivos.
Além disso, já que nenhum termo ou condição de contrato te limita, você terá a flexibilidade necessária para promover seus produtos de diversas maneiras. Você pode inclusive adicionar um programa de marketing de afiliados para sua loja de dropshipping para aumentar as vendas.
Pagamento Instantâneo
Com o modelo de dropshipping, você pode receber seu pagamento logo depois que o cliente paga pelo produto em sua loja virtual. Desse modo, é possível fazer o saque do seu dinheiro a qualquer momento.
Isso também melhora o seu fluxo de caixa, flexibilizando as formas com que você pode administrar sua loja e fazer seu negócio crescer.
Facilmente Escalável
Em um negócio do tipo dropshipping, você terá mais chances de atrair clientes e incentivar o retorno deles do que em um modelo de marketing de afiliados.
O dropshipping também permite que você venda vários produtos pelo mundo todo, alcançando um público ainda maior. Você pode facilmente incentivar sua audiência a comprar novamente em sua loja por meio de diversos canais e campanhas de marketing.
Além disso, você pode otimizar suas landing pages, o web design e as descrições dos produtos de acordo com sua identidade visual. Consequentemente, você estará aumentando o tráfego do seu site e as taxas de conversão.
Desvantagens do Dropshipping
Atendimento ao Consumidor é Obrigatório
Já que os sites de dropshipping são lojas virtuais, você deve oferecer serviços de suporte ao cliente para garantir que todo o processo envolvendo o pedido de um consumidor seja concluído com sucesso. Sendo assim, você deverá assumir a responsabilidade e coordenar com o fornecedor para saber se há algum problema com os pedidos dos clientes.
Felizmente, há alternativas para simplificar essa carga de trabalho, como contratar assistentes virtuais a partir de uma plataforma digital de trabalho freelancer, como Fiverr e Upwork.
Sem Controle sobre a Qualidade dos Produtos e Serviços
Com um negócio do tipo dropshipping, você não terá controle sobre os processos de envio nem sobre a qualidade do produto, pois o estoque não é mantido sob sua propriedade. Isso pode levar a alguns problemas com clientes, como atrasos na entrega ou produtos com defeitos.
Muitos fornecedores de dropshipping enviam os produtos de acordo com o que for conveniente para eles, o que muitas vezes acarreta no atraso da entrega do produto do seu cliente e, consequentemente, numa reclamação à sua loja. Receber reclamações assim impacta o desempenho e a reputação do seu negócio, levando a avaliações negativas e à perda de clientes.
Competição de Preços com Outras Lojas
Como o dropshipping é um modelo de negócios de baixo risco, mais pessoas estão abrindo lojas virtuais utilizando este método. Disso resulta uma maior competitividade na indústria, o que significa que haverá outros e-commerces que vendem o mesmo produto que você — principalmente em casos de nichos bem populares.
Assim, você precisará competir com outras lojas de dropshipping em termos de preços, o que acaba te incentivando a diminuir os preços para se manter competitivo. Infelizmente, isso pode acarretar em taxas de lucro mais baixas para o seu negócio. Por este motivo, você precisará de uma ótima análise e estratégia de precificação para ter sucesso nesse mercado.
Confira algumas leituras sugeridas da nossa Escola de Afiliados:
Os 10 Melhores Cursos para Começar no Marketing de Afiliados
Melhores Nichos para Afiliados
Como Começar no Marketing de Afiliados
Como Divulgar Link de Afiliado
Como Funciona Facebook Ads para Afiliados
Conclusão
Dropshipping e marketing de afiliados são modelos de negócios excelentes para ganhar dinheiro na internet. Eles são adequados para qualquer pessoa que queira começar um novo negócio de baixo risco e com um orçamento limitado. Mas é importante escolher a opção certa para seu caso, baseado em suas necessidades e objetivos.
Aqui estão os principais aspectos para levar em consideração:
- Principais diferenças. Com o modelo de negócio de marketing de afiliados, você promove os produtos de outra empresa. Já o dropshipping permite que você venda produtos externos com o nome da sua própria marca.
- Facilidade. O marketing de afiliados oferece um início mais fácil, já que você só precisará participar de um programa de afiliados de uma empresa, ou de uma rede de afiliados. Além disso, ele não custa nada.
- Lucro. Geralmente o dropshipping oferece maiores taxas de lucro, já que você pode decidir qual o preço de venda dos produtos e serviços. Já no caso dos programas de afiliados, você receberá uma comissão fixa.
- Rentabilidade. Ambos possuem o mesmo potencial de rendimentos, mas o dropshipping possibilita um fluxo de renda mais estável, já que você poderá receber pedidos repetidos dos clientes com mais facilidade.
Resumindo, se você está procurando por um ótimo modelo de negócios que exija baixos esforços para ser administrado, o marketing de afiliados pode ser a sua melhor opção. Alternativamente, se você deseja construir um negócio online com sua própria marca e loja virtual, o dropshipping é a escolha ideal.
Independente de qual você escolha, dropshipping ou marketing de afiliados, ambos exigem muito trabalho e dedicação para chegar ao sucesso.
Se você tiver mais questões, não hesite em deixar um comentário na seção abaixo.
Comentários
fevereiro 04 2024
Eu gostei muito de aprender sobre marketing é uma aria que eu gostei muito .
junho 11 2024
Achei ótimo a matéria sobre ambos produtos virtuais, pois comprei curso dos dois e estava em dúvida de qual seguir. Já tenho minha conclusão. Obrigada.
junho 14 2024
Nós que agradecemos o comentário, Rafaela :) Boa sorte no seu curso!