Como Fazer Um Site Para Pequenas Empresas

Como Fazer Um Site Para Pequenas Empresas

Sem reputação e com um orçamento de marketing limitado, é difícil para as pequenas empresas mostrarem seus serviços ou produtos a clientes em potencial. Saber como criar um site pode ser uma maneira eficaz de ajudar a estabelecer uma presença online e interagir com seu público-alvo.

Apesar disso, alguns proprietários de pequenas empresas ainda hesitam em investir em um site porque acreditam que ele será difícil e caro de desenvolver.

No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade — este artigo irá explicar as principais razões pelas quais um site de negócios é essencial. Também vamos trazer um passo a passo simples, com nove etapas, para você aprender a criar um site sua empresa. Finalmente, responderemos a algumas perguntas frequentes sobre o assunto.

Quais são as Vantagens de um Site Comercial

Criar um site de negócios pode ser benéfico de várias maneiras, independentemente de seu tamanho e tipo. Aqui estão algumas vantagens que um site oferece para um pequeno empresário:

Alcance um Público Maior

Entrar em mercados globais pode ser mais desafiador para pequenas empresas, mas ter um site pode simplificar o processo. Colocar sua empresa na internet permitirá que você contorne quaisquer limitações geográficas e alcance um novo grupo demográfico de potenciais compradores fora de sua área local.

Outra grande vantagem de ter um site para empresas é que os clientes podem interagir com sua companhia 24 horas por dia, 7 dias por semana — aumentando a satisfação do consumidor e as conversões.

Aumente a Visibilidade da Marca e Faça um Marketing Online Simples

Pesquisas recentes mostram que 92% dos visitantes da web preferem empresas com sites que ocupam o primeiro lugar nos resultados de busca (SERPs). Ter um site ajuda pequenas empresas a ficarem mais visíveis para o público por meio dos motores de busca, especialmente se elas seguirem algumas das melhores práticas de otimização de SEO.

Mais de 90% dos empresários acreditam que um site é a ferramenta de marketing digital mais eficaz. As pequenas empresas podem usar seus sites para compartilhar informações relacionadas aos negócios com clientes, nutrir leads e fechar vendas.

Por exemplo, adicionar o seu site ao Perfil da empresa no Google ajuda a melhorar seus resultados de pesquisa local no Buscador do Google e no Google Maps. Quando os clientes pesquisam por “cafeterias perto de mim”, eles podem encontrar as informações que você adicionou ao perfil, como seu endereço e horário de funcionamento.

Além disso, os clientes podem deixar comentários e fazer upload de fotos diretamente no seu perfil, o que pode melhorar a credibilidade do seu negócio e incentivar as pessoas a visitarem sua loja.

Página de resultados do Google para cafeterias perto de mim

Importante! Lembre-se de que o Perfil comercial do Google está disponível apenas para empresas físicas. Proprietários de lojas online podem usar o Google Ads e o Google Analytics para melhorar sua visibilidade.

Tenha Mais Informações Sobre seus Clientes

Compreender as preferências e o comportamento do cliente é uma das melhores maneiras de melhorar a experiência de usuário. Um site pode ajudar você a conseguir isso, fornecendo uma maneira fácil de avaliar o desempenho de sua empresa.

Página inicial do site do Google Analytics

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar o desempenho do site e mostrar como os visitantes interagem com ele. Ele inclui recursos de análise e geração de relatórios para coletar informações valiosas do visitante com base em dados demográficos, comportamentos, fontes de tráfego e taxa de conversão. Com esses dados, as empresas podem determinar os produtos ou serviços mais vendidos e refinar sua estratégia de marketing.

Para usar a ferramenta, basta conectar seu site à sua conta do Google Analytics. Os usuários do WordPress também podem adicionar o Google Analytics ao painel do WordPress diretamente.

Como Criar um Site para Empresas em 9 Passos

Dadas as vantagens de um site para empresas, descrevemos as nove etapas principais para criar seu próprio site:

1. Selecione um Plano de Hospedagem Confiável + Obtenha um Domínio Grátis

Primeiro, você deve comprar um plano de hospedagem de uma empresa confiável. Seu host armazenará todos os arquivos e dados essenciais do site. Considere os seguintes fatores quando for escolher o provedor de hospedagem certo:

  • Facilidade de configuração e uso. Confira o tipo de painel de controle que o provedor de hospedagem oferece.
  • Limite de armazenamento e largura de banda. Estime quanto espaço de armazenamento seu site exigirá. Considerar o volume de tráfego esperado também ajudará a evitar falhas no site.
  • Segurança do local. Certifique-se de que seu provedor de hospedagem oferece recursos de segurança integrados, como um certificado SSL gratuito e proteção anti-DDoS para manter seu site seguro.
  • Desempenho do local. A velocidade de carregamento da página é essencial para melhorar a otimização de SEO e a experiência geral do usuário.
  • Suporte ao cliente. Para garantir o sucesso do site da sua empresa, é fundamental escolher os melhores serviços de hospedagem que ofereçam suporte confiável.

Depois de encontrar a empresa de hospedagem certa, escolha o plano que melhor atenda às suas necessidades.

Dica

Use um provedor de hospedagem gratuito, como a Hostinger, para começar seu projeto poupando muito.

Você também precisará de domínio que atue como o endereço do site que os clientes precisam digitar para acessar sua página. Ele deve ser curto, único e relevante para a marca comercial. Evite usar números e hifens para torná-lo memorável e profissional.

Para maior eficiência, recomendamos comprar o plano de hospedagem e o domínio no mesmo registrador.

Aqui na Hostinger, você pode ganhar um domínio grátis por 12 meses adquirindo um de nossos planos de hospedagem — basta verificar a disponibilidade do nome de domínio desejado com a nossa ferramenta para criar um domínio.

Dica

Como alternativa, faça uma pesquisa WHOIS para verificar a disponibilidade de um domínio. Se ele não estiver, o prório banco de dados mostra dados de contato do dono atual, possibilitando você entrar em contato com ele para tentar negociar o nome desejado.

Se estiver em dúvida quando ao nome da sua empresa ou site de empresa, use nossa ferramenta de criar nomes de empresas. Com recursos de IA, ela cria várias sugestões de nomes rapidamente, de acordo com algumas palavras que você inserir como base.

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

Como é a opção mais econômica, recomendamos escolher um plano de hospedagem compartilhada para sites de pequenas empresas com baixo tráfego. A Hostinger oferece o plano de Hospedagem Compartilhada Premium por €2.79/mês e o plano de Hospedagem Compartilhada Business por €3.99/mês. Ambos os planos vêm com uma conta de email gratuita e um nome de domínio para colocar o site de empresas em funcionamento.

Escolha uma Plataforma para Construir seu Site

O próximo passo é escolher uma plataforma de criação de site adequada. Idealmente, escolha uma opção amigável que permita configurar um site sem escrever uma única linha de código. Algumas das opções mais populares incluem criadores de sites e sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Ao procurar a melhor plataforma de site para o seu negócio, considere os seguintes fatores:

  • Fácil de usar. Escolha uma plataforma que corresponda ao seu nível de habilidade, pois algumas têm uma curva de aprendizado mais acentuada do que outras.
  • Custo. Estude as opções disponíveis para ver se o custo do site na plataforma está dentro do seu orçamento. Algumas plataformas oferecem muitos recursos e ferramentas úteis, mas isso aumenta o preço.
  • Suporte. A plataforma escolhida deve oferecer assistência responsiva ao usuário por meio de chat em tempo real, páginas de recursos ou um fórum de discussão.

Para iniciantes, um construtor de sites pode ser a melhor opção. A maioria dos criadores de sites apresenta um construtor intuitivo de arrastar e soltar e modelos pré-fabricados para personalizar os layouts do site facilmente.

Página inicial do construtor de sites da Hostinger

A Hostinger possui um construtor de sites completo que permite que os recém-chegados criem um site bem otimizado rapidamente. Ele vem com muitos recursos úteis, incluindo modelos de site totalmente personalizáveis, marketing integrado e ferramentas de SEO, bem como recursos inovadores orientados por IA.

Nalen Ayurveda, um site de comércio eletrônico construído em Zyro

A loja online da Nalen Ayurveda é um exemplo de um site construído usando o construtor de sites da Hostinger, que apresenta um design de layout sutil e páginas responsivas. A cor de fundo do site também combina com a embalagem do produto, refletindo a tranquilidade da marca.

Como alternativa, um sistema de gerenciamento de conteúdo oferece personalização e controle mais avançados sobre a configuração do site.

WordPress é uma das melhores plataformas CMS para criar qualquer tipo de site, desde portfólios e blogs pessoais até sites de comércio eletrônico completos. No entanto, possui uma curva de aprendizado mais acentuada, pois exige conhecimentos técnicos sólidos, tipo saber como instalar plugins ou adicionar CSS para modificar os temas do site.

O WordPress é totalmente gratuito. Você só precisa obter uma conta de hospedagem separada e um nome de domínio.

Na Hostinger, ambos estão incluídos em todos os nossos planos de hospedagem de site WordPress. Além disso, todos os planos vêm com um instalador WordPress de um clique, um certificado SSL gratuito e um plug-in de cache LSCWP para melhorar a velocidade do seu site WordPress.

Personalize o Design do Seu Site

94% da primeira impressão de um usuário é determinada apenas pelo design do site. Um site bem projetado e amigável pode trazer mais clientes.

O processo de design do site inclui experimentar esquemas de cores e tipografias. Certifique-se de que a seleção de cores e fontes se ajusta à sua marca. Depois de personalizar todos os elementos visuais, continue a configurar as páginas essenciais, como a landing page, a página inicial e a página Sobre nós.

Cada plataforma de criação de sites oferece maneiras diferentes de projetar e personalizar seu site.

Os construtores de sites geralmente fornecem modelos pré-fabricados para o seu site e um editor de arrastar e soltar que facilita a edição de um site. Por exemplo, o construtor de sites da Hostinger vem com uma ampla variedade de modelos responsivos sob medida para todos os tipos de negócios.

Enquanto isso, o WordPress oferece mais de 9.000 temas no repositório oficial de temas do WordPress. Você também pode classificar cada tema por layout, recursos e assunto para encontrar o tema perfeito para o seu site de empresas.

Página do repositório de temas do WordPress

Aqui estão algumas das coisas a considerar ao criar site para empresa:

  • Cabeçalho. Exibido na parte superior da página da Web, geralmente consiste em um logotipo, nome da empresa e barra de menus. Com um cabeçalho fácil de navegar, você pode incentivar os visitantes a explorarem mais. Use o nosso gerador de logotipo caso ainda não tenha um.
  • Rodapé. Indica que o usuário chegou ao final da página e fornece links para outras páginas do site. Por exemplo, a maioria das lojas online inclui links para as páginas de Termos e Privacidade e Envio.
  • Hierarquia visual. Use uma estrutura bem planejada para os elementos de sua página da web, para que os visitantes possam verificar rapidamente as informações da página, incentivando-os a agir. Uma forma de incorporar a hierarquia visual é criando um layout baseado em um padrão de leitura do usuário.
  • Responsividade. Certifique-se de verificar se o seu site é compatível com dispositivos móveis. Vale notar que 58% do tráfego do site vem de dispositivos móveis.

Dica

Realizar um teste A/B permite ajustar a experiência do usuário (UX) do seu site, aumentando a taxa de conversão.

Crie uma Página de Produto Eficaz

Projetar uma página de produto é parte integrante da criação de um site de negócios. As páginas de produtos otimizadas podem converter os visitantes do site na compra de um produto em destaque.

Aqui estão alguns elementos a serem incluídos ao otimizar as páginas do produto:

  • Imagem de recurso. A qualidade das imagens de seus produtos pode deixar seus clientes entusiasmados ou afastá-los, pois será a primeira coisa que os clientes verão ao navegar em seus produtos. Faça fotos de qualidade de seus produtos para ajudar os compradores a imaginar a aparência de seus produtos na vida real.
  • Vídeo do produto. Mostrar seus produtos usando vídeos dá aos clientes a sensação de obter uma demonstração pessoal. Com um vídeo personalizado, é mais provável que as pessoas fiquem mais tempo no site, o que pode resultar em uma taxa de conversão maior.
  • Descrições de produtos persuasivas. Escreva um copy atraente para o produto, adicionando palavras-chave adequadas relacionadas à sua marca. Liste as principais características do produto, destacando seus principais benefícios para agilizar as vendas.
  • Botão de chamado à ação (CTA). Escolha uma cor contrastante para o botão CTA para destacá-lo. Além disso, evite colocar muitos elementos que possam distrair seus visitantes.
  • Críticas e comentários. 90% dos compradores online leem avaliações de produtos antes de adquirir um produto. Uma avaliação honesta atua como prova social que adiciona credibilidade e ajuda a construir confiança entre empresas e clientes.

As páginas de produtos da marca Outdoor Visual preenchem todos os campos, fornecendo imagens de produtos visualmente atraentes, uma descrição de produto bem escrita e um botão de CTA proeminente.

Página do produto Outdoor Voices

Adicione a Funcionalidade de Comércio Eletrônico

Para facilitar transações online contínuas, você precisará adicionar recursos de comércio eletrônico para o seu site. Isso inclui fornecer gerenciamento de estoque e pedidos, juntamente com vários métodos de pagamento para garantir um checkout tranquilo.

Aqui estão algumas maneiras de adicionar a funcionalidade de comércio eletrônico ao seu site.

Instale Plugins

Os usuários do site WordPress podem usar um plugin de comércio eletrônico confiável como o WooCommerce para adicionar a funcionalidade de comércio eletrônico ao seu site. A maioria dos temas WooCommerce já inclui layouts para páginas de produto, checkout e carrinho de compras. Além disso, a plataforma oferece complementos com recursos de comércio eletrônico, como rastreamento de remessa, lista de produtos e várias opções de pagamento.

Integre Gateways de Pagamento

Integração com um gateway de pagamento é uma ótima opção para quem não precisa de recursos avançados. Depois que o cliente fizer um pedido, o gateway verificará as informações do cartão e garantirá que o saldo da conta seja suficiente para efetuar o pagamento.

Entre os benefícios de usar um gateway estão pagamentos mais rápidos e convenientes, além de maior segurança.

6. Inclua Informações de Contato Atualizadas

Ao administrar uma pequena empresa, os clientes devem poder contatá-lo facilmente. Colocar-se à disposição dos clientes melhora a reputação da marca e lhe confere uma vantagem competitiva. Isso pode ser alcançado criando uma página de contato dedicada em seu site.

Página de contato da Brands to life

O site Brands to life é um ótimo exemplo. Ele tem um design simples e apresenta todas as informações necessárias: um endereço físico, número de telefone e email. Um formulário de contato com a opção de fazer upload de um arquivo também está disponível para os clientes que desejam fazer perguntas.

Adicionar formulários de contato pode ajudar a automatizar os processos de criação de listas de email e proteger seu email comercial contra ataques de phishing e golpes. Se você possui um site WordPress, instale um plugin de formulários para criar um formulário de contato personalizado que se adapte ao design geral do seu site.

7. Realize Vários Testes no seu Site

Para garantir uma experiência de usuário positiva, os proprietários de sites devem testar a sua usabilidade. Isso envolve colocar à prova os diferentes elementos do site, como:

  • Teste de URLs quebradas. Certifique-se de que seus links internos e externos funcionam corretamente e direcione os usuários para as páginas certas. Aproveite as ferramentas de verificação de links quebrados, como Sitechecker e Semrush, que fazem o trabalho automaticamente para você.
  • Teste de compatibilidade de navegador e dispositivo. Ele garante que o desempenho e o design do site sejam consistentes em todos os navegadores da Web, sistemas operacionais e dispositivos. Além disso, ajuda a identificar problemas específicos do navegador para facilitar a depuração. Algumas das melhores ferramentas de teste cross-browser baseadas em nuvem são BrowserStack e Testim.
BrowserStack, software de teste de aplicativos e navegadores
  • Teste de velocidade. Como a velocidade do site influencia significativamente as classificações dos mecanismos de pesquisa, é essencial executar um teste de velocidade do site adequado para aumentar seu tráfego, reputação e taxa de conversão. Antes de fazer o teste, ative o cache e configure uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) no site.
  • Teste de legibilidade. Além do aspecto técnico e do design, o conteúdo do site também deve ser informativo e bem escrito. Sempre verifique o estilo, a gramática e a estrutura do copy do seu conteúdo antes de publicá-lo. Para evitar erros ao escrever, use ferramentas de verificação gramatical como Grammarly ou ProWritingAid.

8. Otimize seu Site para Mecanismos de Pesquisa

A otimização de SEO num site de empresas pode ajudar a aumentar sua visibilidade e obter uma classificação mais alta nos motores de busca. Um site otimizado para SEO tem mais chances de deixar uma impressão duradoura em novos clientes e incentivá-los a aprender mais sobre sua empresa.

Aqui estão algumas sugestões para melhorar o SEO do seu site:

  • Adicione o texto alternativo das imagens. Este texto ajuda os rastreadores dos mecanismos de pesquisa a indexar as imagens do seu site corretamente. O texto alternativo também melhora a acessibilidade do site quando as imagens não são carregadas corretamente e serve como uma descrição alternativa para usuários com deficiência visual.
  • Inclua links internos. Os benefícios de links internos incluem estender o link equity, reduzir a taxa de rejeição e organizar a estrutura do seu site. Isso eventualmente ajuda a aumentar a classificação do seu site no Google ou em outros mecanismos de pesquisa.
  • Segmente as palavras-chave certas. A pesquisa de palavras-chave é uma parte essencial da estratégia de SEO. Use ferramentas como SEMrush e Ahrefs para identificar a dificuldade das palavras-chave e o volume de pesquisa. O objetivo principal é encontrar um tema relevante para o seu setor com alto potencial de tráfego.
  • Otimize sua imagem. Otimização de imagens permite que os proprietários do site economizem uma quantidade significativa de largura de banda e espaço de armazenamento, tornando o carregamento do site mais rápido. Isso não apenas melhora a experiência do usuário, mas também impacta positivamente o SEO.

Buscando otimizar imagens para WordPress? Confira nosso guia sobre como otimizar imagens em um site WordPress!

9. Faça o Marketing do Seu Site

Depois de lançar e otimizar com sucesso seu site de empresas, é hora de promovê-lo para gerar tráfego e engajamento. Abaixo estão alguns populares métodos de promoção de site que você pode experimentar:

  • Blog. Compartilhe percepções relacionadas ao produto e dicas práticas com seus clientes por meio de postagens regulares no blog. Dessa forma, você pode demonstrar sua experiência enquanto melhora a classificação do site nas pesquisas online. Também é possível obter lucro monetizando seu blog.
Página inicial do blog da Hostinger
  • Marketing de email. 64% das pequenas empresas confiam em emails para reter e conquistar clientes. Envie emails e newsletters personalizados para manter os seus clientes informados sobre o seu negócio. Certifique-se de usar um endereço de email comercial e profissional ao fazer esse contato.
  • Integração de mídias sociais. As plataformas de mídia social são poderosas para atrair clientes e direcionar tráfego para seu site. Coloque botões de compartilhamento de mídia social nas páginas da web mais visitadas, como páginas de destino e postagens de blog.
  • Marketing pago. Esta é uma opção ideal para empresas com um orçamento disponível. Essencialmente, você compra espaço publicitário e, em seguida, circula seus anúncios em vários sites e canais de mídia social. Realize pesquisas prévias em cada canal para maximizar o retorno do investimento.
Botões de compartilhamento social na postagem do tutorial da Hostinger

Conclusão

Ao contrário das grandes empresas, as pequenas empresas geralmente precisam implementar uma abordagem mais direta e econômica para comercializar seus produtos e serviços. Um site de negócios pode ajudar a conseguir isso, oferecendo melhor visibilidade e uma base maior de clientes.

Neste artigo, descrevemos as nove etapas que você deve seguir ao criar um site para empresas:

  1. Escolha um plano de hospedagem confiável com um domínio grátis
  2. Selecione uma plataforma de criação de sites de acordo com seu orçamento e necessidades
  3. Personalize o design do seu site
  4. Crie uma página de produto
  5. Escolha uma plataforma confiável para adicionar a funcionalidade de comércio eletrônico ao seu site
  6. Faça uma página dedicada para suas informações de contato
  7. Realize testes de usabilidade para avaliar a funcionalidade do site e a experiência do usuário
  8. Melhore o SEO do seu site
  9. Experimente várias maneiras diferentes de promover seu site de empresas

Esperamos que este artigo ajude sua pequena empresa a crescer e gerar mais receita. Nos vemos no topo e boa sorte!

Perguntas Frequentes – Como Criar um Site para Empresas

Esta seção responderá a algumas perguntas comuns sobre como criar um site para empresas. Se houver outros pontos que você gostaria de esclarecer, conte para a gente na seção de comentários abaixo.

Quanto Custa Construir um Site para Empresas?

Os custos de encomendar site para empresas variam dependendo de vários fatores, como o tamanho do site, a complexidade e a plataforma de construção de site escolhida. Por exemplo, usar uma plataforma de CMS como o WordPress tem um custo médio de R$ 10 mil a R$ 130 mil/site.
Indiscutivelmente, a opção mais acessível é usar um construtor de sites. Alguns são de uso gratuito ou podem custar até R$ 260/site. Contratar um profissional pode ser uma ótima opção se você tiver dinheiro extra de sobra, custando entre R$ 10 mil e R$ 40 mil/site.

Que Tipos de Empresas Precisam de um Site?

A maioria das empresas com negócios online pode se beneficiar de possuir sites como lojas de comércio eletrônico, agências e serviços de freelancers. No entanto, também pode ajudar as empresas físicas a atraírem mais clientes. Por exemplo, proprietários de restaurantes podem criar site para empresa para mostrar seus menus e permitir pedidos online.

Como Criar Site para Minha Empresa Grátis?

É possível criar site para sua empresa grátis usando um construtor de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). No entanto, esses sites geralmente carecem de exclusividade visual ou recursos de segurança.
Além disso, você não poderá usar um domínio personalizado, o que pode prejudicar o SEO e a reputação comercial do seu site. Para criar um site profissional para sua pequena empresa, você precisará investir mais no processo para colher benefícios de longo prazo.

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