WordPress

Criar Slider WordPress: Como Colocar Slides no seu Site com 5 Plugins Incríveis

aprenda como criar slider wordpress e colocar slides interativos no seu site

Quem é que não quer deixar seu site mais estiloso e atraente para os visitantes e usuários? Um dos recursos mais bacanas que que você pode usar na sua página são os slides. Neste tutorial, você vai aprender a como Criar um Slider no WordPress. E usando 5 plugins diferentes que prometem revigorar o seu projeto online.

Os slides são aqueles elementos visuais que você vê em quase todos os sites. E eles são fáceis de implementar. O legal é que eles também quase sempre são muito bonitos e estilosos, desde que você use imagens atraentes. Além disso, você também consegue inserir efeitos e transições bem interessantes,

Slides não são uma funcionalidade que já vem instalada no WordPress. Você precisa de plugins para poder acessá-los. É exatamente isso o que vamos abordar abaixo, além de indicar alguns plugins especializados para você conseguir colocar um slide no WordPress.

Vamos começar?

Quando você pode querer um Slider para WordPress

exemplo de slider no wordpress

Sliders (Slides ou carrosséis) são recursos bem simples. Um slider é uma coleção de imagens que você pode navegar pela rotação dela mesma, seja usando botões ou esperando que elas passem automaticamente. Em outras palavras, é um slideshow (uma apresentação) de imagens.   

Contudo, tem muitas coisas que você pode fazer com um slider. Você também pode adicionar efeitos de transições, modificar o texto, criar botões únicos de interação e muito mais. Em resumo, existe uma variedade de coisas que você pode fazer para aproveitar todo o potencial que esse recurso permite.

Agora, quando falamos de quando você pode querer usar um slider para WordPress, isso vai depender totalmente do seu site e dos seus objetivos com ele. Muitos sites em hoje em dia usam sliders que se espalham em toda a extensão do topo da sua página principal. Você pode ver um exemplo disso na imagem do começo desta seção.

Além desse estilo de slider, você também pode criar slides de clientes, marcas e depoimentos. Como este da figura abaixo.

slider do tipo testimonial

Em suma, os sliders chegam para somar à maioria dos sites. Porém, eles se encaixam melhor quando você quer algo mais prático, como mostrar muitas imagens em um espaço pequena, em vez de apenas decorar páginas. Eles também adicionam um nível de interação ao seu site, algo que pode melhorar o engajamento dos seus visitantes.  

Como Criar Slider WordPress em 3 passos

Nas próximas seções, você vai aprender a como criar um slider para WordPress. Para isso, vamos usar o plugin Master Slider. Escolhemos esse plugin porque ele é bem fácil de usar, oferece vários recursos divertidos e permite que você faça quantos sliders você quiser. Em outras palavras, você vai saber como colocar um slide no WordPress.

Mais adiante, vamos mostrar para você mais opções de plugins de sliders para WordPress que você pode usar. Além de também falarmos mais sobre o próprio Master Slider. Por enquanto, vá em frente e instale o Master Slider no seu site WordPress. Depois disso, você está pronto para começar.

OBS: O plugin Master Slider está disponível apenas em inglês. Abaixo, usaremos os nomes dos botões e funções exatamente como aparecem no plugin já instalado e ativado. Mas não se preocupe: colocaremos as traduções correspondentes para você acompanhar o que está fazendo.

OBS 2: Todas as imagens usadas abaixo foram retiradas da internet.

1° Passo – Instale o slider para WordPress e adicione a mídia que quiser usar

Assim que instalar e ativar o plugin Master Slider, vai aparecer uma aba dele no painel de controle do seu site WordPress. Clique nela. Lá, você vai poder ver uma lista com todos os sliders WordPress criados (deve estar vazia, por enquanto. Vá em frente e clique no botão azul Create New Slider (Criar Novo Slider).

usar plugin Master Slider no WordPress

O plugin vai perguntar que tipo de slider você quer criar. Existem 8 tipos diferentes para escolher, incluindo sliders horizontais com e sem thumbnails (miniaturas de imagens).

Para este tutorial, vamos criar um Custom Slider (Slider Personalizado) simples para que você veja como funciona todo o processo. Então, escolha a opção indicada e clique no botão Create (Criar).

slider personalizado no WordPress

Na nova tela, clique em Add Slide (Adicionar Slide). Agora, você pode adicionar todas as imagens que você quer que seu slider tenha. Você pode fazer o upload de novas imagens para o WordPress ou usar as que já estão na biblioteca de imagens do CMS. Clique em Create Slide (Criar Slide).

upload de imagens para novo slider wordpress

Feito isso, você será redirecionado à tela de Slides. Esta tela deve ser bem semelhante à imagem de baixo. Suas imagens estarão prontas para serem usadas. Mantenha esta aba aberta e siga para o próximo passo.

slide wordpress pronto para uso no site

2° Passo – Configure o seu slider para WordPress

O segundo passo para aprender a como criar slider WordPress envolve personalizar a forma como o seu slider vai ser mostrado no seu site. Para fazer isso, desça o mouse pela tela e encontre o campo Background, dentro da seção Slides.

Para cada um dos seus slides, você consegue configurar um estilo de fundo único usando uma imagem da sua preferência, além de qualquer estilo de cor e texto.

estilo do background do slide

Por ora, vamos configurar um slider WordPress simples usando as imagens que você já tem. Se você descer um pouco mais pela página, verá como cada imagem será mostrada dentro da rolagem do slider. Além disso, existe um botão Preview (Prévia), que mostra como o estilo do seu slide WordPress está ficando.

conferir prévia do slider wordpress criado

Quando tiver visto todas as opções de personalização nesta aba, você pode testar a aba Slider Controls (Controles de Slide). Aqui você pode escolher que tipos de controles quer usar. Por exemplo, Arrows (Flechas), Bullets (Pontos), entre outros.

opções de controle de slide

Assim que definir o tipo, você poderá ver o Preview (Prévia) do resultado da inserção do tipo de controle de slider que escolheu. Abaixo, temos uma amostra do tipo Arrow (Flecha). Perceba que, na imagem, existe uma flecha de cada lado. É este tipo de controle e interação que você pode criar.

prévia do slider com botões de flecha

Daqui em diante, você pode acessar a aba Slider Settings (Configurações de Slider), em que você personalizar o seu slide WordPress ainda mais. Existem opções que permitem que você ajude a altura e a largura do slide. Assim como dar um nome a ele, que será mostrado na aba Master Slider.   

configurar nome e dimensões do slider

Se você rolar a tela mais para baixo, você verá algumas opções de efeitos de transição em Slider Transition (Transição de Slider). Saiba que a versão gratuita do Master Slider inclui apenas dois efeitos:  Normal (Padrão) e Fade (Desaparecer). Recomendamos o primeiro porque ele tem um estilo de transição mais limpo. Além disso, você também pode definir a velocidade (Speed) da transição.

Finalmente, ainda mais para baixo na tela, você encontra a seção Appearance (Aparência). Nela, você encontra opções de templates (modelos) de aparências que você pode dar ao seu slider.

configurar a aparência e o visual do slider

No nosso exemplo, estamos mostrando o modelo padrão. Mas existem outras variedades que você pode usar. Você até mesmo pode colocar CSS personalizado no slider WordPress se você quer algo ainda mais personalizado e criativo.

Assim que tiver escolhido o estilo do seu slider, clique no botão em Save Changes (Salvar Alterações), ao final da página, e siga para o próximo passo.

3° Passo – Posicione o novo slide onde quiser

Agora que seu slider WordPress está pronto, você pode colocá-lo no seu site onde quiser. Esse processo é simples, pois o plugin Master Slider gera um código para cada slider que você cria.

Para encontrar esse código, acesse a aba Master Slider no painel de controle do seu site WordPress e procure pela coluna Shortcode.

shortcode do slider

Copie o código que você quer colocar no seu site e então abra o editor para a página ou postagem que você quer que o slider seja posicionado. Simplesmente cole o código onde você quiser que o seu slider WordPress seja mostrado, como no exemplo abaixo.

inserir shortcode do slider em página ou post WordPress

Se você checar a página que você criou e publicou, deve aparecer algo como a foto abaixo. Este é o resultado que você vai ver.

slider já posicionado na página com shortcode

Lembre-se de que você pode criar quantos sliders quiser com o plugin Master Slider. Você até mesmo pode remover aqueles que você não gosta mais. Basta selecionar o botão vermelho Delete (Remover) dentro da aba do Master Slider no painel de controle.

botão excluir slider

Pronto, é isso! Você já sabe como criar slider WordPress usando o plugin Master Slider. Antes de finalizarmos, vamos explorar mais alguns plugins de criação de slider no WordPress que você pode experimentar e deixar seu site muito mais estiloso e atrativo aos visitantes.

Comparativo: os 5 melhores plugins para Criar Slider WordPress

Acabamos de ver um dos melhores plugins de sliders para WordPress em ação. Porém, ele não é o único e você ainda não conhece todas as suas funções. Vamos fazer isso a partir de agora, além de mostrar para você outras opções incríveis de soluções que você pode usar para criar slider WordPress.  

1. Master Slider

plugin master slider

Você já conhecer o Master Slider, então vamos passar direto ao que, talvez, você não saiba sobre esse plugin. Além de permitir que você saiba como colocar slide no WordPress, ele também garante que tudo seja completamente responsivo.

Ele funciona com navegação por toque, algo que o torna amigável a sites desenvolvidos para dispositivos móveis. Fora isso, o plugin ainda é bem amigável aos mecanismos de busca, fazendo com que seu site possa ser achado pelos motores através do slider.

Recursos Principais

  • Cria quantos sliders você quiser.
  • Adiciona sliders ao seu site WordPress usando códigos.
  • Personaliza o estilo do seu slider e os efeitos de transição.
  • Assegura sliders completamente responsivos e sem necessidade de configurações extras.
  • Otimiza o conteúdo dos sliders para os motores de busca.

Preço

Você pode usar tanto a versão gratuita de testes do Master Slider quanto a paga.

2. Smart Slider 3

plugin smart slider

O Smart Slider 3 oferece muitos dos mesmos recursos do Master Slider. Entretanto, o plugin também um editor do tipo “arraste e solte” que você usa para criar sliders. Se você é do tipo de usuário que gosta fazer mudanças nos elementos do seu site usando um construtor de páginas ao invés de mexer em configurações complexas, esse plugin pode ser uma ótima opção.

Além disso, o Smart Slider 3 também faz sliders responsivos sem precisar mexer em nada. Tudo está disponível assim que o plugin é instalado. Fora isso, ele ainda oferece vários templates que você pode usar para criar sliders atrativos em bem pouco tempo.

Recursos Principais

  • Cria sliders para WordPres usando um construtor do tipo “arrasta e solta”.
  • Usa construtores de páginas terceirizados como o Davi e o Beaver Builder.
  • Instala e configura sliders responsivos sem precisar de configurações extras.
  • Tem vários templates para ter seu slider o mais rápido possível.
  • Adiciona múltiplas fontes ao conteúdo do seu projeto.

Preço

O Smart Slider 3 tem uma versão básica gratuita, assim como algumas edições pagas, cada uma com funções e recursos distintos.

3. MetaSlider

plugin master slider

Dentre todos os plugins WordPress existentes, o MetaSlider é um dos mais populares. Com quase 1 milhão de instalações ativas simultaneamente, este é um dos plugins mais incríveis entre todos os disponíveis que você pode usar no CMS.

Ainda que o MetaSlider não tenha uma interface tão inteligente quanto os outros dois plugins que mostramos, ele se sobressai quando consideramos a facilidade de uso.  Adicionar slides é fácil, assim como organizá-los, adicionar texto e até mesmo otimizar metadados.

Com os outros plugins, todo esse trabalho pode levar algum tempo. Mas o MetaSlider é o tipo de plugin que mantém tudo bem fácil de fazer e de gerenciar, graças a sua interface limpa e intuitiva.

Recursos Principais

  • Cria e configura múltiplos sliders para WordPress.
  • Adiciona slides rapidamente e os organiza.
  • Adiciona texto ao slides e os otimiza para SEO.
  • Personaliza os efeitos de transição dos seus slides.
  • Adiciona slides a qualquer página da sua preferência usando códigos.

Preço   

O MetaSlider é gratuito no diretório de plugins do WordPress. Se quiser, você também pode adquirir a versão paga com recursos extras.

4. Slider by WD

plugin Slider by WD

Se você é do tipo de usuário que adora personalizar cada detalhe do seu site, o Slider by WD é a sua opção de escolha. Ele conta com muitas das funcionalidades que já vimos nos plugins anteriores, como suporta a múltiplos slides, design responsivo e outros recursos.

Mas onde ele realmente se destaca é em como você pode mexer e personalizar cada um dos seus slides. Por exemplo, você pode mexer no tamanho, nas cores e nos efeitos de transição.

Você até mesmo consegue importar e exportar sliders, permitindo que você copie modelos de outros locais. Finalmente, o plugin inclui uma opção de colocar marca d’água nas suas imagens, que podem ser úteis quando você quer proteger seus trabalhos autorais.

Recursos Principais

  • Cria slides WordPress amigável a dispositivos móveis.
  • Disponibiliza uma ampla variedade de opções de personalização para seus slides.
  • Permite inserir marca d’água nas suas criações para protegê-las de roubo.
  • Importa e exporta slides de uma página para outra.

Preço

A versão gratuita do Slider WD é uma ferramenta sólida. Mas você sempre tem a opção de fazer o upgrade para a versão paga e com mais recursos.  

5. Slide Anything

plugin Slide Anything

Até agora, os plugins de sliders que mostramos são focados mais para usar com imagens. Mas, como mencionamos antes, você também pode usar slider para WordPress pensando em outros propósitos. Por exemplo,você pode criar testimoniais de clientes, mostrar análises de produtos e muito mais.

O plugin Slide Anything permite que você crie sliders usando praticamente qualquer tipo de conteúdo que quiser. Além de imagens e texto, você pode usar HTML e até mesmo códigos, o que pode resultar em combinações bem bacanas. Fora que, este plugin ainda conta com alguns recursos divertidos, como rolagem infinita e uma coleção generosa de efeitos de transição diferenciados.

Recursos Principais

  • Faz sliders para qualquer tipo de conteúdo que você quiser.
  • Permite escolher várias modalidades de efeitos de transição de slides.
  • Permite inserir códigos nos seus slides.

Preço

Você pode usar o Slide Anything Pro gratuitamente, ou conseguir acessar a versão premium do plugin com algumas funcionalidades extras (como popups).

Conclusão

Existe uma razão do por quê criar slider WordPress é algo tão popular em sites e blogs. Tudo o que você precisa fazer é escolher algumas imagens, um ou dois efeitos de transição, incluir algum texto e logo você terá um elemento gráfico que vai embelezar a sua página.

Com o WordPress, consegue instalar e configurar um plugin de slider facilmente. Somos defensores do Master Slider devido a sua facilidade de uso e riqueza de funções, mas existem muitas outras opções excelentes que você pode testar e usar.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão para a Hostinger? Envie a sua mensagem pelos comentários abaixo que vamos responder logo sem seguida! 😉

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]