O Que é Tema WordPress: Diferentes Tipos e Como Escolher Um

Se você usa WordPress como seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), provavelmente já encontrou o termo “tema WordPress” antes. Mas o que é tema WordPress? Os temas desempenham um papel crucial na aparência geral de um site e ajudam você a criar páginas bonitas sem precisar mexer com programação.

Com o tema certo, os usuários do WordPress podem personalizar seus elementos de web design, incluindo cor e tipografia, para refletir a personalidade de sua marca.

Este tutorial explicará o que é tema WordPress e como ele é diferente de um modelo (ou template). Você também aprenderá sobre vários tipos de tema e como escolher o certo para o seu site WordPress.

Um tema WordPress é uma coleção de arquivos que compõem a base da aparência do site, incluindo layouts de página, folhas de estilo e posicionamento da barra lateral. Esses arquivos ditarão como as postagens e páginas do seu blog serão exibidas aos visitantes do site.

O Que um Tema WordPress Pode Fazer?

Os temas do WordPress ajudam os webmasters a criarem um site sem codificá-lo do zero. Você pode simplesmente ativar um tema no diretório do WordPress ou comprá-lo em uma loja de terceiros, e então fazer o upload do arquivo para sua área de administração do WordPress.

Um tema pode mudar drasticamente o design do seu site através de recursos como:

  • Menus de navegação.
  • Cabeçalhos personalizados.
  • Fundos personalizados.
  • Barras laterais.
  • Formatos de postagem.

Um novo site do WordPress vem com um tema padrão simples e leve pré-instalado. Você pode usá-lo ou alterá-lo para um tema gratuito ou premium. Alguns provedores de hospedagem de sites para WordPress também incluem temas gratuitos em seus pacotes.

Observe que os elementos de design podem mudar significativamente depois que você substituir os temas do WordPress, pois cada um deles geralmente tem um estilo e propósito específicos. Por exemplo, alguns podem ser mais adequados para sites de negócios complexos, enquanto outros são perfeitos para portfólios simples.

Por padrão, os usuários só podem ativar um tema por vez. Para ativar vários temas WordPress, instale um plugin como o Multiple Themes.

A imagem em miniatura do plugin Multiple Themes mostrando 8 temas

Ao contrário de um plugin do WordPressque adiciona um recurso específico a um site, um tema não deve ter funcionalidades cruciais. Como resultado, os usuários não perderão uma função crítica se mudarem de tema.

Qual é a Diferença entre um Tema WordPress e um Modelo?

A diferença entre os temas e modelos (ou templates) do WordPress é em quantas páginas você pode aplicá-los. Um tema controla a aparência de um site inteiro, enquanto um modelo define um layout de página única.

São necessários dois arquivos de tema WordPress:

  • Index.php – o arquivo de modelo principal do WordPress.
  • Estilo.css – o arquivo de estilo principal.

A pasta de um tema também pode incluir arquivos adicionais, como:

Alguns temas do WordPress oferecem vários arquivos de modelo para personalização adicional dentro do tema geral. Por exemplo, um tema pode conter dois modelos de página de destino — uma versão de largura total e uma versão estreita — ou ter uma aparência diferente para páginas de blog e portfólio.

Tipos de Temas WordPress

mais de 9.000 temas gratuitos apenas no diretório de temas do WordPress, sem falar nos disponíveis nos marketplaces.

Para ajudar os usuários a filtrar temas com base em necessidades específicas, o diretório do WordPress categoriza seus temas em:

  • Disposição– classifica temas com base em um formato de página, como um layout de três colunas ou grade.
  • Recursos– referem-se a atributos específicos que muitas pessoas procuram em um tema, como suporte ao idioma RTL e widgets de rodapé.
  • Tópico– agrupa temas de acordo com sua finalidade e nicho, como portfólio e temas de educação.
O recurso de filtro do diretório Wordress mostrando três colunas – Layout, Recursos e Assunto

Além dessas categorias fornecidas no recurso de filtro do diretório WordPress, discutiremos outros tipos de temas WordPress com mais profundidade abaixo, começando com temas gratuitos e premium.

Temas Gratuitos do WordPress vs. Temas Premium

Desenvolvedores independentes e fornecedores de ponta normalmente criam temas gratuitos do WordPress como um chamariz para seus pacotes premium.

Eles são uma excelente opção para usuários com um orçamento limitado. Além disso, eles estão disponíveis no diretório de temas do WordPress.org, exigindo que passem por um rigoroso processo de revisão. Como resultado, os usuários podem confiar em sua qualidade e segurança.

Os temas gratuitos também são fáceis de acessar, pois os usuários podem navegar por eles e ativá-los diretamente no painel de administração.

Uma grande desvantagem dos temas gratuitos do WordPress é seu suporte limitado, seja na forma de documentação ou comunicação direta com os criadores. Alguns desenvolvedores fornecem suporte por meio de fóruns do WordPress, mas não são obrigados a fazer isso.

Isso pode ser um problema se você precisar solucionar um bug ou alterar um elemento no tema.

Outra desvantagem é a falta de exclusividade. Os temas gratuitos estão amplamente disponíveis e têm recursos de personalização limitados, o que pode tornar o design do seu site genérico e exigir algum conhecimento de programação ou um construtor de páginas para personalizá-lo.

Ao contrário dos temas gratuitos, a versão premium está disponível para compra em lojas de temas WordPress de terceiros, como:

Como alternativa, compre um tema premium diretamente de desenvolvedores de temas, como aThemes e Theme Isle. Os desenvolvedores dedicados geralmente têm vários portfólios de temas e geralmente fornecem suporte ao cliente de alto nível. No entanto, eles podem não exibir avaliações de usuários como em um mercado de temas ou diretório de temas do WordPress.

Site da ThemeIsle mostrando o tema Neve, um dos temas disponíveis que ela vende

Aqui estão algumas das maiores vantagens de usar temas WordPress premium:

  • Características avançadas – incluem conteúdo personalizado e gráficos, bem como recursos de otimização de mecanismos de busca (SEO).
  • Web design exclusivo – escolha entre muitas opções de personalização, incluindo construtores de arrastar e soltar integrados, vários modelos e amplas opções de cores.
  • Suporte regular – entre em contato pelo fórum, e-mail ou telefone.

No entanto, a funcionalidade avançada em temas premium do WordPress pode inchar o código, sobrecarregar o servidor e afetar a velocidade de carregamento. Seu preço também pode ser relativamente alto e eles ainda podem exigir uma taxa extra de licenciamento mensal ou anual.

Temas Multifuncionais vs. Temas de Nicho

Um tema multifuncional atende a vários usos e nichos. Geralmente inclui várias extensões, widgets e páginas para oferecer mais opções para os usuários personalizarem os sites, independentemente do seu setor.

Dois dos temas mais populares nesta categoria são Neve e Divi.

Descrição do tema de Neve destacando que é um tema multiuso

Eles não são ótimos apenas para um blog ou tema de portfólio mas também para um Tema WooCommerce devido às suas características específicas.

Enquanto isso, um tema de nicho geralmente visa setores ou tópicos específicos, como blogs de entretenimento ou sites de comércio eletrônico.

Temas de nicho geralmente não têm tantos recursos ou opções de personalização quanto os temas multifuncionais, mas eles têm os recursos exatos para suas necessidades específicas.

O Personalias é um excelente exemplo desta categoria. Este tema de blog fornece um design minimalista e elegante com uma imagem de herói, layout de grade e uma barra lateral para comentários e postagens recentes.

Site de demonstração do Personalias dividido em três colunas - um controle deslizante de imagem de herói, postagens de blog e uma barra lateral contendo postagens populares

Temas Pais vs. Temas Filho WordPress

Um tema pai refere-se a um tema completo, incluindo todos os arquivos de modelo WordPress necessários. Mas o que é um tema filho WordPress?

Um tema filho WordPress herda os principais recursos e a aparência do tema pai, mas permite que os desenvolvedores o modifiquem sem alterar o tema pai.

Os desenvolvedores de temas do WordPress informarão se um tema é um tema filho WordPress na descrição e o rotularão como “Este é um tema filho de X” na barra lateral, como no exemplo abaixo. Agora você já sabe o que é um tema filho WordPress.

O rótulo do tema filho na descrição e na barra lateral do tema do Makara

Temas Personalizados

Um tema personalizado é uma excelente maneira de obter uma aparência e funcionalidade únicas, como animação e integração 3D. Muitas vezes, é adequado para sites específicos, como lojas online.

Vários fatores podem contribuir para o custo de um tema personalizado, como o cronograma do projeto e a localização do desenvolvedor. No entanto, o preço pode partir de US$ 1.750 para um tema personalizado padrão até US$ 25 mil para um projeto com recursos complexos.

Como Escolher um Tema WordPress?

Aqui está o que procurar ao escolher o tema certo para o seu site WordPress:

1. Entenda suas Necessidades

O primeiro passo para escolher um tema WordPress ideal é decidir o objetivo do site, se é um simples blog, um portfólio digital ou uma loja online.

Cada um deles precisará de recursos e layouts diferentes. Por exemplo, um portfólio de fotografia pode precisar de um layout de galeria e animações para atrair clientes, enquanto sites centrados em conteúdo podem ser melhores com um design minimalista.

Crie uma lista de desejos do que você deseja incluir em seu site. Alguns recursos a serem considerados em um tema WordPress são:

  • Widgets de mídia social
  • Acessibilidade
  • Suporte de tradução
  • Formulário de contato na página inicial
  • Seção de comentários ou fórum
  • Compatibilidade de comércio eletrônico

Em seguida, liste suas opções de design de site preferidas, como layout e estilos de editor. Muitos temas do WordPress são personalizáveis, mas recomendamos escolher aquele que reflita melhor a imagem da sua marca para agilizar o processo de desenvolvimento.

Uma ótima dica é verificar o site de demonstração de um tema WordPress. Clique no link Theme Homepage no diretório oficial se você decidir sobre temas gratuitos. Em seguida, clique no botão Exibir sites de demonstração. Observe que em outros sites esse botão pode ter um nome diferente.

O link da página inicial do tema na página de listagem de temas do WordPress

Aqui, você pode estimar a aparência do seu site WordPress, pois contém o conteúdo de demonstração, incluindo layout de página, widgets personalizados e suporte a plugins.

Página inicial de demonstração do Storefront contendo manchetes, um botão CTA, menus de navegação, recurso de pesquisa e o rótulo Demo Store

Além disso, liste os sites existentes do WordPress e seus recursos de que você gosta e use uma ferramenta como Que tema WordPress é esse? para descobrir qual tema e plugins do WordPress eles usam.

2. Verifique as Opções de Personalização

Às vezes, os usuários podem encontrar um tema adequado para sua marca, mas ainda desejam personalizá-lo ainda mais para garantir que cada página mostre sua personalidade.

Uma maneira de verificar a personalização de um tema é instalar o tema WordPress. Vá para Aparência → Temas no painel do WordPress e clique em Visualização ao vivo.

O botão Visualização ao vivo em Aparência e Temas no painel de administração do WordPress

Depois disso, você deve ver o painel do WordPress Theme Customizer e os recursos de personalização do tema na barra lateral esquerda.

WordPress Theme Customizer contendo os recursos de design de um tema na barra lateral esquerda e uma visualização do site no lado direito

Usuários avançados podem utilizar opções de personalização mais abrangentes, pois podem modificar os arquivos de tema do WordPress na área de administração usando o Editor de temas.

Visitar o site do tema também é uma excelente forma de conhecer as opções de personalização disponíveis. Por exemplo, o Botiga lista seus recursos de design em seu site e descreve quais estão disponíveis para versões gratuitas e premium.

Alguns temas WordPress populares como os temas do Themify e o Divi têm construtores de temas integrados. Portanto, confira essas ferramentas para um melhor alinhamento e compreensão das opções de personalização.

3. Considere o SEO

Um tema WordPress pode influenciar o desempenho do site, incluindo estabilidade e velocidade, o que é vital para a otimização para mecanismos de busca (SEO).

Portanto, evite escolher um tema inchado, cheio de recursos e códigos. Um tema rico em recursos pode ser atraente, mas pode desacelerar um site.

Procure rótulos “SEO ready” ou similares na descrição do tema para garantir que ele seja compatível com SEO.

Tenha cuidado com um tema que oferece uma lista enorme de plugins integrados e templates pré-fabricados, pois eles podem criar inchaço. Certifique-se de desativar itens desnecessários para evitar a lentidão do seu site WordPress.

Verifique as informações instalando o tema em seu site em branco e usando uma ferramenta de Teste rápido como GTmetrix ou Pingdom Tools para verificar o tamanho da página. Alguns temas também exibem seu desempenho em uma ferramenta de teste de velocidade em seus sites oficiais.

Ferramenta de teste de velocidade Pingdom para verificar o grau de desempenho de um site de demonstração, tamanho da página, tempo de carregamento e número de solicitações

Em média, os temas leves têm um tamanho de página de 600 KB, com cerca de 20 solicitações HTTP numa nova instalação.

Como alternativa, teste o site de demonstração do tema e verifique se a página pesa cerca de 2080 KB – um tamanho médio bom para uma página da web.

4. Priorize a Responsividade

Como mais de 90% dos usuários globais acessa a internet usando dispositivos móveis, o Google considera compatibilidade com dispositivos móveis um fator crítico de classificação. Portanto, usar um tema responsivo WordPress é essencial para tornar seu site atraente e funcional no dispositivo de qualquer usuário.

Muitos desenvolvedores dizem que seus temas do WordPress são compatíveis com dispositivos móveis, mas recomendamos verificar novamente as informações. Para fazer isso, copie e cole o URL do site de demonstração de um tema no Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

Uma alternativa é usar a ferramenta de desenvolvedor do Chrome. Basta clicar com o botão direito do mouse no site de demonstração, escolher Inspecionar e selecionar uma dimensão de tela preferida ou ajustá-la manualmente usando as handles.

Ferramenta do desenvolvedor do Chrome para verificar a capacidade de resposta de um site usando as opções ou alças de dimensão da tela

O que é um tema WordPress responsivo e como ele ajuda os usuários:

  • Facilita ler o texto sem aumentar ou diminuir o zoom.
  • Possibilita navegar pela página perfeitamente sem qualquer rolagem horizontal para ver todo o conteúdo.
  • Permite alcançar outras seções facilmente.

5. Verifique a Compatibilidade do Plugin e do Navegador

Embora os temas ajudem a tornar um site visualmente atraente, os plugins adicionam funcionalidade. Portanto, encontre um tema compatível com os plugins necessários para evitar problemas de compatibilidade.

Verifique a descrição do tema e seu site oficial ou entre em contato com o desenvolvedor para saber os detalhes.

Dependendo do tipo do seu site, alguns plugins populares e úteis incluem:

  • AIOSEO – um plugin de SEO para adicionar meta descrições e palavras-chave e auditar o desempenho de SEO para todo o site.
  • WooCommerce – um plugin de comércio eletrônico do WordPress para um proprietário de empresa online.
  • WPForms – um construtor de formulários para criar formulários de contato, pedido e pesquisa.

Tipos de sites específicos também podem precisar de outros plugins. Por exemplo, um blogueiro de culinária precisará de um plugin de receita e um blogueiro de viagens pode anexar um plugin de mapeamento.

Em seguida, veja se o tema do WordPress é compatível com diferentes navegadores. Abra o site de demonstração do tema em vários navegadores populares, como Microsoft Edge e Google Chrome, para garantir que ele tenha um bom desempenho e boa aparência.

Como alternativa, use um verificador de compatibilidade do navegador como Browsershots.

A interface do Browsershots com barra de URL para enviar e verificar a compatibilidade de nossos sites

6. Calcule seu Orçamento

Ter um tema premium não é algo obrigatório, pois há muitas opções gratuitas disponíveis. Ambos os tipos de temas têm prós e contras, portanto considere suas necessidades e orçamento na hora de se decidir.

Um tema gratuito pode ser adequado para usuários que estão apenas começando.

No entanto, por segurança, recomendamos utilizar o diretório de temas oficial do WordPress se você usar temas gratuitos. Também é fundamental verificar se os desenvolvedores estão ativos no fórum WordPress ou fornecer documentação para ajudá-lo a descobrir as opções de personalização do tema ou solucionar problemas.

Enquanto isso, uma loja online ou uma organização maior pode usar um tema pago e aproveitar ao máximo seus recursos de personalização e suporte personalizado.

7. Mantenha-se Atualizado com as Análises e Lançamentos

Depois de decidir sobre um tema, verifique as classificações e leia os comentários antes de ativá-lo.

No caso de um tema gratuito no diretório do WordPress, você pode encontrar os depoimentos na página de listagem de temas e selecione Ver Tudo na seção Classificações.

O link Ver tudo na página do tema WordPress

Da mesma forma, leia os comentários dos usuários ao escolher um tema premium. Geralmente, você pode encontrá-los na parte inferior da página do tema ou na barra lateral de um marketplace de temas.

A data de atualização mais recente do tema também é um aspecto importante a ser considerado. Mesmo que um tema seja bem programado, ele pode estar cheio de códigos desatualizados e conter vulnerabilidades de segurança caso sua última atualização tenha sido há alguns anos.

Os padrões de programação e segurança estão em constante mudança. É por isso que você deve verificar as informações na seção Última atualização na página de listagem de temas e escolher apenas aquelas que foram atualizadas nos últimos seis meses. Opções mais antigas que isso já podem estar vulneráveis ​​a bugs e serem incompatíveis com a versão mais recente do WordPress.

Para um teste de segurança mais aprofundado, verifique o site de demonstração do tema usando o plugin de Verificação de tema ou uma extensão do Chromeou como Guardio Protection. Essas ferramentas podem detectar malware, código malicioso e software desatualizado no site.

Conclusão

Agora você já sabe o que é um tema WordPress e descobriu que ele oferece uma estrutura básica para a aparência de um site inteiro. Os usuários podem modificar elementos específicos, incluindo layout e fontes, usando um personalizador por meio do painel do WordPress ou construtores de páginas adicionais.

Enquanto os temas do WordPress afetam todo o seu site, os modelos afetam apenas o layout de uma única página.

Existem muitos temas, abrangendo várias necessidades, preços e nichos. Geralmente, os temas gratuitos do WordPress são fáceis de instalar, mas limitados em funcionalidade, e os temas premium oferecem recursos mais avançados a preços mais altos.

Escolher um tema pode ser um processo assustador com tantas opções, então considere estes sete aspectos durante o processo:

  • Suas necessidades e tipo de site
  • Opções de personalização
  • SEO
  • Capacidade de resposta
  • Compatibilidade de navegador e plugin
  • Preço
  • Comentários e a última data de atualização

Agora que você conhece o conceito fundamental de um tema WordPress, encontre o certo para o seu site e comece a jornada de desenvolvimento hoje mesmo. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em deixá-la na seção de comentários abaixo. Boa sorte.

Author
O autor