Como Se Tornar um Programador Freelance Em 2022

Como Se Tornar um Programador Freelance Em 2022

Como resultado da crescente tendência do trabalho remoto, é fácil entender o aumento da popularidade de se tornar freelancer como opção de carreira.

As pessoas podem buscar um trabalho freelance em todos os tipos de indústrias, incluindo desenvolvimento web. Um estudo descobriu que a grande maioria dos programadores da web tem um crescimento anual de 25% ou mais nos seus empreendimentos. Com isso em mente, é fácil ver por que essa profissão é um dos dez empregos de tecnologia mais procurados em 2021.

Além disso, à medida que mais empresas migram para o online, é de grande importância criar um site bem desenvolvido. É por isso que os principais programadores da Web são tão procurados hoje em dia.

No entanto, contratar um programador em tempo integral pode ser caro. Por isso, muitos empresários preferem buscar talentos freelance, especialmente para projetos pontuais.

Neste guia, abordaremos o que você precisa saber para alavancar sua carreira de desenvolvimento web e forneceremos algumas dicas para ter sucesso como freelance.

O Que é um Programador Freelance?

Um programador freelance é empregado de forma independente e pode trabalhar em casa, em cafeterias ou bibliotecas — essencialmente, em qualquer lugar com conexão à Internet. Eles são responsáveis ​​por entregar o produto final depois de discutir suas ideias com um cliente.

Trabalhar como programador freelance  permitirá que você lide com vários projetos de diferentes empregadores, locais e globais. Como você gerencia seu próprio negócio, pode determinar suas taxas, horário de trabalho e até mesmo ser seletivo sobre com quais clientes deseja trabalhar.

Os programadores freelancers geralmente oferecem serviços como criação de software com linguagens de programação, criação de sites, gerenciamento de dados complexos e garantia de que um site seja compatível com diferentes navegadores e dispositivos.

Passos Para Se Tornar um Programador Freelance

Um programador deve possuir habilidade técnica e sensibilidade de design. O primeiro envolve a capacidade de construir um site funcional, enquanto o último trata de criar um design de site visualmente agradável e fácil de usar.

Vamos dar uma olhada em sete dicas para ajudá-lo a começar a trabalhar como freelance:

1. Decida o Tipo de Desenvolvimento Web no Qual Focar

O primeiro passo é determinar que tipo de serviços você pode oferecer como programador freelance. O setor de desenvolvimento web é classificado em três áreas de especialização:

Desenvolvimento Front-End

Os programadores front-end são responsáveis ​​por garantir que os visitantes tenham uma ótima experiência de usuário. Essencialmente, esse tipo de desenvolvimento web significa garantir que a aparência do site do seu cliente esteja de acordo com suas preferências e expectativas. Considere os fatores estéticos do site, mas também a eficiência geral da interface do usuário.

Combinado com habilidades de programação, os programadores front-end desenvolvem elementos de interface do usuário, como botões e ícones, escolhem cores, imagens ou tipografia. Isso significa que você é responsável por enriquecer cada aspecto visível e clicável de um web design.

Para ser um programador front-end, você precisa ter amplo conhecimento de HTML, CSS e JavaScript. Além de dominar essas três linguagens de programação primárias, você também deve estar familiarizado com as estratégias relevantes de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

Dica

Dê uma olhada em nossa Planilha de Dicas HTML e Planilha de Dicas CSS para melhorar suas habilidades de codificação!

Desenvolvimento Back-End

Concentrar-se no back-end do desenvolvimento Web significa que você lidará principalmente com tarefas que envolvem a criação do núcleo do site, bancos de dados, APIs e outras atividades do lado do servidor. Em outras palavras, os programadores de back-end lidam com o lado lógico da infraestrutura de um site que alimenta o front-end.

Entre muitas outras linguagens de programação principais, os programadores de back-end devem ser bem versados ​​em PHP, MySQL, Python e estruturas associadas à sua linguagem preferida.

Por exemplo, você pode escolher Laravel, Phalcon ou CodeIgniter entre outros frameworks PHP populares para construir aplicações web.

Além de acompanhar os avanços técnicos no campo de codificação e programação, os programadores back-end também devem desenvolver habilidades sociais sólidas, como boa comunicação e trabalho em equipe. Isso ocorre porque a comunicação eficaz com os programadores front-end é necessária para garantir um site totalmente funcional.

Desenvolvimento Full-Stack

O desenvolvimento full-stack combina essencialmente o conhecimento e as habilidades do desenvolvimento front-end e back-end. Você deve ser igualmente adepto de construir a interface de usuário de um site e gerenciar suas funções no servidor. Em outras palavras, um programador full-stack deve ter capacidade total para lidar com tudo relacionado ao desenvolvimento web.

2. Habilidades Úteis para Programadores Web Freelancers

Além de linguagens de programação e conhecimento técnico, é uma boa ideia aprender outras habilidades que podem ajudá-lo a oferecer excelentes serviços aos clientes. Abaixo estão várias habilidades adicionais que podem melhorar ainda mais sua credibilidade como programador freelance:

Habilidades Técnicas

Como freelance programador, as habilidades técnicas refletem muito sua competência e fazem de você um talento mais versátil. Isso pode lhe dar uma vantagem sobre seus concorrentes.

  • Projeto responsivo. Para programadores web, entender o design responsivo é uma obrigação. É crucial criar sites que possam ser visualizados em computadores e dispositivos móveis, independentemente do tamanho.
  • Teste e depuração. Um programador da Web deve garantir um site e um aplicativo móvel totalmente funcional. O teste do site ajuda a verificar aspectos como facilidade de uso, eficiência e satisfação do usuário e revela quaisquer erros que exijam depuração.
  • Conhecimento de back-end. Mesmo se você estiver focado apenas no front-end, ainda é essencial entender firmemente o desenvolvimento de back-end. Certifique-se de conhecer os fundamentos de servidores, bancos de dados e segurança cibernética.
  • Otimização do mecanismo de busca. Quando se trata de SEO, a usabilidade de um site é tão importante quanto seu conteúdo. Os programadores da Web são responsáveis ​​por tornar um site compatível com dispositivos móveis, implementar uma navegação fácil, manter o tempo de carregamento da página baixo e adicionar um mapa do site. Todos esses são fatores de classificação do site.
  • Micro redação. Alguns clientes podem contratar redatores freelance para criar uma cópia para seus sites. No entanto, o microconteúdo é necessário para páginas da Web, páginas de destino ou elementos de software. Ter um domínio sólido de gramática e escrita convincente ajudará na criação de conteúdo confiável.

Habilidades Interpessoais

As habilidades sociais indicam sua capacidade de colaborar com os outros. Como programador freelance, você precisa deles para construir um bom relacionamento com os clientes. As habilidades sociais ajudam você a compreender com eficiência as necessidades e expectativas de seus clientes.

  • Habilidades analíticas. A funcionalidade de um site depende de como os programadores da Web estruturam seu código. Ter uma mente analítica ajudará a identificar e corrigir possíveis problemas.
  • Habilidades interpessoais. Como os freelances geralmente trabalham sozinhos, ter fortes habilidades pessoais ajudará a executar as demandas de seus clientes e transmitir suas ideias com clareza. Ser um bom ouvinte e comunicador evitará mal-entendidos.
  • Excelente ética de trabalho. Uma forte ética de trabalho é uma das qualidades mais procuradas pelos clientes em freelances. Para manter uma boa reputação e a fidelidade dos clientes, demonstre um forte senso de confiabilidade, disciplina e profissionalismo.

Habilidades de Negócio

Por fim, ter sólidas habilidades de negócios também agrega valor ao seu serviço. Assim como administrar qualquer negócio, você precisa implementar estratégias para obter um fluxo consistente de renda. Faça o marketing dos seus serviços de forma eficaz, construa uma marca pessoal sólida, defina os preços certos, expanda sua rede e aprenda habilidades de negociação.

3. Ganhe Experiência de Trabalho para Construir seu Nome

Antes de embarcar em sua jornada de desenvolvimento web freelancer, você precisa ganhar experiência. A experiência ajudará a aprimorar suas habilidades de codificação e preencher seu portfólio, levando a mais clientes. Além disso, também lhe dará uma ideia de que tipo de projetos de desenvolvimento web melhor se adequam às suas habilidades e como lidar com as dificuldades.

Aceitar trabalho voluntário é a maneira mais simples de ganhar experiência. Por exemplo, você pode criar um site simples para empresas locais ou um site pessoal para seus amigos. Mesmo que seja tudo pro-bono, dessa forma você construirá seu portfólio, divulgará seus talentos e, finalmente, convencerá futuros clientes a contratá-lo.

Para uma experiência mais extensa, aqui estão algumas outras ideias de projetos em que você pode trabalhar:

  • Crie um novo site com um CMS. Criar um site usando um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) pode ser um projeto simples para iniciantes ou qualquer pessoa que queira mostrar suas habilidades de design. Plataformas CMS como WordPress, Joomla e Drupal permitem que você crie virtualmente qualquer site sem ter que escrever nenhum código. Além disso, essa ideia de projeto de desenvolvimento web freelance pode ser feita por um custo mínimo.
  • Redesenhe ou melhore um site existente. Como designs de sites desatualizados ou pouco atraentes podem afetar negativamente a experiência do cliente, isso significa que sempre há espaço para melhorias. Procure clientes que possam se beneficiar de uma reforma do site. Como exemplo para seu projeto de redesenho, encontre uma empresa que precise que seu site se torne responsivo em todos os dispositivos.
  • Crie uma página de destino. Uma página de destino é a primeira coisa que os visitantes veem depois de clicar em um anúncio na web ou em um resultado de pesquisa. Como programador freelance, criar uma página de destino eficaz pode ajudar a aumentar a credibilidade da empresa do seu cliente, melhorar a experiência do usuário e, por fim, gerar mais vendas.
  • Crie um site para pequenas empresas. Todos os tipos de empresas exigem plataformas para demonstrar seus produtos ou serviços. No entanto, muitos proprietários de pequenas empresas não têm os recursos e a experiência para criar um site de qualidade. É aqui que você entra. É aqui que você entra: explore opções existentes de sites para criar sites e ajude um cliente montando um design de site fantástico e fácil de navegar. Como freelance programador, você pode ajudar um cliente criando um design de site fantástico e fácil de navegar.
  • Assuma projetos que exigem diferentes linguagens de programação. Para prosperar como um programador freelance de sucesso, você deve dominar uma ampla gama de habilidades de codificação e linguagens de programação. Depois de ter uma vasta experiência em desenvolvimento web, você provavelmente terá mais oportunidades de trabalho. Além disso, isso permitirá que você trabalhe em diversos projetos, o que acabará aumentando sua experiência e aumentará sua renda.Contribuir para projetos de código aberto. Colabore com outros freelances para trabalhar em projetos de código aberto. Fazer isso pode ser excelente para aprimorar suas habilidades de codificação e interagir com outros freelances. Use o GitHub para encontrar projetos de código aberto relevantes que lhe interessem.

Além disso, CodePen é outra plataforma para programadores web colaborarem e compartilharem ideias. Possui um editor de código online para todos os programadores aprimorarem suas habilidades. A plataforma incentiva o aprendizado de código e se concentra em linguagens de front-end.

Pagina inicial do CodePen

4. Monte seu Empreendimento Freelancer

Ser freelance significa trabalhar de forma independente. Assim, você precisará de um plano de negócios para ter sucesso.

Um plano de negócios ideal deve cobrir todos os aspectos-chave das operações e orientá-lo na direção certa para atingir seus objetivos profissionais. É essencial determinar a missão do seu negócio e definir uma visão para ajudá-lo a atingir sua meta de receita, estimar quaisquer despesas e escolher projetos.

Além disso, é útil ter uma conta bancária diferente que seja estritamente para o seu negócio freelance. Isso ajudará a facilitar o cálculo de impostos, receitas e despesas.

5. Cuide das Obrigações Legais

Dependendo de onde você reside, pode haver certos requisitos legais ou regulamentos em torno dos trabalhadores autônomos. Como os freelances não são considerados funcionários regulares ou proprietários de empresas, pode ser necessário registrar suas atividades no governo.

Pergunte aos escritórios de advocacia locais o que você precisa fazer se não tiver certeza se o registro é necessário. Alternativamente, você pode contratar um contador para orientá-lo em todas as leis locais e diretrizes específicas sobre trabalho freelance. Eles podem ajudar a calcular seus impostos anuais e gerenciar despesas e deduções.

Além disso, lembre-se de considerar como você protegerá seu negócio freelance. Será muito mais simples se você trabalhar com clientes usando uma plataforma de terceiros que gerencia projetos e pagamentos para você.

Se você preferir trabalhar diretamente com seus clientes, certifique-se de ter um acordo oficial em vigor que descreva quanto um programador freelance ganha pelo trabalho realizado.

O seguro é outra obrigação legal importante que você terá que cuidar como freelance programador. Se você for processado por um cliente, ter um seguro pode protegê-lo contra possíveis perdas financeiras.

Confira os diferentes tipos de seguro freelance disponíveis. Normalmente, o seguro de responsabilidade protege os freelances contra reclamações feitas por clientes em relação ao mau desempenho ou quebras de contrato.

6. Crie um Site de Portfólio

Um site de portfólio é uma ótima plataforma para mostrar seu trabalho anterior e construir sua marca pessoal. É um projeto pessoal que lhe permite a liberdade criativa de experimentar.

Se você projetar seu portfólio de forma cuidadosa e criativa, os visitantes poderão ver um reflexo de suas habilidades de desenvolvimento web. Além disso, uma combinação de visuais impressionantes e conteúdo envolvente ajudará a convencer clientes em potencial a usarem seus serviços.

No site do seu portfólio, inclua projetos nos quais você trabalhou. Junto com depoimentos, isso estabelecerá uma primeira impressão confiável. Além disso, certifique-se de falar sobre sua educação, certificações de programador, conjunto de habilidades e experiência como forma de deixar as pessoas verem sua personalidade.

Como o objetivo principal do seu portfólio é atrair novos clientes, certifique-se de que você esteja acessível. Coloque seus horários de disponibilidade, endereço de e-mail, perfis de mídia social e formulário de contato em pontos visíveis em seu site.

Aqui está o que você precisa para criar um site de portfólio de programador:

  • Plataforma de criação de sites. Um construtor de sites, um CMS ou um criador de portfólio oferece uma solução simples para criar um site de portfólio do zero. Se procura uma plataforma que permita uma maior personalização e flexibilidade de gestão de conteúdos, recomendamos um CMS como o WordPress.
  • Nome do domínio. Seu nome de domínio é o que as pessoas digitam na barra de endereços de seus navegadores. Ao escolher um nome de domínio para o site do seu portfólio, esforce-se pela exclusividade e profissionalismo. Portanto, opte pelo domínio .dev ou .com e certifique-se de verificar sua disponibilidade usando uma pesquisa de nome de domínio.

Verificador de Domínio

Verifique instantaneamente a disponibilidade do nome de domínio.

  • Hospedagem de sites. Você precisará de uma conta de hospedagem na web para armazenar seu site de portfólio e disponibilizá-lo ao público. Como o site de portfólio de um programador da Web geralmente contém muitos arquivos de mídia, escolha um plano que forneça armazenamento suficiente.

Aqui na Hostinger, oferecemos várias soluções de hospedagem. Nossos planos de hospedagem compartilhada Premium e Business incluem registro de domínio gratuito, contas de e-mail e certificados SSL. A partir de $1,99/mês, é ideal para hospedar sites como o seu site de portfólio de programador freelance.

Depois de escolher uma plataforma, configurar um nome de domínio e hospedagem na web, é hora de construir seu portfólio. Mantenha o design do seu site simples e siga as práticas recomendadas ao criá-lo. Lembre-se de incluir elementos que transmitam sua personalidade, projetos desejados e recursos como programador freelance.

Para inspirá-lo, vamos dar uma olhada nos seguintes sites de portfólio de programadores especializados.

Adham Dannaway

Site do portfólio de Adham Dannaway

A página inicial de Adham apresenta um gráfico atraente que demonstra suas habilidades de codificação e design. Este portfólio exemplifica um design elegante e atenção meticulosa aos detalhes. Além disso, há também uma seção onde ele apresenta estudos de caso de seus projetos anteriores. É uma maneira fascinante de guiar os visitantes pela jornada de sua carreira de web design.

From The Mountain

Site do portfólio da From the Mountain

Ray van den Berg é o homem por trás de From The Mountain. Desenvolve aplicativos web e mobile. Sua página inicial mostra o que ele faz com uma ilustração de um programador freelance sentado na frente de um laptop. A navegação do site é simples e permite que os usuários entrem em contato com ele ou visualizem seus serviços sem precisar rolar para baixo.

Ruben Kuipers

Site do portfólio do Ruben Kuipers

Quando você visita o site de Ruben, você sabe imediatamente como ele é e o que ele faz. Isso dá uma sensação de familiaridade e confiança para qualquer cliente em potencial. Além disso, é um ótimo exemplo de um web design de portfólio de uma página que é livre de desordem.

Matthew Williams

Site do portfólio do Matthew Williams

Com um fundo preto, a página inicial de Matthew parece atraente e limpa. Na página de destino, você verá sua breve auto-apresentação como programador. Conforme você rola para baixo, a página carrega diferentes seções que contêm informações como suas habilidades, blogs, portfólio e informações de contato.

Brittany Chiang

Site do portfólio da Brittany Chiang

Brittany é outra programadora profissional que usa um site de portfólio de uma página. Ela emprega um esquema de cores escuras e simplicidade no design de seu site. O cabeçalho fixo ajuda os usuários a navegar facilmente pelo site.

Gift Egwuenu

Site do portfolio da Gift Egwuenu

O web design do portfólio da Gift usa apenas algumas animações e cores, o que faz com que pareça simples, mas elegante. Além disso, a capacidade de alternar entre temas claros e escuros faz com que seu site de portfólio se destaque. Clique no ícone da pequena lua no canto superior direito do site para fazer isso.

7. Faça o Marketing dos seus Serviços

Depois de concluir as etapas anteriores, é hora de comercializar seus serviços. O marketing pode ser um desafio, pois você precisará se colocar em rede ativamente com outras pessoas e proprietários de empresas.

Portanto, além de criar um site de portfólio funcional e impressionante, é essencial promover seus serviços de maneira eficaz.

Ser um freelance programador fornece uma infinidade de canais de marketing. Em vez de tentar comercializar em todos os lugares ao mesmo tempo, tente se concentrar em um canal de marketing antes de implementar outros métodos de marketing.

Abaixo estão alguns dos meios mais populares para comercializar seus serviços.

  • Referências. Atrair mais clientes por meio do boca a boca ou do marketing de referência ainda é uma excelente abordagem para comercializar seus negócios. Você estabelecerá autoridade quando receber novos projetos de pessoas que o conhecem por meio de clientes existentes ou conhecidos do setor. Seja profissional ao pedir referências aos seus clientes.
  • Marketing de conteúdo. Criar conteúdo específico de nicho é um excelente método para estabelecer sua experiência e gerar leads. Escreva postagens de blog ou publique conteúdo de vídeo como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo. Em última análise, adotar as práticas corretas pode resultar em contratos mais lucrativos.
  • Local na rede Internet. Seu site deve empregar as melhores técnicas de SEO para ter um melhor desempenho nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Uma classificação mais alta aumenta a probabilidade de mais usuários clicarem, direcionando mais tráfego orgânico para seu site e aumentando sua visibilidade online.
  • Mídia social. Atraia mais clientes divulgando seus serviços em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram ou LinkedIn. Além disso, você pode criar um canal no YouTube para compartilhar qualquer coisa relacionada ao seu trabalho como programador freelance.
  • Eventos offline. Participar de eventos como convenções, seminários ou webinars onde você pode conhecer clientes em potencial é uma maneira eficaz de ser notado. Isso permite que você se apresente a outros programadores profissionais da Web, o que pode abrir portas para oportunidades. Além disso, também pode expandir seus conhecimentos e habilidades.
  • Comunidade ou fóruns. Uma comunidade ou fórum online pode ser outro meio para comercializar seus serviços. Envolva-se em uma plataforma onde você pode se envolver em discussões com outros profissionais freelance. Acesse LinkedIn, Quora ou Reddit para responder a perguntas relacionadas a tópicos de desenvolvimento web. Isso fornecerá oportunidades de networking com colegas freelances e clientes em potencial.

Stack Overflow é outro excelente fórum para programadores da Web compartilharem seus conhecimentos e aprenderem com os outros. Programadores de diferentes níveis de habilidade farão e responderão a quaisquer perguntas que você tenha sobre desenvolvimento web.

Onde Encontrar Trabalhos como Programador Freelance

Ao procurar trabalho, você pode começar se inscrevendo em sites de freelance. Lá você pode encontrar muitas listas de empregos para serviços de desenvolvimento web em um só lugar.

Novas plataformas estão surgindo para agilizar o relacionamento freelance-cliente. Elas também tornam mais fácil para você restringir suas pesquisas de emprego. Você pode filtrar as opções de trabalho com base em suas habilidades e ativar alertas de trabalho para projetos que correspondam às suas preferências.

A seguir estão alguns dos sites mais populares para encontrar trabalho:

People per Hour

Esta plataforma freelance permite que os programadores definam suas próprias taxas com base em sua experiência. No entanto, os concursos de talentos são o que diferencia este site de seus concorrentes. Os freelances competem entre si, promovendo suas melhores habilidades e estabelecendo ótimos preços. Esses concursos frequentemente determinam as decisões de contratação.

Além disso, você pode enviar 15 propostas para clientes, procurar vagas e receber notificações de novas vagas sem se inscrever em um plano de assinatura.

Guru

O Guru simplifica o processo de busca de empregos e envio de cotações aos clientes. Depois de criar seu perfil, a plataforma recomendará empregos com base em seu nível de habilidade e experiência anterior.

No Guru, os freelances podem fazer lances em projetos de longo ou curto prazo e cobrar uma taxa fixa para cada um. Para retirar seus ganhos, você pode usar o PayPal ou uma transferência bancária. Além disso, a plataforma protege seus freelances com SafePay para garantir pagamentos pontuais.

Toptal

Pagina inicial do Toptal

A Toptal hospeda uma ampla rede de freelances experientes e talentosos.

O processo de verificação que um freelance precisa passar ao se inscrever na Toptal envolve cinco etapas. Os candidatos devem passar por uma avaliação abrangente de inglês e realizar um projeto de teste. O teste mede a experiência, o profissionalismo e as habilidades de comunicação de um freelance.

A plataforma aceita apenas menos de 3% dos milhares de aplicativos que recebe a cada mês. Se você passar no processo de seleção, terá acesso a vários anúncios de emprego de clientes de alto perfil, como HP Enterprise, Motorola e Bridgestone. Por outro lado, se você falhar no teste, sua inscrição será suspensa por meses.

Upwork

Pagina inicial do Upwrok

No Upwork, os clientes determinarão suas qualificações verificando seu perfil quando você se candidatar a um emprego ou projeto. Certifique-se de configurar um perfil detalhado do Upwork com informações sobre você, suas habilidades e seu histórico de trabalho.

Os freelances nesta plataforma podem optar por trabalhar em projetos de curto prazo, contínuos, individuais ou em equipe. Se você está apenas começando como freelance, o Upwork pode ser a plataforma ideal de busca de projetos.

Fiverr

Esta plataforma foi projetada para que freelances se promovam com base em seu nível de especialização. Ela permite que os freelances decidam o preço que desejam definir para seus serviços, a partir do preço baixo de $5. Freelances com muitas avaliações positivas e classificações altas tendem a cobrar preços de até $100/hora ou mais se seu trabalho oferecer grande valor.

Quanto Ganha um Programador Freelance?

Um relatório mostra que o salário médio anual de um programador freelance baseado nos EUA é de $72.208, o que equivale a aproximadamente $35/hora. Geralmente, programadores de back-end e full-stack ganham mais do que programadores de front-end.

É importante considerar vários aspectos antes de precificar seus serviços. Leve em consideração seu nível de especialização, experiência de trabalho anterior, localização, bem como a complexidade do projeto.

Se você não tiver certeza de quanto um programador freelance ganha pelos seus serviços, considere as seguintes abordagens:

  • Preços de penetração. Se você não tiver conhecimento ou experiência, use essa opção de preço para definir taxas mais baixas do que outros freelances em seu nicho.
  • Preço baseado no tempo. Para novos freelances, essa é a estratégia mais simples para precificar seus serviços. Você pode pedir para ser pago por hora ou por dia, dependendo dos requisitos do projeto. Com essa tática, quanto mais horas você trabalha, mais você ganha.
  • Preços baseados em projetos. Com esse método, seu cliente concorda com um orçamento que você definiu antes de iniciar o trabalho. Portanto, estimar o tempo e o esforço necessários para a conclusão do projeto é essencial para essa estratégia. Lembre-se de revisar a descrição do projeto para evitar trabalhar horas extras.
  • Preço promocional. Use essa tática de preços para entrar no mercado freelance se você não estiver pronto para solicitar taxas premium ou baseadas em projetos. Isso dará a seus clientes a impressão de pagar por seus serviços a um preço especial.

Alternativamente, entre em contato com sua rede de amigos freelances para pedir um valor aproximado. Se você não conhece nenhum, pesquise online. Você pode encontrar uma variedade de abordagens de preços e propostas compartilhadas por outros freelances em comunidades online, fóruns ou blogs pessoais.

Prós de ser um Programador Freelance

Se a sua definição de trabalho ideal é ser seu próprio patrão, então o freelance será perfeito para você. Aqui estão alguns profissionais que vêm junto com o trabalho como programador freelance:

  • Horários e locais de trabalho flexíveis. Uma grande vantagem de ser um programador freelance é a capacidade de trabalhar a qualquer momento. Você também tem a opção de trabalhar em uma cafeteria, um espaço de coworking ou em casa. Essencialmente, qualquer local com conexão à Internet pode servir como seu local de trabalho.
  • Liberdade para selecionar seus projetos. Ser freelancer permite que você escolha projetos e clientes com base em suas preferências. Você não é obrigado a aceitar um projeto de clientes com os quais não se sente à vontade para trabalhar.
  • Autonomia do projeto. Além de selecionar projetos adequados aos seus talentos e interesses, o freelance permite controlar o fluxo e a direção de suas atividades. Além disso, trabalhar como programador freelance permite que você busque outros projetos individuais ou de código aberto.
  • Controle financeiro. Como freelance, você tem controle total sobre suas taxas e cotações de projetos. Isso lhe dá a capacidade de ganhar o que você vale e gerenciar sua renda.

Contras de ser um Programador Freelance

No entanto, também existem alguns contras de ser um programador freelance, como:

  • Instabilidade Financeira. Quando você trabalha como freelance, não há certeza de quando seu próximo salário chegará. Ser freelancer não garante estabilidade financeira a longo prazo. Você pode ganhar menos ou mais do que seu projeto anterior.
  • Agenda lotada. Trabalhar sozinho pode ser extremamente desafiador às vezes. Em algum momento, você terá que acompanhar muitas coisas, como cumprir prazos, escrever propostas e manter um site.
  • Indústria competitiva. Quando você inicia sua carreira de freelance, pode achar difícil se destacar da multidão. Muitos outros programadores web oferecem os mesmos serviços que você. Muitas empresas preferem trabalhar com programadores web freelance respeitáveis ​​com portfólios excelentes.

Ser um programador freelance tem várias vantagens e desvantagens. No entanto, nenhum trabalho vem fácil. O mais importante é saber lidar com os desafios em mãos.

Dicas para se Tornar um Programador Freelance de Sucesso

Para ter sucesso como programador freelance, aplique as seguintes dicas:

Especialize-se em um Nicho

Como programador freelance, você deve se estabelecer como o melhor em seu campo. Isso fortalecerá seu portfólio, permitindo que você destaque sua especialidade e credibilidade. É possível fazer um pouco de tudo, então você pode se sentir compelido a aceitar qualquer trabalho para ganhar mais dinheiro online.

No entanto, focar em um nicho específico tornará mais fácil ganhar experiência e estabelecer uma reputação. Como resultado, você poderá se especializar em algumas áreas nas quais se destaca e restringir seus serviços. Além disso, seu mercado-alvo começará a associá-lo ao seu nicho, levando a mais clientes.

Limitar seu nicho pode levar algum tempo e esforço. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a decidir sobre um nicho mais fácil:

  • Escolha um nicho com base em seu trabalho anterior. Olhe para trás nos projetos que você já completou para ter uma noção do que você gosta de fazer. Você já pode estar se concentrando em um tipo específico de projeto de desenvolvimento web sem nem perceber. Se você já trabalhou em um nicho específico antes, terá uma ideia melhor de sua demanda por programadores e viabilidade financeira. Além disso, seus clientes anteriores poderão fornecer referências e apresentar outras oportunidades para gerar novos clientes em potencial.
  • Analise seus concorrentes. Realize pesquisas de mercado dentro da indústria de programadores freelance. Isso ajudará a determinar se o nicho desejado é viável. Encontre a resposta navegando pelos mercados freelancer. Lá, você poderá ver facilmente quantas pessoas estão procurando contratar programadores web para tarefas específicas.
  • Considere as coisas que despertam seus interesses. Escolher um nicho que lhe interesse tornará mais fácil permanecer intrigado. Você poderá se aprofundar em seus desafios, peculiaridades e últimas tendências. Considere compilar uma lista de coisas pelas quais você se sente entusiasmado e pesquise como elas se relacionam com o desenvolvimento web.

Combinar suas paixões e experiência em desenvolvimento web pode diferenciá-lo da concorrência. Os clientes em potencial podem se sentir mais inclinados a contratá-lo por causa de sua singularidade.

Acompanhe as Tendências de Desenvolvimento Web

As tendências podem ser úteis para ajudar a comercializar seus serviços para empresas estabelecidas, especialmente aquelas que estão interessadas em adotar novas estratégias e tecnologia avançada para vender seus produtos. Ficar por dentro das mais recentes práticas de desenvolvimento web permitirá que você desenvolva ótimos sites com um toque de frescor e modernidade.

Continue aprimorando suas habilidades aprendendo novas linguagens e tecnologias em desenvolvimento web em seu tempo livre. Também pode se inscrever em newsletters e publicações relacionadas com o seu setor como forma de acompanhar as tendências emergentes.

Leia artigos, blogs e tutoriais para expandir seu conhecimento sobre desenvolvimento web. Ao fazer isso, você será capaz de acompanhar melhor as constantes mudanças. Isso também tornará mais fácil para os clientes em potencial reconhecerem a quantidade de experiência que você possui.

Ofereça Serviços de Manutenção de Hospedagem

Os clientes podem vir até você para criar um site para eles sem ter um nome de domínio ou hospedagem na web. Mesmo que pareça um trabalho extra, você ganhará mais oferecendo serviços de manutenção de hospedagem e gerenciamento de domínio.

Muitos clientes podem não ter recursos suficientes para construir, manter e melhorar constantemente seus sites. Pode ser caro contratar outros programadores web para trabalhar neles em tempo integral. Ao oferecer serviços de manutenção de sites, você pode ajudá-los enquanto ainda recebe o pagamento.

Além disso, os clientes estarão mais propensos a contratá-lo se você oferecer o pacote completo de desenvolvimento web. Informe que seus serviços incluem backups de sites, atualizações de segurança, monitoramento de tráfego, otimização de velocidade e renovação de domínio.

Adquira um plano de hospedagem de servidor privado virtual para hospedar sites de vários clientes em uma única conta. Isso não apenas economizará dinheiro quando comparado à compra de um pacote separado para cada cliente, mas também otimizará o processo de monitoramento do site.

Invista em Ferramentas de Gestão Empresarial

Investir em uma ferramenta de gestão de negócios ajudará a gerenciar vários clientes e projetos ao mesmo tempo. Dessa forma, você poderá agilizar seu processo de definição de metas, gerenciamento de projetos e cumprimento de prazos.

Ferramentas de Controle de Tempo

O monitoramento do tempo gasto em suas tarefas e projetos diários é mais gerenciável com aplicativos de rastreamento de tempo. Eles permitem que você avalie a precisão de suas estimativas de tempo e a eficiência de suas habilidades como programador freelance.

Controlar seu tempo o ajudará a ficar mais ciente do progresso de cada tarefa, resultando em maior produtividade. Ao usar os dados coletados pelas ferramentas, você pode realizar autoestudos para ver se suas habilidades de gerenciamento de tempo o ajudam a alcançar seus objetivos.

Aprimore suas habilidades de gerenciamento de tempo com as seguintes ferramentas:

  • Toggl. Ele oferece um aplicativo fácil de usar para monitorar quanto tempo você gasta em um projeto. Além disso, a ferramenta apresenta recursos avançados, como gerenciamento automatizado de planilhas de horas e envio de relatórios por e-mail. É um ótimo aplicativo para freelances, agências e equipes.
  • Clockify. Gratuito por tempo e usuários ilimitados, Clockify é a escolha perfeita para freelances. Ele mantém relatórios de tempo precisos e fornece análise visual. Além disso, é integrado a uma variedade de aplicativos de gerenciamento de projetos, como GitHub, ClickUp e Trello.
  • TopTracker. O rastreador de tempo da TopTal oferece uma solução completa e amigável para freelances. É gratuito e sem limitações para todos os recursos. Os usuários podem se beneficiar de capturas de tela cronometradas, faturamento gratuito e configurações completas de perfil de privacidade. Além disso, a ferramenta fornece relatórios abrangentes do seu tempo.

Ferramentas de Faturamento

Como freelance, você merece ser pago com precisão e pontualidade. Criar faturas para vários projetos e clientes pode ser um desafio, especialmente se você não estiver familiarizado com o processo. É aqui que entram as ferramentas de faturamento.

As ferramentas de faturamento permitem que os freelances especifiquem um valor faturável predefinido para cada projeto. Elas simplificam o processo de verificação de faturas e eliminam a possibilidade de erros. Além disso, você pode compartilhar a fatura com seus clientes sem precisar gastar horas realizando os cálculos manualmente.

As ferramentas a seguir podem ajudá-lo a faturar clientes de maneira fácil, segura e perfeita:

  • Invoice Simple. Com esta ferramenta, os usuários podem enviar estimativas de forma rápida e fácil aos clientes. É ideal para freelances que procuram um software de faturação simples e profissional. Além disso, permite rastrear suas faturas com um aplicativo para Android ou iOS.
  • Akaunting. Faturamento, acompanhamento de despesas e gerenciamento de todas as suas necessidades contábeis podem ser feitos usando esta ferramenta web gratuita. Como é de código aberto, você pode baixar e hospedar o software em seu servidor web. Além disso, oferece total privacidade de dados.
  • Wave. Uma ótima ferramenta de faturamento para freelances que desejam simplificar e lidar com os fundamentos de faturamento. Ele permite que os usuários criem faturas personalizadas e ilimitadas em qualquer moeda. Além disso, ele vem com condições de pagamento configuráveis, aceita pagamentos bancários e com cartão de crédito e gera lembretes automáticos de pagamento para seus clientes.

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Seu dia de trabalho típico como freelance programador provavelmente é dinâmico. Em algum momento, você pode ser obrigado a trabalhar em muitos projetos simultaneamente ao enviar faturas e enviar propostas para novos projetos dentro do prazo.

A principal função das ferramentas de gerenciamento de projetos é acompanhar os projetos realizados, atuais e futuros. Se você tiver informações claras sobre o status atual de seus projetos, o planejamento do projeto ficará muito mais fácil de gerenciar.

Para organizar seu trabalho em uma ordem sistemática e ser mais eficiente, escolha entre as seguintes ferramentas populares de gerenciamento de projetos:

  • Monday.com. Os usuários podem planejar, acompanhar e organizar seus projetos. É uma excelente ferramenta de gerenciamento de projetos que permite criar planos de projetos usando modelos totalmente personalizáveis.
  • Todoist. É um aplicativo de gerenciamento de tarefas simples para organizar seu fluxo de trabalho. A ferramenta permite definir um cronograma de trabalho e ver sua visão geral em tempo real. Ele analisa sua lista de tarefas e define prioridades para as tarefas mais importantes.
  • Any.do. Ele vem com um planejador diário para organizar suas tarefas, listas e lembretes em um só lugar. O Any.do Moment pode avaliar rapidamente suas tarefas diárias, determinando o que precisa ser trabalhado, reprogramado ou removido após a conclusão. Além disso, possui lembretes inteligentes com temas visualmente atraentes.

Mantenha um Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal

Manter um equilíbrio saudável entre sua vida profissional e pessoal é muito importante. Ao fazer isso, você aliviará o estresse e a pressão psicológica, evitando o esgotamento.

Ao formular um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, lembre-se de que o que funciona para um freelance pode não funcionar para você. Portanto, tente se entender melhor. Esforce-se para priorizar seu bem-estar mental e físico e reserve um tempo para refletir sobre suas capacidades e limites.

Aqui estão algumas dicas para você criar um equilíbrio ideal entre vida profissional e pessoal:

  • Estabeleça um cronograma de trabalho consistente. Ter a liberdade de ser seu próprio patrão é uma vantagem de trabalhar como freelance programador. No entanto, certifique-se de que você é autodisciplinado quando se trata de trabalho. A definição de horários de trabalho fixos apoiará um ambiente de trabalho eficiente e livre de estresse.
  • Crie um plano de trabalho. Como freelance, é provável que você se encontre gerenciando muitos projetos enquanto tenta garantir novos clientes simultaneamente. Por isso, é essencial planejar seu trabalho com antecedência. Um bom cronograma ajudará a garantir entregas de projetos em tempo hábil, o que é vital para manter sua reputação.
  • Faça pausas frequentes. Lembre-se de fazer pequenas pausas enquanto trabalha. Ficar sentado por horas pode causar problemas de concentração. Tirar algum tempo para relaxar o ajudará a pensar com clareza e a se preparar melhor para as próximas tarefas.
  • Defina sua disponibilidade. Ter horários de trabalho flexíveis não significa disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. Alguns clientes podem presumir que podem ligar para você a qualquer momento. Certifique-se de que eles saibam o seu horário de trabalho. Além disso, considere ter um número de telefone separado para sua empresa.
  • Concentre-se em sua saúde. Estresse e má postura podem prejudicar seriamente sua saúde. Adote um estilo de vida saudável que envolva dormir o suficiente, fazer exercícios regularmente e comer direito para ficar em forma.
  • Saiba quando recusar um projeto. Lembre-se que você tem limitações. Aprenda a dizer não a um projeto se suas mãos já estiverem ocupadas. Pense no que você precisa trabalhar e se você tem os recursos para assumir outro trabalho.
  • Prepare sua semana com antecedência. Evite ficar sobrecarregado reservando algum tempo para planejar sua semana e gerenciar seu calendário. Crie uma lista de tarefas diárias que inclua seus compromissos de negócios e necessidades pessoais. A lista irá ajudá-lo a gerenciar seu tempo e aderir a uma rotina programada.

Pronto para se Tornar um Programador Freelance?

Trabalhar como freelance em tempo integral permite que você execute qualquer projeto com total controle criativo. Esse estilo de trabalho moderno permite que você seja seletivo sobre os projetos que assume. Dito isto, tornar-se um programador freelance de sucesso não acontece da noite para o dia. É preciso muito tempo e esforço.

Não importa o tipo de desenvolvimento web em que você se especialize, você deve possuir uma combinação de habilidades técnicas, soft e de negócios. Essas qualidades aumentarão substancialmente a lucratividade de seus serviços como freelance programador. Quanto mais diversificadas forem suas habilidades, maior a probabilidade de os clientes escolherem você.

Para encontrar projetos de desenvolvimento web freelance, procure listas de empregos online e offline, como por meio de agências de desenvolvimento WordPress. Você aumentará suas chances inscrevendo-se em plataformas de freelances e entrando em contato com empresas e conhecidos locais.

Esperamos que este tutorial tenha sido útil. Seguindo as etapas e dicas deste artigo, você estará no caminho certo para iniciar uma carreira de sucesso como programador freelance. Boa sorte para encontrar seu primeiro projeto. 

Author
O autor

Daniela C.

Daniela tem interesse em marketing digital, é especialista em SEO e faz parte do time de SEO & Conteúdos da Hostinger. Em seu tempo livre, ela gosta de viver a sua vida explorando o mundo, colecionando memórias e aventuras.