Checklist de Lançamento de Site 2024: 20+ Tarefas Essenciais Pré e Pós-Lançamento

Checklist de Lançamento de Site 2024: 20+ Tarefas Essenciais Pré e Pós-Lançamento

Os sites se tornaram um investimento necessário para indivíduos e empresas, afinal eles ajudam a construir autoridade e aumentar o reconhecimento da marca. Com tantos construtores de sites e sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) disponíveis, você pode facilmente fazer um site por conta própria, sem contratar um desenvolvedor web profissional.

Depois de ter um site funcional, o passo final é lançá-lo e informar seus visitantes em potencial sobre ele. No entanto, lançar um site pode ser um desafio. Tudo precisa ser considerado: desde garantir uma experiência de usuário apropriada até testar a usabilidade.

Por esse motivo, selecionamos uma checklist abrangente de lançamento de sites com ações para tomar antes e depois do lançamento do site. Para cada item, incluímos dicas e ferramentas para ajudar você a se manter no caminho certo e evitar perder alguma etapa do processo.

Checklist Pré-lançamento do Site

Quando terminar de configurar um site, é necessário garantir que todos os elementos estejam funcionando corretamente. Abaixo, você encontrará nossa checklist pré-lançamento de site, que cobre 22 tarefas a serem feitas antes de lançar a versão final do seu website.

1. Ativar um Certificado SSL

Um SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que criptografa todos os dados transmitidos entre um servidor Web e um navegador Web. Todo site precisa ativar um certificado SSL para proteção de privacidade, especialmente aqueles que processam dados confidenciais, como nomes de usuário, informações de cartão de crédito e endereços privados.

Ativar um protocolo de segurança SSL é vital para a proteção de dados confidenciais

Quando um site tem um certificado SSL ativo, a URL começará com HTTPS em vez de HTTP indicando uma conexão segura. O protocolo também vai melhorar o ranqueamento de um site em motores de busca e estabelecer uma relação de confiança com os visitantes.

Um exemplo de identificação se um site possui um certificado SSL ativo. A URL começará com HTTPS em vez de HTTP

Na Hostinger, fornecemos um selo de certificado SSL de graça em todos os nossos planos de hospedagem. Dito isso, recomendamos o uso de um certificado SSL de Validação Estendida (VE) se você tiver um site de alto risco que lida com muito tráfego, como um negócio de comércio eletrônico.

2. Atualize seu CMS para a Versão mais Recente

Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) permite que usuários sem conhecimento de programação configurem e modifiquem facilmente páginas de um site. Alguns de seus recursos incluem criação e distribuição de conteúdo, colaboração em equipe e armazenamento de imagens.

Uma das vantagens mais significativas de usar um sistema de gerenciamento de conteúdo é a fácil instalação e as atualizações simplificadas. Por exemplo, o WordPress constantemente lança novas atualizações que contêm melhorias substanciais para seus recursos de segurança e edição de sites.

Antes de o site entrar no ar, verifique se o CMS está atualizado para evitar problemas de compatibilidade e segurança. Além disso, uma versão atualizada do CMS oferece navegação mais rápida e melhor funcionalidade, resultando em um site mais responsivo.

3. Prepare uma Solução de Backup

Execute backups regulares do site para evitar a perda de dados do site em caso de erros inesperados ou violações de segurança. Para as empresas de e-Commerce, a perda de dados pode afetar negativamente as relações com os clientes e interromper os fluxos de receita.

Para maior eficiência, recomendamos escolher um plano de hospedagem com backups automáticos do site. Por exemplo, a Hostinger oferece backups semanais automáticos em todos os seus planos e backups diários em seus planos de hospedagem voltados para negócios. Os usuários podem optar por baixar um backup completo do site ou um backup de um clique via hPanel, o painel de controle personalizado da Hostinger.

No entanto, também é possível gerar um backup manualmente usando um serviço de terceiros para baixar seus arquivos da web.

4. Configure Todas as Páginas Essenciais do Site

Sites com páginas incompletas normalmente têm taxas de rejeição mais altas, pois geralmente não possuem as informações que o cliente precisa. Esses sites podem parecer pouco profissionais para os visitantes e ter um desempenho ruim nos resultados de pesquisa.

É por isso que garantir que todas as páginas estejam finalizadas e no local certo é um passo essencial na checklist de lançamento do site. Aqui estão as quatro páginas essenciais para incluir em seu site:

  • Página inicial. É a página em que seus clientes acessam pela primeira vez ao visitar seu site. Uma homepage eficaz proporciona uma primeira impressão positiva, incentivando os visitantes a explorarem mais o site. Garanta que sua página inicial exiba um cabeçalho do tipo hero que seja atraente e indique claramente o que você oferece.
  • Página Sobre Nós. Esta página fornece informações mais detalhadas sobre a empresa por trás do site. É um ótimo lugar para elaborar a visão e as conquistas da sua marca. Compartilhe histórias pessoais cativantes para fazer com que os clientes se identifiquem com os valores da sua marca.
  • Página do produto ou serviço. Esta é uma página essencial para e-Commerces e sites de negócios. Idealmente, os proprietários de sites devem melhorar constantemente esta página para fornecer uma experiência personalizada e de boa qualidade. Tente otimizá-la escrevendo descrições de produtos atraentes e tirando fotos bem tiradas de seus produtos para evocar a emoção desejada.
  • Página de contato. O objetivo desta página é permitir que os visitantes entrem em contato com você rapidamente. Geralmente inclui o endereço de e-mail, o número de telefone e a localização física da sua empresa. Considere adicionar um formulário de contato para permitir que os visitantes enviem perguntas sem sair do site. Isso pode ser feito instalando um plugin de formulário de contato do WordPress.

Caso você ainda não tenha certeza sobre a aparência e a funcionalidade final do site, usar um ambiente de testes pode ser uma ótima opção. Desenvolvedores web profissionais geralmente usam um site de staging para garantir que todo o conteúdo e as alterações nos códigos estão funcionando corretamente antes de um site entrar no ar

O WordPress oferece um ambiente de testes que permite aos usuários desenvolver e modificar um site com segurança sem afetar seu estado original. Se você é um webmaster iniciante, a maneira mais conveniente de criar um site de staging é usar um conjunto de ferramentas personalizadas, que vão te ajudar a configurá-lo com apenas alguns cliques.

A Hostinger oferece uma ferramenta de ambiente de testes integrada incluída em nossos planos de hospedagem WordPress de mais avançados, como a Hospedagem Compartilhada Business e o WordPress Pro. Os sites que rodam nos planos Single ou Starter podem criar um site de staging manualmente ou usar um plugin como o WP Staging.

5. Exclua Conteúdo Temporário dos Templates

Ao criar um site usando um construtor de sites ou CMS, os templates personalizados geralmente contêm conteúdo temporário, como texto ou imagens fictícias.

A maioria das pessoas pula essa etapa, o que pode fazer um site parecer confuso. Portanto, você deve sempre excluir qualquer elemento que não esteja planejando usar na versão final do site que irá ao ar.

6. Configure a Integração com o Analytics

Uma boa plataforma de análise permite que o proprietário de um site colete dados sobre o desempenho de suas páginas através de várias métricas, como origem de tráfego e conversões totais. Além disso, ela também fornece informações sobre o comportamento do público. Com esses dados, você pode criar uma estratégias melhores para otimizar seu site.

Embora várias plataformas de análise de sites estejam disponíveis, o Google Analytics oferece vários recursos, como visualização de dados, ferramentas de relatórios e várias integrações de terceiros.

Página inicial do site do Google Analytics

Os proprietários de sites WordPress podem facilmente integrar o Google Analytics ao painel do WordPress. Isso pode ser feito manualmente ao inserir um trecho de código e o código de acompanhamento no arquivo functions.php ou header.php.

Ou você pode instalar um plugin de análise do WordPress como o MonsterInsights.

7. Configure Páginas de Erro Personalizadas

As páginas de erro fazem parte dos códigos de status HTTP, que indicam erros técnicos no servidor ou no lado do cliente. Se a página solicitada não existir, seu domínio irá redirecionar os usuários para uma página de erro 404. Isso pode acontecer por vários motivos, como URLs digitadas incorretamente, problemas de cache ou problemas com preferências de DNS (sistema de nomes de domínio).

Um navegador apresentará a página de erro HTML padrão automaticamente aos usuários, o que é algo que tende a ser visualmente desinteressante e pouco amigável. Tais páginas de erro fazem com que os usuários percam o interesse, diminuindo a chance delese retornarem ao site.

Portanto, é melhor configurar páginas de erro personalizadas. Dessa forma, você pode criar sua página 404 e criar uma mensagem clara para explicar por que a página solicitada não pode ser encontrada.

Tome a página de erro 404 dos Tutoriais Hostinger como exemplo. Ela inclui uma mensagem de erro simples e um botão de chamada para ação (CTA) que direciona os usuários de volta para a página inicial.

Um exemplo de uma página de erro HTTP 404 nos tutoriais da Hostinger

8. Teste a Experiência do Usuário (UX) do Site

Além de um design de site atraente, um site deve oferecer uma experiência de usuário (UX) perfeita, que é a certeza de que a interface de um site é amigável e os visitantes podem concluir rapidamente tarefas específicas.

Realize testes de usabilidade para avaliar a facilidade com que os usuários navegam e interagem com seu site. Ao fazer isso, você pode identificar aspectos do website que podem confundir os visitantes e ver como melhorá-los.

Aqui estão algumas das ferramentas mais populares para testar a usabilidade do site:

  • Crazy Egg. Fornece um mapa de calor do site para identificar o comportamento dos usuários em páginas específicas.
  • Lookback. Permite testes de habilidade com usuários por meio de entrevistas em tempo real e compartilhamento de tela em múltiplos dispositivos.
  • Optimizely. Uma plataforma de teste A/B com recursos de análise, que permite que os usuários determinem se sua estratégia atual está funcionando.

Além de proporcionar uma ótima experiência de usuário, é essencial tornar seu site acessível a todos, inclusive a pessoas com deficiência. Implementar a acessibilidade do site pode criar uma interação positiva com os usuários, o que leva a mais tráfego.

Certifique-se de que seu site siga o padrão legal, como as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e Accessible Rich Internet Applications (WAI-ARIA). Use ferramentas como WebAim e WAVE para verificar se seu site está em conformidade com os padrões aplicáveis.

9. Verifique a Compatibilidade com Dispositivos Móveis

Quase 59% do tráfego global de sites vem de aparelhos mobile, indicando que a maioria das pessoas prefere acessar o conteúdo da web usando seus dispositivos móveis. Criar um site compatível com dispositivos móveis pode ajudá-lo a alcançar mais clientes em potencial e criar uma vantagem competitiva.

Aqui estão as melhores práticas para garantir a compatibilidade móvel de um site:

  • Use design de site responsivo. Essa prática de web design ajusta automaticamente o conteúdo para caber em diferentes tamanhos e orientações de tela. Um dos métodos mais fáceis é usar um tema responsivo dos construtores de sites ou CMSs.
  • Habilite Accelerated Mobile Pages (AMP). Uma estrutura web de código aberto projetada pelo Google para ajudar a acelerar a entrega de conteúdo e melhorar a legibilidade do site em dispositivos móveis.
Página inicial do site AMP
  • Elimine pop-ups. Como os dispositivos móveis têm telas menores, um grande número de pop-ups pode interromper a experiência do usuário. Use elementos menos intrusivos para exibir conteúdo promocional.
  • Atendimento dinâmico. Dependendo do dispositivo do usuário, o servidor usa essa configuração para responder com códigos diferentes para a mesma URL.
  • Faça uma URL separada. Crie um domínio dedicado a usuários móveis, como m.websitename.com.
  • Use ferramentas de teste móveis. Teste a preparação do seu site para mobile usando uma combinação de ferramentas e serviços. Por exemplo, o Google fornece um verificador gratuito compatível com dispositivos móveis que pode analisar automaticamente a aparência de um site em dispositivos móveis.

Além da responsividade, a compatibilidade com navegadores é outro aspecto a ser considerado. Como cada navegador opera de forma diferente, então é vital manter a consistência do seu webdesign em todos os principais aplicativos, incluindo Chrome, Safari e Edge.

Realize testes de navegador obtendo a versão mais recente de cada browser e acessando seu site para ver como ele funciona.

Como alternativa, use plataformas online como BrowserStack ou LambdaTest para garantir que seu site ofereça uma experiência de usuário tranquila para usuários de desktop e dispositivos móveis.

Um link permanente é uma URL fixa que aponta para uma página da web ou postagem de blog. Ele normalmente consiste em dois componentes principais: um nome de domínio e um slug de página.

Um exemplo de uma boa estrutura de link permanente mostrando o domínio, caminho e slug de um artigo de Tutoriais da Hostinger

A construção de uma boa estrutura de permalink deve ser incluída em todo checklist do site, pois pode beneficiar tanto a UX quanto o SEO do site.

Em termos de SEO, estruturar seus permalinks corretamente pode aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Em relação à UX, os permalinks fornecem uma estrutura sólida para seu site, o que melhora significativamente a navegação dos usuários.

Depois de ter muito trabalho para construir o site, pode ser um pouco desanimador descobrir que os links não estão funcionando corretamente. Um link quebrado pode acontecer por vários motivos, como problemas no servidor, problemas de recursos ou erros de configuração de back-end.

Independente dos motivos, corrigir links quebrados pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição do seu site e melhorar sua credibilidade. Ao contrário do que parece, um site com muitos backlinks será marcado como desatualizado pelos mecanismos de busca, impedindo que ele ranqueie bem.

Geralmente, há três tipos de links para verificar:

  • Links internos. Links que conectam uma página da Web a outra dentro do seu site.
  • Links externos. Links do seu site que levam a outro recurso.
  • Backlinks. Links de outros sites que apontam para o seu site.

Use ferramentas como W3C Link Checker e Ahrefs’ Broken Links Checker para monitorar e identificar links quebrados em seu site.

12. Verifique se há Pequenos Erros

Além de links quebrados, verifique se há erros de escrita e outros erros que podem ter sido facilmente ignorados.

Para evitar esses problemas, use uma ferramenta de verificação gramatical online como o Grammarly para identificar estruturas incorretas de frases, erros de digitação e palavras usadas em excesso.

13. Crie um Arquivo Robots.txt

Um arquivo robots.txt ajuda a direcionar os rastreadores de motores de busca para indexar as páginas de um determinado site e evitar que elas sejam sobrecarregadas por solicitações. Esse arquivo evita a indexação desnecessária de certas páginas, como páginas duplicadas, arquivos de recursos ou diretórios de plugins.

Observe que o arquivo robots.txt deve ser aplicado ao diretório raiz do site. Por exemplo, para controlar o rastreamento de um endereço da Web como siteexemplo.com.br, o arquivo robots.txt poderá ser acessado por meio da URL siteexemplo.com.br/robots.txt. As informações ficarão assim:

User-agent: [nome específico do bot]
Disallow: [páginas ou seções que você deseja bloquear]

O User-agent identifica quais bots estão sujeitos às regras, e tudo depois de Disallow deve incluir páginas e seções para bloquear.

Você pode gerar esse arquivo manualmente com qualquer editor de texto. Escreva as diretivas e salve o arquivo como robots.txt. Quando terminar, teste-o.

Em seguida, faça upload do seu arquivo TXT em seu servidor por meio de um aplicativo FTP (File Transfer Protocol) ou da ferramenta de gerenciamento de dados do seu host, como o Gerenciador de Arquivos da Hostinger.No entanto, para criar um arquivo robots.txt WordPress, plugins como All in One SEO (AIOSEO) e Yoast SEO podem ajudar a facilitar o processo. Assim que o arquivo robots.txt estiver pronto, envie-o ao Google Search Console para testá-lo.

14. Implemente Práticas de SEO

Search Engine Optimization (SEO) é a prática de marketing online para otimizar sites com o intuito de ranquear melhor em páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs). Depois de alcançar uma classificação mais alta, será mais fácil direcionar tráfego orgânico para o seu site.

A seguir estão algumas das estratégias de SEO mais populares que você pode implementar:

  • SEO na página. Essa categoria se concentra no conteúdo da página da web, incluindo tags de título, tags de cabeçalho e meta descrições, potencialmente tornando-a mais atraente para usuários da Web e rastreadores de mecanismos de pesquisa. A prática mais popular é realizar pesquisas de palavras-chave e incluir efetivamente essas palavras-chave em todo o conteúdo do site.
  • SEO fora da página. Quaisquer atividades realizadas fora do seu site que ajudem a aumentar o seu ranking. Uma das práticas recomendadas em relação a isso é o link building, que envolve a aquisição de links de sites de alta qualidade para melhorar sua autoridade de domínio.
  • SEO técnico. A implementação técnica de SEO envolve a melhoria do back-end do site para melhor se adequar aos algoritmos dos motores de busca. Alguns aspectos incluem a otimização da velocidade do site, arquitetura e compatibilidade com dispositivos móveis.
  • SEO local. Essa prática de SEO permite que as pequenas empresas obtenham mais exposição aos resultados de pesquisa locais. As melhores maneiras de impulsionar o SEO local incluem a produção de conteúdo localizado e a otimização de sua conta do Perfil da Empresa no Google.

Tenha em mente que cada negócio tem necessidades e objetivos diferentes. Portanto, pesquise seu público-alvo corretamente antes de desenvolver uma estratégia de SEO. Recomendamos realizar análises de concorrentes para descobrir oportunidades potenciais para sua estratégia de SEO e fraquezas em relação à abordagem da concorrência.

Aqueles que procuram implementar estratégias de SEO em um site WordPress podem tirar proveito de alguns dos melhores plugins de SEO gratuitos e premium, como All in One SEO (AIOSEO), Yoast SEO e Semrush. A maioria dos plugins de SEO possui um kit abrangente de ferramentas de SEO para ajudá-lo a melhorar o ranqueamento de busca do seu site.

15. Configure o Favicon do seu Site

Um favicon é um pequeno ícone que representa um site em um navegador, e geralmente aparece ao lado do meta título na guia do navegador.

Adicionar um favicon pode ajudar a melhorar a identidade da sua marca, tornando mais fácil para os visitantes reconhecerem seu site quando eles têm várias abas abertas dentro de uma única janela do navegador. Além disso, um favicon dá ao seu site uma aparência mais profissional.

Para adicionar um favicon ao seu site, carregue uma imagem PNG ou ICO com o nome “favicon” na sua pasta public_html ou carregue uma imagem normal e modifique o arquivo header.php do tema.

16. Configure um Email Comercial

Toda empresa precisa criar um endereço de email profissional para estabelecer legitimidade e ganhar a confiança do cliente. Além disso, uma conta de email comercial oferece mais controle sobre a segurança dos dados e proteção contra ameaças maliciosas.

Um endereço de email comercial geralmente requer um nome de domínio e uma conta de hospedagem. Felizmente, se você comprar um plano de hospedagem por um ano na Hostinger, você pode obter um domínio personalizado gratuito pelo primeiro ano.

Depois de adquirir hospedagem e um domínio, tudo o que resta a fazer é configurar o endereço de email comercial gratuito que vem junto do seu plano de hospedagem.

Os usuários de Hospedagem Compartilhada Premium e Hospedagem Compartilhada Business podem configurar até 100 endereços de e-mail comerciais gratuitos. Em contraste, o plano de Hospedagem Compartilhada Single só permite que os usuários criem uma única conta de email gratuita.

Alternativamente, a hospedagem de e-mail pode ser uma excelente escolha para empresas que exigem um serviço de email premium dedicado. A Hostinger oferece dois serviços de hospedagem de email: Email Hostinger e Google Workspace.

O Google Workspace permite que os usuários obtenham um endereço personalizado, 30 GB de armazenamento em nuvem e recursos avançados de segurança por R$ 28,65/mês por usuário

Quanto à hospedagem de email da Hostinger, escolha entre Business Starter por R$ 3,99/mês por usuário ou Business Premium por R$ 7,99/mês por usuário. Eles vêm com 10 GB e 50 GB de armazenamento, respectivamente.

17. Certifique-se de ter CTAs Claros

Uma chamada para ação (CTA) é um texto, imagem ou botão que incentiva os visitantes a realizarem uma ação específica, como comprar um produto ou se inscrever em seu serviço. Dito isso, exibir um CTA sozinho em seu site não fornecerá muito valor. Para criar CTAs de alta conversão, você deve considerar os seguintes elementos:

  • Faça com que ele se destaque. Coloque-o onde os visitantes podem notá-lo imediatamente. Use cores contrastantes com o plano de fundo e adicione espaço em branco extra para destacá-lo de outros elementos do site.
  • Personalize-o para diferentes públicos. Crie CTAs separados que atendam a cada segmento de público. Por exemplo, crie CTAs diferentes para novos visitantes e clientes regulares.
  • Criar urgência. Use uma copy orientada para a ação para fazer com que os visitantes sintam que estão perdendo por não clicar na CTA.
Um exemplo do botão CTA de oferta da Hostinger usado na prática

Um ótimo exemplo de um bom botão de CTA é o roxo de “Aproveitar Oferta” presente em algumas das landing pages da Hostinger. O cronômetro de contagem regressiva cria um sentimento de urgência, incentivando os visitantes a agirem.

18. Crie Perfis nas Redes Sociais

Com milhões de usuários de redes sociais em todo o mundo, criar um perfil ativo de mídia social é uma maneira eficaz de avaliar o interesse do público e atraí-los a visitar seu site.

Antes de configurar um perfil, você precisará determinar quais plataformas atendem melhor às necessidades da sua empresa e do seu público-alvo. Isso ajudará você a alcançar os melhores resultados, economizando tempo e esforço.

Por exemplo, o Instagram é uma plataforma ideal para atingir o público mais jovem. A maioria das empresas usa a plataforma para destacar seus valores de marca, promover novos produtos e executar campanhas de marketing.

Página de perfil do Instagram da Starbucks

O YouTube é outra ótima plataforma para usar. Tente converter parte do conteúdo do seu site em vídeos.

Por exemplo, se você tiver um tutorial sobre Como Criar um Blog, poste um vídeo demonstrando as etapas. Mencione o artigo original vinculando-o à caixa de descrição. Além disso, certifique-se de incorporar um botão de compartilhamento em redes sociais.

19. Crie Expectativa Usando Teasers Promocionais

Criar um teaser ou uma página de “em breve” cria expectativa de maneira efetiva antes de um site entrar no ar. Faça bom uso da sua criatividade criando alguns designs gráficos personalizados.

A maioria das páginas de pré-lançamento de site também inclui um formulário de inscrição por email. Dessa forma, você pode convidar os visitantes a se inscreverem para receber notícias relacionadas à marca, incluindo a data de lançamento do site. Ofereça pequenos incentivos para aumentar as assinaturas, como eBooks gratuitos ou cupons de desconto.

20. Verifique se o seu Caminho de Conversão está Funcionando

Esta etapa é essencial, especialmente ao criar um site de comércio eletrônico. Um caminho de conversão eficaz pode ajudar a transformar os visitantes do site em potenciais clientes ou promotores.

Reserve algum tempo para verificar se todos os recursos do seu caminho de conversão estão funcionando corretamente, como a landing page, os formulários de contato e a página de agradecimento.

Se o seu site vai aceitar pagamentos, execute um teste de cada etapa de pagamento. Isso inclui funções de carrinho de compras, gateways de pagamento e a página de confirmação.

21. Adicione seu Site aos Mecanismos de Busca

Adicionar o seu site aos motores de busca é necessário para melhorar a classificação do seu site em SERPs e gerar mais tráfego. Embora a maioria dos mecanismos de busca seja capaz de rastrear e indexar sites automaticamente, fazê-lo manualmente ajudará a garantir que os dados do seu site estejam completos, atualizados e precisos.

O processo de submissão difere entre os motores de busca. Por exemplo, adicionar um site no Google envolve o upload de um sitemap em XML para o Google Search Console. O objetivo de um mapa de site é tornar mais fácil para os rastreadores da web indexar o conteúdo em um site.

Selecionando Domínio como o tipo de propriedade no Google Search Console

Por outro lado é necessário ter uma conta nas Ferramentas do Bing Webmasters para fazer os envios de sites para o Bing. Felizmente, é possível importar seu sitemap para o Bing instantaneamente se seu site tiver sido verificado no Google Search Console.

22. Anuncie o Lançamento do seu Site nas Redes Sociais

O próximo item na checklist de lançamento de site é anunciar o lançamento do site novo em todos os canais de redes sociais. Comece a postar em várias plataformas diferentes, incluindo Instagram, Facebook e Twitter, notificando os espectadores sobre o lançamento do site. Considere criar várias postagens para cada plataforma para ser notado rapidamente.

Incorpore CTAs em todas as suas publicações e crie vídeos envolventes para capturar a atenção dos seguidores e atraí-los para o lançamento de site. Faça outro post para destacar os novos recursos e funcionalidades do site no dia do lançamento

Se você estiver reformulando um site existente, explique em detalhes como o novo site melhorará a experiência do usuário.

Checklist Pós-lançamento de Site

Depois de lançar seu novo site, isso não significa que o trabalho está feito. Aqui estão algumas coisas para verificar após o lançamento de site:

1. Rastreie seu Site

Talvez você tenha lançado a versão final do site e feito todos os esforços de otimização e promoção, mas ainda não consegue alcançar bons resultados. Existe a possibilidade de que seu site tenha problemas de rastreabilidade.

Ocasionalmente, os rastreadores da Web podem encontrar um erro ao acessar suas páginas, o que os impedem de indexá-las. Vários fatores podem contribuir para problemas de rastreabilidade da Web, desde a não configuração correta de redirecionamentos e sitemaps desatualizados até componentes técnicos e de SEO nas páginas não otimizadas.

A melhor maneira de resolver esse problema é realizando auditorias no local regularmente. Use ferramentas online de auditoria como Screaming Frog ou SEOptimer para analisar a estrutura do seu site e identificar quaisquer problemas técnicos que possam prejudicar o seu desempenho SERP. Planeje uma estratégia sólida para resolvê-los.

2. Otimize o Site

A otimização de sites é a prática de melhorar a experiência do usuário e o desempenho do site nos resultados de pesquisa. A otimização do seu site resulta em maior tráfego e ajuda a incentivar a conversão e a retenção de clientes.

Uma das melhores práticas de otimização da web é melhorar a velocidade da página. Essa métrica indica a rapidez com que os visitantes podem interagir com o conteúdo do site depois de acessá-lo. Além de ser um dos fatores de ranqueamento do Google, um site de carregamento mais rápido oferecerá uma experiência de usuário mais positiva e gerará mais conversões.

Algumas das maneiras mais eficazes de otimizar a velocidade do seu site incluem:

  • Aproveite o cache do navegador. O cache do navegador envolve o download dos recursos pelo navegador do visitante, permitindo que o site seja carregado mais rapidamente da próxima vez.
  • Minimize recursos. Um código inchado pode diminuir a velocidade do site. Minifique os códigos HTML, CSS e JavaScript eliminando caracteres, linhas e espaços desnecessários ou redundantes para criar dados mais compactos.
  • Otimize os recursos visuais. Use imagens de alta qualidade que levam menos tempo para carregar. Considere implementar um método de compactação de imagem com ou sem perdas e escolha o formato e a dimensão adequados para sua imagem.
  • Configure uma rede de entrega de conteúdo (CDN). Uma CDN pode ajudar a acelerar a entrega de conteúdo e reduzir o uso de largura de banda. É por isso que é amplamente utilizada por sites de tráfego pesado, como lojas de comércio eletrônico, entretenimento e plataformas de jogos online. Ela também usa o protocolo HTTPS para proteger dados confidenciais contra hackers e ataques cibernéticos.

Além de otimizar a velocidade, executar um teste de velocidade do site é crucial para verificar a velocidade de carregamento do seu site e identificar a área que precisa de melhorias. O GTmetrix é uma excelente ferramenta de otimização de site que analisa de forma abrangente a velocidade de carregamento da página com base em várias métricas.

Página inicial do site GTmetrix

3. Promova seu Site

A última coisa na checklist pós-lançamento de site é promover seu novo site para aumentar o tráfego e melhorar o reconhecimento da sua marca. Aqui estão algumas das melhores maneiras de promover seu site:

  • Email marketing. Devido ao seu amplo reconhecimento e impressionante retorno sobre o investimento, o e-mail marketing pode ser uma das maneiras mais eficazes de aumentar o tráfego do site e a taxa de conversão. Envie emails personalizados para atrair novos públicos e boletins informativos regulares para reter os existentes.
  • Posts de blog de convidados. Isso envolve escrever conteúdo para outros sites em troca de backlinks de qualidade. Este método, chamado de guest posting, irá ajudá-lo a atrair mais visitantes e expor seu site para um público maior. Para resultados efetivos, faça parcerias com sites confiáveis e relevantes dentro do seu nicho.
  • Brindes online. Uma promoção por tempo limitado em que as empresas oferecem produtos ou serviços grátis. Os brindes ajudam as pessoas a identificar sua marca e lembrá-las de fazer uma compra de você.
  • Mídia paga. Os anúncios pagos por clique, gráficos, de mídia social e de redirecionamento podem aumentar o tráfego do seu site rapidamente e alcançar um público mais amplo. A publicidade paga permite que você segmente um público mais relevante, já que você pode personalizar os anúncios com base em dados demográficos, interesses e consultas de pesquisa.

Conclusão

Não importa o tipo de site que você está lançando, é essencial se planejar com antecedência ter seu sucesso a longo prazo. Construir um site sem uma base sólida irá desperdiçar tempo e esforço, uma vez que os visitantes vão por deixar o seu site se ele não tiver alguns elementos essenciais.

Neste artigo, reunimos uma checklist de lançamento de sites para ajudar a guiá-lo pelo processo de pré e pós-lançamento de site. Esperamos que você possa lançar seu site com confiança e alcançar os melhores resultados verificando e executando os itens desta checklist.

Se você encontrar mais sugestões para adicionar à nossa checklist de lançamento de site, não hesite em compartilhá-las na seção de comentários abaixo.

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